sábado, 1 de dezembro de 2012

Dicas - traduzir vídeos no Youtube e textos no navegador

Como traduzir textos no navegador e vídeos no Youtube.

Com a Globalização, as "fronteiras" já não são as mesmas e há acesso a várias notícias e assuntos interessantes em outras línguas. 
Nem sempre temos o domínio delas, mas as interfaces na web/internet estão aí para ajudar. :)
Então temos que aprender a usá-las.
:)
Vamos tentar?

Para textos

Sabia que você pode sempre utilizar os tradutores dos navegadores para textos em outras línguas. 
Algumas vezes o próprio navegador (como Mozzila e Google Chrome) já apresenta a possibilidade de instalar algum tradutor automático. Instale este tradutor automático para Google Chrome

Ou use um tradutor online como aqui: http://translate.google.com/?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt

Para vídeos


No caso de precisar de traduções de vídeos do Youtube, basta clicar em "Legendas" ("CC" às vezes), escolha o idioma do vídeo (inglês ou "English" por exemplo) e DEPOIS selecione o programa Beta "Translation Captions", selecionando a língua para qual você quer a tradução e confirmando no OK.

Há muitas funcionalidades na internet, precisamos é descobri-las.

Você sabe mais alguma? Conte para nós!

Vamos te agradecer (muito). :)



Pinterest - Amazing

Você conhece o Pinterest? Não...
Ah, é um deleite para os olhos... E para os sonhos. 

:)
Enjoy.

http://pinterest.com/ananinasnape/incrivel/ 











Source: inspirationlane.tumblr.com via Nina on Pinterest

Fonte: http://pinterest.com/ananinasnape/incrivel/

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O alinhamento dos planetas segundo a NASA.‏


Veja maiorEspessas nuvens de poeira bloquear nossa visão noturna da Via Láctea, criando o que é às vezes chamado de Rift Dark. O fato de que - do ponto de vista da Terra - o sol se alinha com estas nuvens, ou o centro galáctico, perto do solstício de inverno não é motivo para preocupação. Crédito: A. Fujii 

Uma das teorias mais bizarras sobre 2012 construiu-se com muito pouca atenção aos fatos. 
Esta idéia sustenta que um alinhamento cósmico do Sol, a Terra, o centro de nossa galáxia - ou talvez nuvens de poeira da galáxia de espessura - no solstício de inverno poderia, por algum motivo desconhecido levar à destruição. 
Esses alinhamentos podem ocorrer, mas são uma ocorrência normal e pode causar nenhum dano (e, de fato, não vai mesmo ser a sua maior alinhamento durante o solstício de 2012.) Os detalhes são os seguintes: Vistos longe das luzes da cidade, um caminho brilhante chamado Via Láctea pode ser visto arqueando pelo céu estrelado. Este caminho é formado a partir da luz de milhões de estrelas não podemos ver individualmente. 
Ela coincide com o plano médio da nossa galáxia, que é por isso que a nossa galáxia também é chamado a Via Láctea. Espessas nuvens de poeira também preencher a galáxia. 
E enquanto telescópios infravermelhos podem vê-los claramente, os nossos olhos detectam as nuvens escuras apenas como manchas irregulares, onde fraca ou bloqueiam fraco brilho da Via Láctea. 
A pista mais proeminente escura se estende das constelações Cygnus de Sagitário e é muitas vezes chamado de Rift, às vezes Rift the Dark.
 Outra característica impressionante da nossa galáxia encontra-se invisível em Sagitário: o centro da galáxia, a cerca de 28.000 anos-luz de distância, que abriga uma buraco negro pesando cerca de quatro milhões de vezes a massa do sol. 
Quanto aos pedidos de 2012 ligações destes dois pedaços de fato astronômico com um terceiro - a posição do sol, perto do centro galáctico em 21 de dezembro, o solstício de inverno para o Hemisfério Norte - para produzir algo que não faz sentido astronômico em tudo. 
Como a Terra faz o seu caminho em torno do sol, o sol parece mover-se contra as estrelas de fundo, razão pela qual as constelações visíveis lentamente mudar com as estações do ano. Em 21 de dezembro de 2012, o sol vai passar cerca de 6,6 graus ao norte do centro galáctico - que é uma distância que olha para o olho a ser cerca de 13 vezes o tamanho aparente da lua cheia - e é realmente mais perto de um par de dias antes .
 Há alegações diferentes sobre por que isso é um bom sinal nos mal, mas eles se resumem à coincidência do solstício com o sol entrar no Rift escuro de alguma forma presságio de desastre ou a noção equivocada de que o Sol ea Terra tornar-se alinhado com o buraco negro no centro da galáxia permite algum tipo de atração gravitacional maciça na Terra.
 O primeiro golpe contra esta teoria é que o solstício de si, não se relaciona com todos os movimentos das estrelas ou qualquer coisa no universo além da Terra.Ele só passa a ser o dia que os norte-Terra Pólo é derrubado mais distante do sol. Segundo, a Terra não está dentro do alcance de fortes efeitos gravitacionais do buraco negro no centro da galáxia já que os efeitos gravitacionais diminuir exponencialmente o mais longe que se obtém. Terra é de 93 milhões de quilômetros do Sol e 165 milhas quatrilhões de buraco negro da Via Láctea.
 O sol ea lua (uma massa menor, mas muito mais perto) são, de longe, as forças gravitacionais mais dominantes na Terra. 
Durante todo o curso do ano, a nossa distância de mudanças da Via Láctea buraco negro por cerca de uma parte em 900 milhões - não o suficiente para causar uma mudança real na atração gravitacional. Além disso, estamos mais próximo, na verdade, para o centro da galáxia, no verão, não no solstício de inverno. 
Terceiro lugar, o sol aparece para entrar na parte do céu ocupada pelo Rift escuro a cada ano, ao mesmo tempo, e sua chegada em dezembro 2012 prenuncia absolutamente nada. Aproveite o solstício, por todos os meios, e não deixe que o Rift Dark, alinhamentos, erupções solares, reversão do campo magnético, os impactos potenciais ou alegada Maya fim-de-mundo-previsões ficar no caminho .
Fonte: http://www.nasa.gov/topics/earth/features/2012-alignment.html

"Traduzido" no Google Translate. :) (O que seria de nós sem o Google? rs)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Recursos do Google.


O Google tem desenvolvido diversos recursos excelentes voltados para a área de educação/pedagogia. Além dos conhecidos Google Doc´s, Earth, Street, etc, vocês já viram os aplicativos que permitem visitar castelos e museus por dentro? Pode-se ver tudo em 3D com alta resolução (até algum !descascado! da assinatura de alguma obra/pintura ou a sujeirinha numa pedra do chão!). Sem contar os programas que simulam o corpo humano e as partes e funções de seus órgãos (disponíveis não só em 3D, mas também com interação online!).Já postei no blog alguns desses recursos, mas pretendo "expandir" minhas pesquisas/indicações em breve.:)

sorriso

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia Nacional da Educação a Distância 27 novembro‏

Dia Nacional da Educação a Distância é motivo de comemoração
Nesta terça-feira,  27 de novembro, é comemorado o Dia Nacional  da Educação a Distância. Instituído pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a data tem como objetivo informar sobre a importância da EAD no Brasil. Esse modelo de graduação, que tem proporcionado a milhares de pessoas a chance de ingressar em um curso superior e nomercado de trabalho, vemcrescendo mais a cada dia, com qualidade de ensino e compromisso com a educação.
Para a coordenadora de ensino da EAD Cesumar, Gislene Mioto, a data é de muita comemoração. "Devido à qualidade do processo de formação profissional e a facilidade de estudo, os cursos de EAD tiveram grande adesão nos últimos anos. Alunos com tempo escasso, agora têm a oportunidade de se formar em uma instituição que dispõe da mesma qualidade e reconhecimento de ensino dos cursos presenciais", afirma a coordenadora. "O nosso segredo é sempre oferecer aos alunos materiais de estudos de qualidade e, principalmente, interatividade entre professor e classe", conclui Gislene.
Os cursos a distância, se destacam pela praticidade e alto nível de qualidade. Conquistaram 3,5 milhões de estudantes em todo o país, grande parte deles de cursos da área educacional. A modalidade EAD é responsável por 30% dos atuais e futuros professores do país, segundo o Censo de Ensino Superior 2010. Dos 3.971 cursos autorizados pelo MEC, 75% são de ensino superior. Os cursos de pós-graduação, mestrado e MBA correspondem a 17,5% dos estudantes.
O Cesumar conta, atualmente, com 58 polos, em todas as regiões do país, onde os mais de 20.000 alunos da instituição participam de vídeo-aulas e realizam provas. São 17 cursos de graduação, além de opções de pós-graduação e MBA, todos à distância.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dia a dia do professor tutor - Revisar

Houve uma (excelente) tarefa sobre o "dia a dia" do professor tutor no PIGEAD(UFF) (abaixo adaptada).

Olá.
:)
Continuando nossa troca de informações, achei esse texto interessante (com algumas situações do cotidiano) e se alguém quiser comentar...
Qual dos itens abaixo você acha que merece mais nossa atenção?
Você consegue propor algumas sugestões/soluções?
  1. Discordância entre a opinião do tutor e do conteudista;
  2. Havia um problema técnico no meio do caminho;
  3. Conflitos virtuais...são reais?
  4. Sabem mais do que eu...isso é bom ou ruim?
  5. Plágio....na era da EaD;
  6. Silêncio virtual;
  7. Um beijo e um queijo;
  8. Iiiii...passei uma informação errada e agora?
:) 
Quem sabe alguém anima.
____


Bom, parece que há duas partes: explico: o item que parece merecer mais a minha atenção não é necessariamente aquele para o qual eu consigo propor uma (boa) solução.
sorriso
Alguns, em minha opinião, possuem "possíveis" soluções, mas para outros, vou prestar muita atenção ao fórum, assim aprendo com as novas idéias dos colegas.sorriso

...

O Silêncio virtual, assim como a evasão podem ser combatidos com o estímulo diversificado (usando as redes sociais e fazendo uso da "mensagem personalizada". Seria uma solução eficaz) da tutoria: email´s e mensagens também ajudam muito.

Há várias situações que levam ao Silêncio Virtual. Assim, como algumas levam a uma possível solução: incentivo, a motivação à participação através da diversidade de recursos.
Essas são situações ligadas diretamente às ações da tutoria (presencial e a distância: já que há modelos em que a tutoria presencial também incentiva a participação dos alunos através de diversos recursos, monitorando-a através de relatórios do Moodle em parceria com os tutores a distância).
Esse "poder", essa possibilidade de "influenciar" que os tutores possuem "pesa" muito no resultado final e no controle da evasão.
...
Inclusive sobre as possibilidades ou não de "punições" - que acho contraproducente, já que o que se pretende é incentivar todos a fazer o melhor, a corrigir e a aprender com os erros; livre do medo (errou, corrija:  focalização não em punir culpados, mas em corrigir erros, libertando do medo de errar, pois errar é bom, é uma oportunidade; pode-se errar e aprender com isso). Realmente ajudam a "reflexão", "conscientização" e "discussão" sobre os aspectos legais ou não, relacionados ao plágio.
 ...
Mas peço permissão para humildemente discordar em relação ao plágio e de seu "não incentivo" do conhecimento compartilhado. O plágio só é ruim quando não acrescenta nada, quando não faz pensar, quando é apenas um "copiar/colar" para se livrar de uma tarefa.

Existem situações como o parafraseamento, a citação e a bricolagem (SILVA, SANTOS, José M. Moran, L. Tractenberg, etc) que demonstram que ler/pesquisar diversos textos, interpretar e "remontar" um outro, citando ou não "algumas" palavras/partes dos textos originais, é sim aprender, pensando e pesando/decidindo para se construir/facilitar o conhecimento compartilhado com base em diversas fontes de informação.

Ou estaríamos dizendo que um aluno que pesquisou e leu em várias fontes, copiando/colando partes desses textos (citando a fonte), mesclando com suas considerações (e construindo uma argumentação sólida, a exemplo de monografias e dissertações) é improdutivo/plagiado.
sorriso
...

É muito interessante que para pensar na solução possível dessas situações, mesmo nos colocando no lugar de professores tutores, ainda facilita quando nos "lembramos" (estamos aprendendo) como é ser um  aluno EaD. sorriso

Realmente a experiência docente e discente em EaD influencia enormemente as ações e reações de alunos e professores.

sorriso
...

Sobre saber o discente "saber" mais que o docente, na nova mentalidade do "aprender ensinando" e "ensinar aprendendo", quando saímos do pedestal de professor "sabe tudo"/"bocão" e somos humildes o suficiente para perceber que ninguém sabe tudo e que todos estamos aprendendo todo dia. Um aluno pode sim ser especialista em alguma parte (ou em toda a disciplina ministrada) e ainda não ter algumas das informações/atualizações postadas por um outro profissional. Desde que você mantenha o nível (não tentar "elevar" ou "baixar" o nível da disciplina, mas seguir a programação, ementas, planejamento, etc).
...

Por exemplo, um curso de nível técnico onde a disciplina de informática é dada a alunos de pólos diferentes e origens estudantis diferentes (pós graduados, graduados - inclusive na própria área de informática - e graduandos, junto àqueles que estão voltando a estudar e a recém formados no ensino básico) pode ser um desafio.
Algumas das possíveis soluções seriam: manter o nível técnico planejado inicialmente; incentivar/"resgatar" a ajuda desses alunos com mais conhecimento da área para serem solidários e ajudar  aos que possuem mais dificuldades; disponibilizar, se possível, material opcional (avisar sempre, explicando que não será cobrado) mais avançado a título de "Para saber mais", "Aprofundando-se", etc - trocando informações e considerações à parte.
Isso criaria um vínculo com e entre esses alunos, não desestimulando-os (quer saibam mais ou menos). Ensinando/aprendendo juntos.
:)
Ri muito (para não chorar) com o O Terror da EaD… é o MEC!
____

Aplicação da atividade Facebook Cecierj

Olá a todos.

Utilizei e ainda estou usando o Facebook com meus alunos. 
Na disciplina de Protocolo e Cerimonial (curso nível técnico), os alunos teriam que utilizar/tirar/postar foto(s) para identificar situações relacionadas ao que foi dado, comentando/perguntando e postar no Facebook. 
Houve resistência inicial, principalmente porque alguns dos alunos não são nem mesmo imigrantes digitais (aprenderam a ligar/lidar com o computador durante o curso) e estavam com certas dificuldades (principalmente tecnológicas) em realizar a tarefa. A tarefa apresentou opções para esses casos: outro colega ou tutor poderia postar, indicando nome e polo, ou caso ainda houvesse impossibilidade, o aluno poderia fazer essa postagem direto no fórum no Moodle (criado para isso)
O que achei mais interessante é que esses mesmos alunos mais "resistentes" foram muito incentivados pelos colegas e se animaram a utilizar (esse e outros) recursos da web 2.0.
Também percebi que não basta postar a atividade, é preciso, comentar/complementar, participar, direcionar e até dar "exemplos" (gentil e delicadamente) das possibilidades de uso com o "curtir", o "compartilhar", postagem de vídeos, "linkagens", uso de memes, etc. 

Por isso acredito que esses recursos da web 2.0 podem ser bem utilizados, mas, como foi comentado, é necessário conhecer bem o recurso escolhido. Além disso, para aplicar/utilizar bem esses recursos é preciso um bom planejamento e adaptação às situações que surgirem, pois seu uso é inusitado/novo e as repercussões/reações também o são. 

Achei bastante interessante a forma como possibilitou que alunos de diversos polos/cidades trocassem idéias e impressões, ajudando com a "distância" do EaD.
sorriso
____
Para quem quiser ver essa experiência (ainda em curso), abaixo parte do que foi passado aos alunos:

Pode usar mesmo Modelo do "Relatório" para a "Participação".
Para o Evento Simulado:
- Relatório com passos Pré-Trans e Pós Evento: 5 pontos.
- “Participação” via Facebook – uma foto, um comentário: 3 pontos.
Identifique bem: coloque o nome do tipo de Evento Oficial Público, a foto e o comentário. (posteriormente tive que solicitar que incluíssem o nome do pólo - esquecimento meu sorriso ).

"Tirar uma foto de alguma parte de um Evento e postar no Facebook com um comentário sobre uma ou duas dessas características discriminadas acima destacando a(s) que ficar(em) evidente(s) na foto. É claro que pode ser mais de uma. Não se esqueça de incluir seu nome depois do comentário e podem realizar quantas postagens quiserem. Então: Uma foto, um comentário, seu nome. Ah, também vale comentar/curtir as postagens dos colegas."

A atividade do facebook foi pensada para os alunos que vão realizar o relatório individualmente. Além disso, estamos aqui para facilitar as coisas. Qualquer aluno que tenha ou não tenha perfil no facebook poderá postar uma foto comentada de um evento que venha a participar ao longo do trimestre no fórum Participação, destacando em seu cometário algum acontecimento relevante que relacione a foto ao conteúdo da disciplina. (conforme orientações em O Evento).

A postagem no facebook é uma opção para quem não for realizar um evento na prática, ou seja, para quem irá fazer apenas uma simulação (um relatório individual).

Titulo: Protocolo e Cerimonial no Facebook.
Objetivos: Reconhecer e definir, em situações práticas, os assuntos abordados nas aulas anteriores relacionados a Protocolo e Cerimonial.
Conteúdo: Legislação Oficial; Protocolo Oficial; Cerimonial Público; Ordem Geral de Precedência; Pronomes de Tratamento; Organização de Eventos; Profissionais de Cerimonial: Cerimonialista ou Chefe de Cerimonial e Mestre de Cerimônias; Eventos: Procedimentos Pré, Trans e Pós Evento.
Ingredientes: Um celular, um evento (de preferência oficial), conhecimentos das aulas anteriores, muita atenção.

Antes de passar à prática, reveja os materiais anteriores (incluindo o Caderno Texto), quando falamos sobre Eventos e os procedimentos Pré, Trans e Pós Evento, principalmente a ordem de precedência para: pronunciamentos, formação da mesa, bandeiras representadas, presença ou não o hino nacional (variações tocada/cantada), papel do mestre de cerimônias e cerimonialista, uso correto dos pronomes de tratamento, vestimenta adequada, o que servir, discursos e script pertinentes (incluindo do MP), convites/cartões RP, etiqueta, equipamentos necessários, etc.

Modo de fazer: Tirar uma foto de alguma parte de um Evento e postar no Facebook com um comentário sobre uma ou duas dessas características discriminadas acimadestacando a(s) que ficar(em) evidente(s) na foto. É claro que pode ser mais de uma.
Não se esqueça de incluir seu nome depois do comentário e podem realizar quantas postagens quiserem.
Então: Uma foto, um comentário, seu nome.
Ah, também vale comentar/curtir as postagens dos colegas.
Divirtam-se. sorriso

Modelo: Transferência de domínio por aplicação de modelo.
Postagem no Facebook de situações relacionadas a Protocolo e Cerimonial.
Características: Relevante para o mundo real; Oferece múltiplas perspectivas de análise; Favorece a reflexão; Requer investimento de tempo; Oportuniza a colaboração.

Ei! Divirta-se. Participe! Curta! 
Endereço do Grupo no Face (opção que valerá 3 pontos de Participação):https://www.facebook.com/groups/472860799425127/


Os materiais disponibilizados em "Textos de Apoio" do Cecierj foram excelentes.
Abaixo alguns links que também achei interessantes (para pesquisa e leitura antes da aplicação da atividade):

01 Out 2012
Considerando que hoje dificilmente alguém não tem um celular que, no mínimo, tira fotos e acessa a internet (o difícil é fazer vocês ficarem “fora” delaJ) e, deixando de fingir que vocês também não acessam o Facebook ...
23 Out 2012
O Facebook é a maior rede social do mundo: atualmente, conta com mais de 900 milhões usuários. Mesmo que você não tenha um perfil nela, deve perceber a popularidade em conversas com seus alunos e colegas.
28 Out 2012
Até parece o Facebook, mas não é. Nesse território, os usuários têm um único assunto: educação. São as chamadas redes sociais educativas. Elas funcionam como uma rede social virtual, mas são mais seguras – o que ...
22 Nov 2012
100 maneiras de usar o Facebook em sala de aula Há inúmeras maneiras de usar a rede social mais popular do mundo em sala. Veja 100 d... Uma Nova Abordagem: "Aprendizagem e Ensino por Projetos. Uma Nova ...

28 Out 2012
Conheça a melhor forma de se relacionar com a turma nas redes sociais e saiba como o Facebook, o Orkut ou o Twitter podem ser aliados do processo de aprendizagem. Você sabe quantos de seus alunos possuem perfis ...

Sustentabilidade - Material I

Atenção!! 6 Rs - Reutilizar, Repensar, Reciclar, Reduzir, Reparar e Realocar.

Sobre a Rio+20: Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro voltou a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu na cidade de 13 a 22 de junho, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.
Fonte: http://www.istoe.com.br/reportagens/215650_PAISES+SUBDESENVOLVIDOS+CRITICAM+RICOS+EM+REUNIAO+DE+CHEFES+DE+ESTADO

As lições da Rio+20

Rio+20 deixa ação para preservar oceanos para 2014

O problema é que, no último momento, os países mudaram um dos parágrafos sobre a criação de um plano para a conservação de espécies em alto mar. Foi trocado a expressão “o quanto antes” por “em 2014″, atrasando em dois anos a implementação do plano. O texto também define que, até 2025, devem ser alcançadas “reduções significativas de poluição do mar para prevenir danos aos ambientes costal e marinho”.

Greenpeace Pixel Project

 Casa Sustentáveis

http://www.284brasil.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/gianttree8.jpeg
Casinha na Árvore: Atire a primeira pedra quem, na infância, nunca sonhou em morar em uma casa da árvore.
Pois é, Horace Burgess arregaçou as mangas e, já adulto, tratou de transformar esse sonho em uma (gigantesca) realidade.
Ele passou 14 anos construindo uma verdadeira mansão, que vai muito além das copas das árvores e que, bem, foi construída em uma delas. Olha só!
 
http://www.284brasil.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/gianttree8.jpeg
 
http://www.284brasil.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/Wilkinson-residence-1.jpgUm pouco mais ‘evoluída’ que a de Horace, é a Wilkinson Residence, em Portland, projetada por Robert Harvey Oshatz. Com quartos, varanda, sala, biblioteca, tudo que tem numa casa normal – ela não deixa de ser uma, não é mesmo?! -, a casa é totalmente integrada à natureza, na maior harmonia.

Fonte: http://www.284brasil.com.br/blog/tag/sustentabilidade/


Material 1

Algas: Edifício Produzindo Energia em suas Fachadas

Algas - Um Novo e Inovador Design de Edifícios Sustentáveis está Sendo Construido na Alemanha Usando Fachadas com Microalgas para Gerar Energia Renovável.

Por:  Dr. Aecio D’Silva, CEO e  Dr. John Kyndt – Head-Cientista do Programa de Energia Renovável do Advanced Energy Independence Lab da Moura-Enterprises, LLC.
Algas - Inovador Design de Edifícios Sustentáveis (Fonte: PSFK)
Algas – Inovador Design de Edifícios Sustentáveis (Fonte: PSFK)
Como temos mostrado em artigos no nosso site, algas têm sido intensamente estudadas e promovidas como uma das alternativas para sairmos da dependência do petróleo.
Pesquisas e projetos pilotos em várias partes do mundo têm demonstrado que nosso futuro pode ser verde no real sentido da palavra.
Recentemente, publicamos um livro – ALGAE COLOR THE FUTURE GREEN - que mostra o potencial de algas na produção industrial de biocombustíveis e vários outros produtos.
A casa BIQ, como está sendo denominada, irá usar microalgas para gerar energia renovável para o edifício, também proporcionando sombra.
 O edifício futurístico foi projetada para a exposição internacional de construção em Hamburgo e possui uma fachada’ bio-adaptativa’ que utiliza microalgas para gerar energia renovável e fornecer sombra. O edifício que consume energia zero externa está atualmente em construção e será o primeiro teste da vida real para confirmar o novo sistema de fachada.
Algas colocadas em biorreator nas fachadas crescem mais rápido em luz solar intensa e vão abrandar ou controlar a luminosidade do edifício. Biorreatores vão produzir energia para o edifício capturando o calor térmico solar e pela produção de biomassa que será colhida diariamente e transformada em biocombustíveis.
Os projetistas do edifício afirmam que o uso de processos bioquímicos para sombreamento adaptativo é uma solução realmente inovadora e sustentável que agora está sendo testada em um cenário da vida real.
 Além de gerar energia renovável e fornecer sombra para manter o interior do edifício refrigerado em dias de sol, este design também cria uma aparência visualmente interessante que arquitetos e os proprietários do edifício vão gostar.
O edifício inovador está previsto ser concluída em março de 2013, e permitirá que os cientistas, engenheiros e construtores tenham oportunidade de avaliar o potencial do sistema como uma alternativa verde na construção civil.
Algae Color the Future Green no Amazon.com

Material 2
Brinquedoteca
Espaço próprio para que crianças possam realizar diferentes atividades sem limitação de espaço. Os painéis de quadro negro, feitos com fórmica fosca, rodeiam toda a área. Entrando na tendência da sustentabilidade, os pufes foram feitos com garrafas pet e uma antiga escada virou estante de livros e brinquedos. Projeto das arquitetas Laura Mattos, Nathalia Campos e Suzana Lema.

Material 3

Greenpeace pensou numa forma de dar oportunidade às pessoas de “fazerem a sua parte” para ajudar a salvar energia, de forma que não impactasse as suas vidas de forma negativa. A solução foi lançar um aplicativo que permite transformar um pixel (basicamente um pequenino quadrado de cerca de 1cm) na tela do computador para preto, que gasta muito menos energia. De acordo com o Greenpeace, um milhão de pixels pretos poupa cerca de 57mil watts/hora. A mensagem é simples: cada pequena ação pode fazer a diferença.
Material 4
Aptera, o carro elétrico do Google - Terça-feira, 03 de março de 2009 às 09h33
http://olhardigital.uol.com.br/uploads/acervo_imagens/2009/03/20090302193528.jpgTodos os dias surgem projetos interessantespara desenvolver novas fontes de energia e meios de transporte que garantam o desenvolvimento sustentável do planeta e o Google, gigante da internet, não poderia ficar fora dessa.
Em parceria com a Aptera Motors, o Google vem desenvolvendo um carro de 3 rodas ecologicamente correto. Com um lugar para um motorista e mais 2 passageiros, o veículo vem equipado com airbags nos 2 assentos frontais, sistema avançado de computador de bordo, GPS, CD/MP3/DVD Player, câmera retrovisor e um sistema completo de diagnóstico do carro.
O Aptera pode ser encontrado em 2 versões: All-Eletrics, movido 100% à base de uma bateria, podendo atingir velocidade de até 96 km/h e percorrer até 200 km com uma única carga. Para recarregar a bateria, basta conectá-lo em uma fonte de energia 110 Volts.
Já o Plug-In Electric Hybrid roda um motor elétrico com auxílio de um motor de combustão. Mesmo utilizando os combustíveis usuais, esse modelo possui um baixo número de emissão de poluentes, e registra 480 quilômetros com apenas um galão de gasolina.
Com 4 mil modelos já encomendados, a Aptera pretende produzir inicialmente cerca de 10 mil carros, com preços variando entre US$ 25.000 e US$ 40.000, dependendo se os compradores  desejam um elétrico, híbrido ou o tradicional, movido à gasolina.
Para saber mais sobre o veículo "verde", visite o site da montadora .
Os portenhos comprometidos com o desenvolvimento sustentável sabem o que devem fazer para melhorar a saúde do planeta. O Governo da Cidade publicou dicas para reduzir o consumo de eletricidade e fazer com que o planeta ganhe mais vida. Interessante!
Não deixe o computador ligado / Não deixe o carregador do celular ligado na tomada / Use a geladeira a 3º / Use o ar condicionado a 24º

Material 5
http://farm4.static.flickr.com/3247/2417859380_664e8fdefd_m_d.jpgParticipei na semana passada da oficina de sustentabilidade do Banco Real. Sustentabilidade é uma palavra nova pra mim, confesso! Então resolvi me inscrever pra participar dessa oficina, com expectativa de entender um pouco mais sobre o assunto, já imaginando que isto traria informações e práticas para meu dia-a-dia.
Bom, dito e feito. Conheci muitos conceitos interessantes nesta oficina. Um deles é o da ‘Pegada Ecológica”, que é uma tentativa de medir quantos hectares do planeta terra são necessários para produzir os recursos necessários para manter a vida de um ser humano.
Pra minha surpresa, descobri que se todo mundo da face da terra levasse o padrão de vida que eu levo, precisaríamos de 3,8 planetas Terra pra dar conta do recado!
E olha que eu já faço algumas coisa que não contribuem para o tamanho da minha pegada ecológica, como não comer carne e levar sacolas ao supermercado (pra não usar as plásticas). Também tenho usado muito transporte público ultimamente, mas mesmo assim preciso de 7 hectares de Terra para me sustentar na face da Terra.
O que contribuiu pra isso, segundo o teste da Pegada Ecológica, foram:
· O meu chuveiro ser elétrico e não a gás natural
· O número de torneiras que há na minha casa (de 6 a 8!)
· O fato de eu morar numa casa e não num apartamento
· O fato de eu comer pouco em casa (quem come fora tem pegada ecológica maior ??)
· O fato de eu não dar preferencia a produtos produzidos na minha localidade (Sorocaba)
· O fato de eu ter um carro
· A distância da minha casa para meu trabalho
· O fato de eu não praticar compostagêm com resíduos orgânicos
O teste da pegada ecológica pode ser feito pela Net:
http://ecofoot.org/
Uma das coisas muito interessantes que ocorreram na oficina, foi ter um momento para ver que práticas que posso adotar no meu dia-a-dia, ou seja, ver quais são os pequenos passos que já posso dar para diminuir o tamanho da minha “Pegada Ecológica”. Na minha reflexão, já pensei no seguinte:
·Separar lixo orgânico;
·Tomar banho mais rápido;
·Fazer uma hortinha em casa;
·Consumir menos refrigerante ou refrigerantes feitos na minha cidade (tem alguns razoáveis).
·Fazer uma lista de produtos locais (Sorocaba) e colocar no meu blog
·Retomar o estudo de um aquecedor de água com garrafa Peti que havia começado há uns 2 anos. Tem várias pessoas que fizeram e deu super certo clip_image014.gif
É possível fazer (nesse mesmo site) alguns cursos online sobre sustentabilidade.
Além disso, o Banco Real também dá uma palestra mensal a respeito das práticas que o adotou para se tornar uma empresa sustentável, práticas essas que vão desde o consumo de papél reciclado até não ter como cliente empresas que possuem trabalho infantil ou escravo.
Por falar nisso, sustentabilidade vai bem além de consumir produtos legais e reciclar lixo. Ao meu entender, parte do princípio de que precisamos nos organizar cada vez mais em redes de conversação e informação para que achemos meios de reinventar nosso modelo economico e social. Uma sociedade que sustenta o consumo em massa de forma desenfreada, não pode ser sustentável.
Material 6
http://mybelojardim.com/wp-content/uploads/2009/10/Abengioa-refleting-sol1.jpg

Rei Juan Carlos e Rainha Sofia da Espanha Inauguraram Uma Nova Torre de Usina Termal de Energia Solar Concentrada

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Usina Termal de Energia Solar Concentrada PS20 situado na Plataforma Solucar, perto de Sevilha. Espanha
No dia 24 de Setembro passado o Rei Juan Carlos e Rainha Sofia da Espanha inauguraram a PS20 uma nova torre CTSP pertencente a empresa Abengoa Solar. Com uma capacidade de geração de 20 mega-watts, esta nova CTSP torre solar irá produzir energia elétrica suficiente para abastecer 10.000 casas.
Usina Termal de Energia Solar Concentrada Gerando Energia Elétrica
Durante um período inicial de produção e testes operacionais, a PS20 superou a produção de energia prevista, re-validando o grande potencial da tecnologia de torre CTSP para áreas de alta radiação solar, como nos desertos americanos e similares.
PS20 é composto de um campo de energia solar contendo 1.255 espelhos heliostats. Cada heliostat, tem uma superfície de 1.291 metros quadrados os quais refletem a radiação solar direto para o receptor de calor, localizado no topo de uma torre de 531 metros de altura. O calor concentrado produz vapor, que é move turbinas e geradores de eletricidade.
A operação da PS20 irá evitar a emissão de cerca de 12.000 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera que seria produzido se combustível fóssil fosse usado para prduzir esta quantidade de energia.
No total a Plataforma Solucar vai gerar cerca de 300 mega-watts a partir de uma variedade de fontes de energia solar: 50 MW a partir de tecnologia de torre; 250 MW a partir de calhas parabólicas e 1,2 MW produzidos pela tecnologia fotovoltaica
http://mybelojardim.com/wp-content/uploads/2009/10/Abengioa-twiice-CSP.jpgLocalizado em Sanlúcar la Mayor, Espanha, a plataforma terá 300 MW de capacidade instalada, quando for concluída ate 2013. Neste ponto é esperado produzir energia suficiente para abastecer 153.000 casas, e vai evitar a emissão de 185.000 toneladas de dióxido de carbono por ano.
Toda a plataforma vai ocupar uma área de 800 hectares e criará 300 postos de trabalho permanentes para um investimento total de 1,2 bilhões de Euros.
 CTSP Complexo na Plataforma Solucar Ocupando uma Área de 800 hectares e Criando 300 Postos de Trabalho Permanentes
Além da Plataforma Solucar, Abengoa Solar está construindo ou planejando usinas comerciais de energia solar na Espanha, Argélia, Marrocos e os Estados Unidos.

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Caixas Verdes em supermercados - Publicado por Juliana Sandrini em November 19, 2008 às 10:30am

Se algumas embalagens são dispensáveis, como a caixinha do creme dental, porque não dispensá-las logo?
Foi o que a Priscila Santos, do blog O Guia Verde disse em seu artigo sobre a nova iniciativa do Pão de Açúcar para descarte no próprio supermercado de embalagens desnecessárias e que podem ser encaminhadas diretamente a cooperativas de catadores.
As Caixas Verdes ficam logo depois do caixa registrador, onde você pode deixar todas as embalagens recicláveis.
Particularmente, acho que o Pão de Açúcar de fato é o que mais faz pela reciclagem e também pelo consumo consciente. Se você não quiser levar as compras em sacolinhas plásticas ou caixas de papelão, tem a opção de pedir por sacolinhas de papel há algum tempo.
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http://www.revistaartesanato.com.br/wp-content/uploads/2009/11/vassoura-de-pet4.jpg
Tudo o que pode ser feito com garrafas pet.
É... estupendo! Tem mais de mil itens.
 Na foto em destaque, apresentamos o exemplo de uma vassoura feita com a reciclagem de garrafas Pet, que além da dimensão ambiental, ajuda a gerar renda para a com unidade.