sábado, 19 de abril de 2014

Repositórios no Moodle

Dando sequência em nossa série de artigos sobre o Moodle (entre as versões 2.0 e 2.6), neste artigo assim como anunciado anteriormente iremos falar do sistema de repositórios no Moodle, e porque julgo importante usá-lo.
Apesar de este recurso estar disponível desde a versão 2.0 ele vem sendo pouco utilizado pelas instituições, vejo que em alguns casos por falta de conhecimento da existência do recurso ou por julgar não ser importante.

Este não é um recurso de uso obrigatório, mas no meu entender é de grande importância, pois auxilia não só na administração do seu Moodle, mas também na organização do conteúdo que poderá se estender a professores e alunos.
Um repositório em seu sentido mais simples, nada mais é que um lugar para armazenar seus arquivos, no entanto no Moodle essa função é um pouco mais complexa, isso porque existe a possibilidade de integração com outras aplicações. Abaixo veja as ativas no Moodle por padrão:

Repositórios ativados por padrão

  • Enviar um arquivo- Envio de um arquivo do seu computador ou USB.
  • Arquivos do servidor- Acesso a outros arquivos no Moodle de acordo com suas permissões.
  • Arquivos Recentes- Os últimos 50 arquivos que você enviou.
  • Arquivos privados- Sua área de armazenamento para arquivos pessoais.
  • Vídeos do Youtube- Pesquisar e exibir vídeos do Youtube.
  • URL downloader- Baixar arquivos, imagens de uma URL específica.
  • Wikimedia- Pesquisar e exibir a mídia da Wikimedia.
Além dessas citadas acima, quando habilitado, o sistema repositórios possibilita que seja criado pastas em seu servidor, desta forma você poderá organizar seus conteúdos, criar uma organização para os cursos onde possa criar diretórios e subdiretórios. Diferente do Moodle 1.9, esta nova versão permite que você use o mesmo arquivo (Vídeo, PDF, imagem, PPT, DOC etc) em diferentes cursos, desta forma você economiza espaço em seu servidor, além é claro, se houver alguma alteração neste conteúdo você apenas irá mudar em um único lugar e todos os cursos serão atualizados. Veja um exemplo de organização bem simples na imagem a seguir:
pastas
Este tipo de organização é só um exemplo simples e mínimo a ser seguido, e isso você faz com configurações dentro do Moodle sem uso de nenhuma ferramenta, API ou plugin externo. No entanto, tudo começa ficar mais interessante e rico em possibilidades quando exploramos as integrações dispostas no Moodle, as possibilidades vêm aumentado a cada nova versão, até a versão 2.6 veja a lista disponível:

Repositórios adicionais que podem ser ativados por um administrador do site

  • Google Drive- Trazer arquivos de sua conta Google Drive.
  • Flickr público- Procurar e exibir imagens do Flickr.
  • Flickr- Procurar e exibir imagens de sua conta do Flickr.
  • Picasa web álbum- Procurar e exibir imagens a partir de sua conta do Picasa.
  • Alfresco- Link para ou copiar arquivos do Alfresco.
  • Amazon S3 - Repositório Amazon.
  • Box.net- Trazer arquivos de sua conta Box.net.
  • Dropbox- Trazer arquivos do Dropbox.
  • Sistema de arquivos- Arquivos de acesso enviados para uma pasta no seu servidor (por, por exemplo, FTP).
  • Arquivos do curso Legado- Utilizar o antigo sistema do Moodle 1.9 de "arquivos do curso".
  • Merlot.org- Trazer recursos do Merlot.org.
  • Skydrive - Trazer arquivos da sua unidade Microsoft Sky.
  • WebDAV - Trazer arquivos usando o WebDAV.
  • EQUELLA- Link para arquivos em uma instalação EQUELLA
  • Arquivos incorporados- Re-uso de arquivos incorporados na área de texto atual
 Habilitar estes recursos não é nada muito complexo, claro que cada serviço tem uma forma de integração, aqui em nosso blog Moodle Livre, fizemos dois artigos onde ensinamos a habilitar o Dropbox como repositório,  e também Arquivos de cursos legados vale a pena dar uma conferida.
Com todas essas possibilidades você poderá deixar seu ambiente mais interativo, basta ter alguma criatividade, por exemplo, o professor solicitar através de uma atividade que o aluno envie fotos de como ele vê o entorno da escola. Ele poderá tirar as fotos e enviar diretamente do seu celular para o Moodle, caso tenha o app dropbox instalado também no celular.
É isso, espero que o artigo seja útil de alguma forma.
Este é o segundo artigo da série Moodle 2.6. Até aqui vimos:
1 - Moodle 2 - Entenda a funcionalidade "condicionais" para o aluno2 - Repositórios no Moodle - Você precisa saber disso!
Fonte: http://www.moodlelivre.com.br/tutoriais-e-dicas-moodle/repositorios-no-moodle-voce-precisa-saber-disso

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Abinee leva projeto ao Governo para mudar a Lei de Informática

:: Ana Paula Lobo  / :: Convergência Digital :: 02/04/2014

Apesar de estar ainda numa batalha para a renovação da atual Lei de Informática pelo período de mais 10 anos - em função da prorrogação dos benefícios da Zona Franca de Manaus por 50 anos, a entidade do setor eletroeletrônico acredita que a Legislação- que desonera o IPI e o PIS/Cofins - precisa mudar, e logo.  O presidente da Abinee, Humberto Barbato, não dá sinais, mas nos bastidores da entidade é possível identificar a intenção de incluir benefícios para software e serviços, a partir das alíquotas obrigatórias de Pesquisa e Desenvolvimento.

O novo projeto - que está tendo a redação finalizada - será entregue na segunda-feira, 07 de abril, para a Secretária de Desenvolvimento de Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Heloísa Menezes. "Não quero adiantar o projeto, mas estamos cientes que a Lei de Informática - depois de prorrogada - precisa mudar. É uma lei feita para o desenvolvimento dos anos 90. Ela está muito centrada no hardware", frisou o presidente da Abinee, Humberto Barbato, em encontro com a imprensa, nesta quarta-feira, 02/04, em São Paulo.

"Somos o setor que mais investe em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil. E não o fazemos porque somos bonzinhos. É por que a Lei determina. Mas podemos rever todo o escopo da legislação. Ela é essencial, sem ela, o Brasil ficaria ainda mais desequilibrado e não teríamos indústria local", acrescentou Barbato. Feroz critico à renovação por 50 anos da Zona Franca de Manaus, o executivo não esconde: "Estamos pedindo os 10 anos para a Lei de Informática porque temos a excrecência de Manaus. Mas não se pode fazer política industrial com prazo tão longo. Isso é prejudicial para o país".

Uma das preocupações da Abinee é a demissão de profissinais capacitados na indústria, em função do alto custo de produção. "Produzir no Brasil é muito caro e tivemos uma redução de profissionais no setor eletroeletrônico - caiu de 183 mil, em 2012, para 178 mil, em 2013. "São profissionais qualificados. Não são pessoas que vão se inserir em qualquer cadeia produtiva. São bons profissionais que estão perdendo oportunidade", disse o presidente da Abinee. A entidade confirmou que o faturamento do setor eletroeletrônico, em 2013, ficou em R$ 156, 7 bilhões, um crescimento nominal de 8% e um crescimento real - descontando a inflação de 2% do setor, de 5%.

Mas o déficit da balança comercial - com mais importações do que exportações - também cresceu. O incremento foi de 11% em relação a 2012 e chegou a US$36,2 bilhões. Para 2014, apesar de um começo de ano mais otimista pela indústria, a projeção segue negativa: o déficit deverá chegar a US$ 40 bilhões. Os investimentos do setor deverão ficar em 2,9% chegando a R$ 4,17 bilhões, bastante semelhante ao aportado em 2013.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36375&sid=7#.U07aofldVqA

Link para a Lei de Informática: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8248compilado.htm

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Publicação em Revista Científica da UFRJ - Oportunidade

DETALHES DO EVENTO

Publicação em Revista Científica da UFRJ - Oportunidade
Horário: 2 maio 2014 de 18:00 a 19:00
Local: http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline
Cidade: On-line
Site ou Mapa: http://www.latec.ufrj.br/revi…
Tipo de evento: publicaçãoemrevistacientífica
Organizado por: UFRJ
DESCRIÇÃO DO EVENTO
Revista EducaOnline da UFRJ está com edital aberto para aqueles que desejarem publicar artigos científicos.  
O prazo se encerra na primeira semana de maio

Revista Educaonline apresenta artigos sobre pesquisas em andamento ou concluídas envolvendo o tema Educação no Contexto das Novas Tecnologias, o que inclui Educomunicação, Educação Online, Educação Flexível, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem, Comunidades de Aprendizagem Online, Realidade Virtual Aplicada à Educação, Desenho Instrucional, Hipertexto, Hipermídia, Multimídia, Animação e Jogos Educativos.


Fonte: http://www.eadamazon.com/events/event/show?id=2267420%3AEvent%3A66359&xg_source=msg_invite_event

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Brasileiros descobrem primeiro asteroide com anéis

Com informações do ESO e Nature - 27/03/2014

Descobertos anéis em torno de pequeno asteroide
A descoberta põe por terra a tese que vigorava até então de que somente planetas gigantes teriam anéis. [Imagem: ESO/L. Calçada/M. Kornmesser/Nick Risinger]
Asteroide com anéis
Uma equipe internacional, incluindo vários astrônomos brasileiros, descobriu anéis em um corpo celeste do tipo centauro, pequenos objetos que giram ao redor do Sol em órbitas instáveis, atravessando as órbitas dos planetas.
O objeto, denominado Chariklo Centauro, ou 10199 Chariklo, está situado entre as órbitas de Saturno e Urano, e tem dois anéis, distantes cerca de 9 quilômetros um do outro.
O artigo descrevendo a descoberta é assinado por 62 astrônomos, sendo 11 brasileiros, dos quais cinco trabalham no Observatório Nacional (ON).
"Não estávamos à procura de anéis, nem pensávamos que pequenos corpos como o Chariklo os poderiam ter, por isso esta descoberta - e a quantidade extraordinária de detalhes que obtivemos do sistema - foi para nós uma grande surpresa," disse Felipe Braga-Ribas, do ON, que é o primeiro autor do trabalho.
Os anéis foram batizados por Felipe como Oiapoque, o mais largo, e Chuí, o mais estreito, mas a confirmação dos nomes depende de aprovação pela União Astronômica Internacional (IAU).
Formação da Lua
A descoberta põe por terra a tese que vigorava até então de que somente planetas gigantes, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, teriam anéis.
Os astrônomos vão se dedicar agora a tentar explicar como isso ocorreu, porque o mecanismo de formação de anéis que a astronomia propõe hoje está ligado a planetas gigantes.
Chariklo Centauro, por sua vez é um objeto pequeno, com um diâmetro de apenas 250 quilômetros.
A maior dúvida é como um corpo celeste tão pequeno - e, portanto, com uma gravidade muito fraca - pode capturar e manter o material que forma os anéis.
Embora muitas questões permaneçam ainda sem resposta, os astrônomos acreditam que este tipo de anel deve ter-se formado a partir dos restos deixados depois de uma colisão. Os restos teriam ficado confinados como dois estreitos anéis devido à presença de pequenos satélites.
"Por isso, além dos anéis, é provável que Chariklo tenha também pelo menos um pequeno satélite à espera de ser descoberto," acrescentou Felipe.
Por outro lado, os anéis poderão no futuro dar origem à formação de um pequeno satélite. Tal sequência de eventos, em uma escala muito maior, pode explicar a formação da nossa própria Lua nos primeiros dias do Sistema Solar, assim como a origem de muitos outros satélites em órbita de planetas e asteroides.
Centauros
Todos os objetos que orbitam em torno do Sol e que são muito pequenos, ou seja, que não possuem massa suficiente para que a sua própria gravidade lhes dê uma forma praticamente esférica, são definidos pela IAU como sendo "corpos menores do Sistema Solar".
Esta classe inclui atualmente a maioria dos asteroides do Sistema Solar, os objetos próximos da Terra, os asteroides troianos de Marte e Júpiter, a maioria dos Centauros, a maioria dos objetos Trans-Netunianos e os cometas. Informalmente, os termos asteroide e corpo menor são frequentemente usados para indicar a mesma coisa.
Chariklo é o maior membro conhecido da classe dos Centauros, que orbitam o Sol entre Saturno e Urano.

Bibliografia:

A ring system detected around the Centaur (10199) Chariklo
F. Braga-Ribas et al.
Nature
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nature13155
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=aneis-torno-asteroide&id=010130140327#.Uzn99_ldVqAFonte: 

terça-feira, 15 de abril de 2014

"FEB BOTANDO ORDEM!" e Batalha das Toninhas



Participação do Brasil na 2 Guerra - Rir é o melhor remédio.

Publicado em 16/12/2013


Seria este o tanque M-4 Sherman surrupiado pelos brasileiros, para dar o troco aos americanos?
Seria este o tanque M-4 Sherman surrupiado pelos brasileiros, para dar o troco aos americanos?
A história que segue é para muitos uma lenda, para outros aconteceu de verdade. Se verdadeira, foi a maior tiração de onda que deve ter ocorrido entre tropas Aliadas. Uma grande fuleiragem dos brasileiros contra os americanos em plena Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
A Tropa americana que dividiu acampamento com a FEB (Força Expedicionária Brasileira) em 1944, nem imaginava o pelotão casca-grossa que estava a seu lado.
O pelotão da FEB chega a uma clareira no Vale Garfagnana, no Norte da Itália.
O acampamento fica próximo a outro pelotão aliado, formado por uma divisão americana e alguns poucos soldados ingleses. As barracas brasileiras estão a cerca de 200m do acampamento aliado, mas há liberdade total de ir e vir entre os soldados, que tentam se enturmar.
Os brasileiros percebem que coisas estão sumindo da dispensa da tropa. Caixas com latas de comida, rapadura, cachaça, cobertores e até munição desaparecem.
Os responsáveis pela cozinha pedem para falar com o comandante e reclamam. Soldados americanos foram vistos rondando as barracas. O coronel brasileiro foi falar com os oficiais americanos e recebe como resposta risadas “Isto aqui é uma guerra, não um colégio. Os homens estão tensos, precisam extravasar seus instintos. Vocês que saibam proteger seu material e pronto” e a reunião é encerrada. Contrariado, o comandante brasileiro retorna e relata o encontro a seus soldados.
Ao terminar, fica um pouco em silêncio, enquanto os homens resmungam e cochicham. “Essas são as regras. Quer dizer, não há regras aqui. Façam então o que devem fazer”, conclui o comandante.
Dias depois, o oficial americano visita os brasileiros e, humilde, pede: “Quanto aos alimentos, às roupas e às munições, tudo bem.
Mas, por favor, devolvam nosso TANQUE!”
Do blog: http://segundaguerrademochilao.blogspot.com.br/
A Batalha das Toninhas é a marca da participação brasileira na Primeira Guerra Mundial. 



O Brasil foi o único país da América do Sul a participar do conflito. Os navios da Divisão Naval em Operações de Guerra receberam ordens do Almirantado inglês para seguirem para Gibraltar. 
O Almirante Pedro Max Fernando Frontin fora alertado para tomar cuidado, pois o encouraçado HMS Britannia, designado para acompanhar a flotilha brasileira havia sido afundado por um submarino alemão, e havia um alerta da presença de mais submarinos na área.
Nesse contexto, o Cruzador Bahia confundiu um bando de toninhas com o rastro do periscópio de um submarino alemão, resultando no ataque ao cardume.
A carnificina resultou em um massacre do cardume. Finalmente, o ataque alemão não aconteceu. Na imaginação popular foram criados relatos de um comandante alemão que, vendo o que teria acontecido, disse: "Se eles fizeram isso com um grupo de golfinhos, imagina o que farão conosco!"O evento em Gibraltar aconteceu no início de novembro de 1918. Alguns dias depois, a guerra chegou ao fim. O fato é que o incidente com a marinha brasileira foi retirado dos livros e raramente é citado por ter se tornado um fato cômico. Entretanto, a reação dos marinheiros não pode ser completamente criticada, tendo em vista o cenário de alerta de submarinos que lhes foi apresentado antes de chegar ao estreito de Gibraltar e por casos de naufrágio nos quais navios brasileiros foram efetivamente torpedeados por submarinos alemães.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Governo federal abre consulta pública sobre o futuro da internet

Iniciativa é da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) é sociedade pode opinar até 17/04

Uma consulta pública para saber o que a sociedade considera importante para o futuro da internet no Brasil e no mundo está aberta aos brasileiros até o dia 17 de abril.  A iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) foi lançada na quinta-feira (20), durante a realização de um bate-papo virtual (hangout) sobre o tema.
O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida, participou do encontro, que ocorreu no Anexo do Palácio do Planalto e reuniu blogueiros, jornalistas, especialistas em internet, músicos e representantes do governo brasileiro.
As questões escolhidas durante a consulta pública farão parte de uma carta proposta que será entregue aos coordenadores e participantes da conferência NETmundial, que acontece em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril. 
Os autores das 15 propostas mais votadas poderão participar diretamente da NETmundial e discutir suas sugestões com especialistas internacionais. Para o diretor de Participação Social da SG-PR, Pedro Pontual, é fundamental ouvir o que as pessoas esperam da governança da internet.
“Nós sabemos que são interesses diversos que se expressam em uma conferência como essa e, nesse sentido, é fundamental que tanto a sociedade brasileira como a sociedade civil no plano internacional se mobilizem para pautar os temas que serão iniciados com essa consulta”, ressalta.
O resultado da consulta pública será divulgado durante a Arena NETmundial, atividade aberta ao público que ocorrerá em paralelo a conferência, no Centro Cultural São Paulo, entre 22 e 24 de abril.
Arena NETmundial
No espaço haverá mesas livres de debates entre representantes do governo brasileiro e a sociedade civil, atividades culturais, mobilização e comunicação digital. Toda a programação será transmitida pela internet.
Para o secretário do MCTI, a internet deve ser vista como um espaço público, assim como as ruas e as praças. “A evolução da internet se deve à contribuição da sociedade, com o desenvolvimento, por exemplo, do software livre e a colocação de conteúdos e desenvolvimento tecnológico”, pondera Virgilio.
 “É uma construção coletiva, que envolve governos, setor privado, sociedade civil, organizações não governamentais [ONGs] e o setor acadêmico, e todos esses setores devem estar representados nessa conferência”.

*Com informações da Agência MCTI
Fonte: http://computerworld.com.br/telecom/2014/03/24/governo-federal-abre-consulta-publica-sobre-o-futuro-da-internet/

domingo, 13 de abril de 2014

Inscrição do Cadastro de Pessoa Física (CPF)

CPF 



A Receita Federal do Brasil (RFB) implementou, o serviço gratuito de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet, que será disponibilizado, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados.
O pedido de inscrição CPF pela internet consiste no preenchimento de formulário eletrônico especifico, com os seguintes dados do solicitante: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome de mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.
Ao final da solicitação de inscrição efetivada com sucesso, será gerado, automaticamente, o número de inscrição no CPF e o "Comprovante de Inscrição no CPF". O solicitante deverá anotar esse numero ou imprimir o comprovante. Este documento poderá ser impresso de imediato ou, posteriormente, quantas vezes forem necessárias, sem qualquer ônus para o solicitante.
Apenas nos casos em que haja inconsistência nos dados informados pelo solicitante que impossibilite a efetivação de sua inscrição, ele será devidamente orientado a dirigir-se a unidade de atendimento das conveniadas (ECT, BB e CEF) para fins de proceder a solicitação de inscrição no CPF.
A Inscrição CPF Internet não acaba com os canais tradicionais de atendimento CPF, realizados pela ECT, BB e CEF. Desse modo, a pessoa física que possuir título de eleitor poderá solicitar sua inscrição no CPF tanto pela internet quanto por intermédio dessas entidades conveniadas.
https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp

CPF pela Internet passo a passo
O CPF é um documento necessário para fazer a declaração anual do Imposto de  Renda (IR), para poder abrir crediários, tirar pessaporte e fazer renovação, para pedir empréstimos bancários ou qualquer outro contrato bancário e também para fazer concursos públicos ou receber prêmio lotéricos. Como podemos observar é um documento de suma importância.
Hoje em dia já se pode tirar o cpf pela internet, quem já for maior de 16 anos e também tenha título de eleitor.
Anteriormente o CPF só podia ser tirado em agencias bancárias e pelo correio e era cobrada uma taxa de R$ 5,70. Esse serviço continuará sendo oferecido nesses locais ao mesmo custo.
 Veja então aqui o passo a passo de como tirar seu CPF pela Internet.

1 - Primeiro acesse o site da receita federal: www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp copie esse endereço e cole no seu navegador e dê enter. Um detalhe importante é que quando você acessa o site da Receita Federal, às vezes seu computador diz que não é seguro, não sei por que, mais pode aceitar e entrar que é seguro. Quando acessar vai aparecer a página como imagem como abaixo.
Preencha todos os dados do formulário, a data de nascimento, o sexo, a naturalidade, o nome da mãe e telefone de contato. O documento só pode ser tirado pela internet por maiores de 16 anos que estejam aptos para votar, por isso tem o espaço para inserir o número do título de eleitor.

2 - Após inserir todos os dados clique em "enviar". Se todos os dados estiverem corretamente digitados, será gerado seu número de inscrição do CPF. Anote o Número ou então imprima, que ele já poderá ser utilizado. A receita Federal não emite mais o cartão de plástico. Se acontecer algum problema ocorrer com relação aos seus dados informados, você será orientado a ir a uma unidade conveniada da Receita Federal (cooreio, Caixa ou BB)