quinta-feira, 14 de março de 2013

Cursos Online - espaço Real


Cursos online ganham espaço real na vida de estudantes

Portais como o Coursera e o edX tornaram aulas pela internet uma ótima alternativa para difusão e aquisição de conhecimento

Cada vez mais populares e difundidos entre as principais universidades do mundo, osmassive open online courses (mooc) são cursos elaborados para plataformas da web por professores das instituições, com conteúdo aberto baseado em disciplinas ministradas em graduações tradicionais.
Sem encontros presenciais e disponibilizados em portais como o Coursera, criado por professores da Universidade de Stanford, e o edX, gerenciado pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), os moocs se tornaram uma ótima alternativa para difusão e aquisição de conhecimento, garantem especialistas.
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora, na UFRGS, da Rede Nacional de Formação de Professores, Marie Jane Carvalho garante que, quando acompanhados com dedicação, os cursos online podem trazer resultados melhores do que os ministrados em salas de aula:
— Ambos dependem de boa organização, preparação e atendimento ao aluno. Nunca houve tantos cursos oferecidos pelas melhores universidades do mundo. Quem ultrapassar a barreira da língua pode conseguir tanto ou mais conhecimento em comparação com uma formação convencional — explica.
Muitos dos mooc exigem noções prévias sobre o assunto. Assim, são alternativas para ampliar o conhecimento, não para "engordar" o currículo:
— É outra forma de pensar o ensino. Trata-se de uma busca por conhecimento que rompe com os cânones da educação — opina Marie Jane.
O professor de Recursos Humanos da Unisinos Carlos Sabrito alerta que, para um desempenho satisfatório, é necessário que o aluno se adapte a uma rotina em que ele é dono do próprio horário e está longe da sala de aula:
— O curso online não é para todo o mundo. Em razão da quantidade de leituras e tarefas solicitadas, é preciso ser muito disciplinado para não deixar a geladeira interferir.
Para escolher o curso adequado
Tenha bem claros seus objetivos. Muitas pessoas procuram cursos online em busca de um conhecimento específico, não propriamente com a proposta de conseguir um certificado.
Confira detalhes técnicos
Os cursos disponibilizam conteúdos em diversas mídias. Por isso, é importante ter os programas certos para abrir arquivos de texto e vídeo. Além disso, pode ser necessário dispor de uma webcam.
Como deve ser sua postura
Para fazer um curso online é fundamental ser pró-ativo. Ninguém controla o estudante, por isso a evolução nos conteúdos depende exclusivamente do aluno.
Organize seu tempo
É importante organizar a rotina de modo a não passar muito tempo sem acompanhar as atividades para não acumular tarefas. Quem não seguir o ritmo do curso pode ficar para trás.
Junte-se a redes
Por vezes, milhares de pessoas podem se inscrever no mesmo curso, muitos com interesses distintos. Então, associe-se em redes menores, com estudantes que têm objetivos semelhantes aos seus. Isso ajuda a interagir com pessoas que tenham o mesmo foco de estudo que você.
Prepare o ambiente
Para que seu rendimento não seja insuficiente, é muito importante estar em um local apropriado para estudar. Os cursos online exigem bastante leitura e concentração.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vestibular/noticia/2013/03/cursos-online-ganham-espaco-real-na-vida-de-estudantes-4070515.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)