segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sustentabilidade - Material


Atenção!! 6 Rs - Reutilizar, Repensar, Reciclar, Reduzir, Reparar e Realocar.


Material 1

http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/147/imagens/intersecao_sustentabilidade_i04.jpg
http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/147/imagens/intersecao_sustentabilidade_i05.jpg
À esquerda, edifício de escritórios em Concepción, Chile, do arquiteto Enrique Browne, usa fachada verde na face norte. Na cidade francesa La Tour-de-Salvagny, o escritório da empresa Total Energie, projetada por Jacques Ferrier, possui painéis fotovoltaicos - na fachada e cobertura. Além de produzir energia, esses painéis trabalham para proteger a obra da luz do sol.
O futuro é agora... Clique nas imagens e descubra.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdx1fvCHKq6v5hdaHR3v5OZgD7e3wGEDP3OC6kHvHF8dWPRUwCiCH6XV39pJ3HFuJLsj_FBGym4pwc9FfVmeIUoDhhBcqjMsL4cg22ur4tJKpHK8aQ4DlfFH7x0V-FvwZgRqBH0QpbdUQI/s320/Cidade_Flutuante1.jpg

Importante:

Material 2
Aptera, o carro elétrico do Google - Terça-feira, 03 de março de 2009 às 09h33
http://olhardigital.uol.com.br/uploads/acervo_imagens/2009/03/20090302193528.jpgTodos os dias surgem projetos interessantes para desenvolver novas fontes de energia e meios de transporte que garantam o desenvolvimento sustentável do planeta e o Google, gigante da internet, não poderia ficar fora dessa.
Em parceria com a Aptera Motors, o Google vem desenvolvendo um carro de 3 rodas ecologicamente correto. Com um lugar para um motorista e mais 2 passageiros, o veículo vem equipado com airbags nos 2 assentos frontais, sistema avançado de computador de bordo, GPS, CD/MP3/DVD Player, câmera retrovisor e um sistema completo de diagnóstico do carro.
O Aptera pode ser encontrado em 2 versões: All-Eletrics, movido 100% à base de uma bateria, podendo atingir velocidade de até 96 km/h e percorrer até 200 km com uma única carga. Para recarregar a bateria, basta conectá-lo em uma fonte de energia 110 Volts.
Já o Plug-In Electric Hybrid roda um motor elétrico com auxílio de um motor de combustão. Mesmo utilizando os combustíveis usuais, esse modelo possui um baixo número de emissão de poluentes, e registra 480 quilômetros com apenas um galão de gasolina.
Com 4 mil modelos já encomendados, a Aptera pretende produzir inicialmente cerca de 10 mil carros, com preços variando entre US$ 25.000 e US$ 40.000, dependendo se os compradores desejam um elétrico, híbrido ou o tradicional, movido à gasolina.
Para saber mais sobre o veículo "verde", visite o site da montadora.
Material 3

Destaque: A Engenharia e o Desenvolvimento Sustentável

Vassoura feita em PET.
Nos dias 13 e 20 de junho, os alunos do primeiro período do curso de Engenharia da Faculdade Kennedy apresentaram diversos trabalhos interessantes sobre Desenvolvimento Sustentável, tema relacionado ao 7° Objetivo do Milênio: Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente.
Sob a coordenação do professor Ney Amorim, parceiro no Projeto Ser, os alunos trabalharam diversos temas como reciclagem, energias alternativas, cases de empresas, dentre outros.Na foto em destaque, apresentamos o exemplo de uma vassoura feita com a reciclagem de garrafas Pet, que além da dimensão ambiental, ajuda a gerar renda para a comunidade. O trabalho foi desenvolvido pelo aluno Cássio Bruno Valadares.
Parabéns a todos os alunos e ao prof. Ney pelo excelente trabalho!
Material 4
Os portenhos comprometidos com o desenvolvimento sustentável sabem o que devem fazer para melhorar a saúde do planeta. O Governo da Cidade publicou dicas para reduzir o consumo de eletricidade e fazer com que o planeta ganhe mais vida. Interessante! Não deixe o computador ligado
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgscEdcNDE_1x-gaZUD0UzJjp_1-zL5jos8uaCvSbg5tBJPG_qL02CkoURDod4nhIJUEitUMYbHTlzgsKrqHsWvjCefSoJJGQLy33vzSQHQXZ0OBc6R392Xy2VgPZepprvDDwig96y9CQg6/s400/Desenvolvimento+sustent%C3%A1vel+-+Dicas+do+governo+da+Cidade+de+Buenos+Aires.JPG
Não deixe o carregador do celular ligado na tomadahttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0VFOViXE-uwQgzlxdHbg-x9UNMOlCIXbsJPHmKTsXD0xWuKilUpXowtqnERBv-Kd7rS-dYKp9Gp1zXAbA8PqkQpp0vt5zstvoXZz79aZbaVfItsPr1A3YSMcSPuCVuVN1yZCjAyjceaOt/s400/Desenvolvimento+sustent%C3%A1vel+-+Dicas+do+governo+da+Cidade+de+Buenos+Aires-2.JPG
Use a geladeira a 3ºhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjl7W1LZ41YTwyuTklLt9DyHhlfIcq9bbOY2Y9fTpwNtM3E9cBzmdjYwNbOGfVVu01j2KcaGTjATp9FebJHvM_nCOlN2NgAiU-J_Q2M6kxITGwciyqP8v0KF0lR17D7YWB7P9ytwcyBSBl/s400/Desenvolvimento+sustent%C3%A1vel+-+Dicas+do+governo+da+Cidade+de+Buenos+Aires-1.JPG
Use o ar condicionado a 24ºhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCbe9FCfVAUQZJDJMrpBukDIX0ZFCb95MYyUOfxwkwM_RcGI1qj775ltTNTN1bRky5UFpSz1mJvmWqX-M7PVqRoFaMkquYjDVbXva-88Jfq78_paWEMBniA3fGxRrFLIX9jBky75HJ-fqn/s400/Desenvolvimento+sustent%C3%A1vel+-+Dicas+do+governo+da+Cidade+de+Buenos+Aires-3.JPG
Material 5
Participei na semana passada da oficina de sustentabilidade do Banco Real. Sustentabilidade é uma palavra nova pra mim, confesso! Então resolvi me inscrever pra participar dessa oficina, com expectativa de entender um pouco mais sobre o assunto, já imaginando que isto traria informações e práticas para meu dia-a-dia.
Bom, dito e feito. Conheci muitos conceitos interessantes nesta oficina. Um deles é o da ‘Pegada Ecológica”, que é uma tentativa de medir quantos hectares do planeta terra são necessários para produzir os recursos necessários para manter a vida de um ser humano.
Pra minha surpresa, descobri que se todo mundo da face da terra levasse o padrão de vida que eu levo, precisaríamos de 3,8 planetas Terra pra dar conta do recado!
E olha que eu já faço algumas coisa que não contribuem para o tamanho da minha pegada ecológica, como não comer carne e levar sacolas ao supermercado (pra não usar as plásticas). Também tenho usado muito transporte público ultimamente, mas mesmo assim preciso de 7 hectares de Terra para me sustentar na face da Terra.
O que contribuiu pra isso, segundo o teste da Pegada Ecológica, foram:
·O meu chuveiro ser elétrico e não a gás natural
·O número de torneiras que há na minha casa (de 6 a 8!)
·O fato de eu morar numa casa e não num apartamento
·O fato de eu comer pouco em casa (quem come fora tem pegada ecológica maior ??)
·O fato de eu não dar preferencia a produtos produzidos na minha localidade (Sorocaba)
·O fato de eu ter um carro
·A distância da minha casa para meu trabalho
·O fato de eu não praticar compostagêm com resíduos orgânicos
O teste da pegada ecológica pode ser feito pela Net:
Uma das coisas muito interessantes que ocorreram na oficina, foi ter um momento para ver que práticas que posso adotar no meu dia-a-dia, ou seja, ver quais são os pequenos passos que já posso dar para diminuir o tamanho da minha “Pegada Ecológica”. Na minha reflexão, já pensei no seguinte:
·Separar lixo orgânico;
·Tomar banho mais rápido;
·Fazer uma hortinha em casa;
·Consumir menos refrigerante ou refrigerantes feitos na minha cidade (tem alguns razoáveis).
·Fazer uma lista de produtos locais (Sorocaba) e colocar no meu blog
·Retomar o estudo de um aquecedor de água com garrafa Peti que havia começado há uns 2 anos. Tem várias pessoas que fizeram e deu super certo :)
A oficina de sustentabilidade acontece uma vez por mês na agência da Av. Paulista do Banco Real. As próximas serão esse ano. É bom fazer a inscrição bem antes ok? É só entrar no portal de sustentabilidade do site do banco real:
Além da oficina presencial, também é possível fazer (no mesmo site) alguns cursos online sobre sustentabilidade.
Além disso, o Banco Real também dá uma palestra mensal a respeito das práticas que o adotou para se tornar uma empresa sustentável, práticas essas que vão desde o consumo de papél reciclado até não ter como cliente empresas que possuem trabalho infantil ou escravo.
Por falar nisso, sustentabilidade vai bem além de consumir produtos legais e reciclar lixo. Ao meu entender, parte do princípio de que precisamos nos organizar cada vez mais em redes de conversação e informação para que achemos meios de reinventar nosso modelo economico e social. Uma sociedade que sustenta o consumo em massa de forma desenfreada, não pode ser sustentável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)