sábado, 7 de setembro de 2013

Desenvolvimento Profissional - Cursos gratuitos

Segue algumas opções de cursos grátis de Desenvolvimento Profissional. Sabemos que a era da inovação cobra dos seres humanos habilidades diferentes de outras épocas.  Crianças e adultos são bombardeados de informações e acabam vivendo o paradoxo da pós-modernidade, onde em meio a tantas possibilidades e informações não sabem como o que querem e, tão pouco, como devem se desenvolver.
Empregadores valorizam as habilidades interculturais dos funcionários ao mesmo nível das qualificações formais no ambiente de trabalho. Agora, os funcionários precisam saber como trabalhar em equipe, comunicar-se e, mais importante ainda, uma vez que a força de trabalho torna-se cada vez mais itinerante, eles precisam ter habilidades de negociar em diferentes ambientes culturais e sociais
Preparamos uma lista com 27 cursos grátis de Desenvolvimento Profissional

Veja outras opções de cursos não gratuitos que você pode gostar

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dicas para criar filhos bilíngues

Este artigo é dedicado a aqueles que são fluentes em um segundo idioma e que gostariam de iniciar seus filhos no aprendizado do mesmo. Mas por que somente os filhos, e nãos os alunos, no caso dos professores? Simplesmente pelo fato de que em uma sala de aula lotada é praticamente impossível ensinar efetivamente um novo idioma. E claro, há sempre uma grade curricular formulada pelo governo que a escola tem que seguir.
Criar filhos bilíngues é um trabalho árduo, mas com certeza muito gratificante, já que sabemos quão importante os idiomas são para o futuro de todos nós, especialmente na busca de melhores empregos. Mas por onde começar? Aqui vão algumas dicas:
- Acordo familiar:  a família (os pais) deve estar em acordo sobre os idiomas a serem aprendidos e quando os mesmos devem ser usados. Por exemplo, a mãe da criança é fluente em alemão e o pai em francês, mas são residentes de um país falante da língua inglesa. É obvio que a criança aprenderá a língua nativa do país com mais facilidade, mas com a ajuda dos pais o alemão e o francês podem sim começar a ser parte da vida da criança se os pais sempre usarem tais idiomas para se comunicar com os filhos. Então aí está a primeira dica:  somente converse com seu filho no idioma que deseja que o mesmo aprenda, exceto, é claro, quando no meio de pessoas que não falam o idioma e que possam se sentir excluídas da conversa!
- Idade:  não há uma melhor idade para começar a aprender um segundo idioma. Claro, quanto mais novo melhor, já que o aprendizado da língua estrangeira se daria ao mesmo tempo que a língua materna por meio de associações, músicas, descobrimentos, etc. Mas enquanto há vontade de aprender, nem os cinquenta e tantos anos é um empecilho. É claro, vale muito saber mais sobre atividades especiais para cada idade! Por exemplo, crianças de zero a dois\três anos: a simples comunicação afetiva entre mãe\pai e filho, leitura de livrinhos, música, brinquedinhos como piano musical, etc., são sempre ótimos para tal idade! Então vamos lá, segunda dica: trabalhar com atividades próprias para cada idade!
- Tenha um plano: soa como virar um professor, eu sei! Sempre que possível, planeje atividades educativas que estimulem o pensar no idioma em foco. Não é necessário adquirir objetos e brinquedos importados e caros. Basta usar a imaginação e quem sabe um pouco de material reciclado. Por exemplo, jogo da memória onde um dos cartões tem uma gravura e o outro o nome da gravura no idioma: J – smile. Material: caixa de papelão, tesoura, canetinha colorida e uns 20 ou 30 minutos do seu dia. Dica três: sempre que possível pratique\brinque com seu filho e peça ao mesmo para te mostrar o que ele sabe em tal idioma. Crianças adoram impressionar os pais e mostrar que aprenderam algo novo!
- Paciência e comprometimento: cuidar de criança exige muita paciência, ensinar então nem se fala! Nem sempre temos bons dias e haverão momentos em que a vontade de desistir será maior que a vontade de aprender. Entretanto, vale lembrar que a batalha por uma educação melhor, o compromisso com a educação de seus filhos, conta muito com sua ajuda (não somente no ensino de uma língua, mas no ensino em geral) e não vale apenas culpar a escola ou parabenizá-la pelo aprendizado ou não de uma criança. Os pais têm sim um papel importante no aprendizado: incentivando, dando bons exemplos e sempre buscando a melhor criação pessoal possível (o que influenciará a futura vida profissional). Então como uma dica número quatro:quando o desânimo aparecer, tente relaxar e pensar positivamente nos resultados de seus esforços. Seus filhos os serão gratos por nunca ter desistido de tamanha tarefa!
- Tempo: Ok. Creio que este quesito seja o principal motivo pelo qual muitos pais apelam por uma escola de idiomas ao invés do ensino doméstico. Quem hoje em dia não trabalha praticamente o dia inteiro? Temos que comprar o pão de cada dia, certo? Mas aí é que está: por já ser fluente na língua, você, o pai ou a mãe da criança pode aproveitar de cada momento perto de seu pequeno para incentivá-lo a praticar a língua! Por exemplo, na hora do almoço, por que não praticar o nome dos alimentos? Na hora de dormir, por que não ler um livro em outro idioma (ou traduzir a estória simultaneamente)? É desta exata maneira que aprendemos um idioma: praticando-o frequentemente sobre as diversas situações do dia a dia! E adivinhe? É totalmente gratuito! É o seu conhecimento, da maneira que lhe convier. Portanto, dica cinco: utilize o máximo de tempo possível falando\usando a língua estrangeira. Por já praticar a língua nativa (neste caso o português) na escola e com todos a sua volta, a criança precisa de muita exposição à língua alvo, portanto: no more portuguese at home!
Ah, e claro! Nunca se esqueça de elogiar e parabenizar o desenvolvimento de seu filho(a)! É uma maneira de mostrar a ele que você nota e reconhece seu esforço!
Mais informações em português: http://criandofilhosbilingues.blogspot.com/

Após aprender um pouco sobre como criar ou começar a criar filhos bilíngues, este segundo artigo tem o propósito de mostrar algumas ideias  de atividades para serem utilizadas no ensino da língua estrangeira para crianças.
Como eu possuo conhecimento somente da língua inglesa e portuguesa, estarei destacando sítios e ideias nas duas línguas. Portanto, vamos analisar este quadro com algumas ideias do que trabalhar com cada idade:
Boa sorte e nunca se esqueça: seus esforços serão recompensados!