segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Postagem Facebook e Twiter - EaD

CECIERJ / IFET (Facebook)


Atividade com mobilidade: nativo ou imigrante digital?
Modelo escolhido para a Atividade: Transferência de domínio por aplicação de modelo.

Atividade prática: O aluno deverá postar no Facebook situações relacionadas a Protocolo e Cerimonial.
Características: Relevante para o mundo real; Oferece múltiplas perspectivas de análise; Favorece a reflexão; Requer investimento de tempo; Oportuniza a colaboração.

Para encerrar esse módulo, vamos passar a uma atividade um pouco diferente das anteriores: você vai precisar de seu celular.

Considerando que hoje dificilmente alguém não tem um celular que, no mínimo, tira fotos e acessa a internet (o difícil é fazer vocês ficarem “fora” delaJ) e, deixando de fingir que vocês também não acessam o Facebook (pensaram que não sabíamos? J), vamos usar isso para algo útil e interessante.

Vai dizer que você não acessa a web do celular? Ou não tem uma conta no Facebook? Não precisa se preocupar, quem estiver nessa situação poderá executar a atividade em conjunto com outro colega que tenha acesso. J

(Levamos em consideração que um acesso de algumas horas à internet fica aproximadamente entre R$ 0,50 a R$ 1,00 com qualquer operadora em qualquer lugar, então, nada de desculpas!)

Então, vamos lá:

Titulo: Protocolo e Cerimonial no Facebook.

Objetivos: Reconhecer e definir, em situações práticas, os assuntos abordados nas aulas anteriores relacionados a Protocolo e Cerimonial.
Conteúdo: Legislação Oficial; Protocolo Oficial; Cerimonial Público; Ordem Geral de Precedência; Pronomes de Tratamento; Organização de Eventos; Profissionais de Cerimonial: Cerimonialista ou Chefe de Cerimonial e Mestre de Cerimônias; Eventos: Procedimentos Pré, Trans e Pós Evento.

Ingredientes: Um celular, um evento (de preferência oficial), conhecimentos das aulas anteriores, muita atenção.

Antes de passar à prática, reveja as aulas anteriores, quando falamos sobre Eventos e os procedimentos Pré, Trans e Pós Evento, principalmente a ordem de precedência para: pronunciamentos, formação da mesa, bandeiras representadas, presença ou não o hino nacional (variações tocada/cantada), papel do mestre de cerimônias e cerimonialista, uso correto dos pronomes de tratamento, vestimenta adequada, o que servir, discursos e script pertinentes (incluindo do MP), convites/cartões RP, etiqueta, equipamentos necessários, etc.

Para exemplo, veja as imagens abaixo tiradas por um celular no evento de um curso EaD:
Esta última obtida pelo celular de Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves. J

Modo de fazer: Tirar uma foto de alguma parte de um Evento e postar no Facebook com um comentário sobre uma ou duas dessas características discriminadas acima destacando a(s) que ficar(em) evidente(s) na foto. É claro que pode ser mais de uma.

Não se esqueça de incluir seu nome depois do comentário e podem realizar quantas postagens quiserem.
Então: Uma foto, um comentário, seu nome.  
Ah, também vale comentar/curtir as postagens dos colegas.
Divirtam-se. J





Outro:
Este é prático e realizado ao final das aulas da Disciplina Protocolo e Cerimonial.
Montar um roteiro de Cerimonial com Protocolo (e sua justificativa), avaliando a ordem de precedência para autoridades diferentes, para a situação abaixo:
Vamos imaginar que o IFET- Sudeste de Minas assinará um convênio de cooperação científica, técnica e educacional neste resto de ano e durante o próximo com o ZEE-MG (Zoneamento Econômico Ecológico) sobre Sustentabilidade. E eles começarão com uma palestra.
Façam uma boa pesquisa primeiro.
Localizem a solenidade, quem participará, como, quando...
Ou...
Vocês podem imaginar quaisquer outras situações. Pode ser só uma homenagem, palestra ou visita. Desde que considerem que o foco é “Sustentabilidade”.
Lembrem-se de que estamos espalhados em várias cidades, com culturas diferentes, autoridades diferentes.
Convidem quem quiserem. A festa/palestra é de vocês. Façam-na perfeita.

Itens (dentre outros) – reveja principalmente a ultima parte “IV – Eventos”: (ordem dos) Pronunciamentos das autoridades, formação da mesa, papel do mestre de cerimônias e do cerimonialista, uso correto dos pronomes de tratamento, vestimenta adequada, discursos e script pertinentes (incluindo do MP), convites/cartões RP, o que servir, etiqueta, equipamentos necessários, se haverá ou não o hino nacional (como), etc.

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