sábado, 10 de outubro de 2015

Web semântica

Como a Internet continua a se desenvolver através dele várias fases de crescimento parece ser um pouco como uma criança; inicialmente, uma vez nascido é apenas crescendo e se acostumando com o ambiente como na Web 1.0, Web 2.0 o estágio crianças - aprender a falar e se comunicar com outras pessoas no mundo e as palavras correspondentes a objetos.
Web 3.0 compreender o significado por trás das conversas e palavras e começa a falar de volta para você e juntar-se com o mundo ao seu redor e, em seguida Web 4.0 a idade pré-escolar das associações de construção entre as acções do significado do que está acontecendo ao seu redor.
web 1,0-3,0
O crescimento da Internet é cada vez maior que os avanços tecnológicos ocorrem cada vez mais rápido com este crescimento está sendo baseado em máquinas que lhes permite-nos compreender humanizar e como pensamos, para que possamos trabalhar mais e de forma mais eficiente em conjunto.
Enquanto eu acho que isso é mais prático do que tentando fazer os seres humanos evoluem para pensar como computadores, ele traz à tona a questão que muitos technophob de pose - quanto tempo será até que os computadores executar nossas vidas?
Eu ter formulado este como 'Run' nossas vidas e não como em Sonhos elétricos forma de "controle ou assumir 'nossas vidas (desculpe, eu não sei se há melhores exemplos de filmes de computadores estranhos, mas que é o único que eu tenho vi).
Mais de 70% das pessoas estão indo agora on-line para encontrar informações e respostas às suas perguntas, no entanto trivial, sem necessariamente questionar o motivo ou fonte da informação.
Embora eu não possa encontrar o artigo mais eu lembro de ter lido sobre como no futuro as pessoas serão capazes de Google 'O que vou fazer hoje?' que é um pouco perturbador como embora a resposta poderia ser "passear com o cachorro '(na verdade não é muito útil se você tiver um cão), mas o que acontece se o seu computador de repente vira-se e diz-lhe para' matar seu cão ou pior ?!
Tags: internet, internet, on-line,semântica, 
O lado geeky de mim tem muito interesse no web semântica, e para que e minha mais recente interesse e envolvimento com o Twitter fez com que este post no blog de ​​Influência Social Media chamou minha atenção: Como o Twitter poderia bater o Google para a web semântica.
O artigo descreve uma idéia de Nick Bilton sobre como as pessoas que, devido àweb semânticatwitters sobre o que eles estão interessados ​​ou fazer enquanto eles estão realmente fazendo isso, os anúncios podem ser altamente direcionados para o que as pessoas estão realmente interessados ​​em em qualquer ponto no tempo.
Mark Evans emTwitterrati tem, no entanto apontar como que isso só poderia ser aplicável a pessoas que realmente usam o Twitter para informar as pessoas sobre o que estão fazendo ou pensando em determinados pontos do dia, e por isso não pode ser relevante para os usuários que usam o Twitter como mais de um instrumento de informação ou de pesquisa.
Embora eu sou bastante novo para Twitter e ainda achando difícil se acostumar a publicar atualizações (reconhecidamente as atualizações que eu faço pós são normalmente o que quer que pensamento aleatório que eu tenho na minha cabeça na época), eu faço encontrar outras mensagens povos realmente interessante quando eu obter o tempo para os ler - tanto aqueles que são informativos, bem como aqueles que são completamente aleatória.
Mas eu concordo com o comentário de Mark como eu, embora eu desfrutar as mensagens aleatórias, o que eu acho mais útil para o Twitter é como um lugar onde a informação útil está consolidada em pedaços Bitesized que eu possa rever rapidamente quando eu tenho 5 minutos.
O que também saiu do posto que nunca tinha me ocorrido é usar o Twitter como uma ferramenta de pesquisa para o que estou procurando, o que eu vou começar a tentar fazer a próxima vez que eu estou em busca de informações.
Tags: semântica, Twitter, Twitter, 
Tenho recentemente descoberto suco através de um amigo e, apesar de inicialmente pensando que isso era apenas mais um add on I tornaram-se rapidamente um fã e estou achando mais útil do que o Google. É atualmente ainda em beta, mas está disponível para qualquer um baixar. Suas obras do usuário destacando uma seção de texto que eles estão lendo e soltando-o na app Juice em sua tela. Em seguida, ele traz imediatamente de volta 'contexto informação pertinente ». Ele é criado por Linkool Labs que usam um processo de linguagem natural e sistema de gerenciamento de dicionário para criar significado por trás das palavras-chave selecionadas.
suco
Além do fato de que ao longo de hoje, me proporcionou mais ajuda do Google, está alimentando o meu interesse (embora um pouco geeky) para a tecnologia que evolui a web semântica por realmente entender o que ele está procurando, em vez de apenas trazer de volta alguns coisa que espera é relevante.
Sua ainda não é perfeito, mas eu já adorar.Tags: suco, 

Acabo de descobrir Twine que é uma nova geração de bookmarking social que combina Twitter como funções, bem como permitindo que você faça conexões e conhecer novas pessoas. É como uma rede social para compartilhar, organizar e encontrar o conhecimento - um motor de busca da rede social, se você gosta.Descrito como um centro de inteligência coletiva, o seu objectivo é tornar-se o seu principal ponto de contato para conteúdo na Web.
Enquanto eu ainda estou começando a lidar com a forma como ele funciona e criar meus próprios fios etc. Eu também encontrei uma entrevista interessante sobre Futuro Blogger com Nova Spivack - Cordéis Criador e CEO, sobre Cordéis ea sua direcção, bem como o futuro da Semantic rede.
Este gráfico da entrevista olha para a direção futura da web, e que a forma como as tecnologias se tornam mais avançados como os nossos métodos de encontrar informações sobre o evoluir da web.
Curiosamente ele sugere que a era da Web 2.0 em breve serão mais - bem de 2010. O que significa que a internet vai ser movendo-se de seu atual sistema social para uma abordagem semântica em que as tecnologias vão se tornar mais inteligente e assim por organizar nossa informação por ter uma melhor compreensão do o significado de nossos dados.
Enquanto isso pode significar que o Google terá até o seu jogo no próximo par de anos para manter sua posição dominante da Web, isso não significa que à medida que começamos a entrar neste web 2.0 / 3.0 mashup que provavelmente deve começar a pensar sobre a tomada de uma semântica abordagem.
Tags: semântica, cordéis, 

Traduzido by Google
Fonte: https://socialwhisper.wordpress.com/category/semantic-web/

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

COIED - Dia 1

COIED Conferência Internacional Online de Informática Educacional 2015


SESSÃO DE ABERTURA

Celina Lajoso (Comissão Organizadora)

José Reis Lagarto (Universidade Católica Portuguesa)

Paulo Belo (Proinov)

Conferência
SER PROFESSOR DIGITAL: TRANSFORMANDO MIGRANTES EM RESIDENTES

João Mattar (Universidade Anhembi Morumbi e PUC-SP)

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O futuro das escolas

Metodologias ativas e o uso da tecnologia nas escolas


Como educar em um mundo conectado, onde metade dos brasileiros usa o celular o tempo todo? De que forma o mundo físico e digital se interagem? Essas e outras questões foram destaques no II Encontro Nacional de Educadores do Sesc, na palestra do professor José Morán, que tratou do uso das novas tecnologias e das metodologias ativas na Educação.

Segundo ele, o desafio das escolas é caminhar para modelos curriculares inter e transdisciplinares mais flexíveis e integradores. “Há uma dificuldade enorme da escola de sair do modelo tradicional, mas isso precisa ser alterado. O mundo inteiro, não só o Brasil, está revendo seus currículos e metodologias, pois o modelo atual não é suficiente para esse aluno que está aí, aprendendo em um mundo mais híbrido, complexo e móvel”.

Morán explica que a tendência na educação é um professor mais orientador, mais mentor, corresponsável, junto com a escola e a família, para que o aluno tenha um projeto de vida e não só um plano de empregabilidade. “É um trabalho que começa desde a educação básica. Antes a escola preparava para aprender. Hoje o projeto de vida faz parte do papel do professor, que irá orientar o aluno e tornar o caminho efetivo. Por isso, devemos repensar o projeto pedagógico, colocando dentro do currículo essa nova dimensão do educador”, completa.

Com o uso das tecnologias, o aluno aprende o básico sozinho. Assim, o papel do professor não se resume ao mínimo, mas ao máximo que o aluno pode ir. "Educar sempre foi um terreno da busca da certeza, e a vida nos mostra que não há respostas únicas, as respostas evoluem, mudam. E isso também deve ser trabalhado com o aluno: a busca por várias possibilidades, a vontade de ousar”, finaliza Morán.


Fonte: http://www.sesc.com.br/portal/noticias/educacao/o+futuro+das+escolas

terça-feira, 6 de outubro de 2015

COIED Conferência Internacional Online de Informática Educacional 2015

COIED

Conferência Online de Informática Educacional
12 A 23 DE OUTUBRO DE 2015

UCPProinov

Conferência Online de Informática Educacional 2015

Falta uma semana para o início das atividades da COIED 2015.
Pode consultar o programa completo provisório no website da conferência (www.coied.com), ou pode visualizar o resumo carregando aqui.

Quem assistiu ao nascimento da COIED, sabe que esta é a sua 3ª edição. Excelentes momentos de aprendizagem e partilha foram vividos nas edições anteriores. É este o espírito da COIED que contamos reviver este ano.

Podem relembrar esses momentos visualizando a gravação das atividades dinamizadas carregando aqui.

Contamos convosco este ano!
Conferência Online de Informática Educacional

Com os melhores cumprimentos,
A Comissão Organizadora
COIED Conferência Online de Informática Educacional 2015
Gentilmente enviado por: COIED [mailto:info@coied.com] / COIED · . · . . · Portugal

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Quais habilidades um professor precisa ter para ensinar no mundo digital?

O que é preciso para ensinar em um mundo cada vez mais conectado? O desafio dos profissionais da educação é desenvolver competências que nem sempre têm relação com o uso do computador. O blog Desafios da Educação traz uma lista de cinco habilidades essenciaisque professores precisam ter para ensinar em parceria com a tecnologia.
1. Facilitar a interação
O professor precisa tornar-se um facilitador em vez de impor o seu ponto de vista. É importante fazer os alunos se sentirem parte da produção de conhecimento participando dos debates e dando ideias para compor a disciplina. Essa postura estimula um ambiente dinâmico, onde o conhecimento é compartilhado em rede.

O jogo da Paz Mundial, de John Hunter, é um ótimo exemplo de como o professor pode ser um facilitador em sala de aula. Sua experiência com alunos do Ensino Infantil é uma inspiração também para líderes e gestores do Ensino Superior.
2. Reconhecer os ambientes digitais
É preciso aprender a usar as mídias sociais, adaptando-se a esses ambientes onde os estudantes convivem e se expressam. Trazer para sala de aula conceitos, expressões e conteúdos que estão circulando no Twitter e Facebook, por exemplo, aproxima o conhecimento do dia a dia dos alunos.
habilidades-professor2
Fonte: Design Issue.
3. Provocar os alunos
Bons professores estimulam, desafiam e engajam os alunos. Além de facilitar a interação, o professor precisa provocar a busca pelo conhecimento com as ferramentas corretas. Ter a habilidade de instigar a participação e o questionamento é fundamental para o docente que irá conviver com uma geração extremamente estimulada pela tecnologia.
habilidades-professor-3
Fonte: The Apollos Project File.
4. Aprender com os alunos
Que tal começar o dia espiando o que está acontecendo nas redes sociais? Essa é uma boa oportunidade para conhecer melhor o universo da Geração Y. O professor precisa estar aberto para receber informações novas dos estudantes e compartilhar com eles o conhecimento de maneira mais horizontal. Aprender com os alunos faz parte do processo.
5. Fazer da sala de aula um espaço para a experiência

O professor deve estar aberto para experimentar novas formas de organizar as aulas, aplicativos que facilitem a transmissão de conhecimento e softwares que ampliem os limites da sala de aula. É importante estar disposto a conhecer novas formas de educar, fazendo educação e tecnologia andarem juntas.
Fonte: http://www.desafiosdaeducacao.com.br/quais-habilidades-um-professor-precisa-ter-para-ensinar-mundo-digital/

domingo, 4 de outubro de 2015


Vol. 7, Núm. 1 (2015): Cursos y recursos educativos abiertos / Abril - septiembre 2015


Portada

Tabla de contenidos

Editorial

Editorial
Apertura electrónica

El tema

Carlos Bravo Reyes
Yenny Patricia Pinzón Triana, Omar Poveda Segura, Aurora Pérez Hernández
Ana Inírida Suárez Cárdenas, Claudia Yaneth Pérez Rodríguez, María Marleny Vergara Castaño, Víctor Hugo Alférez Jiménez

Experiencias

Patricia Salinas Martínez, Eliud Quintero Rodríguez, José Antonio Rodríguez-Arroyo
Concepción Marcillo, Héctor Anzules, Julio Cedeño, Sherley Macías, Javier Marcillo, Joao Merchán, Karina Mero, José Paladines, Galo Parrales, Jenny Parrales, Omar Quimis, Alberto Caballero

TIC

Carlos David Laura Quispe

Ensayo

Jose Areth Estévez Ceballos, Jaime Castro-Martinez, Henry Rodriguez-Granobles

Debate

Siria Padilla Partida, Laura J. Ortiz Vera, Cristina López de la Madrid
Praxedis Daniel Vidrio Talavera, Marcela Georgina Gómez Zermeño, David Zambrano Izquierdo