sábado, 25 de julho de 2015

GTD - realinhe objetivos, prioridades e encaixe no seu tempo disponívei

Quem entre nós saberia dizer num piscar de olhos onde se encontra, para onde está indo, aonde pretende chegar (em longo prazo) e qual o motivo real para esta escolha?


foco 

De acordo com o GTD, perceber com clareza quais as nossas áreas de foco (papéis e responsabilidades) e dedicar energia de maneira consciente para cada uma delas ajuda a equilibrar a vida em sua totalidade e torna o GTD mais eficiente em longo prazo.

Analisando nossos papéis (atualmente mais ativos) e quais nossos objetivos com cada um deles, podemos avaliar se estamos usando um tempo equilibrado as áreas ou se estamos investindo muito tempo em uma e deixando a outra de lado, por exemplo.

Existe uma maneira de ver e equilibrar bem isso?

Sim, primeiro fazendo escolhas e priorizando. Depois tentando apagar a ideia de dividir a vida entre pessoal e profissional. Finalmente precisaremos reconstruir o conceito de equilíbrio para conseguir visualizar o quanto 15 minutos podem ser equivalentes a 3 horas inteiras ou mais. Preparado?

Comece assim:

Faça suas listas

A primeira poderá conter tudo que atualmente tem usado suas horas. Experimente listar suas atividades diárias durante um mês, incluindo o tempo que passa dormindo. Se já sabe isso, melhor. Agora tente agrupar as ações por tipo, criando várias combinações. Por exemplo, se descobriu que passou as últimas 168 horas (uma semana) alternando entre meditar, dormir, estudar, trabalhar, cozinhar e comer, pode decidir que suas divisórias de papéis vão se chamar:  pessoa, aluno, funcionário/empresário, cozinheiro. Ou numa visão de dimensões energéticas você pode criar as divisões com nomes, como físico, mental, emocional e espiritual. Sinta-se livre para experenciar aqui.

Escolha quem você quer ser

Escolher algo não significa  se tornar prisioneiro daquilo, significa apenas que vai assumir as responsabilidades e consequências de suas escolhas. Quem estuda medicina não deveria abandonar os estudos nunca, além de se dedicar vários anos à faculdade, do contrário não obterá o canudo de médico ou mesmo com ele em mãos não será capaz de realizar a profissão com maestria. Fora o fato do custo financeiro e de tempo que, em grande parte, podem ser considerados mal empregados. Ainda assim, ser médico não é a sua sina, é uma escolha sua. A qualquer tempo você poderá reescolher, precisará de uma boa dose de coragem, mas é livre para isso.

Priorize

Priorizar significa atribuir valores diferenciados. Aqui você vai pegar sua lista de objetivos e organizar em uma sequência lógica de ações. Não faz sentido o objetivo de ser gerente do departamento se você mal entende o negócio da empresa ou não possui as competências necessárias para a função. Numa análise consciente, sabe que o sucesso neste objetivo será mais provável se primeiro estudar e sentir-se seguro de sua qualificação para este desafio. Você está priorizando os estudos em relação à promoção. Está escolhendo o que é importante ser feito em primeiro lugar.

Entenda o todo interligado

Ainda que exista uma aparente separação entre nossa vida pessoal e profissional, social e familiar ou quaisquer outras que consiga ver, todas estão interligadas, interferindo umas nas outras. Sem dormir ou alimentar-se adequadamente sua saúde pode deixá-lo na mão. Doente, você não trabalha, demanda a atenção da família e pode gastar muito dinheiro com isso. Sem trabalhar por um longo período ou repetidos curtos períodos, pode acabar perdendo seu emprego. Exercite essa visão de conexão entre seus diferentes papéis para começar a quebrar a divisão estática entre eles.

Quando 15 minutos valem mais que 3 horas

Para promover um bom equilíbrio entre sua dedicação às diferentes áreas de foco, será preciso resistir à tentação de apenas dividir as horas disponíveis de maneira igualitária. É comum ver pessoas dedicando 8 horas para dormir, 8 para trabalhar e fazendo malabarismos para encaixar tudo o mais nas 8 restantes. Algumas, frustradas com esta divisão durante a semana, podem até desperdiçar fins de semana inteiros prostradas em frente da tv, bebendo nos bares noturnos e/ou dormindo na tentativa de recuperar a coragem para a semana seguinte. Você pode fazer parte de um outro grupo. Aquele que distribui vários 15 minutos focados na realização do que realmente importa, diariamente, e consegue realizar mais com menos. O que você definiu como prioridade precisa ser realizado primeiro e com a devida dedicação, não necessariamente com o maior tempo.

É importante frisar que o céu é o limite aqui. Tanto os nomes de suas divisórias quanto o volume de separações que você cria precisam apenas fazer sentido para você. Um bom teste é pegar uma dúzia de ações que você normalmente realiza e tentar encaixar em uma ou mais destas áreas de responsabilidade. Se conseguir fazer isso rapidamente, sem sentir dúvidas, maravilha. Esta é atualmente sua nomenclatura ideal de áreas de foco e responsabilidade.

O método Getting Things Done conduz quem o pratica a realizar revisões periódicas para realinhar objetivos, prioridades e encaixar isso nos tempos disponíveis. A gestão do tempo melhora e o que você priorizou ocorre. Ouça nosso podcast sobre os níveis do GTD, nele falamos sobre as áreas de foco.

Fonte: http://www.calldaniel.com.br/blog/bid/399926/A-import-ncia-das-reas-de-foco-para-encontrar-equil-brio-no-GTD?utm_campaign=julho%2F2015&utm_content=16991923&utm_medium=social&utm_source=linkedin

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Cresce a busca pela Educação a Distância

Nos últimos dois anos, houve um aumento de 12% no número de matrículas


Preparação de aulas para Educação a Distância: demanda por novo profissional (foto: Franklin de Freitas)



Falta de tempo e custo são os principais motivos que impulsionam a busca pela Educação a Distância (EAD). O gestor ambiental Renan Nogueira, 28 anos, que trabalha como supervisor de limpeza na Leblon Tranportes, conta que o curso ajudou a ele ter conhecimento sobre o tratamento de efluentes, atividade com a qual trabalha no dia a dia. “Eu não tinha nenhuma noção disso e sobre outros assuntos relacionados ao meio ambiente e agora, caso a vaga de gestor ambiental seja aberta (hoje ocupada por outro funcionário), sou um forte candidato”, comemora. 

Nogueira é apenas um dos exemplos dos vários profissionais que estão entrando o mercado de trabalho que, antes apresentava um certo preconceito pela formação a distância. “Esse proconceito não existe mais”, ressalta o pró-reitor de EAD da Uninter, Marco Eleutério. Ele esclarece que, com o tempo, ficou claro que o ensino a distância acrescenta e molda características muito bem-vindas pelo mercado, como, capacidade de organização, planejamento e cumprimento de prazos. “O aluno tem de ter uma grande autonomia para estudar”.

O período de adapatação do aluno ao sistema EAD, que dura de seis meses a um ano, Eleutério traça como paralelo ao período de nivelamento de turmas do ensino presencial. “É neste tempo que o aluno vai ver se ele consegue desenvolver a sua autonomia para estudar com disciplina e critério”, conta. Ele explica que o ensino é organizado por módulo semanais, monitorados pelo Ambiente Virtual de Atividade (AVA), onde o aluno deve estudar, no mínimo, 10 horas. 
Embora o ensino seja a distância, as provas devem ser presenciais. Eleutério ressalta que esse procedimento é regulamentado pelo MEC. Na hora de escolher um curso a distância, o aluno deve procurar saber se a instituição tem Polos de Apoio Presencial. No caso da Uninter há 429 distribuidos pelo Brasil de modo a atender a capilaridade exigida pelo MEC para a modalidade. 
Eleutéurio ressalta que esse pólos execem uma função muito importante para o desenvolvimento do EAD. Neles, os alunos que não dispõem de ambientes específicos para o estudo em casa ou não têm uma boa conexão, podem usar a estrutura para estudar. Neles há tutores preparados para atender as necessidades de cada aluno. “Quando há necessidades muito específicas, como as demonstradas pelos alunos das engenharias, entram em ação os tutoriais remotos, que possibilitam ao aluno sanar dúvidas sobre a disciplina”, revela.
MERCADO CRIA DEMANDA DE NOVO PROFISSIONAL
A realidade da Educação a Distância (EAD) também gerou mudanças no mercado de trabalho, já que o número crescente de alunos se criou uma necessidade de repensar a apresentação do conteúdo. “Nós precisamos de pessoas que conheçam o domínio da ciência da linguagem para ampliar o poder de trasmissão dos conteúdos”, explica o pró-reitor de EAD da Uninter, Marco Eleutério.
Nos últimos dois anos a Uninter registrou um crescimento de 300% na geração de empregos para desenvolver os materiais apresentados aos alunos de Educação a Distâcia.
 Na Uninter, por exemplo, o ano de 2012 foi marcado não apenas pelo aumento no número de matriculados na graduação a distância, mas também pela reformulação dos materiais disponibilizados a este público.
“A modalidade ganhou força pela popularização da banda larga no país, o valor da mensalidade e a possibilidade do aluno adequar o horário de estudo a sua realidade.
Para que este tempo diante do computador gere mais resultados, existe uma equipe trabalhando na preparação destes materiais. “Além dos professores dos conteúdos propriamente ditos, temos designers educacionais, programadores, designers gráficos, ilustradores e produtores de multimídia”, explica Marco Eleutério, pró-reitor de EAD do Centro Universitário Internacional Uninter.
Ele ainda reforça que, apesar do momento econômico do país, a expectativa da Uninter é um crescimento de 20% na contratação destes profissionais até o final do ano.
Sobre o futuro da educação, Eleutério acredita que ela deva caminhar para um sistema misto, onde seja utilizado o presencial e o a distância.
12% é o ritmo de crescimento dos alunos mantriculados na Educação a Distância (EAD), segundo os dados do último Censo da Educação Superior
1,2 Milhões de alunos estavam matriculados em cursos de Educação a Distância (EAD) no Brasil, diante de um total de 7 milhões
Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticia/388029/cresce-a-busca-pela-educacao-a-distancia

quarta-feira, 22 de julho de 2015

9 meses em 4 minutos



Fonte: UOL Notícias
Vídeo mostra em 4 minutos como são os primeiros 9 meses do bebê http://bit.ly/1KSdBQ3

https://video-gru1-1.xx.fbcdn.net/hvideo-xta1/v/t42.1790-2/11209083_1109554009059414_967979862_n.mp4?efg=eyJybHIiOjY4NCwicmxhIjoxNzI0fQ%3D%3D&rl=684&vabr=380&oh=f17ea26c6b0080bef14ceea5d4bf7d79&oe=55B802A3

terça-feira, 21 de julho de 2015

‘ Tabela periódica de Vídeos’


CLIQUE NA IMAGEM ACIMA!


 A Universidade de Nottingham criou a ‘ Tabela periódica de Vídeos’ 

e é exatamente o que o título diz; 

são 118 vídeos que explicam cada elemento. 

Confira: http://www.periodicvideos.com/

(O áudio está em inglês, clique no ícone CC para ativar a legenda)

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Programação ER de Cursos para Profissionais de Informação



ERlogo mimi

Participe do Webinar grátis

A Informação é matéria-prima fundamental para indivíduos e organizações para que Conhecimento e Inovação se deem. Apesar disso, profissionais de diferentes áreas possuem muitas dúvidas sobre sua conceituação, abrangência e possibilidades de uso.
Neste webinar você terá oportunidade de debater comigo este universo.

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Em um mundo feito de bits, imagens, dados e muita informação, muitas vezes, ficamos com a sensação de que estamos perdendo tempo e importância das coisas. Meu papel é ajudá-lo a não ser tragado por tudo e, simplesmente, definir o que é importante, porque, para quê e com quais objetivos.
Por isso, criei "Trilhas de Aprendizagem" em formato de mini-cursos, via web ou In Company, para profissionais de Informação, Gestão de Conhecimento e Memória Institucional, que podem ser feitos juntos ou separadamente, sem que seus objetivos sejam comprometidos.
Veja abaixo nossa programação para Julho e Agosto:
Ou ligue: (55.11) 4215-1924 para mais informações.

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O objetivo principal das trilhas é mostrar o amplo leque de possibilidades e propostas de soluções na área de Gestão de Informação e Memória Institucional para Gestão de Conhecimento.

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Fique atento à nossa Programação para Agosto. Veja os cursos abaixo:

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ERlogo mimi

Gentilmente enviado por:
ER Consultoria de Gestão de Informação e Memória Institucional
Tel.: (55.11) 4215-1924


 

domingo, 19 de julho de 2015

Aplicativo corrige sua redação usando as regras do Enem


Plataforma corrige redação usando regras do Enem

Um time de corretores certificados para aliviar trabalho do professor e melhorar feedback dado ao estudante
A cada nova edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os resultados da prova de redação decepcionam. Na última edição, 8,5% dos 6,2 milhões de alunos zeraram na parte subjetiva da prova. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), isso aconteceu porque os alunos deixaram de atender ou infringiram os critérios de correção, problemas que seriam facilmente resolvidos com maior prática e correção que ajude no desenvolvimento do aluno. É isso que a plataformaImaginie busca resolver.
App Imaginie Corrige Redação ENEMCrédito: locoleal / Fotolia.com

Por meio de um aplicativo instalado no smartphone, o aluno bate uma foto de seu texto e consegue enviá-la para correção, mediante o uso de créditos adquiridos pela escola. Do outro lado, dois corretores leem o texto (um terceiro entra em ação em caso de notas muito distintas), fazem anotações e enviam devolutiva em até três dias. Além disso, são disponibilizados relatórios de desempenho e ranking que compara o resultado individual com relação a outros alunos da cidade, do estado, ou do país todo.
Menos trabalho para a escola
“A redação causa muita dor para as escolas por causa do trabalho de correção, que exige corretor individual. Isso é caro, exige treino e monitoramento”, diz Daniel Machado, CEO da Imaginie, que atuou como gestor escolar durante 10 anos antes de criar o aplicativo.
Segundo ele, diferentemente da parte objetiva, que já conta com aplicativos baseados em algoritmos, a prova discursiva depende da infraestrutura e da carga de trabalho do professor, que nem sempre consegue dar uma resposta significativa para o aluno diante da avalanche de textos. Ao estabelecer um relacionamento mais próximo entre o corretor e o estudante, a Imaginie tenta fechar essa lacuna e estimular o aluno a escrever cada vez mais.
Com experiência de quem esteve à frente de uma rede de escolas de Belo Horizonte que obteve o primeiro e quinto melhores desempenhos na redação do Enem em 2014, Machado diz que a receita é fazer com que os estudantes pratiquem. “Em média, o aluno tem melhorado 220 pontos após 10 redações e quanto maior é a frequência, melhor é o resultado”, diz.