lista_dicas_pesquisa_diferencial_objeto_estudo_pesquisa
Há vagas nos programas de Saúde, Saúde Coletiva, Física, Psicologia e Ciências Biológicas; prazos de inscrições variam conforme os cursos
Programas de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão com inscrições abertas entre os meses de dezembro de 2017 e fevereiro de 2018. As vagas são válidas para 2018 em áreas como Física, Psicologia e Saúde.
Saúde ColetivaPrograma de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPgSC) oferece 22 vagas para o mestrado nas linhas Política, Gestão e Avaliação do Sistema Único de Saúde e Processo Saúde-Adoecimento e seus Determinantes. As inscrições podem ser feitas até 4 de janeiro, de segunda à sexta-feira, na secretaria do programa, localizada no prédio do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde (Nates). O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 14h às 16h. Inscrições via Sedex também serão aceitas, com carimbo de postagem até o dia 2 de janeiro. Quem fizer essa opção, também precisa enviar o requerimento de inscrição via e-mail. Confira outras informações no edital e na página do programa.
O PPgSC oferece ainda até 12 vagas de doutorado nas mesmas linhas de pesquisa do mestrado. Segundo o edital, as  inscrições também devem ser feitas na secretaria até 4 de janeiro de 2018 ou com postagem de documentos pelo Sedex até 2 de janeiro. Outras informações no site do programa.
FísicaJá o Programa de Pós-graduação em Física (PPG-Física) oferece até dez  vagas para mestrado e dez para doutorado. Os interessados devem se inscrever até 8 de janeiro de 2018, na secretaria do programa, localizada no Instituto de Ciências Exatas (ICE). O funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 9h às 11h e de 14h às 17h, com exceção de feriados e recessos acadêmicos. Candidatos que optarem por se inscrever via Sedex precisam seguir determinações presentes no edital. Na data do carimbo de postagem, deve constar até o dia 8 de janeiro. Outras informações no site do programa.
Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Ciências Biológicas – Imunologia e DIP/Genética e Biotecnologia (PPGCBIO) disponibiliza 12 vagas para mestrado e cinco para o doutorado nas áreas de Imunologia e Doenças Infecto Parasitárias e Genética e Biotecnologia. As inscrições devem ser feitas presencialmente, entre 2 e 24 de janeiro de 2018, na secretaria do programa, localizada no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O funcionamento é de 9h às 15h. Outra opção é se inscrever pelo Sedex. Nesse caso, é preciso enviar o requerimento de inscrição via e-mail e todos os documentos necessários para a secretaria do programa até 24 de janeiro. Confira o edital completo e outras informações no site do programa.
PsicologiaPrograma de Pós-graduação em Psicologia (PPG-Psicologia)disponibiliza até 24 vagas de mestrado em diferentes linhas de pesquisa. Para se inscrever, o candidato deve ir até a recepção dos programas de pós-graduação, no Bloco A do Instituto de Ciências Humanas (ICH), terceiro andar. Segundo o edital, as inscrições presenciais poderão ser feitas entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro de 2018, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h. Já o prazo de inscrições via Sedex termina em 5 de fevereiro, considerando o carimbo postal para verificação. Outras 18 vagas estarão disponíveis para o doutorado. Os procedimentos de inscrição são os mesmos do mestrado. Veja outras informações no edital. No site do PPG-Psicologia também há informações complementares para os interessados nos dois processos seletivos.
SaúdePrograma de Pós-graduação em Saúde (PPgS) disponibiliza vagas para mestrado e para doutorado. As inscrições começam em 5 de fevereiro e vão até 8 de fevereiro de 2018. Os interessados devem ir até a secretaria do programa, localizada ao primeiro andar do prédio da Faculdade de Medicina, na Avenida Eugênio do Nascimento, s/n, Bairro Dom Bosco. O horário de funcionamento é de 9h às 13h e de 14h às 16h. Para fazer inscrição a distância, o candidato deve entrar em contato com a secretaria até o dia 2 de fevereiro e obter instruções. Outras informações no edital completo e no site do programa.

Fonte: http://www.ufjf.br/noticias/2017/12/29/programas-de-pos-graduacao-com-inscricoes-abertas-para-2018/