sábado, 20 de dezembro de 2014

Colaboradores e Prestadores de serviço se reúnem para debater trabalho mais integrado

Na sexta-feira (19/12) houve uma reunião de alinhamento técnico entre a Ieducativa Soluções [1], a Portabilis Tecnologia [2] e o SERPRO [3], que, juntos, são quem mais tem retornado esforços à Comunidade atualmente nos repositórios do Github [4]. Essa conversa entre as três organizações foi motivada durante o curso da Ieducativa de desenvolvimento de relatórios no dia 12/12.

Durante a reunião, foi discutido sobre o anúncio da funcionalidade de importação automatizada dos dados do Educacenso/INEP [5] para o banco de dados do i-Educar, desenvolvida pelo SERPRO e funcionalidade de exportação automatizada dos dados do i-Educar para este mesmo serviço que está sendo trabalhada pela Portabilis; e ainda novas funcionalidades implementadas e em desenvolvimento pela Ieducativa. Juntos as organizações estão agregando valor ao i-Educar e retornando contribuições. Todavia, foi percebido que faz-se necessário um trabalho mais integrado para termos o mesmo rumo a seguir com o nosso projeto de software livre, visando uma participação maior de todos os usuários membros da comunidade, desenvolvedores e prestadores de serviço. 
[1] http://ieducativa.com.br 
[2] http://portabilis.com.br 
[3] http://serpro.gov.br/ 
[4] https://github.com/portabilis/ieducar/network 
[5] http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/ieducar/forums/message-view?message_id=126808520 
Baseado nisto, foram definidas intenções das três organizações em trabalhar de forma conjunta, para entregar um i-Educar em um padrão de qualidade superior e garantida em uma única codebase. Para isso, alguns direcionamentos foram definidos: 
Uma codebase: Hoje todos trabalham utilizando o serviço do Github e Ieducativa e SERPRO possuem como upstream o repositório da Portabilis. A Ieducativa tem mantido compatibilidade e realizado pull requests frequentes mantendo sua codebase sincronizada com a Portabilis; enquanto o SERPRO não. Como no SERPRO foram executadas diversas modificações, algumas delas grandes (como a migração do PostgreSQL para 9.x), será realizado um esforço para integração com a codebase da Portabilis. 
Será utilizado o repositório da Portabilis [4] como base no início do próximo ano, após a Portabilis concluir algumas issues em aberto no Github e outras publicações que foram desenvolvidas no último período letivo, e então ele será o push inicial do novo repositório a partir do momento que todas as pull requests do SERPRO tiverem sido integradas.
Cada uma das três organizações ainda continua com seu repositório público, tendo como upstream o repositório centralizado. 
Trazer o código-fonte do i-Educar de volta ao SPB: Foram apresentadas duas alternativas para ser o repositório de código central: a organization ieducar no Github [6] e o novo Portal do Software Público Brasileiro (SPB) [7]. Foi definido trabalhar com o repositório do SPB e fomentar o trabalho na Comunidade com todo o histórico que já temos aqui, ao mesmo tempo mantendo este repositório sincronizado com o Github para uma audiência mais ampla. 
[6] https://github.com/ieducar
[7] https://beta.softwarepublico.gov.br/
Um backlog para termos a mesma visão: Será utilizada a plataforma do novo SPB para mantermos um backlog unificado e compartilhado, permitindo maior contribuição da Comunidade nas decisões que serão tomadas daqui em diante. 
Manutenção do repositório com code review: Será definido um ciclo de trabalho, o qual será estudado como implantar com os recursos disponíveis no SPB (Gitlab, Redmine e outras). A ideia é trabalhar a publicação de pequenas contribuições nos repositórios ao longo do ano letivo, e sua integração ao repositório central serem avaliadas por no mínimo dois code reviewers. Antes do início de um ano letivo então, integrar modificações maiores, como refatorações grandes e novas funcionalidades.
Com a definição destas ações, esperamos entregar um i-Educar que seja mais fácil de conseguir instalar, utilizar e contribuir. Mas, definitivamente, não depende só destas 3 organizações: se você também é desenvolvedor, prestador de serviço, ou quer nos ajudar, participe: sua contribuição é muito importante para nós.
A autoria do texto acima é do Sr. Carlos M. dos Santos do SERPRO/Florianópolis, com adaptações pela Coordenação da Comunidade. Você pode comentar sobre isto no seguinte tópico da Comunidade: http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/ieducar/forums/message-view?message_id=127881743 
Não conhece o i-Educar?   
O i-Educar é um software público de gestão escolar desenvolvido originalmente pela Prefeitura de Itajaí/SC e publicado como software livre no Portal do Software Público do Governo Federal. Atualmente mantido pela Comunidade, tem transformado a realidade da gestão escolar em centenas de Prefeituras em todo o Brasil.
Acesse a Comunidade e saiba mais: http://pagina.softwarepublico.gov.br/ieducar
​ 
--
Atenciosamente,
Coordenação da Comunidade i-Educar 
Twitter:  @iEducar     
Facebook: facebook.com/iEducar​ 

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Mudando o mundo


Plataforma

A plataforma Intento DFW foi criada com o intuito inspirar e facilitar o desenvolvimento de jovens líderes íntegros. Saiba Mais

Programa

Este percurso de formação foi desenhado para ajudar pessoas a desafiar modelos mentais e alinhar seus propósitos de vida às suas carreiras e projetos.Saiba Mais

O que já rolou

Conheça os eventos e atividades organizadas pelo Intento no Brasil desde 2012.  Saiba Mais

Inscreva-se

Buscamos 25 pessoas questionadoras e determinadas, com potencial para promover transformações relevantes na sociedade . Inscreva-se! Saiba Mais






















Fonte: http://www.intento.me/

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Material para Download - EaD

img_materiais_download_dest

O e-Learning está passando por transformações rápidas e sem precedentes, seguindo os imensos avanços tecnológicos e digitais das últimas décadas. A antiga educação a distância hoje é on-line, acessível e cada vez mais próxima do dia a dia das pessoas por todo o mundo.
A Ciatech – uma empresa UOL Educação – encomendou o estudo que resultou no Tendências EaD 2014. São 10 tendências de Educação On-line, descritas, detalhadas e sobre as quais fazemos uma reflexão sobre seus impactos no mercado de Educação Corporativa no Brasil.
Começamos a compartilhá-las, semanalmente, aqui:
 

De Mooc para Spoc

De Mooc para Spoc

On-line courses, Distance Education

Conhecimento Acessível

Conhecimento Acessível

Enablement, Learning Access

Saber Social

Saber Social

Social Learning, Informal Learning

Aprendizagem Flex

Aprendizagem Flex

Self-directed learning, Personalisation

Conteúdo Fragmentado

Conteúdo Fragmentado

Bite-sized, Learning Snacks, Short-form

Método Imersivo

Método Imersivo

Gamification, Video Learning

Evolução em Curso

Evolução em Curso

Transformative L&D, Evolutionary pace
Smartificação

Smartificação

Mobile Learning, Wearables, BYOD

Big Data da Educação

Big Data da Educação

Learning Analytics, Educational data mining

Tin Can

Experiência (API) Tin Can

xAPI, Tin Can API, TCAPI

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Mais sobre REA - recursos educacionais abertos

O objetivo deste manual é fornecer um guia para aqueles que estão apenas começando na criação de recursos educacionais abertos (REA). Um progresso significativo foi feito por muitos no movimento de educação aberta para ajudar a ambientar noviços. Alguns desses projetos notáveis ​​incluem livres e abertas recursos educacionais online Compondo e tutoriais de OLCOS . Este projeto manual é destinado a complementar outros projetos.
http://en.wikiversity.org/wiki/Composing_free_and_open_online_educational_resources
O ciclo de vida OER começa com um desejo ou necessidade de aprender ou ensinar alguma coisa. A seguinte sequência de passos ilustra um processo típico de desenvolvimento.
  1. Encontre : começar por olhar para os recursos adequados que contribuam para satisfazer a necessidade ou satisfazer o desejo. Isto pode incluir o uso de motores de busca gerais, em busca de repositórios específicos e encontrar sites individuais. Alguns componentes potenciais podem estar off-line disponíveis, incluindo notas de aula do ano passado, projetos de classe, apostilas para os alunos e outros recursos previamente preparado.
  2. Compor : com um conjunto de recursos à sua disposição, começar unindo-as para formar um recurso de aprendizagem para si mesmo, seus colegas educadores e / ou alunos. Este é um processo de design criativo de construção de um recurso educativo a partir do zero e / ou utilização de componentes que você encontrou.
  3. Adaptar-se : enquanto compõe OER, será quase sempre necessário adaptar componentes para o seu contexto local. Isso pode envolver pequenas correções e melhorias, componentes remixando, localização e retrabalho mesmo completa para uso em diversos contextos.
  4. Use : o uso real do OER na sala de aula, em linha, durante as atividades de aprendizagem informal, etc.
  5. Compartilhar : uma vez que um OER terminar, torná-lo disponível para a comunidade de ensino aberto para re-uso e iniciar o ciclo de vida de novo.
Licenciamento também desempenha um papel ao longo do ciclo de vida.
Tal como acontece com todos design instrucional ou de aprendizagem, cada etapa requer a atenção para o objetivo do recurso de aprendizagem, o seu papel no processo de aprendizagem, qualidade e acessibilidade.Você também deve considerar cuidadosamente as questões de formato de arquivo, o modo de acesso elicenciamento dos componentes. Cada etapa pode envolver algum grau de colaboração. Se for caso disso, ferramentas de código aberto estão disponíveis para suportar todas essas atividades.
Este ciclo de vida aplica-se ao desenvolvimento de REA um indivíduo, bem como grandes projectos REA. Cada um desses estágios têm suas próprias considerações exclusivas.Embora o ciclo de vida segue uma progressão lógica, não é necessariamente seguido sequencialmente na prática. Algumas peças, como a adaptação, pode ser feito simultaneamente com outras partes ou fora de ordem.

Este manual está organizado em torno do ciclo de vida OER. Cada seção irá guiá-lo através dos estágios individuais de trabalho com OER. As secções vai fazer mais sentido quando lido em ordem, embora este não é necessário. Sinta-se livre para se referir a qualquer outra parte do manual a qualquer momento.
Fonte: http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one/Introduction/OER_life_cycle
Traduzido by Google de http://wikieducator.org/OER_Handbook

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ensino à distância mais eficiente

Atualmente, o ensino à distância tem ganhado cada vez mais espaço como excelente opção no sistema educacional brasileiro. São vários os motivos que levam as pessoas à optar por um curso online: em primeiro lugar está a praticidade de estudar a qualquer hora sem precisar sair de casa. Em segundo, mas não menos importante, está a facilidade de acesso à Internet, cada vez mais presente na vida dos brasileiros.
Mas sabemos que esse método enfrenta alguns desafios também e é necessário se dedicar para tornar seu ensino à distância mais eficiente. O sistema requer maior comprometimento, atenção e cuidado com a administração do tempo dedicado ao estudo. É por isso que resolvemos criar esse infográfico para elencar aqui algumas dicas para você não perder tempo e encarar de vez os estudos com dedicação e comprometimento. Confira!
Afinal, a possibilidade de qualificar seu currículo para conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho, tudo isso gastando muito pouco, é uma tendência na educação.

Dicas para tornar seu ensino à distância mais eficiente e dinâmico

infográfico dicas ensino a distância
Dicas para tornar o seu ensino à distância mais eficiente, infográfico criado por Capacitação EAD
Fonte: http://www.capacitacaoead.com.br/blog/educacao-a-distancia/infografico-dicas-para-tornar-o-seu-estudo-a-distancia-mais-eficiente/attachment/infografico-dicas-para-estudo/

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Design Thinking

Você já ouviu falar em Design? É um termo de difícil tradução no Português. Algumas vezes dá para substituir por “Projeto”, “Criação”, “Plano” e outras vezes por nenhuma palavra mesmo. Design pode ter significados diferentes conforme o propósito de uso, como por exemplo, webdesign, design de interiores, design gráfico. E Thinking? Do verbo em inglês “to think”, significa “pensar” ou “achar” em alguns casos.
E agora, os dois juntos, “Design Thinking”? Se você digitar num tradutor online, provavelmente vai aparecer: “Pensamento de Design”. E voltamos à questão da tradução.
Por isso, decidimos manter o título Design Thinking (DT) original considerando que é uma expressão idiomática que vem ganhando notoriedade em todo o mundo. Como definição, DT é um novo jeito de pensar e abordar problemas ou, dito de outra forma, um modelo de pensamento centrado nas pessoas.
No livro Design Thinking Brasil, os autores Tennyson Pinheiro e Luis Alt ressaltam que o DT deve ser considerado como uma “abordagem” e não como uma metodologia. E explicam a razão: “…quando se fala em metodologia, logo as pessoas criam a expectativa de que vão aprender um passo a passo, uma receita de bolo. E não é bem esse o caso”.
Sim, não é mesmo o caso. Não se trata de apresentar uma fórmula pronta e estática. As etapas do DT permitem releituras e remixagens a partir das demandas de quem as usa.
Quem popularizou o DT foi a empresa americana de design e inovação IDEO, de Palo Alto, na Califórnia, região hoje denominada Vale do Silício por abrigar boa parte das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo. A IDEO é autora deste material, lançado em 2012, Design Thinking for Educators, que agora existe também na versão em Português.

Fases do processo Design Thinking


1-descoberta2-interpretacao3-ideacao4-experimentacao5-evolucao
Fonte: http://www.dtparaeducadores.org.br/site/?page_id=7

domingo, 14 de dezembro de 2014

Mais de 3.200 livros grátis sobre Educação para baixar

 Site oferece mais de 3.200 livros grátis sobre educação. É um grande acervo de livros ofertados gratuitamente, basta escolher uma opção e fazer o download.

Em tempos de compartilhamentos de arquivos, os livros também estão disponíveis gratuitamente na Internet. Vários sites disponibilizam obras paradownload grátis incentivando o conhecimento livre.
O site Domínio Público é uma iniciativa do governo federal e reúne mais de 186 milobras gratuitas, que são encontradas facilmente nas ferramentas de busca. É possível encontrar clássicos nacionais e internacionais (traduzidos para o português) como as obras de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Shakespeare, Paulo Freire, Vygotsky, Pestalozzi, Piaget entre outros autores da literatura nacional e mundial.
Porém hoje vamos falar do mais de 3.200 livros grátis sobre educação que estão disponíveis no portal. É um grande acervo de livros ofertados gratuitamente, basta escolher uma opção e fazer o download.
Ao colocar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, o Portal Domínio Público também busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e usuários.
Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/mais-de-3-200-livros-gratis-sobre-educacao-para-voce-baixar