sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Melhores e piores na avaliação do MEC

Sul e Sudeste concentram as melhores na avaliação do MEC

As regiões Sul e Sudeste concentram todas as instituições de ensino superior que tiveram o conceito 5, considerado o percentual máximo no Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade do ensino superior do Brasil. Das 27 instituições que tiveram a nota mais elevada, 25 estão no Sudeste e duas no Sul. Das instituições que receberam o conceito mais baixo - um - sete são privadas e duas são públicas. Do total de 674 instituições que receberam conceito 2, 633 são privadas e 41 são públicas. A classificação aponta ainda que apenas 27 instituições tiveram nota cinco, sendo que 16 delas são públicas e as outras 11 são privadas.
Os dados por intituição de ensino foram divulgados na quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). O indicador, construído a partir da avaliação dos cursos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e com base em dados sobre infraestrutura e qualificação docente, varia de 1 a 5. Conceitos 1 e 2 são considerados ruins; 3 é considerado satisfatório e 4 e 5, bons.
As instituição que estão no topo da lista ficam no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Já entre nove instituições que tiveram o conceito mais baixo - 1 - a distribuição por região é mais uniforme: três ficam no Sudeste, duas no Norte, uma no Centro-Oeste, uma no Sul e duas no Nordeste.
Do total de 1.826 instituições que receberam nota (outras 350 não foram avaliados porque não têm número suficiente de alunos concluintes para participar do Enade), os três primeiros lugares ficaram com instituições particulares: a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef) da Fundação Getulio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro (RJ) , a Faculdade de Administração de Empresas (Facamp), de Campinas (SP), e a Escola de Economia de São Paulo (Eesp).
Entre as instituições públicas de ensino superior, o melhor resultado foi o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que aparece em quarto lugar. O Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) completa a lista das cinco melhores do País, segundo o IGC 2010.
A maioria (53%) das 1.826 avaliadas obteve IGC 3, enquanto 37% tiveram IGC 1 ou 2. Entre os estabelecimentos de ensino com resultado insatisfatório, 640 são privados e 43, públicos. Essas instituições deverão passar por um processo de supervisão, comandado pelo Ministério da Educação (MEC) para melhorar a qualidade dos cursos.