segunda-feira, 3 de julho de 2017

UFJF17 formas de ingresso em cursos

Sim, existem 17 formas de ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Muito além dos dois processos mais conhecidos: o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Há como solicitar transferência, participar do programa de mobilidade nacional, apostar no sorteio de vagas para os ensinos fundamental e médio ou tentar pós-graduação. Confira as opções na coluna #UFJFOportunidades desta semana:

1- Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism)
1-PISM ufjf_arte_Paula_Januzzi_UFJF
Pism, realizado em três módulos anuais, concentra 30% das vagas da graduação da UFJF
Programa exclusivo da UFJF, o Pism oferece 30% das vagas da graduação. Pelo programa, o candidato faz uma prova preparada pela Universidade no fim de cada ano do ensino médio. Com isso, vai acumulando pontos e experiência, sendo avaliado pelo conteúdo de cada módulo. No primeiro e no segundo anos, a prova vale 120 pontos, com peso 2 e 3 respectivamente, ou seja, 240 e 360 pontos. No terceiro, o exame tem 140 pontos e peso 5, chegando a 700. Com a soma das notas de cada ano, o candidato pode concorrer a uma vaga na UFJF. O aluno do ensino médio precisa fazer a prova nos três anos seguidos, sem interrupção. A cada módulo, é preciso se inscrever no Pism. O edital deste ano ainda será lançado nos próximos meses. A prova será aplicada nos dias 9 e 10 de dezembro. O conteúdo exigido para o exame já foi divulgado na página do programa.
2-  Sistema de Seleção Unificada (Sisu)Para participar do Sisu, o candidato precisa fazer a prova do Enem, aplicado anualmente a qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio. Em seguida, deve se inscrever no site do sistema durante o prazo estipulado pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção ocorre duas vezes ao ano, geralmente, em janeiro – para cursos com início no primeiro semestre letivo – e, em junho – para cursos com entrada no segundo semestre letivo. Com o resultado do Enem mais recente é possível concorrer nas duas edições. A maioria das universidades selecionam suas vagas pelo Sisu. A UFJF disponibiliza 70% das cadeiras da graduação para seleção pelo sistema.
Para mais informações: Página do Sisu
3 – Processo seletivo de Música
3-MUSICA_UFJF_Arte_Paula_Januzzi_UFJF
Estudantes podem optar entre sete bacharelados e uma licenciatura em música na UFJF
São oferecidos sete bacharelados em Música e uma licenciatura, com 48 vagas disponíveis na seleção mais recente, de 2016. O candidato faz duas provas de habilidades específicas – teórica e prática. Se for considerado habilitado, pode utilizar a nota do Enem ou do Pism para concorrer. Os sete bacharelados são: Canto, Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino, Violoncelo e Composição Musical. O edital para ingresso em Música será ainda divulgado nos próximos meses. A prova do Enem será nos dias 5 e 12 de novembro. A do Pism nos dias 9 e 10 de dezembro.
Para mais informações acesse: Página do Pism
4- Transferência regular por vagas ociosas
O aluno de qualquer instituição de ensino superior, seja pública ou privada, pode solicitar transferência para UFJF. Todo semestre, a Universidade publica a lista de cursos com vagas disponíveis para transferência e outras opções. O próximo período de inscrição será nos dias 25 e 26 de outubro. A lista de graduações sai dias antes. Para concorrer, o aluno tem que atender a algumas condições, como ter completado no mínimo 20% do curso de origem e optar por graduação da mesma área em que está matriculado.
Outras informações: transferência na graduação
5- Transferência com Aceitação Obrigatória (Ex-officio)
5-tansferenciaaceitaçaoobrigatoria__Arte_Paula_Januzzi_UFJF
Servidores transferidos e seus dependentes têm direito a vaga na UFJF
Esse tipo de transferência ocorre quando um servidor público federal, civil ou militar é transferido de sua sede para Juiz de Fora ou região. Ele e seus dependentes possuem o direito garantido por lei a uma vaga na UFJF, independentemente de disponibilidade de vaga, desde que estejam matriculados em uma instituição de ensino superior pública. A transferência é permitida para a mesma área de competência. 
Acesse a página sobre transferência obrigatória
6- Ingresso como graduadoProfissionais que já se graduaram em qualquer instituição de ensino, pública ou privada, interessados em fazer novo curso, podem concorrer a uma vaga na UFJF por meio do edital de vagas ociosas. Todo semestre, a Universidade publica a lista de cursos com vagas disponíveis. O próximo período de inscrição será nos dias 25 e 26 de outubro. A relação de vagas sai dias antes. O candidato faz a inscrição presencial e, caso sobrem vagas para graduados, participa de processo seletivo organizado em cada coordenação de curso.
 7 –  Graduado com 50% de outro curso
11-50PCDOCURSO_Arte_Paula_Januzzi_UFJF
Estudante que já adiantou 50% de um segundo curso pode tentar completá-lo
Nesta modalidade, um estudante da UFJF que durante a graduação do seu curso de origem conseguiu completar ao menos 50% da carga horária de outro curso pode retornar para completar essa segunda graduação. Assim como explicado nos itens anteriores, todo semestre, a Universidade publica a lista de cursos com vagas disponíveis – é o edital de Vagas Ociosas. O próximo período de inscrição será nos dias 25 e 26 de outubro. A relação de vagas sai dias antes.
8 –  Nova modalidade, nova habilitaçãoProfissionais graduados pela UFJF podem retornar à instituição para cursar um novo currículo pertencente à mesma Área Básica de Ingresso. É o caso dos cursos de História, Letras, Geografia e outros que possuem habilitações e modalidades. História, por exemplo, possui bacharelado, licenciatura e Ênfase em Patrimônio. Assim que se forma, o estudante pode solicitar a inclusão nessas modalidades automaticamente. Mas, se tiver perdido o prazo, pode tentar uma vaga, caso haja, durante o período de inscrição em vagas ociosas. A possibilidade de fazer outra modalidade ou habilitação, aproveitando vagas ociosas, também é estendida a graduados de outras instituições públicas ou privadas.
9 –  Disciplinas isoladasAlunos de outras instituições, públicas ou privadas, como também quem já se formou podem cursar disciplinas na UFJF de qualquer graduação. São as chamadas “disciplinas isoladas” – são as mesmas disciplinas oferecidas regularmente nos cursos, com algumas vagas não preenchidas. Os editais e a lista de disciplinas disponíveis são divulgados em torno de 15 dias após o início de cada semestre letivo. No campus Juiz de Fora, a próxima data de inscrição será no dia 16 de agosto, conforme o calendário acadêmico. Para cursar, é preciso fazer o pagamento de taxa para cada disciplina por semestre. No primeiro semestre de 2017, o valor foi de R$ 154. Técnico-administrativos em educação da UFJF não pagam. 
Nessa condição, o aluno não possuirá vínculo como estudante regular da Universidade e nem direito automático a novas disciplinas. Terá de se candidatar novamente no semestre seguinte.
10-  Mobilidade acadêmica
13mobilidadeacademica_Arte_Paula_Januzzi_UFJF
Já pensou em passar dois semestres em outra universidade brasileira?
Alunos e alunas de outras instituições federais de ensino superior brasileiras podem cursar até dois semestres na UFJF. Da mesma forma, estudantes locais podem passar até um ano fora. É o programa de mobilidade acadêmica, que promove intercâmbio entre as universidades do país. Discentes de outras instituições interessados em vir para a UFJF devem solicitar a mobilidade até 31 de maio e até 31 de outubro de cada ano para os semestres letivos subsequentes. Alunos locais com interesse em outras instituições devem consultar as datas previstas para aceite de documentação nas universidades de destino temporário.
11-  IntercâmbioEstudantes estrangeiros de diversas universidades do mundo, que possuem convênio com a UFJF, podem vir cursar um ou dois semestres em Juiz de Fora ou Governador Valadares. Da mesma forma, a instituição envia seus alunos para o exterior.
Para mais informações: Programas de intercâmbio da UFJF
12- Graduação a distância
7GRADUAÇAOADISTANCIA__Arte_Paula_Januzzi_UFJF
Educação a distância: sete cursos são ofertados pela UFJF
A UFJF oferece sete graduações a distância: bacharelado em Administração Pública e as licenciaturas em Computação, Educação Física, Física, Matemática, Pedagogia e Química. Neste ano, a seleção está sendo realizada por dois métodos: o candidato pode escolher usar a nota do Enem ou participar da prova aplicada pela própria Universidade. O prazo de inscrição terminou no dia 23 de junho. Em geral, o processo seletivo é anual.
Para outras informações: Centro de Educação a Distância (Cead)
13 – Pós-graduação a distânciaSão ofertadas sete especializações a distância: Ciências Biológicas; Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência; Especialização em Gestão Pública; Gestão Pública de Organizações de Saúde; Especialização em Gestão Pública Municipal; Mídias na Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico. Cada curso de pós-graduação possui regras específicas de seleção.  O critério pode ser avaliação de carta de intenção, análise curricular e outros métodos.
14- Cursos presenciais de especializaçãoEm 2017, a UFJF oferece cinco cursos presenciais de especialização. Para cada um, há processo seletivo independente. São ofertados Educação Financeira Escolar e Educação Matemática; Filosofia, Cultura e Sociedade; Ortodontia; Ciência da Religião e Nefrologia.Confira as informações sobre as especializações.
15- Mestrado e doutorado
9-MESTRADODOUTORADO___Arte_Paula_Januzzi_UFJF
Universidade possui  63 opções de mestrado e doutorado
A UFJF oferece 44 mestrados e 19 doutorados em diversas áreas de conhecimento, tais como Ciência da Religião, Química, História, Ecologia, Saúde Brasileira e Comunicação. O período de inscrição nos processos seletivos varia conforme cada programa, que divulga os editais no próprio site.Acesse a lista de editais abertos. 
Confira a relação de todos os cursos de mestrado e doutorado da UFJF
16-  Colégio de Aplicação João XXIIIO Colégio de Aplicação da UFJF possui cerca de 1.320 alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio. Novos estudantes são recebidos anualmente por meio de sorteio. A lista de vagas para cada série e o período de inscrição são divulgados nos sites do colégio, portais e mídias sociais da Universidade.
Site do Colégio João XXIII
17-  Residência de saúde
15RESIDENCIA_HU_UFJF__Arte_paula_Januzzi_UFJF
HU/UFJF possui residências médicas e de saúde em suas duas unidades
O Hospital Universitário da UFJF oferece programas de pós-graduação, através de residências médicas, de outras áreas de saúde e multprofissionais. Entre as opções, há residência em Dermatologia, Saúde Mental, Cardiologia, Endocrinologia e Endoscopia Digestiva. A prova é realizada anualmente para as duas unidades do hospital, Santa Catarina e Dom Bosco.
Outras informações:(32) 2102-3911 / 3978 (Central de Atendimento da UFJF)
faleconosco@ufjf.edu.brCalendário Acadêmico da UFJF
Fonte: 

domingo, 2 de julho de 2017

ONU abre inscrição para Programa de Jovens Profissionais 2017

O exame deste ano será realizado em dezembro de 2017 para três áreas de conhecimento – Gestão e Administração; Política, Paz e Assuntos Humanitários; e Informação Pública e Gestão de Conferência. Os candidatos devem ter até 32 anos até o final de 2017. Prazo é dia 22 de agosto.Foto: ONU
Foto: ONU
Todos os anos, as Nações Unidas procuram jovens altamente qualificados que queiram começar a se dedicar a uma carreira internacional na Organização. Por meio de seu concurso anual, o Programa Jovens Profissionais (YPP, na sigla em inglês) busca novos talentos para incorporar-se à ONU.
O exame será em dezembro de 2017 em três áreas – Gestão e Administração; Política, Paz e Assuntos Humanitários; e Informação Pública e Gestão de Conferência. Os candidatos devem ter até 32 anos até o final de 2017.
Se você é graduado no ensino superior, fala inglês ou francês fluentemente, é cidadão de um dos países participantes do programa (acesse aqui a lista), saiba abaixo como participar. Entre os países incluídos estão seis lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O período para se candidatar ao exame segue aberto até 22 de agosto de 2017, por meio do portal de Carreiras da ONU.

Candidaturas

É importante observar que candidaturas incompletas e/ou atrasadas não serão consideradas. Portanto, é preciso preencher e enviar o seu pedido antes do prazo final.
É importante completar e atualizar todas as informações com precisão, pois estes dados servirão como uma base para avaliar a sua elegibilidade e adequação ao exame. Você receberá, por e-mail, um número de candidatura.
Orientações adicionais sobre a elaboração de candidaturas estão disponíveis por meio de um manual (clique aqui) e nas perguntas frequentes sobre o YPP (clique aqui).

Dúvidas e outras vagas na ONU

Toda e qualquer dúvida adicional deve ser enviada diretamente para o contato disponível na página do programa, clique aqui.
Além do YPP, pessoas em qualquer faixa etária podem buscar vagas na ONU a qualquer tempo, sendo que as vagas sem critérios de faixa etária representam a vasta maioria das oportunidades disponíveis na ONU. Saiba mais sobre estas vagas em nacoesunidas.org/vagas.
Fonte: https://nacoesunidas.org/onu-abre-inscricao-para-programa-de-jovens-profissionais-2017/