Interessante

Web 2.0 - TIC´s na Educação Ensino Presencial e a Distância

______________________

Softwares Públicos
DICAS EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
 - Amadeus - programa/projeto de ensino a distância: http://amadeus.cin.ufpe.br/index.html/
 - Blog´s: www.Blogspot.com
- COIED - “Conferência Online de Informática Educacional” Portugal – Evento Internacional voltado para TIC´s na Educação: http://www.coied.com/
- DIIGO - marcador de paginas web onde se pode trabalhar com grupos de pesquisadores de assuntos afins: www.diigo.com
- Google Doc´s: http://docs.google.com
- Impress – um dos sites que ensinam a criar apresentações: http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2006/01/16/ult2888u135.jhtm
- LMS – possuem características mais administrativas, diferem dos PLE - Ambiente de Aprendizagem Pessoal, que são sistemas que ajudam os alunos a controlarem e gerenciarem sua própria aprendizagem:
- Machinima - “Máquina” e “Animação” - permite a educadores, pesquisadores e estudantes criarem filmes e animações em um ambiente virtual: www.machinima.com
- Mendeley - gerencia referências bibliográficas e extrai metadados de arquivos PDFs automaticamente: www.mendeley.com
- MEEZ (da PUCRS) – versão alternativa do SL que pode ser integrado a qualquer AVA que suporte o padrão SCORM, como o Moodle: http://sites.google.com/site/sleucacional/meez
- Mídias na Educação (MEC): http://webeduc.mec.gov.br/
- MOODLE - um dos AVA´s mais utilizados atualmente: http://www.moodle.org.br
- NanoGong – grava e reproduz voz em página web. Quando a gravação é reproduzida, o usuário pode acelerar ou desacelerar o som sem alterá-lo: http://gong.ust.hk/nanogong/info_applet.html
- OA´s/OE´sBanco Internacional de Objetos Educacionais/Objetos de Aprendizagem (MEC) - Objetos de Aprendizagem – “unidade de instrução/ensino reutilizável”: http://rived.mec.gov.br/ e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ exemplo http://www.fisicavivencial.pro.br/
- Pandorga: Ambiente com jogos e programas de aprendizado. http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=12702936
- Pedagogia Vivencionista: http://www.vivencionismo.com.br
- PLE - Ambiente de Aprendizagem Pessoal - sistema que ajuda os alunos a controlarem e gerenciarem sua própria aprendizagem – diferem dos LMS que possuem características mais administrativas: http://elgg.org/
- Portal do Professor (MEC) - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
- Prezi - ferramenta que cria apresentações online criativas: http://prezi.com
- QIM - Quadro Informativo Multimídia:
- Second Life - SL - mundo virtual 3D utilizado por grandes universidades internacionais em conferências educacionais, etc / “Second Life é o Google dos Mundos Virtuais” (COIED): http://secondlife.com/
- SlideShare - compartilha Apresentações de slides: http://www.slideshare.net/
- Sloodle - união do AVA Moodle com o Second Life: http://www.sloodle.org/moodle/
- Squeak - software/mídia educacional para criações visuais: http://www.squeak.org
- Wiki´s: www.Wikispaces.com 

LISTA DE ALGUNS SOFTWARES PÚBLICOS

Pandorga - http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=12702936

O Pandorga GNU/Linux é uma distribuição educacional criada em 2006 especialmente para crianças, pré-adolescentes e escolas de ensino infantil e fundamental.

 Seu propósito é fazer do laboratório de informática um ambiente de segurança, diversão e aprendizado, com muitos jogos e programas que exercitem a mente sem perder o prazer em estudar.

 Querida pelos educadores, pais e alunos, a distribuição educacional Pandorga tem uma trajetória de sucesso, realizações, trabalho e diversão garantida desde o desenvolvedor até o usuário final, os alunos!
O i-Educar é um software de gestão escolar. Centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público.
O i-Educar foi desenvolvido inicialmente pela prefeitura de Itajaí-SC e fora disponibilizado como software livre através de uma parceria tecnológica com a Cobra Tecnologia.
Com o i-Educar é possível controlar todo o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Funcionalidades como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários e relatórios gerenciais são realizados de forma integrada. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas de cada escola.
Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes).
Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país.
O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicações seguindo dois paradigmas de programação diferentes. Dependendo das funcionalidades requeridas no projeto de cada aplicação, um paradigma possuirá uma melhor adequação que o outro.


Para permitir que iniciantes pudessem ter uma ferramenta para criar sons, representá-los em forma gráfica, escrever músicas e ouvir efeitos sonoros, era necessário um software voltado para atender estas facilidades.
Este software de edição de partituras é sem similar mundial. Possui todas as características de um editor de partitura convencional, acrescido de facilitadores em vários níveis, visando sempre permitir ao iniciante partir de ações reais, para o mundo técnico da música.
Sistema de gestão de aprendizagem para Educação a Distância baseado no conceito de blended learning (uma mistura de aulas a distância com presenciais). O Amadeus permite ampliar as experiências para diversas plataformas como Internet, desktop, celulares, PDAs e TV Digital, de forma integrada e consistente, permitindo a execução de novas estratégias de ensino e de aprendizagem orientadas por teorias construtivistas ou sócio-interacionista do desenvolvimento humano.
O EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre computadores e educação utilizando software livre. O projeto visa a construção de materiais didáticos para professores e alunos do ensino fundamental que auxiliem na integração das aula à tecnologia. Também temos como objetivo a construção de oficinas práticas que serão aplicadas nas escolas tendo como público alvo os professores e pedagogos da escola.


Disponível em: http://www.softwarepublico.gov.br/ListaSoftwares. Acesso em: 20 de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)