sábado, 9 de março de 2013

Nós somos nossa tecnologia



Posted: 27 Mar 2013 04:00 PM PDT

Polêmico filósofo esloveno fala de nossa relação com as máquinas

por Alexandre Matias | Galileu

Mal sou apresentado ao filósofo Slavoj Žižek no lobby do hotel na Alameda Santos, em São Paulo, em que ele se hospedou quando esteve no Brasil no mês passado, e ele aponta para a lata de refrigerante que está tomando: "Você sabe por que a Coca-Cola lançou a Coca-Cola Zero? Porque a Coca-Cola Light era associada ao público feminino, por ser 'light'. Ao criar a versão Zero, neutra, conseguiram recuperar o público masculino". E é nesse ritmo — uma enxurrada de ideias, pontos de vista, metáforas e hipóteses — que o pensador e provocador enfileira referências eruditas e pop, cultas e populares, para retratar o mundo ao seu redor. Sua recente visita ao Brasil aconteceu em decorrência do seminário Marx: A Criação Destruidora, realizado pelo Sesc e pela editora Boitempo (que está lançando Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético, do próprio esloveno no país). Aproveitei para conversar com ele sobre um dos assuntos que mais o interessam, que é o papel da filosofia em relação aos desenvolvimentos tecnológicos atuais. Em uma hora de papo ele falou sobre isso, sobre livre sexo, religião, singularidade, gnose e tecnologia — a maior parte dessa entrevista você assiste no vídeo que fizemos para o site Galileu. Por aqui, ele fala sobre a nossa relação com a tecnologia.

* Você acha que podemos ser otimistas em relação ao futuro, devido ao avanço da ciência e da tecnologia no século passado? 
A princípio, sim. Mas é bom não esquecermos de que a lacuna entre os mais pobres e os mais ricos é muito maior. Os ricos, verdadeiramente ricos, vivem num mundo bem diferente, mesmo no que diz respeito à ciência. Essas pessoas estão se prevenindo contra possíveis doenças, talvez até modificando seus cérebros para ficarem mais inteligentes. Pode ser que em breve as diferenças de classe se tornem diferenças na espécie. Mas concordo que há o velho pessimismo humanista europeu que prega a catástrofe, diz que a humanidade está em seus últimos dias e que estamos nos tornando máquinas que só se interessam pelo prazer.

* Mas esta crítica tem a ver com o deslumbre atual pelo universo digital, que vem tomando conta das pessoas como se fosse um vício. 
Não acho que isso seja um problema, pois a natureza humana tem uma habilidade incrível de incorporar e padronizar o que, a princípio, a chocava. Quem escreveu primeiro sobre isso foi
Henri Bergson, que, ao se referir à Primeira Guerra Mundial, dizia que, antes da guerra, todos diziam: 'Estamos vivendo 50 anos de paz na Europa, uma guerra nunca poderá acontecer de novo'. Mas então a guerra explodiu e dentro de uma ou duas semanas de choque, todo mundo a tomou como um fato.

* Você não acha que há um tabu em relação à adaptação às novas tecnologias? 
Sim, isso pode ser traumático. Por exemplo, pessoas com problemas renais precisam fazer diálises constantemente. Alguns pacientes me disseram que por mais que pensamos que somos autônomos e só precisamos de nossos corpos, eles dependem de uma máquina que está fora do seu corpo. Se o vínculo com a máquina é rompido, é a morte. E numa metáfora patética, será que a nossa linguagem, nosso sistema simbólico, não funciona da mesma forma? É o que diz, por exemplo, o estudioso da cognição cerebral
Daniel Dennett, que fala que do mesmo jeito que um animal sem os pelos não é um animal — um coelho depilado é antinatural —, o mesmo vale para o ser humano — não em relação a nossas roupas, mas às nossas máquinas. Elas são partes da nossa identidade. Se você desconectar o ser humano de suas máquinas, você tem um animal mutilado.

* Somos a nossa tecnologia. 
Com certeza! E as tecnologias modernas só nos tornam mais conscientes disso.

* Assim pode ser que a internet, por exemplo, seja uma manifestação física de nosso inconsciente coletivo? 
Sim, isto está acontecendo, mas é algo que só faz sentido quando contraposto às nossas mentes individuais. Não compro essa história de "mente coletiva". Se você matar as pessoas que operam as máquinas, elas não vão ficar felizes trabalhando sozinhas. São apenas máquinas burras funcionando. Máquinas inteligentes só trabalham de forma inteligente em contato com a inteligência humana. Não falo isso como um humanista, mas apenas consciente da subjetividade humana. 
Posted: 27 Mar 2013 08:00 AM PDT

Para fazer da tecnologia uma aliada da educação, é preciso vencer o medo do novo e superar a cultura imobilizadora da queixa

Maria Alice Setubal | Folha de S. Paulo

Os tablets substituirão o professor? Como as tecnologias afetam a educação? Por que a educação tradicional não responde aos anseios da sociedade contemporânea? A relação entre as tecnologias e a educação instiga muitas questões.

Os vídeos de matemática de Salman Khan são apenas um exemplo. O sucesso das inúmeras plataformas, vídeos, games e aplicativos educacionais que inovam as formas de aprendizagem nos leva a refletir sobre os fundamentos que apoiam essas ferramentas.

A revolução tecnológica possibilitou o surgimento de uma inteligência coletiva, com aprendizagens em rede e descentralização das esferas do conhecimento.

A aprendizagem é um processo social fruto de um contexto histórico. Portanto, a revolução tecnológica impacta diretamente esse processo não apenas pelas inúmeras possibilidades de acesso às informações, como também pela forma sistêmica de construção do conhecimento. A maioria das escolas ainda trabalha de maneira linear e simplista, onde o ensino se baseia em aulas expositivas e livro didático. Já a inteligência coletiva é colaborativa e se irradia a partir de diversas fontes e formatos.

O hipertexto é um exemplo desse processo. Cada clique abre infinitas portas de informações. O conhecimento não está mais estanque em caixas. Ele é transversal e produzido nas conexões entre várias informações. Essa transversalidade se expressa nas demandas das empresas e nas expectativas dos jovens.

De um lado, as organizações buscam um perfil de colaborador que responda aos desafios do mundo globalizado e complexo. Pessoas que saibam resolver problemas, comunicar-se claramente, trabalhar em equipe e de forma colaborativa.
Que usem as tecnologias com desenvoltura para selecionar, sistematizar e criticar as informações. E que sejam inovadoras e criativas.

Por outro lado, pesquisas mostram que os alunos querem ter maior liberdade e autonomia, um ensino personalizado, colaborativo e em rede, com conteúdos relacionados ao mundo real. O jovem quer sentir-se motivado e conectado com as tecnologias. Quer ser produtor de conhecimento e cultura, não um passivo ouvinte de aulas expositivas.

Assim, tanto a demanda do mercado de trabalho quanto o novo perfil dos jovens exige uma mudança nas formas de ensinar e aprender. A autonomia, a construção colaborativa do conhecimento, o diálogo, a participação e a criatividade, potencializada pelas possibilidades de navegar na internet com diferentes ferramentas, são os eixos de sustentação desse novo modelo.

O processo amplificado pelas novas tecnologias faz com que o professor não seja mais o único detentor do saber. Ele deve tornar-se um mediador das diferentes fontes e formas de aprendizagem, função muito mais complexa do que a de um expositor de conteúdos. Trata-se de uma pedagogia descentrada, participativa e colaborativa, em que informações e conhecimentos se conectam, se multiplicam e voltam a se conectar gerando novos conteúdos e formatos.

Para fazer da tecnologia uma aliada da educação, é preciso vencer o medo do novo e superar a cultura imobilizadora da queixa. É preciso caminhar em direção a uma cultura da potência. Esse movimento cria um novo paradigma para a profissionalização dos professores.

Ao se atualizar o perfil do professor, dando-lhe condições de responder às demandas educativas que a sociedade espera da escola, resgataremos a valorização docente e a função imprescindível que esses profissionais exercem para a construção do país que queremos.

Maria Alice Setubal, doutora em psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica-SP, é presidente dos conselhos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Fundação Tide Setubal

Fonte: http://www.pesquisamundi.org/

Termos atuais no mundo da Educação

Confira os termos mais atuais no mundo da educação


De volta da cobertura do SXSWedu, no Texas, o Porvir trouxe na mala novos termos que são tendência no mundo da educação. Para que você não fique por fora desses assuntos, nós atualizamos nosso glossário antigo, acrescentando novos conceitos, como a sala de aula na nuvem, desescolarização e Steam. Já sabe o que querem dizer? Ainda não? Então confira essas e outras informações no infográfico abaixo.
Se você quiser saber mais sobre tendências educacionais, fique atento. Debates sobre esses e outros termos do universo educacional ocorrerão no dia 4 de abril no Transformar 2013, evento promovido em parceria entre o Instituto Inspirare e a Fundação Lemann. Organize seu grupo e assista ao vivo!
Fonte: http://porvir.org/porpensar/confira-os-termos-mais-atuais-mundo-da-educacao/20130313

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cartilha para educadores do Facebook


Facebook cria cartilha para educadores utilizarem melhor seus recursos
Facebook para Educadores
Rede social quer atrair professores e mostra, por meio do novo guia, como suas ferramentas podem agilizar pesquisas, ampliar e organizar a relação com alunos e seus pais, favorecer o crescimento profissional, etc... E ainda manter a privacidade.
cartilha já está traduzida para o Português. Vale a pena conhecer!
Fonte: http://www.sead.ufscar.br/outros/blog-da-sead

quarta-feira, 6 de março de 2013

I Workshop protocolo e cerimonial na organização de eventos - parte prática





PROGRAMAÇÃO

I WORKSHOP
PROTOCOLO E CERIMONIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Integração entre as fases

Dias 02, 03, 04 e 05 de abril de 2013



1º Dia, 02/04 – parte teórica

<![if !supportLists]>      <![endif]>Reciclagem sobre as leis, decretos e normas protocolares na organização dos eventos.
<![if !supportLists]>      <![endif]>Reciclagem sobre as normas e regras para a implantação do evento.

Início da dinâmica

<![if !supportLists]>      <![endif]>Divisão em grupos
<![if !supportLists]>      <![endif]>Escolha de dois eventos por grupo
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Congresso, Seminário ou Simpósio
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Inauguração
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Pedra Fundamental
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Feira, Salão ou Exposição
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Congresso + Feira
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Posse e/ou Transmissão de Cargo
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Outorga de Títulos e Medalhas
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Lançamento de livro ou Noite de Autógrafos
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Assinatura de Convênios, Protocolos e Acordos
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Comemoração – exemplo: 50 anos da empresa
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Lançamento de Produto
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Almoço, jantar, coquetel.


2º Dia, 03/04 – parte prática

<![if !supportLists]>      <![endif]>Explicação sobre a metodologia do workshop
<![if !supportLists]>      <![endif]>Planejamento estratégico
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Divisão de funções / coordenação
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Início do projeto
<![if !supportLists]>§  <![endif]>Ações necessárias à organização
<![if !supportLists]>§  <![endif]>Definição de objetivo
<![if !supportLists]>§  <![endif]>Definição de públicos
<![if !supportLists]>§  <![endif]>Estratégias
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Montagem da infra-estrutura operacional

<![if !supportLists]>§  <![endif]>Local do evento
<![if !supportLists]>§  <![endif]>Salas paralelas
<![if !supportLists]>§  <![endif]>Equipamentos e material necessário
<![if !supportLists]>§  <![endif]>Logística

3º Dia, 04/04 – parte prática

<![if !supportLists]>o   <![endif]>Final da montagem da infraestrutura operacional
<![if !supportLists]>§  <![endif]>Definição de pessoal
<![if !supportLists]>§  <![endif]>Definição de apoio externo

<![if !supportLists]>      <![endif]>Implantação do evento
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Definição das normas protocolares
<![if !supportLists]>o   <![endif]>Montagem do cerimonial seguindo o estilo do evento.

<![if !supportLists]>      <![endif]>Brainstorming com cada grupo para revisão final do projeto.


4º Dia, 05/04– apresentação

<![if !supportLists]>      <![endif]>Explicação sobre a metodologia de apresentação
<![if !supportLists]>      <![endif]>Apresentação de um trabalho por grupo
<![if !supportLists]>      <![endif]>Análise, correções e debates



Considerações gerais

<![if !supportLists]>1.    <![endif]>Os participantes serão divididos em grupos de acordo com os interesses das organizações nas quais atuam e sobre o formato dos eventos escolhidos.

<![if !supportLists]>2.    <![endif]>A definição dos grupos será de iniciativa dos participantes.

<![if !supportLists]>3.    <![endif]>O número de participantes por grupo não deverá ultrapassar 4 (quatro) pessoas.

<![if !supportLists]>4.    <![endif]>O IBRADEP fornecerá toda a infraestrutura necessária para a realização do workshop:

<![if !supportLists]>     <![endif]>Coffee-break – 2 ao dia e almoço nos 4 dias
<![if !supportLists]>     <![endif]>Pasta, bloco, caneta e apostila
<![if !supportLists]>     <![endif]>Bancada com computadores
<![if !supportLists]>     <![endif]>Impressora, papel e cartucho
<![if !supportLists]>     <![endif]>Sistema de apresentação em tela – data show, som


<![if !supportLists]>     <![endif]>Técnico de audiovisual e internet em tempo integral
<![if !supportLists]>     <![endif]>3 (três) profissionais do IBRADEP
<![if !supportLists]>     <![endif]>A coordenação do workshop será da relações públicas Gilda Fleury Meirelles, diretora do IBRADEP – currículo anexo.
<![if !supportLists]>     <![endif]>Para a inscrição no workshop será necessário, ao participante, conhecimentos básicos sobre planejamento e organização de eventos, cerimonial e protocolo. Enviar um mini currículo (3 linhas) na inscrição.


DADOS

Data               02, 03, 04 e 05 de abril de 2013

Horário          das 9h00 às 18h00 – carga horária: 32 horas-aula

Local              San Marco Hotel
                        SHS Quadra 05 Bloco “C”
70322-914 – Brasília – DF  
Tel: (55 61) 2103-8484 – Fax (55 61) 2103-8404
Somente para reservas de hospedagem -                                          e-mail: reservas@sanmarco.com.br 

Hospedagem – é da responsabilidade direta de cada participante.

Inscrição por participante:  R$ 3.800,00

Incluído: material de apoio, apostila, coffee-break e almoço.

Não incluído: passagem, traslado, hospedagem e estacionamento.


Solicitamos que o empenho seja enviado por fax antes da data de início do Workshop.


Inscrição, depósito e empenho para:

Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial.
IBRADEP - Gestão da Comunicação
Avenida Dr. Yojiro Takaoka, 4384, Edifício Shopping Service, 7º andar, sala 704 - Alphaville
06541-038 - Santana de Parnaíba - SP
CNPJ nº 07.933.635/0001-90   -   Inscrição Municipal nº 56.822  SICAF nº 1321052
Tel.: (11) 4152-8419        Telefax: (11) 4153-6436



FAVOR IDENTIFICAR O DEPÓSITO

Banco 237 – Bradesco S/A
Agência nº 3504-1 – Cerqueira César / SP
Conta Corrente nº 017240-5

Banco 237 – Bradesco S/A
Agência nº 2774-0 – Nova Alphaville
Conta corrente nº 008559-6


CURRÍCULO

Gilda Fleury Meirelles, bacharel em Comunicação Social, com habilitação em relações públicas pela FAAP / SP, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero / SP, MBA pela Universidade Syracuse (USA) e Aberje, consultora, assessora, instrutora e professora de comunicação empresarial, protocolo, cerimonial, eventos e cultura internacional – hábitos e costumes dos povos. Registrada no CONRERP – Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2ª Região; associada da ABRP – Associação Brasileira de Relações Públicas de São Paulo e Membro Honorário da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil.
Foi coordenadora de Comunicação Social da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, conselheira do CONRERP – Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (duas gestões); diretora da ABRP/SP – Associação Brasileira de Relações Públicas (quatro gestões) e coordenadora no Brasil do CIESURP – Centro Interamericano de Estúdios Superiores de Relaciones Públicas y Opinión Pública, da CONFIARP – Confederación Interamericana de Relaciones Públicas.
Recebeu os prêmios “Destaque de Relações Públicas - Setor Governamental”, ABRP/SP; “Idéias em Relações Públicas”, CONRERP/RJ; “Voto de Louvor e Congratulações”, da Câmara Municipal de São Paulo. Em 2002, recebeu o título de Miembro de Honor del Consejo Superior Europeo de Doctores Honoris Causa - CSEDOHC, instituição autorizada e reconhecida pelo Ministério do Interior do Reino da Espanha.
Em 2004, da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial o “Prêmio ABERJE 2004 - Rio de Janeiro”, na categoria Eventos Especiais; a “Medalha 50 Anos – Importância e Reconhecimento”, homenagem da ABRP – Associação Brasileira de Relações Públicas de Pernambuco, o “Diploma e Medalha de Honra ao Mérito Consular”, outorgada pela ACONBRAS – Associação dos Cônsules Honorários no Brasil; o Prêmio  “Top of Quality” – Destaque Ano 2010, da Ordem dos Parlamentares do Brasil (2010); a Medalha Tiradentes, e o Título de Cidadã do Estado do Rio de Janeiro, outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (2010).
Autora dos livros “Tudo sobre Eventos”; “Eventos – Seu Negócio, Seu Sucesso”; “Protocolo e Cerimonial - Normas, Ritos e Pompa” (4ª edição); e co-autora do livro “O Negócio é o Seguinte – Hábitos e costumes dos povos e sua influência na vida empresarial”. Articulista de jornais e revistas, do site Ibradep e Aberje; painelista e conferencista em eventos nacionais e internacionais, como 3º Encontro Luso-Afro Brasileiro de Comunicação Social; XXIV Congresso Interamericano de Relações Públicas, Varadero, Cuba; V Foro Internacional de Relações Públicas, Puerto Rico, EUA; I Seminário Profissional sobre Protocolo, Cerimonial e Eventos na América Latina; Congresso Profissional Ibero-Americano de Comunicação Empresarial e Cerimonial; 2º Seminário de Comunicação Social da Justiça Eleitoral, promovido pelo TSE; I, II e III Congresso Profissional Ibero-Americano de Comunicação, Cerimonial e Eventos; entre outros.
Atualmente, é presidente da delegação do Brasil no Consejo Superior Europeo e Iberoamericano de Doctores Honoris Causa (Barcelona, Espanha); professora da pós-graduação em Gestão do Cerimonial da Universidade Caxias do Sul/ RS; da pós-graduação em Planejamento e Organização de Eventos, da FAAP – Faculdade Armando Álvares Penteado/SP; de cursos e do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial; e de cursos do IBRADEP – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial, do qual é diretora.

terça-feira, 5 de março de 2013

Aplicativos para estudantes de medicina

10 aplicativos úteis para estudantes de medicina

Facilite e organize sua rotina de estudos com as plataformas sugeridas. Confira a lista com os 10 aplicativos úteis para os estudantes de medicina 

A rotina de um estudante é muito cansativa. A daqueles que se dedicam à medicina, mais ainda. Além do conteúdo pesado das aulas, as tarefas e outras atividades também exigem enorme dedicação, disciplina e esforço. Para facilitar seu cotidiano e ter acesso a mais informações de qualidade, confira a seguir os 10 aplicativos específicos para estudantes de medicina:
 
Crédito: Shutterstock.com
O aplicativo iMCQs in Dermatology é específico para estudantes que se especializarão na área de dermatologia

1 Medscape Mobile
O
 Medscape Mobile é uma enciclopédia em inglês com centenas de artigos sobre vários tópicos relacionados à medicina. Eles oferecem ainda uma enorme base de informações sobre doenças e imagens.

2 MedCalc
O aplicativo
 MedCalc disponibiliza inúmeras fórmulas utilizadas nas aulas, além da função de calculadora e conversora de unidades.

3 Eponyms
O
 Eponyms traz a discrição de mais de 1.700 termos médicos em inglês.

4 Micromedex
O
 Micromedex oferece uma enciclopédia farmacêutica e informações sobre os remédios utilizados no Canadá e nos Estados Unidos. Oferece instruções de uso e efeitos colaterais.

5 Epocrates
O aplicativo
 Epocrates oferece centenas de descrições e instruções de uso para remédios, além de calculadoras e identificador de pílulas.

6 iRadiology
iRadiology
 contém apresentações de radiologia e outras aplicações que você tenha melhor entendimento.

7 Heart Pro
O aplicativo
 Heart Pro não é gratuito, mas seu preço pode ser justificável pelo material que oferece. Desenvolvido em parceria com a Universidade de Stanford, com ele é possível ver o coração humano em 3D de qualquer ângulo.

8 ACC Pocket Guidelines
Com conteúdo totalmente em inglês e elaborado pela
 American College of Cardiology Foundation, o aplicativo ACC Pocket Guidelines é uma verdadeira enciclopédia ambulante da cardiologia, além de ser totalmente gratuito.

9 Lexi – Dental Complete
Disponível em português e gratuito, o
 Lexi – Dental Complete oferece o conteúdo necessário para um diagnóstico na área de odontologia.

10 iMCQs in Dermatology
O aplicativo
 iMCQs in Dermatology é específico para estudantes que se especializarão na área de dermatologia. Disponibiliza exercícios para revisão baseados em casos reais.

Ave Maria - to cry.



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=k6QwuL0UWEI

segunda-feira, 4 de março de 2013

Interfaces Tecnológicas para sala de aula

Tablets, redes sociais, smartphones, lousas interativas e muitas outras ferramentas podem fazer toda a diferença no aprendizado e interação entre alunos e professores

As mudanças causadas pelo desenvolvimento tecnológico estão cada vez mais presentes nas escolas. Professores e alunos têm experimentado diferentes ferramentas como tablets, lousas interativas e até mesmo as redes sociais dentro e fora da sala de aula e descoberto como podem ser úteis para melhorar o aprendizado e interação.

A seguir você pode conferir três sugestões para revolucionar as aulas com tecnologia:

1. Lousas interativas

Uma lousa interativa, também conhecida como lousa digital ou quadro interativo, permite que o professores exiba a tela do computador em uma grande tela para toda a sala. Além disso, a tela é sensível ao toque e permite que professores e alunos interajam em diferentes jogos, exercícios e aplicações. Algumas lousas são equipadas com canetas especiais que permitem interação específica com a lousa.

2. Tablets

Alunos de todas as idades podem aproveitar os benefícios oferecidos pelos tablets para jogos educacionais, apresentações acadêmicas, pesquisas, interação e comunicação, seja pelo e-mail ou pelas redes sociais. A variedade de aplicativos para todas as matérias é enorme. Os professores podem escolher desde dicionários até mesmo jogos que simulam o espaço.

3. Redes sociais

Cada vez mais indispensáveis na vida cotidiana de todas as pessoas, as redes sociais também têm se adaptado para as demandas das escolas. Surgem novas plataformas específicas para o universo acadêmico, enquanto outras se adaptam para receber alunos e professores no melhor ambiente online e sociável possível.

 Fonte: Universia Brasil - 3 ferramentas tecnológicas que podem revolucionar a sala de aula em 2013

  

domingo, 3 de março de 2013

Curso sobre Licitação e Contratos Administrativos

Cursos  Licitação e Contratos Administrativos

(Próximas disciplinas do IFET)
Início do processo seletivo: 25/02/2013 (segunda-feira)
Fim do processo seletivo: 01/03/2013 (sexta-feira)
Previsão de início dos cursos: 12/03/2013 (terça-feira) 
Duração: 50 dias

Observações:

Lembramos que só é permitido participar de um processo seletivo por semestre para os cursos com tutoria.
* As avaliações são todas a distância, e não possuem horário ou data estabelecida, mas sim prazos para entrega das atividades.
A seleção de alunos obedecerá aos seguintes níveis de prioridade:
<![if !supportLists]>·         <![endif]>servidores do Senado Federal;
<![if !supportLists]>·         <![endif]>servidores do Poder Legislativo e demais instituições conveniadas;
<![if !supportLists]>·         <![endif]>público em geral.
O e-mail de confirmação ou negativa de matrícula será enviado em até 3 dias antes da data de início do curso

1. CARGA HORÁRIA

80 horas

2.OBJETIVO GERAL

Proporcionar o conhecimento da legislação concernente a licitações e contratos administrativos no setor público.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I - LICITAÇÕES
Unidade 1 - Conceitos básicos;
·         Unidade 2 - Obrigatoriedade da licitação;
·         Unidade 3 - Modalidades e tipos de licitações;
·         Unidade 4 - Procedimentos das licitações;
·         Unidade 5 - Pregão.
MÓDULO I I - CONTRATOS
·         Unidade 1 - Conceitos básicos;
·         Unidade 2 - Formalização dos contratos administrativos;
·         Unidade 3 - Alterações nos contratos administrativos;
·         Unidade 4 - Execução dos contratos administrativos;
·         Unidade 5 - Modalidades de contratos administrativos.

4. PÚBLICO-ALVO

Servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, dos órgãos conveniados e dos parlamentos de língua portuguesa, do Mercosul e público em geral. 
* O ILB procura matricular servidores dos diversos órgãos conveniados, porém não necessariamente todos esses candidatos, visto que o número de vagas é sempre bastante inferior ao da demanda, e que o ILB tem por princípio também atender, mesmo que em minoria, os cidadãos em geral.

5. CUSTO PARA O ALUNO

Gratuito. No caso de desistência ou reprovação, novo processo seletivo não será aceita no semestre seguinte.

6. MODALIDADE/MEIO

A distância, através da Internet, com acompanhamento de um Professor-Tutor. A interação entre o tutor e os alunos ocorre por meio da plataforma educacional do ILB.

7. MATERIAL DIDÁTICO

Disponibilizado no ambiente eletrônico do curso, para ser impresso pelo aluno.

8. PRÉ-REQUISITOS

Acesso à internet, conta de correio eletrônico e processador de textos compatível com documentos do Microsoft Word.

* É recomendável que o aluno esteja ao menos cursando o ensino superior.

9. CONTEUDISTA

Lucas Rocha Furtado

10. COORDENADORA

Jenifer de Freitas Oliveira

11. TUTORES - minicurrículos

Patrícia Junqueira de Alencastro
José Tadeu Amorim
Marcelo Astor Pooter
Vicente Manuel de Araújo Rayol
Vincenzo Papariello Júnior

12. CERTIFICADO ON-LINE

Conseguindo desempenho suficiente nas atividades programadas, você estará apto à certificação. Você terá a opção de imprimir o CERTIFICADO e uma DECLARAÇÃO com o conteúdo programático. Poderá também salvar o arquivo, para posterior impressão. (Os certificados não serão enviados pelos Correios).
Para os inscritos a partir do segundo semestre de 2011, o ILB passou a fornecer autenticação digital, cujo código consta do certificado e que pode ser acessada na página inicial (a mesma em que é feito o login).

13. FALE CONOSCO:

Subsecretaria de Pesquisa e Desenvolvimento, Estudos e Projetos
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO
Via N-2 , Unidade de Apoio V - Senado Federal 
CEP: 70165-900 Brasília - DF 
E-mail: ilbead@senado.gov.br Fone: (61) 3303-1684
Fonte: http://www.senado.gov.br/sf/senado/ilb/asp/ED_Cursos_LicitacoesEContratosAdministrativos.asp