sábado, 16 de março de 2013

Graduação EAD em Libras forma surdos em todo o país e interessa China


Estão abertas até o dia 22 de março de 2013, sexta-feira, as inscrições para os cursos extracurriculares de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da UFSC. Os cursos pretendem disseminar o ensino e a aprendizagem desta língua para alunos, professores, pesquisadores e técnico-administrativos em Educação da UFSC e também para a comunidade externa, capacitando-os para a comunicação geral, a instrumental e a preparação para exames de proficiência. As aulas iniciam no dia dia 25 de março.
As inscrições devem ser feitas no site da Fapeu: http://fap6.fapeu.org.br/scripts/fapeufap.pl/swfwfap176.p.
Informações: (48) 3721-6586, http://www.libras.ufsc.br/ ou .
LIBRAS EXTRACURRICULAR 
Fonte: http://noticias.ufsc.br/2013/03/18/curso-extracurricular-de-libras-tem-inscricoes-abertas-ate-22-de-marco/
O modelo desenvolvido pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para cursos a distância de bacharelado e de licenciatura em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) pode ser exportado para a China.
O projeto formou cerca de 450 alunos nas primeiras turmas, dos quais 400 surdos. Agora a universidade pode participar de um curso de Libras internacional. 
"Os chineses demonstraram interesse na criação de um curso de Libras internacional que seja capaz de atender aos estudantes asiáticos", conta a professora da UFSC Ronice Müller de Quadros, que foi até esse país apresentar o caso brasileiro durante a 3° Conferência Internacional de Linguística de Sinais e Educação de Surdos na Ásia.
O projeto-piloto também teria a participação de universidades da Alemanha, dos Estados Unidos e de Hong Kong.

Libras no país

No Brasil, existem apenas dois cursos de graduação a distância em Libras cadastrados pelo MEC (Ministério da Educação): licenciatura em Língua Portuguesa e Libras da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e bacharelado e licenciatura em Libras da UFSC.

POLOS DE OFERTA DO CURSO DE LIBRAS DA UFSC*

CidadeInstituição
BelémUFPA
Belo HorizonteCefet-MG
BrasíliaUnB
CampinasUnicamp
CuritibaUFPR
Dourados (MS)UFGD
FlorianópolisUFSC
FortalezaUFC
GoiâniaCefet-GO
NatalUFRN
Porto AlegreUFRGS
RecifeUFPE
Rio de JaneiroInes-RJ
SalvadorUFBA
VitóriaUFES
  • * Em 2012
Em Santa Catarina, o curso foi aberto em 2006. "Fizemos visitas presenciais para conversar com os estudantes e acertar as aulas para o ambiente virtual, sempre levando em consideração o processo de assimilação de conhecimento do surdo, que ocorre primeiro pela linguagem dos sinais", conta Ronice. 
O curso é composto por uma parte virtual --com videoaulas e videoconferências com os professores, apostilas e DVDs com material de estudo-- e 30% da carga horária é realizada em encontros presenciais nos polos de ensino.
De 2006 até a metade de 2012, o projeto recebeu recursos do governo para formar parcerias com instituições públicas do ensino superior, o que permitiu a abertura de polos em 15 Estados e a formação de 450 estudantes para darem aulas de Libras ou trabalharem como intérpretes.
No Brasil, 9,7 milhões (5,1% da população) de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência auditiva no Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em 2013 a UFSC entra no programa federal Viver sem Limites, que pretende garantir direitos básicos de brasileiros com deficiência, e deve levar seu modelo de ensino para outras instituições de ensino superior do país, que poderão ofertar cursos de Libras a distância ou presenciais.
Ainda não está definido o número de universidades que participarão do programa.

Admissão

Os cursos a distância de bacharelado e de licenciatura em Libras da UFSC têm duração de quatro anos e são gratuitos, com processo admissional por vestibular.
Em Santa Catarina, são 60 vagas na modalidade a distância (30 para bacharelado e 30 para licenciatura) e 40 na presencial (20 para bacharelado e 20 para licenciatura).
Os vestibulandos que prestam o curso a distância precisam ter conhecimento prévio de Libras, pois os exames são dados nessa linguagem. No presencial, a Libras só é exigida a partir do primeiro ano.
O bacharelado prepara os alunos para atuarem como tradutores e intérpretes e o segundo forma professores em Libras. Nos dois cursos, o graduando tem um programa de estudos que cobre a língua, a literatura e a cultura da comunidade surda do Brasil e de outros países.
Fora da graduação, a UFSC disponibiliza gratuitamente material online em Libras, com 600 horas de formação básica, 1.020 horas de formação específica e 750 horas de formação pedagógica para quem tiver interesse no assunto.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/07/graduacao-ead-em-libras-forma-surdos-em-todo-o-pais-e-interessa-china.htm

SAIBA MAIS SOBRE EAD


sexta-feira, 15 de março de 2013

FESPA Brasil e ExpoPrint Digital - Destaques do dia em tempo real

 Gentilmente enviado por email. :)


13 de março de 2013
Começou a FESPA Brasil 2013, após meses de trabalho duro, tanto da parte dos realizadores / organizadores, quanto da parte dos expositores. Da parte da APS Feiras, a parceira brasileira da FESPA UK, esse dia teria que ser muito especial. Por isso foram feitos investimentos diversos para garantir o sucesso e a qualidade dos eventos FESPA que têm como marca registrada a qualidade do público e dos expositores.Os esforços foram desde uma campanha de marketing eficiente, utilizando tanto canais tradicionais, como revistas e periódicos do setor, quanto estratégias modernas e alinhadas com o novo público da era digital, como técnicas que otimizam e priorizam nossos eventos em ferramentas de busca como o Google facilitando, assim, que os interessados na… [+]
14 de março de 2013
Empresa oferece gama de produtos e ressalta qualidade do público presente na ExpoPrint Digital 2013... [+]
14 de março de 2013
Abertura da ExpoPrint Digital 2013 reforça força da marca com presença de grande público para conferir as novidades dos expositores... [+]
14 de março de 2013
Océ apresenta máquina da família Arizona que imprime em uma grande variedade de substratos... [+]
14 de março de 2013
Empresa apresenta ao mercado a primeira impressora com toner branco C711WT... [+]
14 de março de 2013
PRO 4 XR-640 é o grande lançamento da Roland DG para a FESPA Brasil. Equipamento está agradando os presente... [+]
13 de março de 2013
Xaar vai abordar "Novas oportunidades de negócios na impressão digital" nessa quinta-feira na FESPA Brasil... [+]
13 de março de 2013
Com distribuição de revistas criadas com exclusividade a cada visitante do estande, Meta Solutions potencializa comunicação personalizada de alto impacto... [+]
13 de março de 2013
A FESPA Brasil inaugura sua primeira edição no Brasil e comprova a força da marca com corredores cheios de empresários em busca de novidades e bons negócios... [+]
13 de março de 2013
Palestras atraíram bom púbico ao Congresso Internacional da FESPA Brasil, que segue até sábado... [+]
13 de março de 2013
Empresa participa da ExpoPrint Digital 2013 com a Impressão 4 Cores Heidelberg, que tem qualidade e custo reduzido... [+]



quinta-feira, 14 de março de 2013

Cursos Online - espaço Real


Cursos online ganham espaço real na vida de estudantes

Portais como o Coursera e o edX tornaram aulas pela internet uma ótima alternativa para difusão e aquisição de conhecimento

Cada vez mais populares e difundidos entre as principais universidades do mundo, osmassive open online courses (mooc) são cursos elaborados para plataformas da web por professores das instituições, com conteúdo aberto baseado em disciplinas ministradas em graduações tradicionais.
Sem encontros presenciais e disponibilizados em portais como o Coursera, criado por professores da Universidade de Stanford, e o edX, gerenciado pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), os moocs se tornaram uma ótima alternativa para difusão e aquisição de conhecimento, garantem especialistas.
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora, na UFRGS, da Rede Nacional de Formação de Professores, Marie Jane Carvalho garante que, quando acompanhados com dedicação, os cursos online podem trazer resultados melhores do que os ministrados em salas de aula:
— Ambos dependem de boa organização, preparação e atendimento ao aluno. Nunca houve tantos cursos oferecidos pelas melhores universidades do mundo. Quem ultrapassar a barreira da língua pode conseguir tanto ou mais conhecimento em comparação com uma formação convencional — explica.
Muitos dos mooc exigem noções prévias sobre o assunto. Assim, são alternativas para ampliar o conhecimento, não para "engordar" o currículo:
— É outra forma de pensar o ensino. Trata-se de uma busca por conhecimento que rompe com os cânones da educação — opina Marie Jane.
O professor de Recursos Humanos da Unisinos Carlos Sabrito alerta que, para um desempenho satisfatório, é necessário que o aluno se adapte a uma rotina em que ele é dono do próprio horário e está longe da sala de aula:
— O curso online não é para todo o mundo. Em razão da quantidade de leituras e tarefas solicitadas, é preciso ser muito disciplinado para não deixar a geladeira interferir.
Para escolher o curso adequado
Tenha bem claros seus objetivos. Muitas pessoas procuram cursos online em busca de um conhecimento específico, não propriamente com a proposta de conseguir um certificado.
Confira detalhes técnicos
Os cursos disponibilizam conteúdos em diversas mídias. Por isso, é importante ter os programas certos para abrir arquivos de texto e vídeo. Além disso, pode ser necessário dispor de uma webcam.
Como deve ser sua postura
Para fazer um curso online é fundamental ser pró-ativo. Ninguém controla o estudante, por isso a evolução nos conteúdos depende exclusivamente do aluno.
Organize seu tempo
É importante organizar a rotina de modo a não passar muito tempo sem acompanhar as atividades para não acumular tarefas. Quem não seguir o ritmo do curso pode ficar para trás.
Junte-se a redes
Por vezes, milhares de pessoas podem se inscrever no mesmo curso, muitos com interesses distintos. Então, associe-se em redes menores, com estudantes que têm objetivos semelhantes aos seus. Isso ajuda a interagir com pessoas que tenham o mesmo foco de estudo que você.
Prepare o ambiente
Para que seu rendimento não seja insuficiente, é muito importante estar em um local apropriado para estudar. Os cursos online exigem bastante leitura e concentração.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vestibular/noticia/2013/03/cursos-online-ganham-espaco-real-na-vida-de-estudantes-4070515.html 

terça-feira, 12 de março de 2013

O que é verdade e o que é mito em EaD - UOL


Mito ou verdade: Especialistas esclarecem 11 dúvidas sobre EAD

Pouca gente sabe, mas o EAD (ensino a distância) existe há mais de um século no Brasil. Aqui e no exterior, o método de aprendizado remoto ganhou fôlego a partir da propagação em massa da internet. Um dos resultados desse movimento foram os cursos de graduação, que hoje podem ser feitos de forma semipresencial. O método, porém, ainda gera dúvidas.
UOL ouviu especialistas, que esclarecem as dúvidas mais comuns que ainda rondam o ensino a distância superior.
Além da consultora da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) Arlete Guibert, foram entrevistados o coordenador de EAD da UnB (Universidade de Brasilia), Athail Pulino, a coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Rosely Zen Cerny, e o diretor executivo da FGV Online (Fundação Getúlio Vargas), Stavros Panagiotis Xanthopoylos.
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Mito ou verdade: Especialistas esclarecem 11 dúvidas sobre ensino a distância11 fotos

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O ensino a distância ameaça o emprego do professor. MITO: Este profissional é essencial para verificar o aprendizado a distância do aluno. O computador não vai substituí-lo. Na opinião do professor Athail Pulino, da UnB, o professor de EAD consegue até acompanhar melhor o desempenho dos alunos. Isso é feito por meio de atividades próprias dos cursos a distância, como fóruns de discussão, testes online e atividades extras, que são em quantidade maior que nos cursos presenciais, segundo ele Mateus Bruxel/Folhapress

1. O ensino a distância ameaça o emprego do professor

MITO: Este profissional é essencial para verificar o aprendizado a distância do aluno. O computador não vai substituí-lo. Na opinião de Pulino, o professor de EAD consegue até acompanhar melhor o desempenho dos alunos. Isso é feito por meio de atividades próprias dos cursos a distância, como fóruns de discussão, testes online e atividades extras, que são em quantidade maior que nos cursos presenciais.

2. A avaliação do EAD apresenta falhas porque algumas tarefas, como testes de múltipla escolha, são corrigidas automaticamente por um sistema, e não pelo professor

MITO: O EAD permite uma maior personalização no ensino que a educação presencial porque o aluno recebe orientação individualizada, diz Pulino. Ele acredita que o professor tradicional não tem condições para comentar uma prova e dar retorno de rendimento para cada um de seus alunos em apenas 50 minutos de aula. "Já no EAD, o aluno tem a supervisão do professor e de tutores. Além disso, os testes de múltipla escolha não são o único meio de avaliação. O tutor de EAD acompanha regularmente os avanços do aluno no curso, e interfere quando ele não faz exercícios, não participa de fóruns ou não dá retorno", comenta Pulino.

3. Cursos idealizados e formatados somente com videoaulas são ruins

VERDADE: Apesar de exemplos bem-sucedidos de tutoriais e aulas em vídeos, como a Khan Academy para os alunos da educação básica, cursos mais complexos perdem qualidade se forem dados apenas com a exposição de vídeos e animações que explicam o conteúdo escolar. "O melhor formato é aquele baseado em "comunidades de aprendizagem", com interação entre alunos e com professores", diz Pulino.

4. Não dá para comparar curso a distância com curso presencial porque são duas metodologias de ensino completamente diferentes

VERDADE:  "Podemos comparar a aprendizagem (domínio de uma competência, uma habilidade ou um conhecimento), mas não a forma pela qual ela foi adquirida, que pode ser presencial, a distância ou mista", diz Xanthopoylos. "O que podemos afirmar é que a internet, e principalmente a chegada da Web 2.0 com as redes sociais, trouxe uma nova dimensão de comunicação que permitiu alavancar nossa vida pessoal e profissional e a formação escolar. Esse fenômeno é irreversível e tem revolucionado os processos pedagógicos, sem prejuízo nos resultados da aprendizagem quando comparados com os métodos tradicionais."

5. O desempenho de um estudante de EAD pode ser falsificado porque existe a possibilidade dele colar nas provas ou colocar outra pessoa para fazer o seu trabalho

VERDADE EM PARTE: "Se o aluno fizer a avaliação pelo computador, sem controle ou acompanhamento, é óbvio que poderá falsificar um exame. Por isso que, em cursos certificados ou diplomados no EAD, as provas são realizadas em polos de forma presencial e com monitoramento e controle, como exige o MEC (Ministério da Educação)", lembra Xanthopoylos. De acordo com ele, a cola só ocorrerá se o sistema de controle for falho, o que vale tanto para os cursos EAD quanto para os presenciais.

6. Alguns professores de cursos presenciais e o mercado de trabalho têm preconceito contra o EAD

VERDADE: "Hoje vale essa máxima. O preconceito parte da ignorância, da falta de conhecimento de como funciona o EAD. Não há outra explicação", comenta Pulino. "Por sorte, há professores do método presencial que procuram ferramentas online para melhorar o ensino", diz. A coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil da UFSC acrescenta: "Os professores que vêm trabalhar com ensino a distância acabam mudando a tática pedagógica que era adotada em sala de aula porque percebem que o mesmo material não funciona no EAD. O ensino a distância não tem lugar para improvisação, as atividades são pontuais."

7. O ensino a distância é para quem interrompeu os estudos e não concluiu um curso superior

EM PARTE: "Hoje o grande lance do ensino a distância é a possibilidade dada à universidade pública e à privada de sair de sua esfera e atingir municípios distantes e menores que jamais terão uma instituição de ensino superior de qualidade. Ainda existe o preconceito contra a aprendizagem remota, mas isso está cedendo e a média de idade dos alunos, entre 30 e 40 anos, tende a baixar no futuro", opina Cerny.

8. O aluno de EAD pode ficar desmotivado a estudar por não ter professores em cima dele

MITO: "Em muitos casos, ter um professor em cima da gente é pior. A motivação do aluno vem da integração com outros alunos. Eles podem estudar e tirar dúvidas sozinho ou em grupo. Além disso, há os polos presenciais da graduação a distância. É lá que o aluno presta contas se estudou ou não aos tutores, que são formados na área de conhecimento do curso e que esclarecem e checam os pontos da matéria que os alunos não assimilaram", explica Cerny.

9. Há muita distração para quem estuda em um computador

MITO: Um bom curso de EAD é estruturado com estratégias e atividades que prendem a atenção do estudante, e não o contrário, comenta Cerny. "É claro que um desvio, como para as redes sociais, pode ocorrer com muita facilidade. Mas se o aluno não cumprir o que é exigido, o tutor intervém. Se o aluno não faz uma atividade, o tutor entra em contato. Há muitas técnicas de ensino para manter a atenção dos alunos nos estudos", diz Cerny.

10. O ensino a distância é para alunos que não têm tempo e querem tirar um diploma sem muito trabalho

MITO: "O ensino a distância proposto por instituições de ensino competentes pode requerer muito mais trabalho do que em uma sala de aula presencial. Para que você assimile o conhecimento, tem de se programar, ter disciplina, assumir o compromisso de estudar com autonomia, gerenciando seus horários. Para aqueles que entram em um curso qualificado, saibam que terão de trabalhar bastante para obter o diploma", fala Guibert.

11. Preciso de um computador muito bom para acompanhar um curso de EAD

MITO: O nível de conhecimento em informática é básico, e o computador precisa ter configurações mínimas com um navegador de internet, pacote Office ou similar (BrOffice), programas para abrir arquivos em PDF e rodar vídeos, além de uma conexão de internet a partir de 500kbps para assistir a videoaulas sem pausas e interrupções. Todos os computadores mais recentes vêm com essas funções, mas, caso haja dúvidas, a instituição de ensino dá orientações ao aluno.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/20/especialistas-esclarecem-11-mitos-que-rondam-o-ensino-a-distancia.htm