sábado, 26 de outubro de 2013

Moodle 2.5 Formação de Professores em Moodle MOOC 2

"Traduzido" by Google translate.


20131025 071628 Moodle 2.5 Formação de Professores em Moodle MOOC 2
Moodle 2.5 Teacher Training Course
cada 4 meses (fevereiro, junho e outubro), face-a-face e totalmente on-line professores e futuros professores, tanto experientes e inexperientes em ensino com Moodle, terá a chance de conhecer e prática de ensino on-line com Moodle 2.5. O Moodle 2.5 cursos de formação de professores são parte do MOOC Moodle trianual sobre WizIQ e são totalmente gratuitos.
Aprendizagem on-line
Como você aprende online? Você vai de um site para outro e aprender? Você olha para os artigos através de pesquisa no Google Scholar, como você faria em uma biblioteca de tijolo e argamassa? Você recebe informações da Wikipedia ou de blogs? O que é válido e atual sobre a Internet eo que não é? Você precisa de um quadro que você teve na escola com currículo set, uma sala de aula, um professor e outros estudantes para aprender on-line ou você pode fazê-lo sozinho?
Plataformas de aprendizagem
Existem muitas plataformas on-line ou em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que permitem que professores de organizar as informações e os alunos para se conectar com outras pessoas para a aprendizagem. Algumas plataformas incluem:
plataformas Moodle 2.5 Formação de Professores em Moodle MOOC 2
Como você escolhe o que vai funcionar para você como um professor e / ou aluno? Você vai tentar todos eles e, em seguida, decidir? Levaria muito tempo e seus alunos vão provavelmente ficar irritado. Eu gostaria de compartilhar a minha escolha. Os meus alunos e eu encontrei Moodle para ser o mais compatível.
Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Object-Oriented (Moodle)
O que é o Moodle e como ele funciona? Moodle significa Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Object-Oriented, mas para os meus alunos e eu, o Moodle está para se conectar com outras pessoas para a aprendizagem.Moodle é um aprendizado livre e / curso sistema de gestão. Você pode baixá-lo a partir de Moodle.org e instalá-lo em um domínio. Martin Dougiamas desenvolvido Moodle enquanto se concentra em sua tese de doutorado denominada "O uso de software Open Source para apoiar uma epistemologia construcionista social do ensino e da aprendizagem no seio das comunidades baseados na Internet de investigação reflexiva" ( ver Wikipedia ).
Moodle 2.5
comecei a dar aulas com o Moodle em 2003. Durante esse ano, eu também tinha usado Nicenet e criou algumas WebQuests para fazer as tarefas mais atraente para os meus alunos. Moodle passou por uma série de mudanças nos últimos 10 anos. Moodle 2.5 é a plataforma mais emocionante e envolvente.
O que o Moodle 2.5 Oferta?
Moodle 2.5 permite que os professores se deslocar de "ser doadores de informação a ser facilitadores da aprendizagem" (Rogers, 1994, p. 118). Parece fácil, mas muitos professores e estudantes ainda estão presos no professor tradicional ensinar ao modelo de teste e me ajudar a passar a expectativa estudante de teste. Então, como vamos passar para mudar a forma como vemos ensino e aprendizagem? Tentamos ensinar e aprender utilizando Moodle.
plataformas de aprendizagem Moodle 2.5 Formação de Professores em Moodle MOOC 2
Por Moodle?
Adoro as atividades e recursos (conteúdo) disponíveis no Moodle envolvente porque me permite ensinar e aprender com meus alunos. Os recursos e atividades em Moodle me ajudar a aprender sobre os meus alunos e como posso facilitar a sua aprendizagem.
Moodle 2.5 Treinamento para livre em WizIQ
Estou gostando Moodle 2.5 tanto, eu quero compartilhar com o mundo. Você está convidado a participar e praticar atividades características do Moodle (e recursos) para livre em Moodle para professores (M4T). Os professores, os organizadores do MOOCs e conferências on-line pode usar Moodle para compartilhar informações e se envolver em uma aprendizagem activa. Eu uso o Moodle para o anual MoodleMoot (MMVC11-MMVC14) conferência on-line todo mês de agosto e para o Mooodle MOOCs em WizIQ (Moodle MOOC 1-3).
WizIQ em Moodle
Uma das minhas atividades favoritas no Moodle é WizIQ aula virtual ao vivo. Eu posso conectar com meus alunos para aulas on-line face-a-face, para pequenos grupos tutoriais, e para reuniões individuais a qualquer momento dentro do Moodle. As aulas são fáceis de programar, de fácil acesso, e as gravações pode ser visto repetidas vezes. Eu posso criar vídeos e virar minhas aulas usando as classes virtuais ao vivo em WizIQ. Ensinar e aprender tornou-se muito mais emocionante com o Moodle e as atividades que vêm com o sistema.
Referência
Rogers, C. & Freiberg, HJ (1994). Liberdade de aprendizagem (3 ª ed.). Upper Saddle, New Jersey: Prentice Hall.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MIT e Harvard - O edX é uma iniciativa de ambas as instituições e oferece método gratuito de estudo a distância

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/mit-e-harvard-usam-tecnologia-para-oferecer-cursos-gratuitos-online/25953 MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e a universidade de Harvard estão investindo 38 mil euros em um projeto de oferta de cursos online gratuitos. A união entre ambas gerou o edX – organização sem fins lucrativos que proverá todo o conteúdo para interessados em todo o mundo.
Localizado em Cambridge, o edX terá tecnologia baseada no MITx, a plataforma de aprendizagem online lançada pelo MIT em dezembro de 2011. No início cada instituição terá pastas específicas, mas a ideia é que, com o tempo, outras universidades adicionem seus cursos na plataforma. "Vamos ajudar todas as escolas e instituições de ensino a oferecer conteúdo específico para ser usado em qualquer lugar", explica  Anant Agarwal, presidente da edX e diretor de Ciência da Computação e Laboratório de Inteligência Artificial do MIT.
O MIT oferece inúmeros cursos online nos quais os estudantes trabalham com o material seguindo o próprio ritmo, mas não são avaliados. Com o edX a interatividade vai além de instruções em vídeo. Os alunos podem fazer testes, participar de laboratórios online e se comunicar com outros estudantes e professores. "A plataforma deve ser utilizada para complementar os cursos do campus", ressalta Alan Garber, reitor de Harvard.
Embora os curso sejam gratuitos, uma espécie de prova para avaliar o aproveitamento terá uma taxa que ainda não foi definida pela diretoria do edX.
As primeiras aulas terão início no outono do hemisfério norte e por enquanto os cursos previstos são saúde pública, direito, artes e ciências..posthidden {display:none} .postshown {display:inline}

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Atividades on-line no Moodle MOOC

Conclusão do curso cobertura Envolver Atividades on-line no Moodle MOOC
Completando Moodle Mooc
Participantes do MOOC são obrigados a fazer quatro tarefas para as semanas 1-4 se deseja obter um certificado de conclusão. A energia é alta, como os participantes dedicam horas de trabalho para fazer o trabalho de MOOC para eles. Colaborando em equipes não é uma tarefa fácil para alguns de nós, mas fazê-lo on-line é estranho para a maioria.
Tarefa para a semana 1 
Perguntas são importantes para a aprendizagem. Sigo o método KWHL de aquisição de informação. A idéia por trás do método é que os participantes aprendem sobre o que sabem e decidir o que deseja aprender.
Os participantes foram convidados a criar um gráfico e traçar o que sabem, o que eles querem aprender, como e onde eles vão buscar a informação, e resumir o que aprenderam. Em seguida, eles voltaram e listou o que sabem, o que ainda gostaria de aprender e assim por diante. O aprendizado é contínuo, assim como o processo de KWHL.
Os participantes são encorajados a acessar o  programa interativo , fazer perguntas e adicionar comentários a ele:
Tarefa para a Semana 2
na semana 2, os participantes irão aprender e criar atividades para envolver outros professores no MOOC. Por favor, juntar-se e aprender sobre seus companheiros de 'Moodlers estudantes e como criar atividades atrativas para eles. A tarefa para a semana 2 é demonstrar a atividade, você aprendeu em tempo real. Sim, eles vão estar ensinando e gravação / vídeo batendo -se como eles fazem. Esta não é uma tarefa "sobre". É a coisa real. Eles podem trabalhar em equipe e co-ensinar a atividade. As tarefas serão adicionados à área de trabalho na experiência site Moodle.
Tarefa para a Semana 3
Na semana 3, os participantes vão conhecer e demonstrar a forma de ensinar e aprender online. A tarefa da semana é a realização de um estudo de literatura no ensino e aprendizagem online. Os participantes irão criar um artefato digital interativa de seus resultados e compartilhar a tarefa para a semana de 3 na área de tarefas na experiência site Moodle.
Tarefa para a Semana 4
Na 4 ª semana, os participantes vão explorar e ensinar em uma aula virtual ao vivo usando o  plugin de atividade WizIQ  diretamente do Moodle na 4 ª semana após o evento ao vivo em WizIQ. Aqui está um vídeo tutorial sobre a atividade WizIQ no Moodle e como agendar e dar uma aula virtual. Eles podem praticarusando o WizIQ atividade plugin no seguinte curso Moodle chamado WizIQ Practice Area. Veja mais sobre  a atividade do plugin WizIQ no Moodle .
A tarefa da última semana é agendar uma aula ao vivo, adicionar conteúdo, ensinar e compartilhar a gravação para o feedback dos participantes. Você pode convidar amigos e colegas para a sua sessão.
Falamos muito sobre o que gostaria de fazer. Eu digo isso! Os participantes do Moodle MOOC estão ativamente engajados em conversas e criando artefatos digitais. Eu gostaria de agradecer aos participantes para fornecer-me com tantas experiências de aprendizagem.
Em uma semana, os participantes do Moodle para Iniciantes (M4B) e Moodle para professores experientes (M4ET) estavam a fazer perguntas usando vídeos para pedir visualmente sua pergunta. Participantes do Moodle para Gestores (M4M) dos administradores e gerentes experientes do MOOC foram para fornecer tutoriais sobre o layout do Moodle e aprender sobre a iniciantesconhecimento ou falta de conhecimento a partir de fóruns de discussão estabelecidos para cada semana na área pública (fora os cursos específicos).Aqui estão dois exemplos de artefatos digitais para a semana 1.
Fazendo perguntas
Os participantes do trabalho MOOC duro e merecem muito reconhecimento.Eles estão usando a sua criatividade e fazer um excelente trabalho. Aqui estão alguns exemplos dos artefatos digitais.


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Capacitar com Wikis

capacitar com wikis Empower com WikisBy Google Translate

"Imagine um mundo em que cada ser humano pode compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Esse é o nosso compromisso "( Wikimedia Foundation ).
Wiki meio rápido
220px Ward Cunningham Commons 1 Empower com Wikis
Wiki significa rápido em havaiano. O wiki foi criado por Ward Cunningham em 1994 e instalado na Internet em 1995.O exemplo mais famoso de um Wiki é a Wikipédia, uma extensa encylopedia on-line que permite que qualquer pessoa para adicionar e editar suas entradas.Wikipedia vem em multi-idiomas e tem mais de 4 milhões de artigos. Foi fundada por James Wales . No entanto, o conteúdo do Wikipedia está em curso.
Ensinar a Wiki 
I facilitou cerca de 15 cursos de formação de professores sobre como editar um wiki e criar recursos educacionais abertos, tais como planos de aula, WebQuests e cursos gratuitos no Wikieducator 2008-2010. O processo de ensino e edição de um wikimedia foi muito estimulante, porque eu era capaz de aprender com e para todos os participantes.
O Caminho Wiki
A maneira wiki significa colaborar e aprender juntos. Somos aprendizes sociais e ficar animado quando podemos participar de conversas que nos permitem compartilhar informações. A popularidade da Wikipedia e outros wikis são evidentes. De acordo com estudos realizados pelo Dr. Jonah Berger (ver Contagious), as pessoas gostam de compartilhar histórias, notícias e informações com aqueles que os rodeiam. Estudos de Berger mostra que as pessoas usam "mais de 16 mil palavras por dia e cada hora, há mais de 100 milhões de conversas sobre ... coisas que os fazem parecer bem aos outros" (Contagious, p. 33).
wikimedias Empower com Wikis
Wikis para Pessoal e Collaborative Learning Environments
Em 04 de setembro de 2013, eu dei uma aula de formação de professores em Wikis  (clique na palavra hiperlink para obter a gravação). Wiki pode ser usado para ambientes de aprendizagem pessoais e profissionais (PLE) e para ambientes de aprendizagem colaborativa (gos). Existem muitos tipos de Wikis (Wikispaces, PBworks e Wikimedia). O apresentador focado em suas experiências com Wikispaces e Wikieducator.
Wikis para Aprender
Wikis são uma ótima maneira de aprender juntos. Tenho vindo a utilizar wikis para envolver os alunos na aprendizagem colaborativa. Cada um de nós tem algo a oferecer. Nós todos sabemos que algo que pode ser de interesse para os outros por que não adicioná-lo a um ambiente de aprendizagem coletiva, um documento ou um wiki, onde todos podem contribuir. Conhecimento é poder e, juntos, possamos ser mais poderoso do que os indivíduos.

Iniciar um Wiki
Qualquer pessoa pode agora iniciar a sua própria wiki e convidar outras pessoas e mantê-lo para armazenar informações. Eu recomendo os três sites wiki seguintes (clique na palavra para acessar o site da wiki):
Wiki vs Blogs
Wikis são superiores aos blogs. Wikis oferecem uma maneira eficaz de se conectar com membros de organizações de colaboração. Os membros podem interagir na wiki. Eles também podem receber apoio, que incluem Perguntas Frequentes (FAQ) sobre a empresa, um produto, ou fazer sugestões. Um wiki permite que todos possam iniciar ou adicionar a uma página em vez de simplesmente adicionando comentários, como em um blog.

Misturando e lançando Classes
professores podem agora dar uma livre  curso de desenvolvimento profissional sobre como integrar tecnologias web para totalmente on-line, misturado, e capotou classe. O curso inclui participantes de todo o mundo. Os destaques do curso está blogando e utilizando Wikis para o ensino e aprendizagem.

WizIQ ganha pelo segundo ano o Prêmio de "Melhor sala de aula Virtual"

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O júri no Congresso Mundial de Educação (CME) tem, mais uma vez, pelo segundo ano, escolhido WizIQ sala de aula virtual como o "Melhor Sala de Aula Virtual" para o ensino on-line e aprendizagem. O evento foi organizado pela Global e-Learning Prêmios 2013, realizada em 28 de junho de 2013, no Taj Lands End, Mumbai. A notícia foi coberto aqui , aqui e aqui .
Quando você se cadastrar no WizIQ como professor, você não está simplesmente registrar em apenas um outro site. Você está ajudando a dar forma a um movimento! Em algum lugar no mundo, uma criança está sendo educada, agora, graças a você.
award 2013 WizIQ ganha "Melhor Virtual Classroom" Prêmio de segundo ano em uma fileira
Um pouco sobre os prêmios
O objectivo destes prémios é reconhecer a excelência em e-learning, a nível mundial. Estes prémios foram constituídos para honrar os programas, projetos, ferramentas, estratégias, equipas ou indivíduos para uso melhor e inovador das tecnologias de informação existentes ou novos para melhorar a aprendizagem.
Um pouco sobre nós
Quando você é uma parte de WizIQ, você é mais do que apenas um professor online. Você é uma mudança-maker, um revolucionário, um democrata educacional - você é da família! WizIQ é hoje uma comunidade educativa crescente de 3 milhões de membros. Juntos, podemos realizar nossos sonhos coletivos de tomada de aprendizagem, sociais e de educação, acessíveis a qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar. Então, vamos juntar as mãos e trazer um novo amanhecer no cenário da educação mundial.
Um pouco de takeaway
Se você é um educador ou edupreneur apaixonado e orientada, aprender a dominar a arte de ensinar on-line com este papel de cor branca . Baixar hoje!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Newsletter Instituto CarbonoBrasil - "traduzindo"

As mudanças climáticas devem voltar a ganhar destaque na imprensa internacional nesta semana, pois dois grandes eventos estão sendo realizados. Em Estocolmo, na Suécia, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) está finalizando seu novo relatório, que será divulgado na próxima sexta-feira (27). Já em Nova York, nos Estados Unidos, líderes empresariais, entidades ambientalistas e representantes de governos estão reunidos para a Climate Week, que acontece em paralelo à Assembleia Geral das Nações Unidas.

Pensando em ajudar no entendimento das novas informações que serão apresentadas, publicamos nesta segunda-feira (23) uma matéria na qual procuramos explicar o que é o IPCC e por que é importante ouvir o que seus cientistas têm a dizer.

O IPCC é formado por milhares de pesquisadores de disciplinas que vão da meteorologia à economia. São profissionai s de destaque em suas áreas e que representam mais de uma centena de países. O papel deles é analisar o que vem sendo publicado de mais relevante nos periódicos científicos sobre as mudanças climáticas e de certa forma 'traduzir' esse conhecimento para todos nós.

Por exemplo, para produzir o relatório que será divulgado nesta semana foram analisados 9200 estudos científicos publicados nos últimos quatro anos.

Além disso, o documento tem nada menos do que 259 autores de 35 países e contou com a ajuda de mais de 50 mil comentários.

Diante desses números, fica claro, portanto, que são infundadas as críticas costumeiras de que não existe base científica por trás da teoria do aquecimento global e das mudanças climáticas.

O IPCC informará que atualmente é de 95% a probabilidade de que as atividades humanas, em especial a queima de combustíveis fósseis, sejam o principal fator por trás da acentuada elevação das temperaturas médias no planeta de sde 1950.

“Nossa avaliação foi realizada a partir de milhões de medições que permitiram uma visão imparcial e sem precedentes do estado do Sistema Terrestre. Trilhões de bytes de dados numéricos formam a base das estimativas dos possíveis futuros climáticos”, explicou Thomas Stocker, co-presidente do Grupo de Trabalho I do IPCC.

Esperamos que essas informações ajudem a avaliar as notícias que serão vinculadas durante esta semana, pois, com certeza, muita coisa acabará deturpada, de forma até proposital, em certos veículos de imprensa e em redes sociais.

Instituto CarbonoBrasil

Líderes mundiais lançam Declaração sobre Justiça Climática

Estadistas, empresários e ativistas ambientais se reúnem para discutir formas de combater os atuais e futuros desafios postos pelas consequências das mudanças climáticas
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O que é o IPCC e o que esperar do relatório desta semana

Entidade afirmará que há 95% de probabilidade de que as atividades humanas sejam a principal causa para o aquecimento global e que estamos a caminho de uma elevação de 4,8ºC até o fim do século
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Litoral brasileiro é uma região prioritária para adaptação climática
Estudo afirma que devido à sua biodiversidade, importância para a segurança alimentar e número de habitantes, praticamente toda a costa atlântica do Brasil deveria receber mais recursos para ações de adaptação às mudanças climáticas
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Imprensa ainda ajuda a disseminar confusão sobre mudanças climáticas
Levantamento em seis países mostra que oito e m cada dez reportagens sobre o aquecimento global têm como pauta o ceticismo climático, apesar de a comunidade científica, em sua maioria, apoiar a teoria
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Evidências da influência do homem no aquecimento global são "esmagadoras"
Grupo de pesquisadores destaca que há cada vez mais dados que comprovam que as emissões de gases do efeito estufa resultantes das atividades humanas são uma das causas das mudanças climáticas
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terça-feira, 22 de outubro de 2013

As 100 melhores universidades do mundo

O site Times Higher Education divulgou a lista das melhores universidades de 2013. Após ficar para trás no último ranking, a Harvard voltahttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png a liderar entre as instituições de ensino. A Stanford, Berkeley, MIT e a Universidade de Cambridge aparecem em seguida, fechando a relação das cinco primeiras.
As faculdades norte-americanas saem na frente no top 10, perdendo para o Reino Unido apenas na 5ª a e 10ª posições. Já o Brasilhttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png, diferente da última publicação que listava as mais renomadas, não aparece entre as 100 melhores. Em ranking divulgado em março último, a USP (Universidade de São Paulo) ficou entre as 70 universidades com melhor reputação, desbancando a francesa Sorbonne.
Vale lembrar que a melhor escola de ensino superior do mundo tem cursos de TI disponíveis. Para entrar na Harvard, contudo, não é preciso se submeter a um vestibular. O comitê de admissão da instituição analisa as notas obtidas pelos alunos durante o ensino médio, o nível de envolvimento com a comunidade local, atividades extracurriculares e experiência de trabalho. 
Um representante do escritório de admissões da Harvard costuma visitar cidades brasileiras para dar detalhes sobre o processo seletivohttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png e bolsas oferecidas pela universidade. Há diversas etapas que incluem entrevistas e proficiência de inglês que, aliás, precisa ser comprovada pelo exame TOEFL (Test of English as a Foreign Language).
Para quem se interessou, saiba mais aqui. E aproveite e veja aqui como participar do processo de admissão de outras faculdades listadas como as melhores do mundo.

Veja os 25 primeiros lugares abaixo ou a lista completa aqui.

Reprodução
Fonte: Exame 


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/36926/36926.posthidden {display:none} .postshown {display:inline}