sábado, 30 de maio de 2015

Novo Android promete dobrar duração da bateria; veja como baixar

O Google usou sua conferência anual para desenvolvedores, nesta quinta-feira, 28, para divulgar alguns detalhes sobre o Android M, próxima versão do sistema operacional móvel da companhia.
A primeira novidade do software é que o sistema de permissões mudou: o usuário concederá ou não permissão para os acessos de cada aplicativo no momento do uso, e não da instalação, um esquema já presente no iPhone. No WhatsApp, por exemplo, haverá uma requisição quando o app quiser acessar a câmera ou o microfone, e é naquele momento que o usuário decidirá se deixa ou não - e essa decisão pode ser revogada a qualquer momento.

Reprodução
Além disso, o Chrome passa a operar como navegador interno dos apps, e não mais o WebView. Entrará em funcionamento algo que a empresa chama de "abas personalizadas", cuja vantagem é o suporte a senhas salvas, autopreenchimento de formulários, entre outras coisas. Isso será liberado hoje para desenvolvedores e no terceiro trimestre aos consumidores finais.
No Android M, haverá interconexão entre aplicativos. Por meio de "app links", os serviços conseguirão verificar entre si a segurança de cada um e, a partir dessa análise, autorizar a comunicação.

Reprodução

Outra novidade é que o Android terá seu próprio sistema de pagamentos, chamado Android Pay - o mercado não tem sido muito criativo aqui, pois já existe Apple Pay, Samsung Pay... O produto do Google não exige autenticação, basta desbloquear o celular e usar NFC para pagar pelo que foi comprado; a plataforma é aberta e possui suporte a biometria de forma nativa.

Um novo recurso chamado "Doze" faz o sistema ficar mais inteligente quanto ao gerenciamento de energia. É um sensor de movimento: se seu gadget não está se movendo, seus apps congelam e param de consumir energia, poupando bateria no modo stand-by (o dobro, segundo o Google).

Por fim, o sistema ganha suporte ao USB-C, aquele que não tem lado certo para ser encaixado e permite usar o celular para carregar outros dispositivos. O preview para desenvolvedores será liberado hoje para Nexus 5, 6 e 9; para baixar, clique aqui.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Escolas já podem acessar os resultados preliminares da ANA 2014

As escolas das redes públicas têm de 29 de maio a 12 de junho para acessar os resultados preliminares da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2014, no portal do Inep. Nessa etapa, o acesso é restrito aos diretores escolares, mediante cadastro prévio.
Durante este período, os gestores escolares podem consultar e discutir seu desempenho com as equipes pedagógicas e de gestão. Caso discordem, também podem interpor recurso no mesmo sistema, informando os motivos ao Inep.
Os resultados foram disponibilizados para os estabelecimentos de ensino que cumpriram o critério de participação de pelo menos 80% dos estudantes matriculados no 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização na Idade Certa - A ANA compõe as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O compromisso, assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios que aderiram ao Pacto, é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas em língua portuguesa e matemática até o final do ciclo de alfabetização, no 3º ano do ensino fundamental.
Em 2014, o teste foi aplicado dentre os dias 17 e 28 de novembro, para cerca de 2,3 milhões de estudantes, em 49 mil escolas.
Em caso de dúvidas, os gestores escolares podem contatar o Inep pelo e-mail ana.resultados@inep.gov.br.

 Consulte o manual com as orientações para cadastro e acesso aos resultados preliminares
Fonte: http://educacenso.inep.gov.br/web/guest/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/escolas-ja-podem-acessar-os-resultados-preliminares-da-ana-2014?redirect=http%3a%2f%2feducacenso.inep.gov.br%2fweb%2fguest%2fhome

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Cadastro do banco de itens tem inscrições prorrogadas até dia 1º

O prazo de inscrição para o cadastro de elaboradores e revisores do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi prorrogado. Os docentes dos cursos que serão avaliados no exame de 2015 têm prazo até a próxima segunda-feira, 1º de junho, para se inscrever, pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Para se candidatar, é obrigatório que os interessados estejam em exercício de atividade docente na graduação e vinculados a uma instituição de ensino superior. Os selecionados passam por capacitação, na modalidade a distância.
O elaborador de itens tem como atribuição criar questões inéditas para o exame. O revisor avalia e atesta a qualidade técnico-pedagógica do item, podendo aprovar ou não as questões analisadas. Ambos seguem os critérios estabelecidos pela autarquia.
O Enade 2015 será realizado no dia 22 de novembro e é regulamentado pela Portaria nº 3, de 6 de março de 2015. Os cursos que serão avaliados conferem diploma de bacharel em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. 
Também serão avaliados os que conferem diploma de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Banco – Criado em 2010, o banco de itens do Enade tem por objetivo reunir questões de qualidade técnica que permitam ao Inep avaliar, por meio do exame, o conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação.
A alteração do período consta no edital nº 7, publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira, 29 de maio.

Confira a Portaria nº 3, de 6 de março de 2015 do Enade 2015.

Fonte: http://educacenso.inep.gov.br/web/guest/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/cadastro-do-banco-de-itens-tem-inscricoes-prorrogadas-ate-dia-1%C2%BA?redirect=http%3a%2f%2feducacenso.inep.gov.br%2fweb%2fguest%2fhome

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Inscrição de alunos brasileiros em Algarve

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que desejam estudar fora do Brasil têm prazo até esta sexta-feira, 29, para se candidatar a uma vaga na Universidade do Algarve (UAlg), em Portugal. A oferta é de 260 vagas.
Para a candidatura, basta que o participante do Enem apresente os resultados obtidos no exame, sem necessidade de fazer prova de ingresso. A UAlg exige apenas que os brasileiros tenham um mínimo de 500 pontos na redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das provas objetivas do Enem.
Desde o ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tem acordo firmado com universidades portuguesas (Coimbra e Algarve) para aproveitamento dos resultados do exame brasileiro para ingresso de estudantes.
Na primeira fase de seleção, em março deste ano, 60 candidatos que fizeram o Enem inscreveram-se para estudar na UAlg. Foram admitidos 48. Haverá ainda uma terceira fase de inscrições, de 2 a 17 de julho próximo.
A Universidade do Algarve criou ainda um incentivo aos estudantes internacionais, ao reduzir o valor da anuidade. Assim, os aprovados com melhor classificação pagarão mil euros por ano, conforme vagas previstas para cada curso. Os diplomas são reconhecidos em todos os países da União Europeia, o que habilita o aluno a fazer pós-graduação em outras universidades da Europa.
A Universidade de Algarve congrega unidades de ensino superior universitário e politécnico. No ano letivo de 2015-2016, está aceitando candidaturas para cursos de licenciatura e mestrado integrados de estudantes brasileiros que tenham realizado o Enem em 2012, 2013 e 2014.
A instituição conta com três unidades na cidade de Faro e uma em Portimão. Há áreas de formação em artes, comunicação e patrimônio, ciências sociais e da educação, ciências e tecnologias da saúde, ciências da terra, do mar e do ambiente, economia, gestão e turismo, engenharias e tecnologias.

 Acesse a página da Universidade de Algarve

Fonte: http://educacenso.inep.gov.br/web/guest/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/ultimo-dia-para-inscricao-de-alunos-brasileiros-em-algarve?redirect=http%3a%2f%2feducacenso.inep.gov.br%2fweb%2fguest%2fhome

terça-feira, 26 de maio de 2015

Enem 2015: cinco passos para acabar com a ansiedade

Você vai fazer o Enem neste ano? Veja aqui 5 dicas para acabar com a ansiedade.

1. Faça logo a sua inscriçãoInscrever-se no site e receber a confirmação é uma forma de dar início “oficialmente” ao projeto.
2. Organize um plano de estudosFaltam praticamente 5 meses, a partir de agora, até a prova. Não é pouco tempo. Considere, ao elaborar o plano, os seus principais objetivos: revisar a matéria toda? Dedicar-se aos temas em que tem mais dificuldade?
Se você tiver clareza sobre suas metas, o plano será mais adequado. Dedique-se! Quanto mais você estudar, mais se sentirá confiante.
3. Treine fazendo provas anterioresMas não resolva as questões separadamente. Escolha um determinado dia para cada avaliação e faça seus próprios “simulados”, como se fosse no momento da prova.

Siga toda a rotina que pretende seguir nos dias 24 e 25 de outubro (quando ocorre o Enem 2015). Acorde no mesmo horário, prepare seu lanche e os materiais que vai utilizar. No horário da prova, fique num espaço reservado, em sua casa, na escola ou numa biblioteca, e faça a prova toda, usando o mesmo tempo que o Enem prevê.
No dia seguinte, confira o gabarito e verifique os itens em que precisa melhorar. Reorganize seu plano de estudos a partir disso.

Estudar na véspera só aumenta a ansiedade4. Leia todos os dias: jornais, revistas ou sites de atualidadesColoque atenção especial aos artigos de opinião, que são textos dissertativo-argumentativos, como os que você terá que escrever na redação do Enem e da maioria dos outros vestibulares. 

Use as notícias e artigos como material de estudo: faça fichas sobre cada assunto do contexto de hoje, com itens como: problema em questão / argumentos sobre o tema / dados e indicadores / como outros países lidam com isso / propostas que você pode apresentar a respeito.
5. Equilibre estudo, esporte e lazerO esporte é um aliado para acabar com a ansiedade. É a atividade física que ajuda na produção de neurotransmissores como dopamina e serotonina. Com níveis mais altos dessas substâncias, a pessoa fica mais tranquila e menos ansiosa. Mas para sentir esses efeitos positivos, é preciso que a prática seja frequente.

Escolha o que faz você se sentir melhor: malhar? Caminhar? Nadar?  Coloque essas atividades na agenda duas ou três vezes por semana. E reserve um tempo para alguma saída com amigos, para reduzir o estresse.
Se você seguir estas orientações, em pouco tempo sentirá a sua ansiedade controlada e substituída pelo sentimento de pleno domínio da situação.
E para os que estão agora no segundo ano do ensino médio, vale a dica: que tal seguir estes mesmos passos e aproveitar para fazer a prova como ensaio? Se fizer isso, o ano que vem será bem mais tranquilo. Bom trabalho a todos!

Imagem: Fábio Tito/G1

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/enem-2015-cinco-passos-para-acabar-com-ansiedade.html

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Seja um educador imersivo


Estude cursos online gratuitos no seu ritmo, crie infoprodutos educacionais.


A aprendizagem está cada vez mais desinteressante na escola, os processos educacionais estão afastados das novas linguagens e processos de aprendizagem da cultura digital, sendo necessário criar metodologias e procedimentos inovadores  que transformem a escola em atraentes espaços de aprendizagem.

Mediação Online é uma Startup Blog com a missão de capacitar gestores, coordenadores, educadores e educandos, por meio de método e estratégia pedagógica inovadora, possibilitando o surgimento de novas metodologias e procedimentos para a prática educacional cotidiana que integre o currículo às tecnologias e potencialize as habilidades inovadoras e dialógicas dos sujeitos no processo educacional, ressignificando a gestão escolar, as estruturas e os processos de ensino e aprendizagem na educação.

Indicado para nós por: Octávio Silvério