sábado, 7 de março de 2015

Sustentabilidade: jogos online

Lista de jogos online sobre meio ambiente e sustentabilidade!


vitornomics

SUSTENTABILIDADE

DE Ecocity
Categoria: Economia
Desenvolvido por: Virtonomics
O jogo on-line Virtonomics simula como um empresário deve fazer para gerir uma grande empresa. Ele é direcionado para aqueles que entendem sobre as leis da economia, negócios, finanças e querem conhecer pessoas interessantes para conexões úteis. O jogo é todo em inglês.

cidade-verde
Categoria: Desenvolvimento sustentável
Desenvolvido por: MG Studio Desenvolvimento de Games Ltda
Descrição: No jogo Cidade Verde, o jogador é um prefeito que deve construir sua cidade respeitando o meio ambiente, atendendo as necessidades sociais e entendendo a economia, ou seja, vivenciando o desenvolvimento sustentável. Tudo isso acontece focando a diversão através de desafios lúdicos bem estruturados dentro de um universo fictício.


Categoria: Compromisso ambiental
Desenvolvido por: Greenpeace
Descrição: O jogo resta um tradicional virou sustentável. Em vez de peças, árvores. E quanto mais árvores tiradas, mais o jogador deve pensar em como ficaria o mundo sem elas.


Categoria: Biodiversidade
Desenvolvido por: Greenpeace
Descrição: E se você pudesse salvar o planeta dos desastres naturais? Basta chamar um amigo, escolher um personagem e bolar um plano para acabar com as crises emergentes e crônicas. Para vencer o jogo é preciso estratégia e espírito de equipe.

Hora do Planeta
Categoria: Energia
Desenvolvido por: Wunderman e WWF
Descrição: Em a Hora do Planeta|Luzes Apagadas, o jogador deve apagar o maior número de luzes possível na cidade em um determinado período de tempo. A aventura é bem diverta e estimula o consumo consciente.

haiti
Categoria: Ajuda Social
Desenvolvido por: Global Kids and GameLab
Descrição: O jogo traz a história de uma família rural haitiana que luta para sobreviver em um país subdesenvolvido. A missão do jogador é fazer com que pai, mãe e três filhos consigam saúde, educação e renda durante um ano completo. Todos os fatores interferem na vida dos personagens e situações inesperadas surgem a todo o momento.

desastres
Categoria: Saúde Pública
Desenvolvido por: Playerthree
Descrição: Previna o mundo de grande desastres da natureza. Este jogo foi considerado pela Nações Unidas como muito real e importante, por abordar questões relevantes como salvar vidas e reduzir o impacto financeiro causados pelos desastres naturais.

peace
Categoria: Conflitos Globais
Desenvolvido por: ImpactGames
Descrição: PeaceMaker foi inspirado pela real situação de conflitos entre Israelenses e Palestinos. O objetivo é claro mas não fácil: trazer a paz para o Oriente Médio. O jogador pode ter a experiência de ser um ganhador do prêmio NOBEL ou de tragicamente levar a região a um culminante desastre. Este jogo foi premiado no G4C AWARD.

mc
Categoria: Sócio-ambiente
Desenvolvido por: Molleindustria
Descrição: No McDonald’s Video Game o jogador torna-se produtos, gerente e gestor de uma emrpesa ficticia. Trabalhando com toda a cadeia de produção, o jogo expões o quão sócio e ambientalmente não-sustentável a industria do fast food pode ser.

garbage
Categoria: Produção de resíduos
Desenvolido por: Gotham Gazette
Descrição: The Garbage Game posibilita ao jogador o lugar de gerenciador de todos os resíduos de uma grande cidade, no caso, Nova York. Todas as decisões, de todo o trajeto do lixo fica por conta do jogador que irá gerenciar do lixo domiciliar ao departamento sanitário.

vinyl
Categoria: Economia
Desenvolvido por: Zelian
Descrição: Já imaginou como será gerir uma indústria sustentável? Nesse game, o jogador terá que administrar uma indústria de PVC e todo seu ciclo de vida. Tomando decisões sócio-econômicas e desenvolvimentistas, terá como objetivo criar de maneira próspera uma produção sustentável até o ano 2010.

picture
Categoria: Direitos Humanos
Desenvolvido por: Florent Guinier, Karim Osman, Patrick Boutot, Vincent Theriault
Descrição: O jogo de aventura se passa na China. O jogador será um jornalista reponsável por fotografae e publicar artigos como forma de ajudar e alertar quanto a roblemas relaconados aos direitos humanos.

casa..jpg
Categoria: Consumo Consciente
Desenvolvido por: WWF
Descrição: Neste jogo, o participante terá que administrar uma casa objetivando a diminuição do desperdício. Cada tarefa realizada reduz o “medidor de desperdício” . Ao decorrer do jogo, dicas de como administrar sua casa de maneira eco eficiente ajudarão na rotina e na absorção de uma postura mais sustentável no dia a dia.
_____________________________________________________________
Switch ’em off
Categoria: Poluição Industrial
Desenvolvido Por:WWF
Descrição: Não se engane, este jogo aparentemente simples mostra de maneira divertida como o crescimento das fábricas de energia suja muitas vezes acontece na realidade. Com o desenrolar da fases, as fabricas poluentes começam a aparecer muito mais rápido e em maior quantidade. Durante a diversão, algumas informações sobre a poluição e o meio ambiente municionam o jogador de uma consciente mais ecológica.

Fonte: EcoDesenvolvimento.org.br

Veja outros jogos e simuladores aqui.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Consuma sem consumir o mundo


EaD e UAB - Facldade de Graça

Curso superior via internet chegou para ficar. 
ensino a distância existe desde o século 16. 
É uma novidade acadêmica? Não. Mas o grande nível de interatividade que a internet permite abriu o caminho para que o próprio ensino superior se tornasse também não-presencial. E os que tem mais vantagens para fazer este tipo de curso no Brasil são os professores.
Fazer faculdade via internet requer o mesmo esforço individual de qualquer empreitada similar, talvez mais. O regime semipresencial significa que parte do tempo curricular deverá sim ser utilizado em sala de aula, ao menos para as avaliações periódicas. Estas atividades em sala podem ocorrer quinzenal, mensal ou até bimestralmente.
Outra característica da universidade via internet, ou e-learning, é que ele pode ser síncrono ou não. Isto é, o professor e seus alunos podem se encontrar via internet ao mesmo tempo; em videoconferências ou chats (síncrono) ou por e-mail (assíncrono). Normalmente os cursos atuais são um misto de ambas as categorias com atividades em conjunto que exigem reuniões virtuais e a maior parte da comunicação ficando off-line.
Curso grátis
O Ministério da Educação criou em 2005 um programa chamado de Universidade Aberta do Brasil. Ele consiste em uma colaboração do Governo Federal com instituições superiores de ensino público, levando a capacitação técnica de se graduar através do ensino a distância via internet. Apesar de o programa priorizar a capacitação de docentes oferecendo cursos de licenciatura, são disponibilizados também vários cursos superiores via internet em diversas áreas distintas.
O ingresso no programa é como em qualquer curso superior, através de Vestibular e os municípios onde os cursos são oferecidos são geralmente no interior de todos os estados brasileiros.
Há outras maneiras de fazer faculdade grátis via internet?
Sim. Com bolsas de estudos de órgãos do governo ou de instituições filantrópicas, em que você não se preocupa em devolver o valor investido nos seus estudos. Mais abaixo há uma série de links para sites onde você poderá saber como se inscrever para uma destas bolsas de estudos.
Caso eu não consiga. Quais alternativas me restaram?
A boa notícia é que existem várias maneiras de se conseguir bolsas de estudos parciais ou integrais para realizar o estudo superior. Até os bancos estão disponibilizando bolsas para universitários. Mas a modalidade mais comum e fácil de conseguir é a bolsa restituível ou rotativa em que você faz o curso sem pagar a mensalidade, ou paga parcialmente, durante o período do curso. Depois do término do mesmo há um prazo de carência de um ou dois anos e depois deste período você passa a pagar a cada mês. A vantagem desta modalidade é que você começa a quitar sua dívida apenas depois que teve chance de iniciar a carreira profissional e já possui recursos próprios. Muitas vezes a própria instituição de ensino financia através de bolsa rotativa uma cota limitada de alunos com 50% ou 100% de desconto. Portanto entre em contato com a instituição que lhe interessa para saber mais detalhes.
Comumente o requisito mais importante com o qual você deve se preocupar em cumprir rigorosamente é manter boas notas para não perder o privilégio da bolsa de estudos.
Alguns sites que podem ajudar a encontrar uma bolsa de estudos:
Não deixe de compartilhar este artigo!

quarta-feira, 4 de março de 2015

Inscrições para Prêmio Fazenda Sustentável

Sua fazenda pode ganhar este prêmio; inscreva-se

GLOBO RURAL abre inscrições para a 2ª edição do Prêmio Fazenda Sustentável

Fazenda_sustentavel_logo (Foto: Marcelo Min/Editora Globo)
As inscrições para o 2º Prêmio Fazenda Sustentável estão abertas até o dia 23 de fevereiro de 2015 (Foto: Marcelo Min/Editora Globo)
A revista GLOBO RURAL, com o apoio do Rabobank e da Fundação Espaço ECO (FEE) lançam o 2º Prêmio Fazenda Sustentável. Agora, com uma novidade: qualquer propriedade rural pode participar. Não haverá divisões por categorias.
As equipes técnicas da FEE e do Rabobank uniram seu know-how para analisar as perfomances econômica, social e ambiental de cada propriedade para classificar as cinco melhores do Brasil. Uma comissão, formada por renomados especialistas em sustentabilidade (professores universitários, representantes de entidades de pesquisa pública, organizações não-governamentais, consultores e especialistas em sustentabilidade), vai eleger as três fazendas mais sustentáveis. 
Para participar, basta preencher o formulário online. Clique aqui
Na primeira fase, que vai até o dia 23 de fevereiro de 2015, será preciso fornecer informações gerais sobre a propriedade, atividades desenvolvidas, as boas práticas agrícolas utilizadas, entre outros. Esses dados, que são sigilosos, serão compilados e analisados por especialistas.
Como no ano passado, as fazendas classificadas para a segunda etapa responderão outro questionário, mais detalhado, e depois, passarão por uma rigorosa seleção. Na terceira fase, profissionais técnicos e especializados visitam as propriedades para comprovar a veracidade das informações declaradas.
Os vencedores serão conhecidos na revista Globo Rural em julho de 2015.
As campeãs
Em 2014, o 1º Prêmio Fazenda Sustentável recebeu mais de 180 inscrições. As quatro fazendas vencedoras foram Fazenda Terra Boa, de Guararapes (SP), que desenvolve bovinocultura de corte, a Fazenda Três Capões, de Guarapuava (PR), com atividade intensa em grãos, Fazenda Pântano, de Patos de Minas (MG), que produz café e a Fazenda Frigg Florestal, de Ribas do Rio Pardo (MS), produtora de eucalipto e pinus.

Em cada uma dessas propriedades foi possível verificar como o cuidado com a conservação do solo, nascentes de rios, bem estar animal e a valorização das pessoas intensificaram os negócios, tornando-se propriedades com a saúde financeira em dia, e uma referência para todos os outros setores nas regiões onde estão localizadas. É o jeito novo de pensar o agronegócio.
Fonte: http://revistagloborural.globo.com/Colunas/fazenda-sustentavel/noticia/2014/12/sua-fazenda-pode-ganhar-este-premio-inscreva-se.html

terça-feira, 3 de março de 2015

Meio Ambiente depende da Sustentabilidade

Muito diferente do que a maioria das pessoas pensa, a proteção ao Meio Ambiente e o desenvolvimento econômico não são processos antagônicos.

Esta conclusão pode ser atingida ao analisarmos o fato de que a Sustentabilidade é o conjunto de fundamentos em que esse desenvolvimento econômico deve se basear.

O pensamento descrito acima é de autoria de William D. Ruckelshaus, um advogado que ocupou o cargo de chefe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos durante os mandatos dos presidentes Richard Nixon e Ronald Reagan.

Ele foi publicado na prestigiada revista Scientific American em setembro de 1989 e vai de encontro com um relatório recente da Organização das Nações Unidas, onde as mudanças climáticas (talvez a principal consequência da devastação causada por nós ao Meio Ambiente) são apontadas como o problema de desenvolvimento humano mais relevante da nossa geração.

Trazendo esta discussão para a indústria da Construção, é fundamental constatar que o empreendedor que não incorpora outras necessidades essenciais de uma sociedade em seu modelo de negócios, como preservação ambiental e cultural, eventualmente vai se dar mal economicamente. Esta é uma questão muito simples. Historicamente, políticas econômicas que promovem o esgotamento total dos recursos naturais do Meio Ambiente para lucros rápidos jamais foram bem sucedidas no longo prazo.

http://www.construcaosustentavel.net/2013/12/entenda-por-que-o-meio-ambiente-depende-muito-da-sustentabilidade.html

Agora você vai entender definitivamente por que o Meio Ambiente depende MUITO da Sustentabilidade, sobretudo na Construção. Como lembramos constantemente aqui, quando se fala em esgotamento de recursos naturais, nossa indústria infelizmente tem um papel de destaque. Por isso decidimos elaborar este post exclusivo sobre o assunto e esclarecer de uma vez por todas por que a manutenção do Meio Ambiente é tão valiosa quanto as mais inovadoras e lucrativas práticas de negócios existentes.

Há 20 anos atrás projetamos um mundo um pouco diferente do que ele é hoje. Nosso Planeta está muito mais resistente e cauteloso quando o assunto é dinheiro. Por isso temos que nos fazer algumas perguntas em relação ao Meio Ambiente como um todo:

1. Teremos combustível fóssil suficiente para queimar nos próximos 50 anos ou mais? Se sim, qual será o preço desse combustível?
2. Em 2075, as temperaturas de cidades brasileiras do sul serão como as temperaturas atuais de cidades do norte?
3. Nossas periferias serão abandonadas, como James Kunstler previu em seu livro "O Fim do Petróleo"?
4. Quais materiais de construção serão desenvolvidos?
5. O mercado de imóveis prime vai desaparecer?
6. Vamos ter que garimpar os aterros sanitários para encontrar os recursos que precisamos para existir?
7. Quais novos códigos passaremos a adotar?

Certamente você pensou em várias outras perguntas apenas lendo estas que foram apresentadas. As respostas simplesmente não existem. Ainda não, pois elas estão sendo escritas agora mesmo. No entanto, podemos fazer algumas previsões. Por razões que variam de pré-conceitos até interesses extremamente sujos, algumas pessoas ainda têm dificuldades para escolher edificações que apresentam um desempenho muito superior às convencionais tanto para os empreendedores quanto para os usuários ao mesmo tempo em que possuem um impacto insignificante ao Meio Ambiente ou, em alguns casos, até contribuem para sua renovação. Se levarmos apenas a mentalidade delas em consideração, essas previsões são as piores possíveis. 

Chega de hipóteses, vamos aos fatos. Neste ponto você já sabe muito bem quem é o grande herói que queremos apresentar para esta história. Mas afinal, como a Sustentabilidade pode salvar o Meio Ambiente? Temos tanto a dizer sobre isso que decidimos estruturar toda esta informação na forma de um lista, afinal, todos nós adoramos uma boa lista. A seguir 4 motivos para você esquecer de uma vez por todas o modelo convencional da Construção e só aceitar as práticas da Sustentabilidade em seus projetos:

http://www.construcaosustentavel.net/2013/12/entenda-por-que-o-meio-ambiente-depende-muito-da-sustentabilidade.html

Motivo #1: a Sustentabilidade potencializa os pontos fortes da construção


As atividades da Construção são os únicos esforços que vão quase sempre beneficiar a economia local e nós podemos intensificar este benefício escolhendo materiais locais sempre que possível, usando talentos regionais que entendem as características específicas da localidade em questão, mão de obra local, etc.

A renovação de edificações existentes é ainda mais poderosa porque melhora nossa carga de edificações existentes, ajuda a reduzir emissões de gases do efeito estufa, custos com eletricidade, e, normalmente, melhora o apelo com a comunidade local e a base tributária.

Na Construção Sustentável, os membros da equipe de projeto (arquitetos, engenheiros, empreiteiros, etc.) trabalham juntos para minimizar as dificuldades comuns de um empreendimento, como, por exemplo, os desafios relacionados ao fato de que tipicamente pessoas imprevisíveis vão morar, trabalhar, operar e manter a edificação.

Motivo #2: no fim das contas, a Sustentabilidade é verdadeiramente senso comum


Em modelos sustentáveis de gestão os recursos naturais são consumidos com eficiência através da redução do uso de materiais e do reuso de resíduos normalmente desperdiçados. Nestas condições as operações de todos os envolvidos na cadeia de produção da Construção são reduzidas, o que gera uma enorme economia de energia.

Com a redução dos resíduos gerados através do reuso, menos espaço e energia são usados para transportá-los e estocá-los. Portanto, usar a Sustentabilidade é investir no futuro da Economia. O alto consumo e a provável escassez de recursos naturais certamente vão resultar em problemas econômicos e é aí que a Sustentabilidade entra como uma influência positiva para a Economia. Ela fornece novas oportunidades de negócio e permite que as próximas gerações também usem os recursos naturais que precisam para sobreviver. 

Motivo #3: nosso futuro depende da Sustentabilidade


Se nós continuarmos a desperdiçar recursos naturais como, por exemplo, a água e poluindo suas fontes, o único legado que deixaremos para as futuras gerações é o trabalho de dessalinizar a água salgada ou tratar a água contaminada. Certamente, em algum momento, as espécies que dependem desses recursos serão extintas.

O mesmo vale para os solos que ainda temos a nossa disposição (cerca de 25% já está degradado). Sem o devido cuidado, eles perderão a capacidade de produção de recursos que sustentam a vida. Se isso acontecer, as futuras civilizações serão privadas desta produção natural de alimentos e, portanto, terão que criar fontes artificiais de alimentação. 

Motivo #4: a Sustentabilidade equilibra as balanças naturais do Meio Ambiente


É preciso encontrar um equilíbrio entre o altíssimo crescimento populacional e a capacidade do Meio Ambiente de suportar esse crescimento através do fornecimento de seus recursos naturais. A Sustentabilidade entende que as características ambientais, sociais e econômicas de tudo o que produzimos e, posteriormente, consumimos não são medidas apenas pelos seus custos iniciais, mas também pelos seus custos e benefícios ao longo de toda a sua vida útil.

As práticas sustentáveis são necessárias para mantermos um crescimento inteligente. Como vivemos no presente com as consequências de decisões do passado, as escolhas que fazemos hoje afetarão as pessoas no futuro.


- Leia mais → http://www.construcaosustentavel.net/2013/12/entenda-por-que-o-meio-ambiente-depende-muito-da-sustentabilidade.html#ixzz3TZFVudn0