sábado, 8 de fevereiro de 2014

Reinventando o Ensino Médio

Resolução SEE nº 2.486: Dispõe sobre a universalização do Reinventando o Ensino Médio nas Escolas da rede pública estadual de Minas Gerais


Secretaria de Educação de Minas Gerais publica resolução que estabelece as diretrizes para universalização do Reinventando o Ensino Médio em 2014


A partir de 2014, todas as 2.189 escolas da rede estadual de ensino que ofertam o ensino médio terão o Reinventando o Ensino Médio. Para orientar as instituições de ensino que irão receber a iniciativa foi publicada no Diário Oficial dos Poderes do Estado da última terça-feira (24-12) a Resolução SEE nº 2.486, que estabelece as diretrizes para a organização curricular e o funcionamento do Reinventando oEnsino Médio nas escolas.
Resolução SEE Nº 2486, de 20 de Dezembro de 2013
Resolução SEE Nº 2486, de 20 de Dezembro de 2013
Dispõe sobre a universalização do Reinventando o Ensino Médio nas Escolas da rede pública estadual de Minas Gerais.

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, no uso de sua competência, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, na Resolução CNE/CEB nº 02, de 31 de janeiro de 2012 e Resolução
SEE/MG nº 2.197, de 26 de outubro de 2012,
RESOLVE:
Art. 1º - A presente Resolução estabelece as diretrizes para a organização curricular e o funcionamento do Reinventando o Ensino Médio nas Escolas da rede pública estadual de Minas Gerais.
Art. 2º - O Ensino Médio, etapa conclusiva da Educação Básica, possui duração de 3 (três) anos e tem por finalidade:
I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática;
III – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou de aperfeiçoamento posteriores;
IV- o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
V – a geração de competências e habilidades nas áreas de empregabilidade, tendo em vista a inserção do aluno no mundo do trabalho.
Art. 3º - A estrutura curricular do Reinventando o Ensino Médio será implantada gradativamente, iniciando-se com os alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio nas Escolas da rede pública estadual de Minas Gerais.
§ 1º - Os alunos em curso no 2º e 3º ano, das Escolas que em 2014 implantarão o 1º ano do Reinventando o Ensino Médio, deverão, para fins de terminalidade, seguir a organização curricular conforme ANEXOS VIII E IX desta Resolução.
§ 2º - Os alunos que iniciaram o Reinventando o Ensino Médio nas 11 (onze) Escolas- piloto do projeto em 2012 terão sua terminalidade assegurada na organização curricular constante da Resolução SEE/MG nº 2.030, de 25/01/2012.
§ 3º - Os alunos das 122 Escolas que implantaram o Reinventando o Ensino Médio em 2013 terão sua terminalidade assegurada dentro dos seguintes parâmetros:
I – Os alunos do 3º ano do Ensino Médio deverão seguir a organização curricular constante do ANEXO VIII desta Resolução.
II – Os alunos que cursaram o 1º ano do Reinventando o Ensino Médio deverão seguir a organização curricular constante da Resolução SEE/MG nº 2.251, de 02/01/2013.
Art. 4º - A estrutura curricular do Reinventando o Ensino Médio deve conter uma Base Nacional Comum, uma Parte Diversificada, que é definida a partir das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, bem como as áreas de empregabilidade, destinadas à geração
de competências e habilidades para a inserção do aluno no mundo do trabalho.
Art. 5º - O Reinventando o Ensino Médio oferecerá as seguintes áreas de empregabilidade:
I - Comunicação Aplicada;
II - Empreendedorismo e Gestão;
III - Meio Ambiente e Recursos Naturais;
IV - Tecnologia da Informação;
V - Turismo.
§ 1º - Deverá ser realizada pelas escolas assembleia com a comunidade escolar para que esta, democraticamente, escolha 3 (três) áreas de empregabilidade dentre as 5 (cinco) previstas no artigo.
§ 2º - No início do ano letivo, a escola realizará, com os alunos, Seminário de Percurso Curricular, para que cada estudante escolha uma área de empregabilidade dentre as 3 (três) ofertadas pela escola.
§ 3º - Os pais ou responsáveis legais pelos alunos menores de idade devem participar do Seminário de Percurso Curricular para escolha da área de empregabilidade a ser cursada pelo aluno.
§ 4º - As escolas que implantaram, em 2012 e 2013, o Reinventando o Ensino Médio deverão assegurar aos alunos o direito à terminalidade nas áreas de empregabilidade escolhidas.
Art. 6º - A Escola de Ensino Médio deverá oferecer, obrigatoriamente, 2 (duas) Línguas Estrangeiras Modernas.
§ 1º - A Língua Espanhola pode ser eleita como língua estrangeira moderna obrigatória, desde que uma segunda língua passe a ser considerada de caráter optativo.
§ 2º - A Língua Espanhola, se escolhida pela comunidade escolar como língua estrangeira moderna obrigatória, deixará de ser de matrícula facultativa para o aluno e deverá ser oferecida no horário regular de aula.
§ 3º - Não ocorrendo, por parte do aluno, a opção da segunda Língua Estrangeira Moderna, caberá à instituição escolar destinar a este aluno o módulo-aula semanal para o conteúdo de Língua Estrangeira Moderna ofertada em caráter obrigatório.
§ 4º - Nas turmas do Reinventando o Ensino Médio, do 2º e 3º ano do noturno, as aulas da 2ª Língua Estrangeira Moderna serão ofertadas no contraturno.
Art. 7º - O currículo das Escolas do Reinventando o Ensino Médio terá carga horária de 3.000 (três mil) horas, distribuídas ao longo de 3 (três) anos, sendo 2.500 horas de formação geral e 500 horas de formação específica, nas áreas de empregabilidade, conforme ANEXO I desta Resolução.
§ 1º - No turno diurno, fica instituído o 6º (sexto) horário para integralização das 3.000 (três mil) horas, devendo as aulas ser ministradas, preferencialmente, como aulas geminadas.
§ 2º - No turno diurno, os módulos-aula das disciplinas das áreas de empregabilidade não poderão ser ministrados no 1º e no 6º horário do turno.
§ 3º- No turno noturno, para o cumprimento das 3000 (três mil) horas, 500 (quinhentas) horas serão organizadas sob a forma de projetos, sendo 300 (trezentas) horas para os Projetos Interdisciplinares Aplicados e 200 (duzentas) horas para os Conteúdos Práticos nas áreas de empregabilidade, conforme
ANEXO I desta Resolução.
§ 4º - No turno noturno, os módulos-aula das disciplinas das áreas de empregabilidade não poderão ser ministrados no 1º e no 5º horário do turno.
Art. 8º - A avaliação da aprendizagem deverá seguir as diretrizes contidas no Título V - Da Avaliação da Aprendizagem - da Resolução da SEE/MG nº 2.197, de 26 de outubro de 2012.
Art. 9º - O estágio de enriquecimento curricular, de caráter não obrigatório, desenvolvido como atividade opcional para o aluno, deve constar do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento da Unidade Escolar, devendo ter sua execução e monitoramento de acordo com normas específicas desta
Secretaria.
§ 1º - O aluno que optar pelo estágio de enriquecimento curricular deverá ter registrado, resumidamente, no campo destinado ao registro das observações do histórico escolar, as atividades nele desenvolvidas e a carga horária cumprida.
§ 2º - A documentação referente ao estágio de enriquecimento curricular ficará arquivada na pasta individual do aluno.
Art. 10 - A carga horária diária do Ensino Médio noturno será de 05 (cinco) módulos-aula de 50 (cinquenta) minutos.
Art. 11- A Escola deverá definir formalmente e comunicar à SRE o turno diurno (matutino ou vespertino) em que, preferencialmente, atenderá à demanda de alunos do Ensino Médio.
§ 1º - O turno noturno deve ser reservado para a oferta de atendimento:
I - aos alunos comprovadamente trabalhadores com idade superior a 16 (dezesseis) anos;
II - aos alunos com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, comprovadamente inscritos em Programas de Menor Aprendiz (Lei Federal nº 10.097/2000 e Emenda Constitucional nº 20/1998 à CF/1988);
III - aos alunos da Educação de Jovens e Adultos; e
IV - aos alunos matriculados em Programas de Educação Profissional ministrados nas escolas estaduais em concomitância com o Ensino Médio.
§2º - As turmas atendidas no turno noturno terão continuidade até a terminalidade, se de interesse dos alunos, ou se não existir disponibilidade para atendimento no turno diurno.
§3º - Para oferecer novas turmas do Ensino Médio no turno noturno, a escola deverá, mediante justificativa fundamentada, obter autorização formal do Diretor da Superintendência Regional de Ensino.
Art. 12 - A Escola deve adequar e incluir o Reinventando o Ensino Médio no Projeto Político-Pedagógico e no Regimento Escolar.
Art. 13 - Os projetos e ações do Reinventando o Ensino Médio propostos pela unidade de ensino devem ser desenvolvidos de maneira integrada ao Projeto Político-Pedagógico e estar alinhados com as diretrizes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Parágrafo único - A Direção da Escola poderá buscar parcerias para o desenvolvimento de suas ações e projetos junto a associações diversas, instituições filantrópicas, iniciativas privadas, instituições públicas e comunidade em geral, propondo à Secretaria de Estado de Educação , quando for o caso, a
assinatura de convênios ou instrumentos jurídicos equivalentes para viabilizar as referidas parcerias.
Art. 14 - As propostas curriculares devem observar o número de módulo-aula e carga horária definidos nos ANEXOS II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX desta Resolução.
Art. 15 - Esta Resolução entra em vigor a partir do dia 02 de janeiro de 2014.
Art. 16 - Revogam-se a Resolução SEE/MG nº 2.017, de 29 de Dezembro de 2011 e as demais disposições em contrário.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte, aos 20 de dezembro de 2013.

Quer saber mais?
Confira no site da Imprensa Oficial de Minas Gerais - IOMG a Resolução SEE Nº 2486, de 20 de Dezembro de 2013

Resolução Resolução SEE Nº 2486, de 20 de Dezembro de 2013
 - Completa

Página 17

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Medo de falar em público? Algumas dicas...

Você tem medo de falar em público?
Aqui estão dicas que podem salvar a sua vida

Muitos empreendedores, apenas de cogitar a hipótese de falar em público encolhem. Se isso acontece com você, talvez o Speaking.iopossa te ajudar. O site tenta ser a solução para as pessoas que preferem morrer a falar em público.
Ele oferece dicas acionáveis sobre como superar o seu medo, assim como conselhos sobre a preparação de um grande discurso para manter as pessoas interessadas.
Zach Holman, um desenvolvedor de destaque do GitHub e responsável pelo lançamento do Speaking.io apontou como dominar a arte de falar em público e como os líderes de negócios podem melhorar suas apresentações.
Aqui estão algumas dicas.
#1. Lembre-se que você está contando uma história
Repita seu discurso (nem que seja no espelho) para que ele esteja cada vez mais afiado.Não permita que seu discurso faça as pessoas dormirem.#2. Keep it Stupid Simple#3. Aprenda com os outros
#4. Repita

Os melhores oradores são os que percebem que falar é contar uma história. Não é uma habilidade estritamente acadêmica.
Você tem que ser um pouco divertido. Ao elaborar o seu discurso lembre-se de se concentrar nos elementos que você estaria interessado em ouvir. Seja brutalmente honesto consigo mesmo sobre se o conteúdo é atraente ou não.
Uma dica: tente filmar o seu discurso para ver se ele prende a sua atenção.
Não permita que seu discurso faça as pessoas dormirem.
Todo discurso deve ser maturado para explorar os pontos mais simples para que o seu público consiga reter a informação.
O princípio KISS – keep it stupid simple prega isso. Quando você vê alguém com 100 bullets no slide, isso torna a sua apresentação chata. E não é isso que você quer para a sua apresentação.
Aprender fazendo é uma coisa. Aprender com os mestres é a maneira com que você melhora.
Depois de assistir uma série de vídeos do YouTube com apresentações de Steve Jobs, Holman teve uma boa sensação do que o público quer.
Steve Jobs era lento e deliberado. Ele também sabia como entregar o fator WOW que torna um discurso algo memorável. De muitas maneiras, ele foi o orador perfeito, afirma Holman.
Congestionar todos os detalhes de informação em um discurso nunca deve ser o seu objetivo. Portanto, além de ultrapassar os pontos principais, não deixe de repetir sua fala constantemente.
A repetição é uma das coisas que tornam os seres humanos bons contadores de histórias.
Meus quadrinhos favoritos contam uma piada no início e, em seguida eles voltam e modificam essa piada de alguma maneira. É muito importante para o público conseguir seguir o que você está dizendo.
Repita seu discurso (nem que seja no espelho) para que ele esteja cada vez mais afiado.
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Este artigo foi adaptado do original, “3 Speaking Tricks You’ve Got to Try”, da Inc.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Base de Monografias do ITA

Mais de 1 mil trabalhos de conclusão de curso, testes e dissertações de mestrado e doutorado na área de TI e milhares de outras áreas disponíveis para download 


O ITA mantém uma biblioteca digital onde disponibiliza milhares de trabalhos de conclusão de curso de alunos, tanto de graduação como mestrado e doutorado. 

Para quem não acompanhou nossa ultima publicação sobre bibliotecas digitais, vale conferir também a base de monografias da USP que foi divulgada aqui no mês passado. 

É realmente motivante encontrar uma biblioteca digital de acesso público com tal nível de conteúdo e credibilidade. Quem nos acompanha, sabe que que já divulgamos aqui diversos materiais que consideramos relevantes, mas alguns realmente nos deixam admirados. Espero que aproveitem!

Como é comum em publicações como esta, separamos a seguir, alguns links para conteúdos mais voltados para área de Engenharia da Computação. Entretanto, recomendamos visitar outros cursos para quais estão disponíveis obras interessantes, tais como telecomunicações,aerodinâmicaengenharia eletrônica e diversas outras.  

Para realizar consulta ao acervo e realizar downloads, use os links a seguir:

Visite aqui todo o acervo desta biblioteca digital: são mais de 5 mil publicações disponível para seu desenvolvimento. 

Importante: para realizar o download das publicações é necessário realizar um cadastro simples, informando apenas seu e-mail. 

Mais:
Fonte: http://www.portalgsti.com.br/2014/02/monobrafias-ITA.html

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mindfulness: um termo para prestar atenção em 2014

Nota do Blog: Este texto realmente vale a atenção dispensada. :)Principalmente pela verdade contida em: 
"...nos últimos anos nos deixamos levar pela onda tecnológica e agora queremos uma vida mais focada nos relacionamentos presenciais, nas pessoas e na simplicidade." (grifos nossos).
Realmente a tecnologia atualmente conduz as pessoas a uma "vida virtual" cuja pressão (tudo que é demais...) pode trazer danos.
_____
“Atenção plena”. Assim tem sido traduzido o termo mindfulness, que trata de um estado mental, um conjunto de técnicas ou exercícios mentais pelo bem estar. O que isso tem a ver com tecnologia e comunicação? Tudo!
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Um recente artigo do Huffington Post aponta que 2014 será o ano em que as práticas de mindfulness, ou consciência plena, estarão no centro das atenções das pessoas em todo o mundo. Isso porque nos últimos anos nos deixamos levar pela onda tecnológica e agora queremos uma vida mais focada nos relacionamentos presenciais, nas pessoas e na simplicidade.
Uma das provas dessa tendência que mais me chamou a atenção foi o programa Search Inside Yourself – algo como “busca dentro de você”, em livre tradução – que a Google ofereceu aos seus colaboradores e executivos em 2012. A ideia era fazer com que o time de geeks pudesse encontrar a felicidade plena no trabalho, na vida pessoal e, logicamente, aumentar a produtividade e a criatividade (confira uma das palestras do programa no vídeo abaixo).

Desde 2011, o Google Trends também aponta um crescimento considerável na busca pelo termo “mindfulness” na web. No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são as localidades onde há bastante interesse nessa prática.
Outra evidência dessa “atenção plena” pode ser percebida no storytelling. As campanhas e anúncios que despertam sentimentos simples, como o amor, e recorrem ao emocional estão engajando mais pessoas. O exemplo mais recente é o comercial da Budweiser no intervalo da 48º edição do Super Bowl que conta a história da amizade improvável entre um filhote de cachorro e um cavalo. O vídeo de um minuto (abaixo) comoveu os espectadores não somente por colocar animais fofos em evidência, mas por tratar de algo que as pessoas estão em busca: relacionamento verdadeiro. A campanha da Budweiser foi eleita a preferida entre as exibidas no intervalo do evento americano segundo a pesquisa AdMeter.
As marcas que entenderem essa tendência poderão se comunicar melhor com seus públicos por meio de ambientes digitais e mídias sociais. As pessoas não deixarão seus dispositivos móveis de lado, mas esperam um comportamento digital das empresas que promova o bem estar real e presencial.
Fonte: http://www.midiaria.com/comunicacao-e-midias-sociais/mindfulness-um-termo-para-prestar-atencao-em-2014

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Estratégia Digital: se você não está entendendo, provavelmente é incompreensível…

A cada dia que passa, ouvimos e lemos sobre Estratégias Digitais. A toda hora, anuncia-se um evento, para ‘explicar’ esta nova área da comunicação.
Tendo acompanhado a evolução do assunto já há bastante tempo, acabei por anotar algumas questões que considero fundamentais em todo este processo que não vejo em lugar nenhum – mas que me parecem ser importantes para se entender o que está acontecendo a partir da nossa cultura, da nossa informação e do nosso dia a dia. São elas:
 1. Calma: Se você não está entendendo é porque é incompreensível.
Não se preocupe quando você tiver aquela sensação de que não está entendendo nada. Se você não está entendendo a utilidade e o porquê do Twitter, por exemplo, é porque – simplesmente – é incompreensível.
Antes que me acusem de ludita esclareço: sei que existem usos potenciais interessantes e, em alguns negócios, usos já provados. Mas, no sentido inicial, de fato, é incompreensível: para quê ?! Portanto, partindo daí, vamos nos acertando.
A Cultura que recebemos e com a qual operamos é – em essência – linear. Desta forma, nos habituamos a pensar linearmente, a relação causa e efeito balizando nosso entendimento, por assim dizer.
Assim, se construímos uma ferramenta, sabemos de antemão para que servirá. Acontece que já há algum tempo temos descoberto e inventado ferramentas para as quais, paradoxalmente, não temos uma visão clara de para que servem !
Quando os físicos lá no começo do século passado, descobriram a essência da luz, de que era formada, os tais pacotes – ou “quanta” – também descobriram o raio lazer, resumindo muito à grosso modo. Mas só nos anos 50 foram montar um aparelho para concentrar os raios de luz (como possibilitava a teoria) e só nos anos 60 foram descobrir utilidades práticas para o lazer. E só agorinha foi ser usada no processo de leitura de CDs e DVDs.
 2. Como você estudou: não há nada de novo.
Sites, blogs, e-mails, e-newsletters, twitters, facebook, youtube e tudo o mais são apenas ferramentas de comunicação que foram inventadas um pouco antes de descobrirmos o melhor jeito de utilizá-las.
Não tem problema, é a essência destas ferramentas. Mas no fim, elas só servem para comunicar. O problema então não é saber usar. É ter e saber o que falar e para quem.
Para isto é necessário saber-se quem se é, saber definir-se com clareza e montar uma estratégia de comunicação de acordo com estes itens: quem somos, o que queremos, o que oferecemos, para quem e como. Isto vale tanto para a pessoa física, quanto para a jurídica.
Pronto, você já sabe o que é preciso para montar uma estratégia de comunicação digital.
 3. Entendendo estas novas ferramentas: olhando de pertinho.
 Você sabendo tudo o que está dito acima – não pense que é fácil, é imensamente dificultoso saber-se quem se é e definir-se com clareza – fica fácil entender as novas ferramentas.
Veja este exemplo que selecionei para que este texto fique curto e objetivo: uma das advogadas que mais admiro, grande amiga, me apresentou lá atrás um newsletter humorado, inteligente, focado, descolado, com aquele wit, sentimento que me fez fazer apaixonadamente meu curso de Direito.
Tinha até esquecido, desiludido, pensava que o espírito humano, razoável, sopesado, culto e mergulhado de legados era morto, finado – mas eis que não, aí estava um despretensioso newsletter só possível neste tempos digitais, gostoso de ler que só ele. O Direito que tanto amei (e amo), ali, inteirinho. Amor à primeira vista.
Os estudiosos explicam que este newsletter, o Migalhas (migalhas.com.br) simplesmente, só é possível porque o sistema de distribuição de conteúdo é incrivelmente barato e tem características únicas de se auto propalar. Coisas da ferramenta, ela permite isto.
 4. O Facebook
Mas voltemos a esta minha querida amiga advogada. Foi-me apresentada por uma outra amiga, esta irmã de um amigo da adolescência, com quem fiz o curso de Direito no Mackenzie. Assim, de um amigo de muito tempo atrás, fiz uma amiga nova, já na maturidade. Aconteceu por acaso, e foi uma benção, mas não precisa ser assim. Entram o sites de relacionamento.
Antigamente, estou falando do tempo histórico, a tribo estava relativamente coesa. Tínhamos lugares para se encontrar casualmente, formar amizades, se ver. A contemporaneidade privilegiou o individuo e assim nossos laços tribais se dissolveram. Não temos mais praças, parques, clubes, tavernas, feiras, fóruns e festas regulares onde nos encontrar, desfrutarmos um dos outros e aplacar nossa sede social.
Ganhamos um espaço próprio gigante, que nos permitiu uma evolução extraordinária. Se hoje nem conhecemos direito nossos vizinhos, podemos viver como bem entendemos, esta é benesse dos tempos.
Só que esta situação nos deixa sempre ansiosos pelo Outro, que nos falta. A vida corrida que tantos bens nos trás por um lado, não nos permite o cultivo adequado do social, acabamos por nos isolar, muitas vezes em frente da televisão, que só fala mas nunca nos ouve.
Bem, não mais. Entram os sites de relacionamento onde você pode não só ir fazendo e descobrindo amigos, como pode recuperar um monte de amizades que estavam aparentemente “perdidas para sempre”, engolfadas pelo turbilhão da vida moderna. É fácil, é só ir clicando que magicamente vão aparecendo seus colegas do primário, do ginásio, da faculdade, dos lugares onde trabalhou, dos esportes que praticou, as empresas onde trabalhou, suas realizações profissionais, as viagens, as cidades, os bairros, tudo o que puder servir de referência lá está.
Agora o xis da questão. Para que e como explorar todo este relacionamento agora possível ?
 5. Imergindo na nuvem da internet…
Relacionar-se é fundamental para nossa espécie. É a base – como o trabalho – dá saúde mental. Precisamos do outro e se for me estender posso dizer que “somos o outro”. E como não dá para frequentarmos as praças, as ruas, os parques e encontrarmos todo mundo, temos os sites de relacionamento. Como usá-los me pergunta esta querida amiga. Conhecendo-a razoavelmente preparei para ela uma estratégia específica para o Facebook.
É extraordinário, é de uma riqueza sem par. A gente nem imagina. Mas atente para um fato muito importante: você não está perdendo tempo.
Digo isto porque muita gente boa, à princípio, tem a nítida impressão de que ficar meia hora em frente a um computador se comunicando é tempo perdido. Como estão enganados !
É um tempo preciosamente ganho. Cada ligação, cada passo que você der em direção a um domínio maior destes instrumentos significa que você poderá ter, desfrutar e interagir com um grupo de amigos cada vez maior – como se você fosse a um parque, a uma festa, a um ponto de encontro onde todos estivéssemos – e de fato estamos.
 6. Finalmente, voltamos ao ponto de partida: o conteúdo.
A internet não é mágica, não cria nada. Portanto é como disse lá atrás: é necessário saber-se quem se é, o que se faz, o que se procura, como e porque, com precisão.
Sabendo-se isto, é fácil desenhar uma estratégia digital – ou seja, como aproveitar esta maravilha, este novo einconnu Renascimento que estamos vivenciando sem nos dar conta que é a era digital.
Você tem uma oportunidade de reconhecimento, de amizades e de novos negócios antes impensável. Olhe a tela do computador agora e veja: estamos conectados ! Se quiser falar – diga ! – é só mandar um e-mailoswaldo@artpresse.com.br ou entrar em algum site de relacionamento, estou em vários. Não quer ? Então dê um Google, estou todo lá, digitalizado e feliz da vida, ampliando a cada dia minhas relações, pelo meu valor e nada mais.

Não é uma época, realmente, extraordinária ? Então, sejam bem vindos !
Fonte: http://ekoeducacaocorporativa.com.br/estrategia-digital-se-voce-nao-esta-entendendo-provavelmente-e-incompreensivel/

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

20 melhores empregos (Saúde está "com tudo")

Conheça os 20 melhores empregos dos próximos anos

O site Business Insider elencou os 20 melhores empregos no futuro, baseando-se na remuneração que eles oferecem e a projeção de crescimento para os próximos anos


Quem não deseja um emprego cujo salário e as perspectivas para o futuro sejam altas? O site Business Insider elencou os 20 melhores empregos do futuro, baseando-se na remuneração que eles oferecem e a projeção de crescimento para os próximos anos.
Para construir o levantamento, a publicação consultou dados oferecidos pela Secretaria do Trabalho dos Estados Unidos, que conta com o número de novas vagas oferecidas por cada ocupação entre 2012 e a projeção para 2022, além da média salarial.

O estudo avaliou cenário pós-crise e os setores que devem retomar o fôlego nos próximos anos. Entre os citados estão o ramo da construção e da saúde, que deve abrir ainda mais vagas com o ObamaCare. Segundo consta no levantamento, gestores de todas as áreas tendem a receber mais para organizar, planejar e supervisionar projetos.

Apesar de ter sido feito com base na realidade americana, o ranking oferece perspectivas para as mesmas áreas em outros países, inclusive o Brasil.
Veja abaixo o ranking das 20 melhores profissões para os próximos anos

20. Gestores de construção
19. Gestores de saúde

18. Representantes de vendas, atacado e fabricação

17. Contabilidade e auditoria

16. Motoristas de caminhões e tratores
15. Técnicos em enfermagem

14. Supervisores de construção civil
13. Analistas de Marketing
12. Desenvolvedores de Software
11. Supervisores de escritório e assistentes administrativos
10. Advogados

9. Carpinteiros

8. Professores do ensino básico

7. Analistas de sistemas
6. Analistas administrativos
5. Contadores e auditores
4. Médicos cirurgiões
3. Desenvolvedores de aplicativos
2. Gerentes de operações

1. Enfermeiros
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/conheca-os-20-melhores-empregos-dos-proximos-anos/83995/

Curso a distância exige mais dedicação que educação presencial, dizem alunos


  • Para muita gente, curso a distância é sinônimo de diploma fácil, rápido e sem grandes exigências. Para a bancária Fabiana Pessôa, 31, também era assim. Até que ela começou, em 2006, a cursar as aulas da graduação em administração a distância na UnB (Universidade de Brasília), um projeto piloto de uma das principais universidades públicas do país.
    Para incentivar o estudo, cursos a distância exigem dos alunos mais exercícios e produção de textos
    Para incentivar o estudo, cursos a distância exigem dos alunos mais exercícios e produção de textos
“Na época, eu já cursava direito, na modalidade presencial, e estava indecisa. Quando soube do projeto da UnB, não tive dúvidas. Pensava que seria uma 'mamata', mas tive que me dedicar bastante”, afirma Pessôa, que hoje exibe os dois diplomas universitários na parede. O de administração veio no fim do ano passado, depois de cinco anos de aulas.
Em princípio, a vantagem do ensino a distância (EAD) para Pessôa era ganhar tempo ao não precisar se deslocar diariamente até a UnB – e ainda poder usar a hora do almoço para estudar. Ela percebeu, porém, que, além de economizar algumas horas do dia, a modalidade exigia um nível de dedicação maior do que a versão presencial. “Eu tinha material para ler e atividades para entregar todos os dias da semana”, conta. “Acho que me dediquei mais ao curso a distância do que ao presencial”, diz a bancária, que afirma ter mais facilidade para estudar sozinha do que em sala de aula, com mais gente.
  • Arquivo pessoal
    Fabiana Pessôa, que estudou administração a distância na UnB
Quebrando o mito de que os cursos a distância são mais fáceis do que os presenciais, um estudo feito em 2007 pelo Inep (órgão de avaliação e pesquisa do MEC) com base nos resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que avalia o ensino superior) apontou que os alunos de cursos a distância estavam melhor preparados. Em sete das 13 áreas onde a comparação entre as modalidades foi possível, universitários que estudavam a distância tiveram desempenho superior aos demais.
Para Pessôa, o curso de administração a distância não foi fácil. "Tenho colegas que não ainda se formaram porque reprovaram em algumas disciplinas", diz. Apesar da dedicação ao curso, ela teve de recorrer a aulas presenciais de reforço aos sábados para vencer um dos conteúdos. “Matemática financeira era meu ponto fraco”, conta.  Hoje, a bancária diz sentir-se bem preparada como administradora e acredita que o diploma vai ajudá-la na ascensão profissional. 
Quinta tentativa
Em dois meses, Luiz Ricardo Freitas, 34, terá em mãos seu desejado diploma de administração. Bem-sucedida, esta foi a quinta tentativa de Freitas de se formar na área –ele já havia começado quatro cursos presenciais antes de se matricular em administração a distância na Unopar (Universidade do Norte do Paraná), instituição particular de ensino.
Para poder crescer na carreira administrativa dentro de um grande banco, ele frequentemente aceitava transferências, interrompendo a faculdade. Quando foi nomeado para Ibotirama, cidade baiana de pouco mais de 25 mil habitantes, Freitas pensou que teria de enterrar a vontade de terminar a faculdade. “Pensava que não teria oportunidade de estudar em uma cidade tão pequena”, conta. Um polo de EAD na região, porém, fez com que ele decidisse apostar na modalidade. “Pensei: tem só uma aula por semana, é tranquilo”, lembra.
Quando começaram as aulas, foi um susto. Na cidade pacata, Freitas teve de imprimir um ritmo intenso de estudos. “O curso tinha uma bibliografia extensa, atividades diárias e muita produção de textos. Percebi que essa modalidade exige mais do aluno”, diz ele, que hoje, mesmo sem ter terminado o curso, já vê o resultado do esforço: “Passei em sete provas de certificação interna do banco”, diz. 
  • Arquivo pessoal
    Luiz Ricardo Freitas, que cursou faculdade a partir de uma pequena cidade no interior da Bahia
Freitas, do alto de sua experiência com cinco cursos diferentes, é categórico: a modalidade a distância permite que o aluno aprenda mais do que nos cursos presenciais. “Antes, eu chegava da faculdade cansado e ia dormir. Então, o que professor falava é o que valia, eu era muito dependente”, afirma. Ele vivenciou ainda outras duas vantagens no EAD: ao ser transferido novamente, não precisou interromper o curso – apenas mudou de polo, mantendo a grade curricular e os professores –, e passou a estudar na hora que queria. “Pude dar mais atenção a minha família. Chegava do trabalho e brincava com as minhas filhas. Depois que elas iam dormir, eu estudava.”
Aulas pela TV
Para Fernanda Gonzalez Saback, 27, não foi a falta de opções de cursos na região que a fez buscar o ensino a distância. Em 2007, Saback morava em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador, e estudava para prestar concursos na área jurídica. Para poupar tempo no trânsito –e poder estudar ainda mais-, fez as contas. “Levaria uma hora de carro só para chegar ao curso. Para quem está estudando firme, perder duas horas por dia com deslocamento é tempo demais”, diz.
Por isso, Saback preferiu fazer o curso preparatório em modo “telepresencial”, na rede privada de ensino LFG. Nesse modelo, um professor em outro lugar do Brasil dá uma aula expositiva, transmitida em tempo real para várias unidades da LFG em todo o Brasil, incluindo a de Lauro de Freitas. “Fiz dois cursos nesse sistema. Foram ótimos”, afirma.
Além de facilitar seu deslocamento, ela diz ter gostado da parte didática. “A aula rende mais porque não há interrupção. O professor passa o conteúdo durante quatro horas e responde dúvidas enviadas por email apenas no final da aula”, conta ela, que reforçou o nível de concentração durante o curso. Para Saback, a dedicação às aulas deu frutos: ela foi aprovada em um concurso para a Advocacia Geral da União, cargo para o qual foi convocada em dezembro de 2010.  
Fonte: Luciana Alvarez - Do UOL, em São Paulo - 16/01/2012
http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/01/16/quebrando-o-mito-curso-a-distancia-exige-mais-dedicacao-dizem-alunos.htm

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Geek Games


Plataforma online ajuda alunos do Ensino Médio a monitorar desempenho no Enem

O Geekie Games propõe uma espécie de ‘gincana’ em que estudantes podem testar seu desempenho em simulados e professores podem acompanhar o desenvolvimento da turma por meio de diagnósticos detalhados


Geekie Games, plataforma de ensino adaptativo
Divulgação