sábado, 27 de fevereiro de 2016

Educação: teatro, artes visuais e dança farão parte do currículo escolar

artes; desenho; pintura; criança (Foto: Thinkstock)




















Nesta terça (23), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que vai modificar o ensino de artes na educação básica. Teatro, artes visuais e dança serão incluídos à grade curricular, na qual hoje apenas o ensino de música é obrigatório. O projeto é um substitutivo, ou seja, altera integralmente o texto da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.
 As escolas terão um prazo de 5 anos para se adequarem ao novo currículo, investindo na formação de professores e espaços apropriados.
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Comissão quer ensino obrigatório de artes visuais, teatro, música e dança

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (23) proposta que altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no ponto referente ao ensino de artes. Pelo texto, a música, o teatro, as artes visuais e a dança serão as linguagens que constituirão o componente curricular do ensino de artes.
A matéria é proveniente de um substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 14/2015) a projeto de lei apresentado pelo então senador Roberto Saturnino (RJ), em 2006. Pela legislação atual, apenas a música é citada como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, nesse componente curricular.
O prazo para que os sistemas de ensino implantem as mudanças, incluída a formação dos professores em número suficiente para atuar na educação básica, é de cinco anos. O relator foi o senador Cristovam Buarque (PPS-DF).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2016/02/educacao-teatro-artes-visuais-e-danca-farao-parte-do-curriculo-escolar.html e http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/02/23/comissao-quer-ensino-obrigatorio-de-artes-visuais-teatro-musica-e-danca-nas-escolas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O Plano Nacional de Educação (2014/2024)

PNE em movimento

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior.

O Ministério da Educação se mobilizou de forma articulada com os demais entes federados e instâncias representativas do setor educacional, direcionando o seu trabalho em torno do plano em um movimento inédito: referenciou seu Planejamento Estratégico Institucional e seu Plano Tático Operacional a cada meta do PNE, envolveu todas as secretarias e autarquias na definição das ações, dos responsáveis e dos recursos. A elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 também foi orientada pelo PNE.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no portal do Inep, o Plano Nacional de Educação – PNE: Linha de Base. O documento reúne indicadores, selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) e o instituto, que contribuem com o acompanhamento do Plano.
A Linha de Base atende ao Artigo 5º da Lei do PNE que, em seu parágrafo segundo, atribui ao Inep o papel de realizar estudos para aferir a evolução da realização das metas do Plano. O documento consiste em análise descritiva de séries históricas de 36 indicadores.
Os dados analisados pelos técnicos do instituto servem de referência para a melhor observação de fatores como desigualdades regionais, raça e cor, renda e sexo, além de diferenças educacionais entre as áreas rural e urbana. "O trabalho subsidia a tomada de decisões institucionais. São indicadores que nos permitem verificar que grande parte das desigualdades persiste, mas vêm diminuindo", ressalta o presidente do Inep, Chico Soares.
Para a construção e a análise dos indicadores em consonância com as metas do PNE, os servidores do Inep recorreram às bases de dados do instituto, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O objetivo do documento é subsidiar instâncias de controle, dentre elas, as comissões de educação da Câmara dos Deputados e do Senado, além do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Fórum Nacional de Educação, formado por instituições da sociedade civil.
Para o MEC, o estudo sinaliza a tendência durante o período de vigência do Plano (2014 - 2024) e sugere onde atuar de forma mais específica e incisiva para a próxima década de PNE. 

Acesse o documento AQUI.


Fonte: http://pne.mec.gov.br/conhecendo-o-pne e http://pne.mec.gov.br/mais-destaques/403-inep-publica-linha-de-base-do-pne

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

XIII EVIDOSOL/X CILTEC-online - chamada para inscrição

Prezados,

O grupo Texto Livre convida a todos para o XIII Encontro Virtual de
Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de
Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), a ocorrer de 01 a 03 de junho
de 2016, com o apoio da Faculdade de Letras/UFMG, UFTM e Kósmos/UFSM.

Além de conferências e mesas, o evento, inteiramente online, selecionará
propostas a serem apresentadas em IRC (chat) ou em Fóruns, cujas inscrições
podem ser feitas de acordo com o calendário:

Submissão de propostas (artigo completo): de 17/02 a 17/03/16;

Inscrição sem envio de propostas: de 17/02 a 01/06/16.

As propostas, em português, espanhol ou inglês, deverão se adequar às
seguintes trilhas ou eixos temáticos: Linguagem e Tecnologia, Produção
Textual no Computador, Divulgação de Software Livre, Documentação em
Software Livre, Hipertexto, Jornalismo na Internet, Blogs e Wikis, Ensino na
Internet, Comunidades Virtuais, Inclusão Digital e Cultura Livre.

Inscrições, tanto para submissão de propostas (artigos) quanto como
"ouvintes", podem ser feitas no mesmo sistema, pelo link "inscrições;http://evidosol.textolivre.org/site/inscricoes; ".
Pedimos que leiam
atentamente as instruções para submissão de proposta.
Maiores detalhes estão
disponíveis no menu do site oficial do evento:
http://evidosol.textolivre.org/
http://evidosol.textolivre.org/site

Obs.: não é cobrada taxa de inscrição.

Convocatoria (Español) http://evidosol.textolivre.org/site/convocatoria-espanol
Call for papers (English) http://evidosol.textolivre.org/site/call-for-papers-english
Chiamata (Italiano) http://evidosol.textolivre.org/site/chiamata-italiano

Gentilmente enviado por: Organização do Evidosol/Ciltec-online
http://evidosol.textolivre.org/site/organizacao
http://evidosol.textolivre.org/
evidosol@gmail.com
http://whos.amung.us/widget/brasilgeral.pnh

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Inscrição para elaboração de soluções de questões

A FabriCO está com uma ótima oportunidade para você trabalhar da sua casa
Temos uma demanda especial para elaborar soluções de mais de 53.000 questões, de livros do ensino superior, de diversas áreas de conhecimento.
Você nos diz quantas questões pode nos entregar diariamente e por semana e nós o capacitamos e lhe pagamos por questão resolvida! Além disso, se você atingir a meta de entregas semanal ganha uma bonificação acima do valor negociado por questão!
Se você tem interesse em participar deste projeto preencha o formulário, disponível no link a seguir, indicando qual livro você tem interesse em elaborar as soluções.

Dúvidas entre em contato pelo email conteudistas@fabrico.com.br
Atenciosamente,
Curadoria FabriCO

Link: https://docs.google.com/forms/d/1iOoEXrrW5N90d8ROA-gbNbiB8W3l0vr0iQxJkTc_FJo/viewform


Cálculo Vol. 1 - 8ª Edição - 2007 - Autores: Anton, Howard / Bivens, Irl C. / Davis, Stephen L. - Editora: BOOKMAN - ISBN: 9788560031634
Introdução À Mecânica Dos Fluídos 8ª Ed – Autores: Fox, Robert W./ Pritchard, Philip J./ Mcdonald, Alan T. – Editora: LTC – ISBN: 9788521623021

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Computação na nuvem