sábado, 23 de março de 2013

19° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância


Chamada de Trabalhos - 19º CIAED


  1.         O Congresso
1.1. O 19° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância “Bons Profissionais Fazem Bons Programas de EAD: Como estamos?” será realizado de 9 a 12 de setembro de 2013 em Salvador - BA , abrindo espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus Trabalhos Científicos baseados em investigação científica; apresentar relatos de Experiências Inovadoras; participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países; realizar palestras; inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação; e estabelecer contatos profissionais.

2. Os trabalhosOs trabalhos submetidos para apresentação no Congresso podem pertencer a duas classes: Pesquisa Científica (PC) e Relato Métodos, Técnicas e Práticas (RMTP).

2.1. Os Trabalhos Pesquisa Científica (PCs) submetidos para serem apresentados em Sessões Paralelas no 19º CIAED passam por um rigoroso processo de julgamento, do tipo blindreviewbypeers (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do autor são elementos não fornecidos àqueles que o avaliam. A avaliação será realizada por uma Comissão Técnica composta pelos membros do Conselho Científico da ABED e de outros doutores com reconhecida atuação na área. Cada Trabalho será avaliado por ao menos três revisores, membros da Comissão Técnica do Congresso. O resultado final da avaliação de cada submissão, que corresponde à média das avaliações dos revisores, será o indicador decisório para a aceitação de trabalhos científicos para apresentação nas sessões paralelas do congresso. Em função do resultado final da avaliação, alguns trabalhos poderão ser direcionados para apresentação em Sessão de Pôsteres.

2.2. Os Relato Métodos, Técnicas e Práticas (RMTP).correspondem à descrição e análise de realizações nos diferentes tipos de categorias, identificadas a seguir, que apresentem aderência ao tema do Congresso e apresentem algum aspecto inovador. Os RMTPsserão submetidos ao processo de avaliação descrito no item 2.1, respeitando-se as características de cada classe. RMTPsRelatos de Experiências Inovadoras poderão ser aceitos tanto para apresentação nas sessões paralelas do Congresso como para apresentação no formato de pôster.

2.3 Cada Trabalho submetido deverá ser identificado de acordo com os itens: Categoria, Setor Educacional, Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD, Natureza e Classe.

2.3.1. - Categoria
A - Estratégias e Políticas
B - Conteúdos e Habilidades
C - Métodos e Tecnologias
D - Suporte e Serviços
E - Gerenciamento e Logística
F - Pesquisa e Avaliação

2.3.2. - Setor Educacional

1 - Educação infantil e Fundamental
2 - Educação Média e Tecnológica
3 - Educação Superior
4 - Educação Corporativa
5 - Educação Continuada em Geral

2.3.3. -Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD (Zawacki-Richer 2009)
Nível Macro – Sistemas e Teorias de EAD
A. Acesso, Equidade e Ética
B. Globalização da Educação e Aspectos Culturais Transfronteiros
C. Sistemas e Instituições de EAD
D. Teorias e Modelos
E. Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento

Nível Meso – Gerenciamento, Organização e Tecnologia
F. Gerenciamento e Organização
G. Custos e Benefícios
H. Tecnologia Educacional
I. Inovação e Mudança
J. Desenvolvimento Profissional e Apoio ao Corpo Docente
K. Serviços de Apoio ao Estudante
L. Formas de Assegurar a Qualidade

Nível Micro - Ensino e Aprendizagem em EAD
M. Design Instrucional
N. Interação e Comunicação em Comunidades de Aprendizagem
O. Características de Aprendizes

2.4. No final do processo de julgamento, o Conselho poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:
2.4.1. Significância suficiente para merecer apresentação em Sessão Paralela; 
2.4.2. Direcionamento para apresentação de Pôster; 
2.4.3. Devolvido ao autor para modificações após as quais poderia ser apresentado em Sessão Paralela;
2.4.4. Recusado por não adequar-se ao evento.

3.        Submissão dos Trabalhos
3.1. A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Técnica é exclusiva para osassociados da ABED, e está ligada à condição de que todos os seus autores sejam associados Individuais, em dia com o pagamento das suas anuidades na data da submissão do artigo. Nota importante: o nome do orientador de teses e dissertações não deve aparecer como co-autor de Pesquisa Científica, podendo receber o devido reconhecimento em nota de rodapé.

3.2. A submissão dos Trabalhos será feita única e exclusivamente através de ferramenta: http://www.abed.org.br/congresso2013/enviartrabalhos.htm

3.3. Ao submeter os Trabalhos os autores ficam cientes que para apresentação no Congresso será necessáriaa presença de pelo menos um dos autores ou representante para apresentar o trabalho, que deverá estar devidamente inscrito no Congresso.

3.4. Parte do processo de envio do trabalho na ferramenta é a obrigatoriedade de assinalar a concordância ou não com o termo de compromisso de apresentação previamente descrito abaixo:
“Comprometo-me, caso meu trabalho seja aprovado pela Comissão Técnica do 19º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, a comparecer ou nomear um representante para sua apresentação, no dia e hora previamente comunicados, e autorizo sua publicação no site da Associação. Estou ciente da condição de que os autores do trabalho devem ser associados, com os pagamentos das anuidades em dia.”

3.5. Logo após a submissão do trabalho, uma mensagem automática será enviada para o endereço eletrônico da pessoa que realizou a submissão, confirmando este procedimento.

3.6. Simultaneamente, o título do trabalho e a data de submissão serão publicados no site do evento.

Nota importante: O recebimento da mensagem automática (item 3.3) e a publicação no site do título do Trabalho submetido não significam, de forma alguma, a aprovação do mesmo para apresentação no evento.

4. Publicação dos Trabalhos4.1. Os Trabalhos aprovados serão publicados eletronicamente nos Anais do Congresso no site da ABED. 

Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis ou representantes no dia e horário definido na programação do Congresso serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando seus autores impossibilitados de submeter Trabalhos para os eventos da ABED pelo período de 2 (dois) anos. 

4.2. Os Trabalhos serão publicados eletronicamente em dois idiomas: Português e Inglês. Caberá ao autor ou autores do trabalho aprovado, produzir a versão em inglês do trabalho para a publicação no site do evento. A versão em inglês do trabalho deverá ser enviado para 
papers@abed.org.br até o dia 31 de julho de 2013. 

4.3. Dúvidas pelo endereço 
papers@abed.org.br ou pelo telefone 55 11 3275.3561 

4.4. Estarão disponíveis para a apresentação dos Trabalhos durante o evento, um computador com sistema operacional básico: Windows XP 2003 com Power Point, Datashow e acesso à Internet. 

5. Normas de Padronização5.1. Os Trabalhos não devem exceder a dez laudas e devem obedecer as novas normas ortográficas da língua portuguesa.
5.2. A página deverá ser configurada em papel A4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 2,5 cm; inferior 2,5 cm; lateral esquerda 3,5 cm; lateral direita 2,5 cm.
5.3. Devem ser redigidos em Word (extensão .doc (97 - 2003), Acrobat (extensão .pdf sem bloqueio), RichText/ Write (extensão .rtf) ou Writer (extensão .odt), com texto na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5 alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior. 

5.4. A estrutura da primeira página é a seguinte:
5.4.1. - Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico.
5.5. Após o espaço de cinco linhas , colocar o título "RESUMO" em português com fonte Arial, corpo 12 centralizado em negrito e abaixo o texto do resumo em português, Arial 12 itálico justificado, espaço simples com no máximo 200 palavras. Após o espaço de uma linha, as palavras-chave em Arial 12 negrito separadas por ponto e vírgula.
5.6. Após o resumo, deixar espaço de três linhas e iniciar o texto do trabalho, preferencialmente insira uma quebra de página.

5.6.1 - O texto deve seguir as orientações do item 5.3: fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5 alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.
5.7. Colocar as referências bibliográficas e quaisquer anexos no final do texto.
5.8. As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.
5.8.1. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda.
5.9. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos.
5.10. As figuras e tabelas devem ter legendas.


Nota importante: Trabalhos sem e-mail e telefone de todos os autores inseridos na ferramenta de submissão não serão aceitos. 

6. Idiomas do Congresso
Português

6.1. Outras línguas, em Sessões Plenárias ou Minicursos, normalmente recebem tradução simultânea para o português.

7. Cronograma
- Período para encaminhamento dos trabalhos: 28 de novembro de 2012 a 
30 de abril 2013
- Período de avaliação dos trabalhos: 1° de maio a 5 de junho de 2013;
- Divulgação dos resultados no site e comunicação - 
09 de junho de 2013;
- Envio da versão para o inglês do trabalho aprovado - 31 de julho de 2013;
- Notificações de aceitação serão enviadas pelo sistema automaticamente;
- Apresentação no 19° CIAED em de setembro de 2013.

8. Informações Complementares
Sede da ABED:
Rua Vergueiro, 875 12° andar 
CEP 01504-001 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3275.3561 - Fax: 11 3275.3724
E-mails
Trabalhos Científicos: papers@abed.org.br
Informações sobre o evento: 
congresso@abed.org.br
Página da ABED: 
www2.abed.org.br
Página do evento: 
www.abed.org.br/congresso2013
Veja exemplo de TC, 
clicando aqui!

Fonte: http://www2.abed.org.br/noticia.asp?Noticia_ID=482

sexta-feira, 22 de março de 2013

III Jornada EaD - Onde estamos e para onde vamos


Jornada discutirá o futuro da educação a distância

No dia 6 de abril, em São Paulo. Entre os temas, cursos massivos, softwares, hardwares, design, games, educação online etc
(Com informações da Assessoria de Imprensa do evento)
O auditório da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, receberá, dia 6 de abril, sábado, alguns dos mais importantes pesquisadores de Educação a Distância (EaD) do país para um dia de imersão no tema da educação a distância. É a III Edição daJornada Educação a Distância: o futuro da arte.

A programação será aberta com a palestra do professor e coordenador do evento João Mattar (UAM e PUC-SP) intituladaGames, Redes Sociais & MOOCs. Mattar é especialista em tecnologias educacionais e educação a distância e mantém o blog De Mattar.

Em seguida, a professora Andrea Filatro (SENAI) comanda a palestra Evolução do Design Instrucional e Desafios Futuros. O termo Design Instrucional (DI) é um dos mais empregados nas discussões sobre educação a distância e diz respeito aos processos de planejamento, formatação e desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos e atividades pedagógicas específicas para a EaD. Na palestra, a pesquisadora vai destacar a evolução dos conceitos, processos e produtos oriundos das práticas de DI.

Para encerrar a manhã de atividades da Jornada EaD, a professora e teórica Lúcia Santaella (PUC-SP) será entrevistada por Mattar no estilo talk show, e falará sobre temas como semiótica, cibercultura, linguagens líquidas e educação ubíqua. O momento "cara a cara" foi pensado para aproximar o público de autores muito referenciados, como é o caso da professora Santaella.

Tablets e Smartphones reinventando a Educação é o título do workshop que abre as atividades da Jornada EaD no turno da tarde e que será comandado por André Genesini (Educamos Online). "Nesta atividade serão descritos alguns dos principais aplicativos e metodologias usadas para integrar os tablets e smartphones ao currículo. Alguns aplicativos e tecnologias serão demonstrados com a participação de todos os participantes que estiverem portando smartphone ou tablet", afirma o especialista.

Continuando a série de atividades, a Jornada EaD vai receber a professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP) para o debate Pedagogia a Distância e uso das TDICs. Na ocasião serão discutidos os resultados de pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita sobre o Curso de Pedagogia a Distância no Brasil, com destaque para a identificação do pouco uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no curso.


MARKETING DIGITAL E EDUCAÇÃO

Uma das principais dificuldades encontradas pelos professores e produtores de materiais didáticos e conteúdos educativos é fazer suas produções ganharem o mundo. Até mesmo as produções online abertas encontram dificuldades para serem difundidas e chegarem até o seu público-alvo.

Alcançar altos índices de acesso para e-books, vídeos e blogs é o desejo daqueles que buscam disseminar o seu conteúdo na web. Diversas estratégias para se alcançar esse objetivo são discutidas por professores, gestores e profissionais de marketing, com o objetivo comum de desenvolver soluções para essas questões. No cenário atual, muitas das estratégias tomam como base o uso das tecnologias.

Pensando em ampliar ainda mais essa discussão, a Jornada EaD: o futuro da arte convidou a coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação, Martha Gabriel, que irá proferir a palestra Marketing Digital para Instituições de Ensino.

Nomeada entre os 100 Top Web-Savvy Professors 2012 pela Best Online Universities e autora do best seller Marketing na Era Digital,Martha Gabriel discutirá estratégias de marketing digital para instituições de ensino, como redes sociais, mobile e busca. Em sua palestra também serão apresentados cases que ilustram a aplicação dessas estratégias. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer as principais características do marketing na era digital.

A Jornada oferece ao público uma programação especial, composta por palestras, debates, workshop e lançamentos de livros com autores presentes e sessão de autógrafos. O evento conta com o apoio da Universidade Anhembi Morumbi, da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP (TIDD), do Portal Educação e do Moodle Livre.

Além das palestras e debates, a inscrição para o dia de atividades inclui alimentação servida no local do evento. Os participantes também recebem certificação e participam de sorteio de brindes. Professores, tutores, profissionais de mídias sociais e tecnologia, gestores de educação a distância e de instituições de ensino, empresas e universidades corporativas já podem realizar a inscriçãono link: http://eadfa3.blogspot.com.br/p/inscricoes.html

O auditório da Universidade Anhembi Morumbi fica na rua Casa do Ator, 275. Vila Olímpia. São Paulo.O evento acontecerá da 8 às 18 horasE-mail para mais informações:artesanatoeducacional@gmail.com .


III Jornada EaD
Onde estamos e para onde caminhamos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância? Redes Sociais, MOOCs, Tablets, Mobile Learning, Design Instrucional, Educação Ubíqua e Formação de Professores, dentre outros temas, serão debatidos pelos principais especialistas no Brasil.
A jornada é direcionada a professores, tutores, profissionais de mídias sociais e tecnologia, gestores de educação a distância e instituições de ensino, empresas e todos aqueles que se interessam por educação e tecnologia.
O evento será realizada no dia 06 de Abril de 2013, sábado, das 08:00 às 18:00 horas no auditório da Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo.
Mais informações e inscrições no site do evento.



Fonte: http://www.sead.ufscar.br/outros/blog-da-sead e http://www.acheseucurso.com.br/jornada-discute-futuro-da-educacao-a-distancia.aspx

quinta-feira, 21 de março de 2013

II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) e o IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA)


SiEaD
O  II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) e o IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) são eventos promovidos pelo Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES), da Unesp. Os eventos serão realizados concomitantemente no período de 14 a 17 de abril de 2013, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/Unesp), campus de Presidente Prudente/SP.
Os eventos têm entre seus objetivos principais apresentar abordagens metodológicas presentes na relação cotidiana das práticas sociais e educativas em educação a distância e em educação inclusiva, além da troca experiências que possam contribuir para o planejamento e implantação de programas de ensino inovadores.
As inscrições estão abertas. Confira mais informações e a programação completa.
Fonte: http://www.sead.ufscar.br/outros/blog-da-sead

quarta-feira, 20 de março de 2013

Videoaulas nacionais - mais duas plataformas


Duas plataformas engrossam lista de videoaulas nacionais

Polinize e o Kuadro, focadas em estudantes do ensino fundamental e médio, oferecem aulas de matemática, química, física e biologia

Vagner de Alencar, do Portal Porvir
A partir da hipótese de que o jovem brasileiro está cada vez mais à procura de conteúdo na web, Pedro Teberga, 23, estudante da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, decidiu sair da teoria para a prática. Por meio de um projeto-piloto, decidiu abrigar 100 videoaulas no Youtube para ter um feedback dos estudantes virtuais. A iniciativa superou as expectativas do jovem. “Recebemos 300 mil visualizações em pouco tempo e um retorno muito positivo dos usuários. O que nos motivou a lançar uma plataforma para trazer mais impacto, para além dos primeiros vídeos gravados”, afirma Teberga, cofundador do Polinize, plataforma lançada neste mês, que oferece aulas online gratuitas com foco em alunos de ensino médio e também permite aos interessados que criem cursos – que podem ser pagos ou não –, para ensinar desde matemática e química até mesmo malabarismo.
A plataforma de Teberga é inspirada na pioneira Khan Academy, modelo criado por Salman Khan, para dar aulas de matemática, ciências, programação e humanidades – e que parece liderar um movimento de professores celebridades online e que vem reformulação as salas de aula em todo mundo. Apenas nos dois últimos anos, as videoaulas de Khan tiveram mais de 200 milhões de acessos por seus cerca de 10 milhões de alunos.
No Brasil, Teberga é um dos muitos entusiastas do formato idealizado por Khan. O Porvir, ao longo do último ano levantou uma série de plataformas que seguem a mesma linha como a CalculeMais, o QMágico, o Descomplica, o MeSalva! e Manual do Mundo.
Para Teberga, essas plataformas surgem como “soluções urgentes nos padrões da educação para alcançar uma sociedade mais justa”. “A educação precisa deixar de ser vista como um entrave em nossa história para passar a ser um importante fator de impulso para alcançarmos um papel importante no cenário mundial”, afirma.
Para viabilizar o projeto, a plataforma também oferece aulas cobradas – destinadas, à priori, a um público de nível superior. “Os professores interessados em oferecer um curso na plataforma nos contatam e depois os selecionados recebem apoio desde a confecção do material até mesmo ao pagamento automatizado das vendas realizadas”, afirma Teberga. O primeiro curso pago a ser lançado será o de direito constitucional. No futuro, ele pretende criar ferramentas que possam acompanhar a evolução do aluno como as plataformas adaptativas que dão retorno imediato sobre os desempenhos dos alunos.
No quadro
Uma das aulas gratuitas da plataforma do Polinize é dada por outro entusiasta das videoaulas. Bruno Werneck, 32, que além de estar na plataforma de terceiros em aulas de física, química e matemática, mantém também sua própria plataforma, o Kuadro.
Werneck é engenheiro formado pelo ITA e no início de 2012 começou sua plataforma visando levar acesso ao ensino de matemática, química, física e biologia aos estudantes de escolas públicas. As aulas são gravadas tanto por ele quanto por sua esposa Lucimara Werneck, 28, bióloga graduada pela Universidade  Federal de Minas Gerais (UFMG), que viram nas videoaulas a alternativa para levar mais acesso à educação de qualidade para alunos de escolas públicas. “O problema não é a falta de ensino, mas a falta de acesso”, conta Werneck, que assim como Lucimara, estudou na rede pública.
Sem nenhum custo, o Kuadro é aberto a qualquer escola que queria usar as videoaulas. Hoje, a plataforma tem mais de 20 mil pessoas cadastradas e um acesso diário de 1.000 visitas. Com a expectativa de produzir 30 novas videoulas mensalmente, o professor afirma que os vídeos são apenas “empurrões” no processo de ensino-aprendizagem, que deve ser pautado na interação dos alunos.
Para tornar isso possível, o Kuadro oferece outras funcionalidades, como bate-papos e fóruns autogestionados. “O intuito principal é levar ensino de qualidade às pessoas, fazer com que os alunos aprendam mais, sintam-se mais seguros e motivados nos estudos e entendam o poder de estudar em grupo”, diz.
Assim, como Khan, que depois de receber cartas de professores que diziam estar invertendo a lógica da sala de aula, Werneck parece seguir os mesmos passos. “Muitos professores já me abordaram para dizer que estão usando as aulas-online em suas disciplinas”, conta.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,duas-plataformas-engrossam-lista-de-videoaulas-nacionais,1001801,0.htm

terça-feira, 19 de março de 2013

2 milhões de vagas do MEC para Inglês Online


ingles_sem_fronteiras.JPG
Acesse o site do curso e cadastre-se! Conheça mais sobre o Inglês sem Fronteiras.
A exigência da proficiência na língua inglesa para estudantes interessados em pleitear uma bolsa de estudos em instituições estrangeiras fez surgir o programa Inglês sem Fronteiras (IsF), que está com inscrições abertas para o curso My English On-line.
Os interessados devem acessar o site www.myenglishonline.com.br e preencher um formulário de cadastro. O objetivo da iniciativa é auxiliar no aprendizado e aperfeiçoamento da língua e, desta forma, quebrar uma das maiores barreiras para os estudantes brasileiros para intercâmbio em instituições estrangeiras, principalmente, promovido pelo Ciência sem Fronteiras.
O IsF é destinado também aos estudantes de graduação e de pós-graduação (mestrado, doutorado e outros do nível stricto sensu). Alunos de instituições privadas também podem se inscrever, mas precisam ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), posterior a 2009, e obtido média de 600 pontos. Não há restrição quanto à área de conhecimento do curso do candidato.
Após se cadastrar, o interessado receberá, em até cinco dias, um e-mail com as informações necessárias para o acesso ao curso. A primeira fase do programa disponibilizará dois milhões de senhas, e a meta futura é chegar a cinco milhões, estendendo o acesso a estudantes do nível médio, conforme o Ministério da Educação, que está promovendo o programa, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As aulas do curso são gratuitas, disponíveis pela plataforma My English On-line, elaborada pelo setor educacional da National Geographic Learning em parceria com a Cengage Learning.
Inglês como condição
Para viabilizar a ida dos alunos para outros países e formar pesquisadores mais preparados, o IsF foi lançado, em dezembro do ano passado, pelo Ministério da Educação (MEC). Um dos sinais percebidos pelo Governo Federal, além da não proficiência no inglês, é a escolha de Portugal como um dos destinos mais procurados pelos estudantes do Ciência sem Fronteiras, devido à falta de exigência de conhecimento de outro idioma.
Com o emprego do programa, o MEC  pretende proporcionar aos candidatos do Ciência Sem Fronteiras a oportunidade de alcançar o nível de proficiência exigidos nos exames linguísticos para o ingresso nas universidades do exterior.
O curso
O My English On-line é baseado na ferramenta de ensino de idiomas MyELT, que oferece atividades de estudo interativas para serem acessadas em qualquer horário e em qualquer lugar. O usuário terá a disposição livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), exercícios de gramática (com correção imediata), dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Todos os materiais podem ser impressos.
O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado, que abrange o iniciante, básico, pré-intermediário, intermediário e avançado (preparatório para exames de proficiência). Cada nível possui duração máxima de seis meses e contém três etapas que compreendem atividades com e-book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada fase, o usuário deverá fazer um “teste de progresso” como preparação para a “prova final” do nível e terá que obter rendimento igual ou superior a 60% para avançar. Para cada etapa concluída, o usuário receberá um certificado de conclusão por e-mail.
O estudante poderá ficar no máximo 15 dias sem acessar o MEO, caso contrário, o login será bloqueado, e o estudante perderá o direito de continuar o curso.
Aulas presenciais
O IsF conta, também, com cursos presenciais que serão destinados aos candidatos a uma vaga no Ciência sem Fronteiras. Para participar, os estudantes deverão fazer um teste de nivelamento que revelará seu nível de proficiência. A seleção será realizada pela instituições de ensino superior parceiras do IsF e orientada pelo Núcleo Gestor do programa. Os avaliados com o nível mais próximo do desejado para o intercâmbio serão selecionados para o curso presencial.
O projeto tende, de acordo com a disponibilidade, dar chances aos que possuem nível inferior, mas inicialmente, o objetivo é auxiliar os candidatos ao CsF nas etapas finais da inscrição.
O curso presencial será ofertado de forma intensiva, com duração de cinco horas semanais. Para os alunos com mais alto nível de proficiência, o curso poderá levar de dois a três meses. A proposta é que os módulos sejam uma expansão do programa Capes/Fulbright, chamado English Teaching Assistantships (ETA), e para isso está prevista a vinda de 200 professores americanos de diferentes regiões dos Estados Unidos para que possam auxiliar as equipes de ensino de cada instituição.
Idiomas na UFJF
O investimento em formação linguística é uma preocupação também da UFJF há quase 13 anos com a implantação do Projeto de Universalização da Oferta de Língua Estrangeira (PU), uma iniciativa da Faculdade de Letras em parceria com a Pró-reitoria de Graduação. O objetivo é fornecer aos estudantes de graduação a aquisição e o desenvolvimento de competências de leitura em gêneros textuais básicos e auxiliar no processo de formação de professores de língua estrangeira.
O projeto atende, também, os servidores efetivos da universidade e os alunos de pós-graduação. As aulas são ministradas por bolsistas da UFJF que passam por processos de seleção e são orientados por professores do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Fale e do Colégio de Aplicação João XXIII.
São ofertadas cinco idiomas: inglês, francês, italiano e espanhol, com duração de três semestres, e latim, com duração de dois semestres.
A matrícula dos veteranos é feita pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) e dos calouros é realizada na própria Fale, na sala do PU, durante a primeira semana de aula de cada semestre.
Outras informações:
(32) 2102-3883 (PU)

Fonte: UFSCAR e UFJF
http://www.blogdareitoria.ufscar.br/ e http://www.ufjf.br/secom/2013/03/19/curso-gratis-de-ingles-on-line-abre-2-milhoes-de-vagas/

segunda-feira, 18 de março de 2013

domingo, 17 de março de 2013

Mestrado a Distância PROFLETRAS


Sai até abril edital para segundo mestrado a distância, o PROFLETRAS

Mestrado profissionalizante surge na trilha do sucesso do PROFMAT, e deverá lançar turmas já para agosto
O Brasil saberá, até abril, quando já deverá ter saido o edital do curso de mestrado profissionalizante de Letras pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), os detalhes deste que é o segundo mestrado profissionalizante a distância lançado no país. O primeiro foi o PROFMAT, para professores de matemática.
O PROFLETRAS já foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e agora passa por processos de autorização interna nas instituições das redes federal e estaduais de educação que vão ministrar o curso (aprovação de corpo docente em todas as instâncias etc). A previsão é que o edital do curso seja lançado até abril deste ano, para começar com turmas novas já em agosto. O PROFMAT teve neste ano cerca de vinte mil inscrições, e a Capes espera número semelhante de inscrições para o curso de letras.
Os detalhes do curso serão divulgados apenas com o edital pronto, mas segundo o coordenador da área de Letras da Capes, Dermeval da Hora Oliveira, a tendência é que o curso se inicie com critérios ainda restritos (para professores de ensino fundamental e só para quem já tenha cursado letras, por exemplo) para depois expandir-se. Também não se sabe ainda se o curso oferecerá as mesmas condições do PROFMAT, com bolsas para os alunos. Segundo Dermeval, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, tem afirmado que a concessão de bolsas a professores tem sido uma política de governo em expansão, o que sugere que os futuros alunos do PROFLETRAS possam também dispor de bolsas, mas isso ainda não foi definido, pois depende de questões orçamentárias.
De qualquer forma, os critérios de seleção terão que ser diferentes do PROFMAT por conta das características da área. O PROFLETRAS exigirá, para aceitação, maior produção dos alunos em disciplinas como a redação, por exemplo.
O mestrado profissionalizante PROFLETRAS será coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que já tem experiência em coordenação de formas associativas para pós-graduação. Está prevista a abertura de mil vagas e o cumprimento de 360 horas num prazo de dois anos. Dentre as disciplinas, cinco serão obrigatórias e três serão optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de doze. Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar, no mínimo, 24 créditos.
O curso terá uma única área de concentração: Linguagens e letramentos. A essa área de concentração se vinculam duas linhas de pesquisa: Teorias da linguagem e ensino; e Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.
Para o coordenador da área de Letras da Capes, Dermeval da Hora Oliveira, é provável que o curso comece já com uma rede de 30 a 40 instituições de ensino disponibilizando vagas. "A receptividade foi bastante grande e há muita demanda para o curso", afirmou Oliveira.
Atualmente, as seguintes instituições pretendem participar do PROFLETRAS:
(a) Região Sul:
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual do Oeste do Paraná

(b) Região Nordeste:
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras
Universidade Federal da Paraíba - Mamanguape
Universidade Estadual da Paraíba - Guarabira
Universidade Federal da Bahia
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade do Estado da Bahia - Santo Antônio de Jesus
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista
Universidade Federal do Ceará
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Currais Novos
Universidade do Estado do Rio Grande Norte - Pau dos Ferros
Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão
Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana
Universidade Estadual do Piauí
Universidade de Pernambuco

(c) Região Sudeste

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade de São Paulo
Universidade Estadual Paulista  -­­ Araraquara e Assis
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Federal de Juiz de Fora

(d) Região Centro-Oeste:
Universidade de Brasília
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Mato Grosso

(e) Região Norte:
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal de Tocantins
Universidade Federal do Pará

Sai até abril edital para segundo mestrado a distância, o PROFLETRAS

Mestrado profissionalizante surge na trilha do sucesso do PROFMAT, e deverá lançar turmas já para agosto
07/03/2013
Da revista Ache Seu Curso a Distância
O Brasil saberá, até abril, quando já deverá ter saido o edital do curso de mestrado profissionalizante de Letras pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), os detalhes deste que é o segundo mestrado profissionalizante a distância lançado no país. O primeiro foi o PROFMAT, para professores de matemática.
O PROFLETRAS já foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e agora passa por processos de autorização interna nas instituições das redes federal e estaduais de educação que vão ministrar o curso (aprovação de corpo docente em todas as instâncias etc). A previsão é que o edital do curso seja lançado até abril deste ano, para começar com turmas novas já em agosto. O PROFMAT teve neste ano cerca de vinte mil inscrições, e a Capes espera número semelhante de inscrições para o curso de letras.
Os detalhes do curso serão divulgados apenas com o edital pronto, mas segundo o coordenador da área de Letras da Capes, Dermeval da Hora Oliveira, a tendência é que o curso se inicie com critérios ainda restritos (para professores de ensino fundamental e só para quem já tenha cursado letras, por exemplo) para depois expandir-se. Também não se sabe ainda se o curso oferecerá as mesmas condições do PROFMAT, com bolsas para os alunos. Segundo Dermeval, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, tem afirmado que a concessão de bolsas a professores tem sido uma política de governo em expansão, o que sugere que os futuros alunos do PROFLETRAS possam também dispor de bolsas, mas isso ainda não foi definido, pois depende de questões orçamentárias.
De qualquer forma, os critérios de seleção terão que ser diferentes do PROFMAT por conta das características da área. O PROFLETRAS exigirá, para aceitação, maior produção dos alunos em disciplinas como a redação, por exemplo.
O mestrado profissionalizante PROFLETRAS será coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que já tem experiência em coordenação de formas associativas para pós-graduação. Está prevista a abertura de mil vagas e o cumprimento de 360 horas num prazo de dois anos. Dentre as disciplinas, cinco serão obrigatórias e três serão optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de doze. Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar, no mínimo, 24 créditos.
O curso terá uma única área de concentração: Linguagens e letramentos. A essa área de concentração se vinculam duas linhas de pesquisa: Teorias da linguagem e ensino; e Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.
Para o coordenador da área de Letras da Capes, Dermeval da Hora Oliveira, é provável que o curso comece já com uma rede de 30 a 40 instituições de ensino disponibilizando vagas. "A receptividade foi bastante grande e há muita demanda para o curso", afirmou Oliveira.
Atualmente, as seguintes instituições pretendem participar do PROFLETRAS:
(a) Região Sul:
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual do Oeste do Paraná

(b) Região Nordeste:
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras
Universidade Federal da Paraíba - Mamanguape
Universidade Estadual da Paraíba - Guarabira
Universidade Federal da Bahia
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade do Estado da Bahia - Santo Antônio de Jesus
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista
Universidade Federal do Ceará
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Currais Novos
Universidade do Estado do Rio Grande Norte - Pau dos Ferros
Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão
Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana
Universidade Estadual do Piauí
Universidade de Pernambuco

(c) Região Sudeste

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Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade de São Paulo
Universidade Estadual Paulista  -­­ Araraquara e Assis
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Federal de Juiz de Fora

(d) Região Centro-Oeste:
Universidade de Brasília
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Mato Grosso

(e) Região Norte:
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal de Tocantins
Universidade Federal do Pará

Fonte: Ache Seu Curso a Distância http://www.acheseucurso.com.br/brasil-tera-mestrado-a-distancia-de-letras.aspx