sábado, 10 de janeiro de 2015

Saiba como e por que entrar no mercado de Educação a Distância

POSTADO por marcado ead e elearning

Elearning_eadbox
Desde a invenção dos primeiros softwares de Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA), em português, na década de 1980, a oferta de cursos e-learning só tem crescido em todo o mundo.
No Brasil, por exemplo, o total de cursos EAD (ramo no qual incluem-se os cursos e-learning) oferecidos em 2012 era de pouco mais de 9 mil e atualmente é de quase 16 mil, conforme estatísticas do Censo EAD da Associação Brasileira de Educação a Distância.
Este crescimento demonstra que a desconfiança, que era um sentimento comum entre as pessoas em relação aos cursos e-learning desde o final da década de 1990, tem se dissipado. Isso faz com que o mercado EAD seja cada vez mais visado por diferentes instituições privadas e públicas como as:
• Empresas que mantêm universidades corporativas para treinar seus colaboradores internos e externos com mais facilidade e mais economia;
• Universidades que desenvolvem cada vez mais cursos de graduação e pós-graduação para treinamento a distância de pessoas dentro e fora do país, além de matérias que complementam os seus cursos presenciais;
• Escolas tradicionais, técnicas e tecnológicas que oferecem cursos EAD em diferentes áreas para formação educacional e profissional de pessoas;
• Startups que inventam novos modelos de negócios EAD, com os quais oferecem cursos livres, preparatórios e aulões, entre outros conteúdos, periodicamente;
Os cursos e-learning proporcionam vantagens tanto para os gestores quanto para os estudantes. Os primeiros, por exemplo, não precisam manter salas de aulas físicas e os segundos economizam com transporte e alimentação.
Além disso, os cursos e-learning podem ser acessados via desktops, notebooks, netbooks, etc. Com muita praticidade. Há também a opção Mobile Learning (M-Learning), em que os alunos visualizam comodamente as aulas diretamente na tela de smartphones, tablets e outras tecnologias móveis.
E com a vantagem de oferecer cursos massivos gratuitos (iscas digitais) e/ou pagos para milhares de pessoas em todo o mundo, cada vez mais instituições privadas e públicas têm se interessado por softwares LMS, como o Eadbox , que asseguram o desenvolvimento e gerenciamento dos treinamentos em larga escala.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Curso “Arte e Sustentabilidade e o Lúdico na Natureza”

Com o objetivo de sensibilizar o olhar e o respeito pelo Meio Ambiente a UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo - convida para as oficinas gratuitas “Arte na Paisagem e o Lúdico na Natureza” nos parques: Aclimação, Lions Clube Tucuruvi e Severo Gomes. Ministrado pela arte-educadora Ana André os encontros referenciam os Princípios da Carta da Terra, sua finalidade é produzir arte e ampliar a consciência por meio da criação, do lúdico e das linguagens poéticas, aberto para todas as faixas etárias. 


As oficinas temáticas têm como objetivo sensibilizar o olhar e o respeito pela Natureza explorando materiais naturais, como terra, areia, folhas, sementes, pétalas, fibras, texturas, e reutilizando diversos materiais descartados por meio de colagens, pinturas, xilogravuras e outras técnicas. 

Público focalizado: Famílias, crianças, jovens, adultos, educadores, pessoas da comunidade, frequentadores dos parques e interessados em geral.

Os encontros/oficinas são interdependentes. Não é necessário fazer inscrição prévia, apenas chegar ao parque 10 minutos antes do início da atividade, que é gratuita. Segue a programação do mês de outubro: 



 
Parque
Horário
Endereço
Telefone
1º Encontro
2º Encontro
Severo Gomes
10h às 12h
Rua Pires de Oliveira, 256 – Chácara Santo Antônio
5687-4994
6/10 – Poesia e Meio Ambiente
20/10 – Produção de mini-cadernos para desenhar
Aclimação
10h às 12h
Rua Muniz de Souza, 1119 – Aclimação
3208-4042
7/10 – Poesia e Meio Ambiente
21/10 - Produção de mini-cadernos para desenhar
Lions Clube Tucuruvi
14h30 às 16h30
Rua Padre Leopoldo Brentano, 09 - Tucuruvi
2203-5837
6/10 – Poesia e Meio Ambiente


Serviço: Encontros “Arte na Paisagem e o Lúdico na Natureza”
Dias e Horários: Verificar o quadro acima com informações relativas a cada Parque com os respectivos endereços.
Facilitação: Ana André
Coordenação: Ieda Varejão
Público focalizado: crianças, jovens, adultos, famílias, educadores, frequentadores do parque, pessoas da comunidade e interessados em geral.
Carga horária total: 2 horas cada encontro
Local: Parque Aclimação, Parque Lions Clube Tucuruvi, Parque Severo Gomes.
Parcerias: DGD Centro Oeste2, DGD Norte2 e DGD Sul2.
Não é necessária Inscrição. Basta chegar e participar!


fonte: e-mail divulgação UMAPAZ

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Capra e o que é e o que não é Sustentabilidade II

Para F. Capra: O que é e o que não é Sustentabilidade

Fritjof Capra.

 “Não podemos mais enxergar o universo como uma máquina, composta de blocos elementares. Descobrimos que o mundo material é principalmente uma rede inseparável de relações. O planeta é um sistema vivo e auto-regulado. A evolução não é uma luta competitiva pela existência, mas sim uma dança cooperativa.
Capra

Crescimento qualitativo

Para Capra, o crescimento zero não é a resposta, pois crescer é uma característica central da vida.

“Na natureza o crescimento não é linear e ilimitado. Em um ecossistema, uns crescem mais, outros declinam e assim reciclam seus componentes, que se tornam recursos para um novo crescimento. Há um crescimento multifacetado, qualitativo, que contrasta com o quantitativo pregado atualmente por economistas”.

Assim como outros grandes pensadores, Capra questiona o uso preponderante Produto Interno Bruto (PIB) para medir a saúde dos países.

Custos sociais como acidentes, guerras, mitigação e cuidados com a saúde são adicionados e aumentam o PIB e o fato que o seu crescimento pode ser patológico raramente é citado por economistas, alerta.

“Esse reconhecimento da falácia do crescimento econômico é essencial. É o primeiro passo para superar a atual crise econômica global (..) Grande parte do que se chama de ‘crescimento’ é lixo e destruição.”

O verdadeiro crescimento, explica, melhora a qualidade de vida e aumenta a sua complexidade, sofisticação e maturidade.

“Isto faz parte de uma mudança de paradigma de quantidade para qualidade. O crescimento qualitativo é consistente com a nova concepção científica da vida”, explica. “Não se pode medir a natureza de um sistema complexo, como os ecossistemas, a sociedade ou a economia, em termos puramente quantitativos.”

Para Capra, a qualidade não pode ser agregada em um único número. “Então, como seria possível promover o crescimento qualitativo? Definitivamente não através do PIB”.

“Precisamos distinguir o bom do ruim para que os recursos naturais presos a processos ruins possam ser direcionados para os eficientes e sustentáveis”, comentou. “O crescimento ruim é aquele que gera externalidades ambientais, econômicas e sociais e o bom envolve processos produtivos mais eficientes, que usam energias renováveis, têm emissões zero, reciclam, restauram ecossistemas e a apoiam as comunidades locais.”

Construindo a qualidade

Entender as conectividades dos nossos problemas globais e reconhecer soluções sistêmicas é a primeira lição para construir a qualidade que precisamos hoje para a liderança global, segundo Capra. Outra lição seria a construção de um ‘senso moral’.

A perspectiva sistêmica mostra que dois problemas urgentes, a desigualdade econômica e as mudanças climáticas, resultam da estrutura econômica e corporativa global que não têm ‘senso moral’, nota.

Um exemplo disso são as conclusões de um estudo de 2012 apontando que os ricos globais somam juntos até US$ 32 trilhões. “Se eles tivessem um senso moral e pagassem seus impostos não haveria mais crise. Haveria dinheiro suficiente”, ressaltou Capra.

Outro exemplo citado pelo físico se volta para as conclusões inequívocas da ciência sobre as mudanças climáticas e a necessidade das empresas que exploram combustíveis fósseis de abandonar os planos de exploração de 80% das reservas contabilizadas em seus ativos.

“Elas estão dispostas a fazer isso? As empresas precisam se perguntar: o meu modelo de negócios inclui a destruição do planeta? Ou tem uma alternativa moral?”

Liderança e o Brasil

“Hoje temos conhecimento e tecnologia para a transição para um futuro sustentável, não precisamos dos perigos da energia nuclear e nem de gás de xisto. Podemos ir além dos combustíveis fosseis”, defendeu Capra.

“Precisamos de vontade política e liderança (..) O que em tempos estáveis é diferente do que em tempos de crise ambiental e econômica, que é o que temos hoje. A maioria dos problemas são globais, apesar da demanda por lideranças em nível regional e corporativo, precisamos também de lideranças em nível global”.

Capra ressalta que na atual crise global, o Brasil e a Alemanha estão melhor posicionados do que a maioria dos países.

Ele comentou que nos Estados Unidos, Barack Obama foi eleito com grandes esperanças, mas sucumbiu ao sistema corrupto, e no fim, a riqueza dos pobres está sendo sistematicamente repassada para os ricos. Porém, ele acredita que no Brasil a situação está melhor, apesar da população não estar satisfeita.

“Programas como o Bolsa Família e o Fome Zero reduziram a desigualdade econômica ao retirar milhões de pessoas da pobreza, mas mesmo assim muitos problemas de desigualdade e corrupção permanecem e ainda há muito trabalho a ser feito.”

“O Brasil pode ser um líder global”, ressaltou após assistir apresentações sobre o Programa Água Boa e sobre as ações de sustentabilidade previstas para a Copa de 2014. “Estes são ótimos exemplos de liderança global que precisam ser divulgados. O que pode acontecer no ano que vem, já que todo o mundo vai olhar para o Brasil”."


Fonte: http://agorasustentabilidade.blogspot.com.br/2013/09/F-Capra-e-o-que-eh-e-o-que-nao-eh-Sustentabilidade.html

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Capra e o que é e o que não é Sustentabilidade I


Para F. Capra: O que é e o que não é Sustentabilidade

Reflexão escrita por Leonardo Boff em seu blog no dia 10 de agosto de 2013, discutindo o que é e o que não é sustentabilidade segundo Fritjof Capra.

Interessante alguns pontos colocados por Capra como: “Não podemos mais enxergar o universo como uma máquina, composta de blocos elementares. Descobrimos que o mundo material é principalmente uma rede inseparável de relações. O planeta é um sistema vivo e auto-regulado. A evolução não é uma luta competitiva pela existência, mas sim uma dança cooperativa.”. Problemas são globais, mas as soluções devem ser locais. Entender que todos fazem parte do mesmo lugar, deixando de lado diferenças, é um tanto complicado, mas fundamental se queremos continuar com tantas culturas diferentes por  aqui.


Tela a Catástrofe do Meio Ambiente por Masakatsu Sashei - link
O programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional amplamente citado no texto, pode ser acessado nesse link. Segundo o site são mais de 20 programas e 65 ações em andamento, mas não encontramos todas, com seus objetivos, metas, planejamento e resultados.Outro ponto colocado por Capra é a sustentabilidade da Copa do mundo e a possibilidade do Brasil ser referência e potência mundial. Sustentabilidade e copa discordo, leia esse texto onde tento explicar minha visão. Já O Brasil assumir um lugar de referência, concordo, mas precisamos evoluir e muito como sociedade, nas decisões políticas e muitas outras questões como pobreza, desigualdades, acessos a saúde, moradia, educação...

Leia abaixo o texto do Leonardo Boff.


"FRITJOF CAPRA é um dos pensadores mais importantes no campo da ecologia entendida como novo paradigma. Amigo e interlocutor, juntos temos acompanhado o grande projeto CULTIVANDO AGUA BOA da Itaupu Binacional que ele considera como um dos experimentos ecológicos mais bem sucedidos do mundo. Ofereceu-se para escrever o prefádio do livro que escrevi com o pedagogo/cosmólogo Mark Hathway, O Tao da Libertação:explorando a ecologia da transformação, Vozes 2012. Publicamos aqui o resumo desta conferencia dada no Brasil nos inicios de julho porque esclarece este conceito tão usado e tão mal compreendido: sustentabilidade. Seus livros ‘O Tao da Física’ e ‘Teia da Vida’ são fundamentais para entender as posições mais avançadas e cientificamente mais bem fundadas da ecologia. A reportagem foi publicada no site Carbono Brasil, 08-08-2013 e no IHU de 10/08/2013: Lboff

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Começa Capra dizendo que conceito de sustentabilidade, que tem assumido diversas formas desde a sua concepção na década de 1980.

“Não é o que os economistas gostam de falar – sobre crescimento econômico e vantagens competitivas”, colocou. “Uma comunidade sustentável deve ser desenvolvida de forma que a nossa forma de viver, nossos negócios, nossa economia, tecnologias, e estruturas físicas não interfiram na capacidade da natureza de sustentar a vida. Devemos respeitar e viver de acordo com isto”.

Os primeiros passos para tal seriam entender como a natureza sustenta a vida, isso envolve toda uma nova compreensão ecológica, um pensamento sistêmico, explica Capra.

“Não podemos mais enxergar o universo como uma máquina, composta de blocos elementares. Descobrimos que o mundo material é principalmente uma rede inseparável de relações. O planeta é um sistema vivo e auto-regulado. A evolução não é uma luta competitiva pela existência, mas sim uma dança cooperativa.”

Nesta nova ênfase na complexidade, as redes são o padrão básico da organização dos seres vivos. Os ecossistemas são uma rede de organismos, por exemplo. Para compreender as redes, Capra explica que precisamos pensar em termos de relacionamentos, de padrões.

“Isto é o pensamento sistêmico. É compreender que a natureza tem sustentado a ‘Teia da Vida’ por milhões de anos e que para isto são necessários ecossistemas e não apenas organismos ou espécies.”

Alfabetização Ecológica

Nas próximas décadas, a sobrevivência da humanidade vai depender da nossa capacidade de entender os princípios básicos da ecologia e de viver de acordo com eles, ressalta o físico. Isso significa que a alfabetização ecológica precisa se tornar um campo crítico para políticos, lideres empresariais e profissionais de todas as áreas, além de ser a parte mais importante da educação em todos os níveis.

“Quando pensamos sobre os maiores problemas, o surpreendente é que estão interconectados. Não temos apenas uma crise econômica, ou ecológica, ou de pobreza, ou financeira, elas estão todas conectadas. Esses problemas não podem ser compreendidos isoladamente. São sistêmicos, interdependentes e precisam de soluções correspondentes”.

Capra elogiou o Programa Água Boa, desenvolvido pela Itaipu Energia, classificando a iniciativa como um “exemplo muito bonito de solução sistêmica”.

“Analisando os problemas atuais dessa forma sistêmica, podemos constatar que a questão subjacente é a ilusão que o crescimento infinito pode continuar em um planeta finito. Os economistas, com o seu pensamento linear, parecem não entender”, lamenta o físico.

“Nosso sistema econômico é movido pela ganância e pelo materialismo, pensando que não há limites. Isto resulta nas diferenças imensas entre o preço de mercado e o verdadeiro custo, como é visto com os combustíveis fósseis. Ouvimos sobre o gás de xisto e o novo processo de ‘fracking’ – ouvimos que é muito barato, mas o fato é que devasta o ambiente e é tóxico para as pessoas (..) O pensamento linear leva a concluir que o xisto é muito barato, mas se pensarmos nisso sistemicamente, ele é muito caro e perigoso”, explica Capra.

“No centro da economia global está uma rede de crescimento financeiro, criado sem qualquer enquadramento ético. Hoje, se você é especulador pode investir em qualquer projeto ao redor do mundo e computadores levam uma fração de segundo para movimentar dinheiro. O único critério é lucrar (..) não há critérios éticos envolvidos nesta economia global. Exclusão social e desigualdades são elementos inerentes desta globalização.”

O crescimento indiscriminado é na verdade “uma doença”, nota, completando que o desafio elementar é como mudar do crescimento ilimitado para um sistema ecologicamente sustentável e socialmente justo.
Fonte: http://agorasustentabilidade.blogspot.com.br/2013/09/F-Capra-e-o-que-eh-e-o-que-nao-eh-Sustentabilidade.html

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Onde fazer Especialização a Distância gratuita em 2015

Especialização a Distância Gratuita 2015 é a solução perfeita para quem busca aprimoramento profissional. Os cursos desta modalidade tiram proveito da praticidade do sistema de ensino EaD para formar os seus especialistas.
Através dos cursos de especialização EaD, é possível se tornar “expert” em um determinado assunto. A formação não tem tanta teoria pesada, como acontece no mestrado acadêmico. O aluno desenvolve suas competências profissionais e aprofunda os seus conhecimentos sobre um determinado tema.
Como qualquer curso à distância, a especialização grátis EaD conta com um ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno encontra materiais para realizar os seus estudos. Ele também é orientado por um tutor e participa de provas nos polos de apoio presencial.
38409 Especialização a Distância Gratuita 2015 1 Especialização a Distância Gratuita 2015A UAB oferece cursos especialização grátis EaD 2015. (Foto: Divulgação)
Quem deseja se especializar sem custo deve conhecer a Universidade Aberta do Brasil. A UAB oferece uma série de cursos gratuitos de especialização EaD, graças à parceria com grandes universidades públicas brasileiras.

Entre as opções de cursos especialização gratuita EaD 2015, vale destacar: 

Alfabetização e Letramento, Aplicações para Web, Biologia, Controle de Gestão Pública, Direito Ambiental, Cuidado Pré-Natal, Ecologia, Educação do Campo, Educação Especial, Ensino de Química, Gestão de Bibliotecas Escolares, Gestão em Saúde, Mídias na Educação, Psicologia na Educação, entre muitos outros.


Escolha um tema que você goste muito dentro da sua área, faça uma Especialização a Distância Gratuita 2015 e se transforme em um profissional realizado. Para conhecer mais oportunidades da Universidade Aberta do Brasil, acesse uab.capes.gov.br.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Mestrado EaD - UAB

Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semi presencial do País:
  • O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010;
  • O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa deMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013;


Fonte:Portal Brasil e Capes 

Universidade Aberta do Brasil seleciona propostas

Adesão de novas instituições pode ser feita até 9 de janeiro e a submissão de propostas acontecerá de 19 de janeiro a 13 de fevereiro.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga, nesta sexta-feira (19), o convite às instituições públicas de ensino superior (Ipes), integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para apresentação de propostas, visando a oferta de vagas na modalidade a distância.
Os cursos devem ser voltados, prioritariamente, para a formação de profissionais da educação básica no País.
A previsão é de oferta de 250 mil novas vagas, a serem preenchidas por alunos das proponentes no período de 1º de julho de 2015 a 30 de junho de 2016. A adesão de novas instituições pode ser feita até 9 de janeiro e a submissão de propostas de oferta de vagas acontecerá de 19 de janeiro a 13 de fevereiro.
O processo se encerra em outubro de 2015, quando serão divulgadas a lista de novos cursos aprovados no âmbito da UAB, a de polos novos ou reintegrados ao Sistema UAB e a lista final de ofertas aprovadas.
UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.
O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.
Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do País: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).
Fonte:  Capes
Fonte: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/12/universidade-aberta-do-brasil-seleciona-propostas-para-250-mil-vagas