sábado, 4 de julho de 2015

Ensino híbrido na visão (do grande) José Manuel Moran

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Ilustração produzida com elementos do Freepik.com

As práticas de Sala de Aula Invertida são também práticas de Ensino Híbrido. Isso acontece porque quando são planejados processos de pesquisa e coleta de informações para serem realizadas fora da sala de aula, é objetivo do professor que esses processos sejam desenvolvidos com o auxílio das tecnologias. Pode ser uma simples pesquisa online via buscador ou até mesmo uma complexa trajetória em uma saga de um jogo.
moranJosé Manuel Moran, professor da Universidade de São Paulo (USP) e educador convidado da última edição do Simpósio Hipertexto (2013), acredita que o ensino híbrido é uma oportunidade para integrar os espaços físicos da escola com os ambientes virtuais; a sala de aula com as tecnologias digitais. Uma análise mais detalhada pode ser lida no texto do educador que destacamos a seguir.

Ensino híbrido: equilíbrio entre a aprendizagem individual e a grupal

POR JOSÉ MANUEL MORAN
Na educação acontecem vários tipos de blended: de saberes e valores, quando integramos várias áreas de conhecimento (no modelo disciplinar ou não); blendedde metodologias, com desafios, atividades, projetos, games, grupais e individuais, colaborativos e personalizados. Também falamos de tecnologias blended, que integram as atividades da sala de aula com as digitais, as presenciais com as virtuais. Blended também pode ser um currículo mais flexível, que planeje o que é básico e fundamental para todos e que permita, ao mesmo tempo, caminhos personalizados para atender às necessidades de cada aluno. Blended também é a articulação de processos mais formais de ensino e aprendizagem com os informais, de educação aberta e em rede.
O ensino híbrido é um programa de educação formal no qual um aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar, modo e/ou ritmo do estudo, e pelo menos em parte em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência. (CHRISTENSEN, HORN & STAKER, 2013, p.7).
Todas as escolas podem implementar o ensino híbrido, misturado, tanto as que possuem uma infraestrutura tecnológica sofisticada como as mais carentes. Todos os professores, também.
Destacamos neste texto como implementar o ensino híbrido ou blended para integrar os espaços físicos da escola com os ambientes virtuais; a sala de aula com as tecnologias digitais. As boas escolas sempre se preocuparam em dialogar com o seu entorno, em fazer visitas, atividades, projetos. O que as tecnologias em rede nos permitem é não só trazer o bairro e a cidade, mas também o mundo inteiro, em tempo real, com suas múltiplas ideias, pessoas e acontecimentos numa troca intensa, rica e ininterrupta. As tecnologias ampliam as possibilidades de pesquisa online, de trazer materiais importantes e atualizados para o grupo, de comunicar-nos com outros professores, alunos e pessoas interessantes, de ser coautores, “remixadores” de conteúdos e de difundir nossos projetos e atividades, individuais, grupais e institucionais muito além das fronteiras físicas do prédio.
Em educação – em um período de tantas mudanças e incertezas – não devemos ser xiitas e defender um único modelo, proposta, caminho. Trabalhar com modelos flexíveis com desafios, com projetos reais, com jogos e com informação contextualizada, equilibrando colaboração com a personalização é o caminho mais significativo hoje, mas pode ser planejado e desenvolvido de várias formas e em contextos diferentes. Podemos ensinar por problemas e projetos num modelo disciplinar e em modelos sem disciplinas; com modelos mais abertos – de construção mais participativa e processual – e com modelos mais roteirizados, preparados previamente, mas executados com flexibilidade e forte ênfase no acompanhamento do ritmo de cada aluno e do seu envolvimento também em atividades em grupo.
Na educação formal uns projetos pedagógicos dão mais ênfase à aprendizagem colaborativa, enquanto outros à aprendizagem individualizada. Ambos são importantes e precisam ser integrados para dar conta da complexidade de aprender na nossa sociedade cada vez mais dinâmica e incerta. Um bom projeto pedagógico prevê o equilíbrio entre tempos de aprendizagem pessoal e tempos de aprendizagem colaborativa. Aprendemos com os demais e aprendemos sozinhos.
Num mundo de tantas informações, oportunidades e caminhos, a qualidade da docência se manifesta na combinação do trabalho em grupo com a personalização, no incentivo à colaboração entre todos e, ao mesmo tempo, à que cada um possa personalizar seu percurso. As tecnologias WEB 2.0, gratuitas, facilitam a aprendizagem colaborativa, entre colegas, próximos e distantes. Cada vez adquire mais importância a comunicação entre pares, entre iguais, dos alunos entre si, trocando informações, participando de atividades em conjunto, resolvendo desafios, realizando projetos, avaliando-se mutuamente. Fora da escola acontece o mesmo, a comunicação entre grupos, nas redes sociais, que compartilham interesses, vivências, pesquisas, aprendizagens. Cada vez mais a educação se horizontaliza e se expressa em múltiplas interações grupais e personalizadas.
A comunicação através da colaboração se complementa com a comunicação um a um, com a personalização, através do diálogo do professor com cada aluno e seu projeto, com a orientação e acompanhamento do seu ritmo. Podemos oferecer sequências didáticas mais personalizadas, monitorando-as, avaliando-as em tempo real, com o apoio de plataformas adaptativas, o que não era possível na educação mais massiva ou convencional. Com isso o professor conversa, orienta seus alunos de uma forma mais direta, no momento que precisam e da forma mais conveniente.
Sozinhos vamos até um certo ponto; juntos, também. Essa interconexão entre a aprendizagem pessoal e a colaborativa, num movimento contínuo e ritmado, nos ajuda a avançar muito além do que o faríamos sozinhos ou só em grupo. Os projetos pedagógicos inovadores conciliam, na organização curricular, espaços, tempos e projetos que equilibram a comunicação pessoal e a colaborativa, presencial e online.
O papel ativo do professor como designer de caminhos, de atividades individuais e de grupo é decisivo e o faz de forma diferente. O professor se torna cada vez mais um gestor e orientador de caminhos coletivos e individuais, previsíveis e imprevisíveis, em uma construção mais aberta, criativa e empreendedora.
Encontramos nas instituições educacionais um número razoável de professores que estão experimentando estas novas metodologias, utilizam aplicativos atraentes e compartilham o que aprendem em rede. O que predomina, no entanto, é uma certa acomodação, repetindo fórmulas com embalagens mais atraentes, esperando receitas, num mundo que exige criatividade e capacidade de enfrentar desafios complexos. Há também um bom número de docentes e gestores que não querem mudar, que se sentem desvalorizados com a perda do papel central como transmissores de informação e que pensam que as metodologias ativas deixam o professor em um plano secundário e que as tecnologias podem tomar o seu lugar.
Algumas dimensões estão ficando claras na educação formal: 1) o modelo blended, semi presencial, misturado, em que nos reunimos de várias formas – física e virtual – em grupos e momentos diferentes, de acordo com a necessidade, com muita flexibilidade, sem os horários rígidos e planejamento engessado; 2) Metodologias ativas: aprendemos melhor através de práticas, atividades, jogos, projetos relevantes do que da forma convencional, combinando colaboração (aprender juntos) e personalização (incentivar e gerenciar os percursos individuais) e 3) O modelo online com uma mistura de colaboração e personalização. Cada aluno desenvolve um percurso mais individual e participa em determinados momentos de atividades de grupo. Uma parte da orientação será via sistema (plataformas adaptativas com roteiros semi estruturados, que respondem as questões mais previsíveis) e a principal será feita por professores e tutores especialistas, que orientarão os alunos nas questões mais difíceis e profundas.
É importante que cada escola defina um plano estratégico de como fará estas mudanças. Pode ser de forma mais pontual inicialmente, apoiando professores, gestores e alunos – alunos também e alguns pais – que estão mais motivados e têm experiências em integrar o presencial e o virtual. Podemos aprender com os que estão mais avançados e compartilhar esses projetos, atividades, soluções. Depois precisamos pensar mais estruturalmente para mudanças em um ano ou dois. Capacitar coordenadores, professores e alunos para trabalhar mais com metodologias ativas, com currículos mais flexíveis, com inversão de processos (primeiro, atividades online e, depois, atividades em sala de aula). Podemos realizar mudanças incrementais, aos poucos ou, quando possível, mudanças mais profundas, disruptivas, que quebrem os modelos estabelecidos. Ainda estamos avançando muito pouco em relação ao que precisamos.
JOSÉ  MANUEL MORAN É PROFESSOR DOUTOR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E PESQUISADOR DE MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO. TEXTO ORIGINALMENTE PUBLICADO NO CAPÍTULO MUDANDO A EDUCAÇÃO COM METODOLOGIAS ATIVASPUBLICADO NA OBRA CONVERGÊNCIAS MIDIÁTICAS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: APROXIMAÇÕES JOVENS. VOL. II, COLEÇÃO MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS. UEPG/PROEX, 2015

Fonte: http://www.simposiohipertexto.com.br/2015/06/26/ensino-hibrido-na-visao-de-jose-manuel-moran/  by Karla Vidal

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Guias didáticos para trabalhar as inteligências múltiplas

inteligencia-multiple.png

















[...] Howard Gardner é um psicólogo, investigador e professor da Universidade de Harvard, conhecido no âmbito científico pelas suas investigações nas análises das capacidades cognitivas e por ter formulado a teoria das inteligências múltiplas, à qual contrapõe décadas de práticas pedagógicas dado que a realidade é que, na grande maioria das escolas, se adaptam e desenrolam currículos uniformes nos quais os alunos hão de estudar as mesmas disciplinas apresentadas de idêntica forma. [...]
Estes materiais didáticos foram elaborados pela Fundación Mapfre através do portal Recapacita:


Fonte: http://blogue.rbe.mec.pt/guias-didaticos-para-trabalhar-as-1805845

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Curso EaD gratuito de gestão da inovação da USP

USP lança curso gratuito de gestão da inovação


Os interessados poderão estudar temas como empreendedorismo tecnológico de alto impacto


visão_inovação_planejamento (Foto: Thinkstock)






A Universidade de São Paulo lançou um conjunto de 64 videoaulas online sobre gestão da inovação. Os vídeos estão disponíveis na internet gratuitamente e foram produzidos pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI), que é vinculado à Escola Politécnica.
As aulas trazem palestras de professores, especialistas e profissionais da área. O conteúdo está dividido em blocos de assunto, e o usuário pode decidir seguir a ordem recomendada pelo curso ou não. São discutidos temas como a cadeia de valor da inovação e o empreendedorismo tecnológico de alto impacto.
Os interessados podem conferir o curso completo no site do NAGI.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Prêmio Professores do Brasil

Portal do Professor




 Gentilmente enviado por: Portal do Professor [mailto:portaldoprofessor@mec.gov.br] 

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que, por meio da Secretaria de Educação Básica juntamente com as organizações parceiras, está na 9ª edição.
A meta é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.
Sabemos que registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.
Ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores!
Em 2015, temos seis categorias:
Creche Educação Infantil
Pré-escola Educação Infantil
Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos Anos iniciais do Ensino Fundamental
4º e 5º anos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
6º ao 9º ano Anos Finais do Ensino Fundamental
Ensino Médio

As inscrições realizadas nas categorias "Ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º a 9º anos e Ensino Médio" devem ser enquadradas em uma das quatro seguintes áreas:ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas.

Objetivos
São objetivos do Prêmio:
- reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil;

  • - valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações;dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino;
  • - estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação.

  • Regulamento
  • O regulamento da 9ª edição do Prêmio Professores do Brasil, publicado no Diário Oficial da União em 18/06/2015, pode ser consultado aqui
    icone regulamento
    Inscrições
    Em 2015 o processo de inscrição de envio do relato e de seleção serão feitos por meio deste site.
    As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil deverão ser realizadas via Internet no período de 18 de junho a 14 de setembro de 2015. Após o preenchimento do cadastro inicial, o interessado terá acesso a uma ficha de inscrição que traz informações sobre como elaborar o relato de prática.
    Para participar, basta clicar aqui.


    Premiação
    Serão premiados 5 (cinco) professores em cada uma das 6 (seis) categorias, totalizando 30 experiências selecionadas, cada uma com R$ 7.000,00.
    Em cada categoria deverá ser premiado 1 (um) professor por região geográfica do país.
    Dentre os cinco professores premiados em cada categoria, um será selecionado para receber premiação extra de R$ 5.000,00 por categoria.
    As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa.

    terça-feira, 30 de junho de 2015

    Webinar Gratuito



    Webinar Free:
    Duração: 1hr  
    Metodologia:
    Exposição dos conceitos em torno do tema com Debate com os participantes
    Objetivo:
    A Informação é matéria-prima fundamental para indivíduos e organizações para que Conhecimento e Inovação se deem. Apesar disso, profissionais de diferentes áreas possuem muitas dúvidas sobre sua conceituação, abrangência e possibilidades de uso. Neste webinar você terá oportunidade de debater comigo este universo. Dentre os muitos temas possíveis escolhi falar sobre os abaixo relacionados e que são introdução para diferentes cursos que ministrarei.
    Conheça os temas deste webinar: 
    • Importância da Gestão da Informação para a produção e circulação de conhecimento em ambientes institucionais: principais definições e suas aplicações
    • O que é Gestão da Informação e sua importância nas organizações
    • Quais as relações entre Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento
    • Como a Curadoria de Conteúdos se relaciona com a produção e circulação de Conhecimento
    • Como produzir inovação a partir da valorização do capital intelectual nas organizações
    • Qual o perfil e as habilidades profissionais exigidas para os envolvidos nestas atividades
    • O que é Inovação? E como esta se relaciona com Informação e Conhecimento
     Datas:   30/06 as 20h00 (horário de Brasília)
                 06/07 as 15h00 (horário de Brasília)
    Inscreva-se abaixo, na área "Entre em Contato", preenchendo as informações solicitadas. Não deixe de especificar data e horário de sua preferência. As vagas são limitadas, por isso é preciso optar por uma ou outra data.
    Ao fazer sua inscrição você receberá um link para acessar o ambiente virtual de aprendizagem. Caso não o receba até a véspera do evento, entrar novamente em contato. Será fornecido certificado de participação. 
    Gentilmente enviado por Eliana Rezende [mailto:eliana@eliana-rezende.com.br] 
    Veja: http://www.eliana-rezende.com.br/contato.php

    segunda-feira, 29 de junho de 2015

    I Seminário Internacional sobre a investigação e inovação com TIC

    I Seminário Internacional sobre a Investigação e Inovação com TIC :  Recursos para à Educação , debruçar-se-à Sobre as seguintes Linhas Temáticas:
    AVANÇOS NA INVESTIGAÇÃO COM AS TIC NA EDUCAÇÃO
    ⇒ Um parágrafo Formação em QIM um educativa Inovação  - Natália Lopes (UTAD)  
    ⇒ Lazos para la inclusión: buenas prácticas en con TIC aulas Específicas  - Tania Cid (U.VIGO)  
    ⇒ Análise da Integração planeja TIC não Obrigatório ensino  - Manuela Raposo (U.VIGO) 
    ⇒ A Formação de Professores para à Integração das TIC no ensino da Matemática e áreas Afins: um estudo de caso NAS Instituições de ensino superior, de Feira de Santana -  Gilvanice Pedreira- (Faculdade Anísio Teixeira-Bahia-Brasil)
    ⇒  Uma Proposta de Intervenção PARA O ensino da Estatística no Ensino Básico e Secundário utilizando o Google  Docs  - Lisete do Couto (Escola Secundária de Paredes)  
    ⇒ Proposta de Formação em TIC para à Melhoria da Prática pedagógica  - Anabela Gomes (UTAD)  
    ⇒ Reforzar competencias comunicativas en Lingua Estranxeira con Facebook nun contexto de aula invertida  -  Carlos Valcárcel  (Vigo)
    Estudo comparativo entre nenhum das OSU TIC Educação M usical n o 2º ciclo do ensino básico, OS distritos de Vila R eal e Bragança -               Nuno Machado  (UTAD)
    ⇒ Contributos Pará como TIC em Educação: Resultados de Investigação na UTAD  - Elvira Rodrigues  (UTAD)
    ⇒ Software  educativo con TEA: un estudio de caso múltiple  -  Cristina Rolán (U.VIGO)
    Experiencias E PROPOSTAS DE Intervenção EDUCATIVA COM TIC
    ⇒   Intervención con tablet para la comunicación con un sujeto con TEA  - Sara Pérez (U.VIGO)  
    ⇒   Ferramentas Digitais e Práticas pedagógicas no m-learning  - Miguel Barroso (UTAD) 
    ⇒   Edilim Como Ferramenta de intervención educativa parágrafo alumnado con TDAH-  Cintia  Fernández  (U.VIGO)
    ⇒   O  ensino do projeto Gráfico com recurso Ao facebook   Narle Silva (FUCAPI - Manaus-Brasil)  
    ⇒   Ensinar Matemática a Partir da literatura Pará uma infância: Exemplo da Integração das TIC -  Cátia Botelho  (UTAD)
    ⇒   Inegrar  como  TIC  na Educação: Estudo de caso  - Rubia Fonseca (UTAD)  
    ⇒   Uma das TIC e Integração da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1.º CEB  - Dulcídia Cruz  (Agrupamento de Escolas Diogo Cão)
    ⇒  A Integração da série Pocoyo  na Educação Pré - Escolar -  Sónia Santos  (UTAD)
    Experiência de utilização da Plataforma da Escola Virtual nenhuma Estágio fazer 2.º CEB (Ensino da matemática e da língua portuguesa)         -  Mário Machado  (UTAD)
    Para Uma Educação Inclusiva: o Apoio das Tecnologias assistivas parágrafo Alunos  com NEE     -   Áureo Vandré  (IFRS - Rio Grande do Sul - Brasil)
    RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO TIC
    ⇒  Recursos Integrando dixitais na celebración de días Escolares  - Esther Martínez (U.VIGO) 
    ⇒  A Gestão do "trabalho de casa" no ensino do Português não CEB 2.º  - Manuel Cabral (UTAD)  
    ⇒  enseñar con TIC en Educación Infantil -  Beatriz Páramo   (U.VIGO)
     ⇒  Como TIC não Século XXI: Hábitos e comportamentos  - Pedro Simões (UTAD)  
    ⇒  Experiência de Utilização da Programação com o Scratch Não contexto do 3º CEB -   de Bruno Ferreira e Nuno Pereira  (UM)
    ⇒  Olhar sobre o ensino EO professora de inglês  - Anabela Guedes  (IPV-ESTGL)  
    ⇒  Una experiencia de Formento de valores sostenibles Mediante el empleo de presentaciones digitales y hojas de Cálculo  - Santiago Pato (U.VIGO)  
    ⇒  O Uso do cinema educativo na Escola sem concelho de Vila Real Cátia Crespo (UTAD) 
     ⇒  O risco na Educação Especial  - Carla Gaspar (U.VIGO)  
    ⇒  O Cinema Como Meio e recurso didático no Ensino da Bioética -  Carlos Almeida (UTAD)
    ⇒  Recursos Imagens de satélite um parágrafo o ensino multidisciplinar: condições Estéticas e POTENCIALIDADES pedagógicas -  Marianina Impagliazzo -  (U. Cândido Mendes - Rio de Janeiro - Brasil)

     pdf_downloadDownload do Programa (+)


    Fhttps://sinttic.wordpress.com/programa/

    domingo, 28 de junho de 2015

    Conteudistas

    Contratação de Conteudistas

    Estamos cadastrando Professores Conteudistas para projetos no segmento de Educação a Distância (EaD).
    Informações importantes
    - O processo seletivo será contínuo, com base na análise do currículo Lattes, a fim de atender demandas específicas.
    - Os professores selecionados para a autoria das disciplinas serão contatados via e-mail e convidados a participar de uma capacitação (a ser agendada).
    - O número de páginas para cada projeto é de, em média, 120 laudas no Word.
    - O material deverá ser produzido com base nas ementas e nos conteúdos programáticos indicados e com parceria dos redatores da FabriCO.

    Se você tem interesse em fazer parte de nossa equipe, preencha o formulário Aqui.