sexta-feira, 22 de maio de 2015

III COIED - Informações


Conferência Online de Informática Educacional 2015

Conferência Online de Informática Educacional
Caro participante da COIED,

Deixamos aqui algumas informações úteis sobre o evento:
  • As inscrições para esta edição decorrem até dia 5 de outubro. Pode encontrar mais informações aqui.
  • Pode consultar o flyer de divulgação aqui.
  • Neste momento apenas é possível realizar o pagamento da inscrição por transferência bancária, disponível apenas a residentes em Portugal. Contamos disponibilizar o pagamento por VISA e Paypal durante os próximos dias.
  • A submissão de trabalhos já se encontra disponível. Pode consultar informações relativa à apresentação de trabalhos, assim como aceder ao modelo aqui.

Contamos consigo para fazer desta edição mais um sucesso!


Com os melhores cumprimentos,
A Comissão Organizadora

Gentilmente enviado por COIED [mailto:info@coied.com]  COIED · . · . . · Portugal 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Mais de 36 mil ebooks para download

Os livros são digitalizados através dos milhares de voluntários espalhados pelo mundo.
Segundo pesquisa realizada pela Associação Americana de Editores (AAP), em fevereiro de 2011, o número de leitores de livros digitais (e-books) cresceu mais de 200% no último ano.
Porém em 1971, muitos anos antes de existir os diversos e-reader e iPads, Michael Hart decidiu digitar a Declaração da Independência dos Estados Unidos em um computador e distribuí-la para outros usuários. Diante dessa ideia, ele criou o Projeto Gutenberg, conhecido como a primeira e a maior coleção de livros eletrônicos gratuitos do mundo.

Atualmente o site dispõe de um catálogo com mais de 36 mil livros em mais de 40 idiomas, todos em domínio público, que podem ser baixados para todo tipo de dispositivos, de computadores a tablets e smartphones gratuitamente.
Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/mais-de-36-mil-ebooks-para-download
  • Unesp lança 44 livros digitais para download gratuitoUnesp lança 44 livros digitais para download gratuito
  • 50 sites para baixar livros de graça50 sites para baixar livros de graça
  • 12 sites de livros grátis que você deveria conhecer12 sites de livros grátis que você deveria conhecer
  • 10 sites para baixar audiolivros de graça10 sites para baixar audiolivros de graça
  • Livros grátis para Kindle, Tablets e SmartphonesLivros grátis para Kindle, Tablets e Smartphones
  • quarta-feira, 20 de maio de 2015

    Enem não pode mais ser usado como atalho para a universidade por alunos do 2º ano

    Nova regra do Enem frustra estudantes mas é apoiada por especialistas

    Aprovado. Victor Menezes Teles conseguiu nota sufi - Reprodução TV Globo / Reprodução tv globo

    RIO - O novo edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já deixa uma lição bem clara para os futuros candidatos: não há atalho para a faculdade. Entre as novas medidas adotadas, a que mais despertou atenção foi a proibição de que menores de idade não-concluintes do ensino médio utilizem o seu resultado para garantir o certificado do segmento ou para pleitear uma vaga no ensino superior. Um dia depois do anúncio, a medida divide opiniões entre especialistas, alunos que já utilizaram a brecha e os que contavam com ela para este ano.

    O caso de José Victor Menezes Teles ganhou notoriedade no ano passado, mas, com as novas regras, não deverá se repetir. Aos 14 anos, o sergipano conseguiu nota suficiente para ser aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O jovem, que começará o curso em agosto, reprovou a decisão do Ministério da Educação (MEC).
    — Achei um retrocesso, porque a própria Constituição diz que a educação deve ser dada de acordo com a capacidade de cada um. Muitas vezes me julgam erroneamente. Não sou um gênio. Gênio é quem não estuda, e eu estudei muito. Quando me chamam assim, desvalorizam o meu esforço — afirma José Victor, que, no 1º ano do ensino médio num colégio público de Sergipe, procurou estudar conteúdos de anos posteriores para fazer o exame.
    Quando perguntado sobre como pode um garoto transitar pelo ambiente universitário, José Victor não vê problemas ou possíveis dificuldades:
    — Muitos dizem que não vou ter maturidade ou não vou conseguir me adaptar. Mas isso não é uma questão de idade. Quantas pessoas mais velhas, de 19 anos por exemplo, estão na universidade e não têm maturidade para estar lá?
    Andrea Ramal, especialista em educação, concorda que a idade não define as condições para estar em diferentes ambientes educacionais, porém afirma que antecipar as etapas pode ser prejudicial na formação dos estudantes.
    — Concordo com a intenção do MEC. O Enem mede algumas competências, outras não. A autonomia, a capacidade de relacionamento interpessoal e outras habilidades emocionais são desenvolvidas em um processo mais extenso. Algumas interrupções nesse desenrolar podem trazer prejuízos.

    PULAR ETAPA PODE SER UM PROBLEMA
    A especialista afirma que o ensino médio não é somente uma etapa para passar no vestibular ou no Enem.
    — O treinamento que o estudante recebe no colégio não se restringe a exercitar-se para uma prova. Não é só acadêmico. O ambiente universitário tem uma linguagem mais abstrata, textos mais longos e uma necessidade de autonomia maior que precisa ser trabalhada aos poucos, ainda na escola — diz Andrea.
    Apesar de saber que poderia ter dificuldade em algumas dessas habilidades quando fosse entrar na faculdade, Eduardo Marinho, aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Pensi, estava disposto a arriscar este ano.
    — Já fiz algumas provas e tirei notas boas. Acredito que poderia conseguir o suficiente para passar no curso de Direito — afirma Eduardo.
    Obstinado, o estudante de 16 anos acredita que a nova medida retardará seu planos de ser juiz federal.
    — Fiquei triste com a decisão. Para mim, será como atrasar um ano, porque já penso no tempo que vou demorar para me formar na faculdade e prestar um concurso para ser juiz — comenta Eduardo.
    Para a psicopedagoga Maria Amélia dos Santos, do grupo de estudos sobre educação básica da UFRJ, a decisão do MEC é importante, pois estipula marcos fixos e evita uma ansiedade precoce nos alunos.

    — Quando você tem brechas como essa, há uma sensação de corrida entre os estudantes. Como se um, por ter entrado antes, já estivesse na frente. Mas a vida não é assim. Uma pessoa que entrou antes pode demorar mais tempo para terminar a universidade ou para conseguir se inserir no mercado trabalho. Não há receita de bolo — analisa Maria Amélia.
    Ainda assim, a psicopedagoga acredita que a melhor solução é evitar “previsíveis frustrações”:
    — Cada um tem o seu tempo, mas vivemos em sociedade. Nenhuma sala de aula apresenta alunos na mesma etapa do aprendizado. Cada um está mais à frente em uma habilidade diferente do outro. E é esta troca que traz a melhor formação.


    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/nova-regra-do-enem-frustra-estudantes-mas-apoiada-por-especialistas-16206576#ixzz3ahxoVDCg 
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    terça-feira, 19 de maio de 2015

    Enem inscrições começam às 10h de 25 de maio e vão até 5 de junho

    Inscrições do Enem começam às 10h do dia 25 de maio
    Inscrições ficarão abertas até as 23h59 do dia 5 de junho.
    Nesse ano, o Enem será realizado nos dias 24 e 25 de outubro.


    O Ministério da Educação publicou, na edição desta segunda-feira (18) do "Diário Oficial da União", o edital com as regras da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas em 24 e 25 de outubro, e as inscrições serão abertas às 10h da próxima segunda-feira, dia 25 de maio.

    As datas das provas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na quinta (14), em Brasília. Nesta edição, o Enem sofreu diversas modificações, principalmente em relação ao valor da taxa de inscrição, e a medidas de segurança que alteraram o horário das provas.
    As inscrições ocorrem entre as 10h de 25 de maio e as 23h59 de 5 de junho. Para quem não conseguir isenção, a inscrição só será "confirmada" após o pagamento da taxa de R$ 63 até as 21h59 do dia 10 de junho.
    TAXA DE INSCRIÇÃO
    Sofreu aumento pela primeira vez em mais de dez anos. Até 2014, o valor era R$ 35. Agora, passa a ser de R$ 63.

    ISENTOS DE TAXA
    Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos. Além deles, podem obter isenção candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital.
    Segundo o edital, a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição somente poderá ser realizada no sistema de inscrição por meio da declaração de carência socioeconômica e durante o período de inscrição.
    Os demais candidatos, mesmo que tenham feito ou estejam fazendo o ensino médio integralmente na rede pública, precisarão pagar a taxa. Segundo o ministro, cerca de 30% das provas impressas acabam sem uso por causa das abstenções. Para tentar diminuir as faltas, o MEC afirmou que estudantes liberados do pagamento que não forem aos dois dias de provas vão perder o direito o benefício na próxima edição.
    DURAÇÃO DAS PROVAS
    No primeiro dia, ciências humanas e ciências da natureza terão 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação terão 5 horas e meia de duração.
    HORÁRIOS DAS PROVAS
    Portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Mas, dessa vez, as provas só começam 30 minutos depois do fechamento dos portões, ou seja, às 13h30, no horário de Brasília.
    SABATISTAS
    Os sabatistas no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima poderão fazer as provas do sábado às 19h do horário local. Nos demais estados, a prova do primeiro dia para os sabatistas começa às 19h do horário de Brasília.
    ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E ESPECÍFICO
    Além das necessidades especiais e atendimentos específicos já contemplados nas edições anteriores (como estudantes cegos ou com baixa visão, surdos, com deficiência física, gestantes e lactantes), o Enem também terá atendimento especializado para quem tem visão monocular e discalculia.

    CANDIDATOS E CANDIDATAS TRANS
    Pela segunda vez consecutiva, o MEC aceitará que os estudantes travestis e transexuais usem o nome social durante a prova. Para isso, o estudante precisa enviar a cópia do documento de identidade e preencher um formulário específico, incluindo uma foto recente, no sistema de inscrição. O prazo para o envio desses dados acontece entre 15 e 26 de junho.
    CARTÃO DE INSCRIÇÃO
    Deixará de ser impresso pelo MEC e enviado pelos Correios. Agora, terá que ser baixado ou consultado diretamente no site do Enem, opção que já existia no passado. O documento serve para orientação e não precisa ser apresentado no exame.
    MEDIDAS DE SEGURANÇA
    Não será possível usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Além disso, todos os candidatos deverão informar número de telefone (celular ou fixo) válido. Eles também terão que criar uma pergunta e resposta de segurança no login.
    O detector de metal será novamente aplicado nos locais de prova. Nos dias de realização do Exame, segundo o edital, "o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais".

    TOTAL DE PARTICIPANTES
    Estimativa de mais de 9 milhões de inscritos. No ano passado foram 8,7 milhões, dos quais 6,2 milhões de fato compareceram. O MEC estima que neste ano 850 mil pessoas trabalhem na aplicação da prova, envolvendo quem atua nos locais de prova e quem distribui as provas: Exército, Marinha, Aeronáutica e os funcionários dos Correios.
    Mudanças e economiaNossa meta principal é fazer o Enem, não fazer economia. Mas, se for possível, vamos fazer economia."
    O MEC busca economia de até 20% no custo do Enem 2015. O valor alcançado pode ser de ao menos R$ 90 milhões com o aumento da taxa de inscrições, medidas contra faltas e mudança no envio do cartão de inscrição.
    "Nossa meta principal é fazer o Enem, não fazer economia. Mas, se for possível, vamos fazer economia", disse Ribeiro. A estimativa é que o custo médio da aplicação da prova por estudante seja de R$ 52.

    O ministro justificou o reajuste da taxa após 10 anos. "Tudo subiu na sociedade e esse valor está o mesmo desde muito tempo", disse Ribeiro. Ele afirmou que o reajuste considerou a variação inflacionária no período.
    Haverá economia também com o envio dos cartões. De acordo com o ministro, serão poupados R$ 20 milhões apenas com o envio virtual da confirmação, segundo Ribeiro. O presidente do Inep, Francisco Soares, esclareceu que o cartão de inscrição terá que ser baixado pelo estudante no site do Enem. O documento serve para consulta e não precisa ser apresentado no local do exame.
    Punição para faltas no Enem
    Outra medida que trará redução de custos será o corte da isenção para alunos que forem liberados da taxa e faltarem ao exame deste ano. Quem faltar em 2015 terá obrigatoriamente que pagar a inscrição em 2016.

    "Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos que a sociedade está pagando, e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir. E no escopo educacional, a ética é fundamental. Educação é também ter responsabilidade com os próprios atos", disse Janine Ribeiro.
    Sessenta e cinco por cento dos faltosos do Enem de 2014 eram alunos isentos, segundo o secretário executivo do MEC, Luiz Claudio Costa.
    A estimativa é que quase R$ 60 milhões serão poupados com o pagamento de inscrições por alunos que antes estavam insentos.
    Justificativa das faltas
    Sobre os estudantes isentos que não compareceram à prova, Luiz Cláudio afirmou que o MEC ainda vai definir as regras para justificar a ausência.
    "Não posso dar resposta agora. No exemplo do atraso no transporte coletivo, como provar isso? A pessoa pode ser penalizada, mas precisamos ter certeza disso para não virar a justificativa padrão, como aquelas pessoas que ficam doentes e não têm atestado."
    Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/05/inscricoes-do-enem-comecam-10h-do-dia-25-de-maio.html

    segunda-feira, 18 de maio de 2015

    Dicas para fazer apresentações mais interessantes

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    Nos últimos anos, as apresentações receberam um grande apoio de novos programas e plataformas modernas, como o Prezi e o Go Animate. Mas o Powerpoint continua figurando entre os campeões em participação em seminários e palestras, graças à sua praticidade, eficiência e descomplicação na hora de manusear.
    No entanto, mesmo com essa facilidade, muitas apresentações acabam se tornando entediantes e um pouco confusas  – por mais interessante que seja o conteúdo. Tudo isso por causa das más combinações dos elementos estéticos e a falta de harmonia entre eles. Para evitar que frustrações assim aconteçam, separamos algumas dicas simples, mas que farão muita diferença no resultado final de sua apresentação.
    1) Fuja dos modelos padrão
    De boas intenções, o mundo está cheio. E a intenção do Powerpoint ao disponibilizar dezenas de modelos prontos é ótima, mas, na prática, utilizá-los pode ser desastroso. Os templates padrões são muito usados, pouco criativos e, em geral, visualmente poluídos.
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    2) Use fontes sem serifa
    Fontes simples e sem serifas (que são as “perninhas” localizadas nas extremidades das letras, como a famosa Times New Roman) são clean e conferem leveza ao texto. Assim, a leitura flui melhor para quem está assistindo à apresentação e o texto não parece carregado. Mas se a elegância é a prioridade, uma opção é  reservar as tipografias mais elaboradas somente para os títulos e subtítulos.
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    3) Use poucas imagens por slide
    Tudo bem que uma imagem fala mais que mil palavras, mas ao colocar mil imagens num único slide, o conteúdo torna-se cansativo e pouco interessante.Elas acabam ficando pequenas e amontoadas umas nas outras, e passam uma mensagem confusa e de desleixo. Lembre-se que a intenção é a foto ser um complemento à informação que está sendo falada ou apresentada, e que seu Powerpoint não é um álbum de figurinhas.
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    4) Escreva pouco texto por slide
    A regra do item anterior vale para os textos também. Seja breve e direto no que vai escrever, pois, quanto mais palavras estiverem no slide, menor e mais embaraçadas os caracteres vão ficar. Se estiver em uma sala grande, como um auditório ou anfiteatro, como as pessoas sentadas ao fundo vão conseguir enxergar com clareza? Menos também é mais.
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    5) Não abuse das animações
    Cuidado! Perigo! Atenção! Pare e pense com amor antes de utilizá-las. Existem poucas circunstâncias em que os efeitos de animação e transição caem bem. E mesmo que seja um recurso interessante, o abuso dele pode tirar o foco, credibilidade e seriedade do conteúdo apresentado. Você, que bem no meio de um seminário levou um susto ao presenciar o título do slide surgir ao som de teclas de máquina de escrever datilografando, sabe bem do que estamos falando.

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    Fonte: http://www.ufjf.br/secom/2015/05/12/5-dicas-para-fazer-apresentacoes-mais-interessantes/

    domingo, 17 de maio de 2015

    O mundo literário e os alunos do ensino médio

    Como estimular alunos do ensino médio a explorar o mundo literário



    Mesmo com toda a carga de conteúdo do vestibular, professores acreditam que é possível conquistar leitores nessa etapa


    Luiz Prado
    Círculo de leitura no Colégio Faap: análise de obras literárias, em especial a clássica

    Em um contexto de pouca valorização da leitura, como a escola pode contribuir para a formação de leitores no Brasil? Como superar seus desafios e formar leitores autônomos que gostem de ler? Ensinar algo tão grandioso é uma tarefa desafiadora, mas, talvez por isso mesmo, uma das mais fantásticas que existem. 

    No ensino médio, é comum que os jovens leiam por obrigação por causa das obras exigidas nos vestibulares, o que pode ser um problema na formação do leitor. Mesmo assim, professores acreditam que é possível conquistar leitores durante essa etapa.

    Veja abaixo o cenário da formação de leitores no ensino médio, seus desafios e exemplos de práticas.

    Cenário
    Será que ainda dá tempo de conquistar um leitor? Apesar das dificuldades, nunca é tarde para adentrar o mundo literário, garantem os especialistas. Os alunos estão sendo preparados para prestar o vestibular e, além de toda a carga de conteúdo, eles se veem obrigados a encarar os “chatos” clássicos da literatura, sem tempo para ler o que lhes interessa de fato. E, claro, é muito difícil para um leitor tardio conseguir apreciar um texto de Machado de Assis, por exemplo. Ler por obrigação também pode ser um problema no processo de formação de um leitor. “Mas, se existe uma boa prática de leitura, com metodologias interessantes, as provas não serão um problema”, acredita Rosane Cardoso, professora de letras do Centro Universitário Univates.
    Desafio
    Mesmo que o momento seja de pressão para os processos seletivos, a neurocientista Elvira Souza Lima diz que a boa literatura pode ser uma ótima aliada na organização das ideias, no raciocínio lógico e para uma melhor compreensão dos sistemas simbólicos de várias disciplinas, ajudando a relaxar e a equilibrar tensões. “As maneiras de trazer a literatura, exigida nas provas, podem ser diversas. Claro que isso demanda tempo do professor. Mas a maior exigência é que ele seja leitor e possa influenciar seus alunos”, diz Volnei Canônica, do Instituto C&A.
    Exemplos de prática
    Visitas sistemáticas semanais à biblioteca, com o empréstimo de livros, seguem sendo uma prática recomendada – assim como rodas de leitura e saraus, o que ajuda a tirar o peso do estudo individual nessa fase. Unir literatura à arte ensina e desestressa. Uma boa ideia é ler livros que já foram adaptados para o cinema, exibir o filme e realizar um debate sobre as linguagens. Criar rodas de discussão para abordar os best-sellers que seduzem esses jovens é uma ótima oportunidade para o professor introduzir novos autores e novas histórias sobre temas que despertam o interesse desses alunos, mas com um grau maior de dificuldade. No colégio FAAP, a disciplina círculo da leitura procura analisar várias obras literárias, em especial a clássica. “Lemos partes das obras, trechos importantes e depois discutimos. Essa leitura normalmente é em voz alta. Em algumas aulas eu permito que os alunos tragam iPad, mas prefiro focar mais os livros mesmo”, diz a professora Sandra Raposo Tenório. “Às vezes apresentamos algumas partes de filmes, para ilustrar a história lida. O objetivo é que eles compreendam e interpretem a história, apesar de a linguagem estar muito distante. E que desenvolvam o hábito da reflexão. Eu acredito que a leitura em conjunto – professora e alunos ou pais e filhos, por exemplo – aproxima as pessoas e garante o afeto”.
    Leia sobre a formação de leitores em outras etapas da Educação Básica:

    Fonte: http://hom2.gerenciadordeconteudo.com.br/produtos/ESRE/textos/213/como-estimular-alunos-do-ensino-medio-a-adentrar-o-mundo-335642-1.asp