sábado, 20 de outubro de 2012

Open Library / Internet Archive (Archive-It) / Wayback Machine

 
Uma página web para cada livro.
Livro acessível 1.207.535 obras / 1191271 ebooks  publicados entre 1008 e 9998.
Uma página web para todos os livros já publicados. É uma meta ambiciosa, mas exequível.
Para construir Open Library, precisamos de centenas de milhões de registros de livros, uma interface de wiki, e muitas pessoas que estão dispostas a contribuir com seu tempo e esforço para a construção do site.
Até à data, reunimos mais de 20 milhões de discos a partir de uma variedade de grandes catálogos, bem como contribuições individuais, com mais a caminho.
Open Library é um projeto aberto: o software é aberto, os dados estão abertos, a documentação é aberta, e congratulamo-nos com a sua contribuição. Se você corrigir um erro de digitação, adicionar um livro, ou escrever um widget - é todos bem-vindos. Temos uma pequena equipe de programadores fantásticos que realizaram muito, mas não podemos fazer isso sozinho!
Open Library é um projeto da organização sem fins lucrativos Internet Archive , e foi financiado em parte por uma doação da Biblioteca Pública do Estado da Califórnia e da Fundação Kahle / Austin.

_____________

Internet Archive

O Internet Archive, uma organização 501 (c) (3) sem fins lucrativos, é a construção de uma biblioteca digital de sites de Internet e outros artefatos culturais em formato digital. Como uma biblioteca de papel, nós fornecemos o acesso livre para os pesquisadores, historiadores, acadêmicos e público em geral.

Desde a sua criação como uma biblioteca digital, sem fins lucrativos, em 1996, Internet Archive tem se concentrado em garantir a disponibilidade e acessibilidade do conhecimento humano através da criação de uma biblioteca digital para armazenar permanentemente o conteúdo digital de todo o mundo, para que todos possam ver a qualquer momento. O Internet Archive é arquivar o maior do mundo web público, e todas as coleções são de livre e acessível ao público em www.archive.org
Primeiro implantado em 2006, Arquivo-É uma rede de subscrição serviço de arquivamento do Internet Archive que ajuda as organizações a colheita, construir e preservar coleções de conteúdos digitais. Através da nossa aplicação web amigável Arquivo-It parceiros podem coletar, catalogar e gerenciar suas coleções de conteúdo arquivado com acesso 24/7 e pesquisa de texto completo disponível para sua utilização, bem como seus patronos. Conteúdo está hospedado e armazenados na Internet centros de arquivo de dados.

Quem usa o Archive-It?

Trabalhamos com mais de 225 organizações parceiras em 45 estados dos EUA e 15 países em todo o mundo. Tipos de organizações que trabalham com incluem:
  • Bibliotecas Universitárias e da Universidade
  • Arquivos, Bibliotecas, estaduais e sociedades históricas
  • Instituições federais e ONGs
  • Museus e bibliotecas de arte
  • Bibliotecas públicas, cidades e condados

K-12 Web Archiving Program ou K-12 Programa de arquivo da web

Se você fosse um estudante que K12 sites que você quer guardar para as gerações futuras? O que você quer que as pessoas a olhar para 50 ou até mesmo 500 anos a partir de agora?
Essas questões são centrais para o programa de web K12 Arquivo, uma parceria entre o Internet Archive e da Biblioteca do Congresso. Agora em seu quarto ano, com 5 a 12 alunos participantes nas escolas de todo o país, este programa oferece uma nova perspectiva sobre a história salvar e cultura, permitindo que os alunos participam ativamente e tomar decisões sobre o que "em risco" o conteúdo do site será salvo.

O que você gostaria de guardar para as gerações futuras? O que você quer que as pessoas encontrem de 50 ou até mesmo 500 anos a partir de agora?
Essas questões são centrais para o programa de web K12 arquivamento, uma parceria entre o Internet Archive e da Biblioteca do Congresso. Agora em seu quarto ano, com 5 a 12 alunos participantes nas escolas de todo o país, este programa oferece uma nova perspectiva sobre a história salvar e cultura, permitindo que os alunos participam ativamente e tomar decisões sobre o que "em risco" o conteúdo do site será salvo.

Sobre o Wayback Machine

Navegue através mais de 150 bilhões de páginas arquivadas desde 1996 até alguns meses atrás. Para começar a navegar na Wayback, digite o endereço da web de um site ou página onde você gostaria de começar, e pressione enter. Em seguida, selecione a partir das datas disponíveis arquivados. O resultado do ponto de páginas para outras páginas arquivados em como fechar uma data possível. Busca palavra-chave não é suportado.

O Internet Archive, uma organização 501 (c) (3) sem fins lucrativos, é a construção de uma biblioteca digital de sites de Internet e outros artefatos culturais em formato digital. Como uma biblioteca de papel, nós fornecemos o acesso livre para os pesquisadores, historiadores, acadêmicos e público em geral.



Dica Quente: 

http://archive.bibalex.org , o arquivo da Internet na Biblioteca Nova de Alexandria, Egito, espelha a Wayback Machine. Tente a sua pesquisa lá quando você tiver problemas de conexão com os servidores Wayback.
Fonte: http://archive.org/web/web.php

As organizações que trabalham com o uso de Arquivo-lo para:
  • Apoiar a organização das actividades existentes de preservação digital
  • Arquivo organização e sites relacionados e publicações on-line
  • Arquivo Estado ou sites de agências locais e registros
  • Captura de autoridades eleitas "sites e eventos eleitorais
  • Capturar disponíveis publicamente sites de redes sociais: blogs, tweets, fotos e comentários
  • Criar um arquivo web sobre um tema ou assunto específico
  • Montar o conteúdo para auxiliar na investigação, o financiamento de concessão, e apoio patrono
  • Manter forte sistema de gestão de registros eletrônicos para garantir documentos críticos são preservados
  • Capture "em risco" o conteúdo em rápida mudança eventos
  • Reunir informações da web para aumentar coleções tradicionais e exposições
  • Arquivo arquivos artista, coleções digitais, listas de preços on-line e catálogos de leilões
  • Preservação da lei e da política de materiais relacionados, incluindo atividades da Suprema Corte
 ______


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Elaboração automática de Citações e Referências

Apresentar corretamente citações e referências no texto científico exige conhecimento de padrões técnicos e acuidade. Para auxiliar nesta tarefa, relaciono algumas ferramentas on-line para automatizar a elaboração de citações e referências, nos mais variados padrões:
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Diversão séria: Cerimonial e Protocolo - Um caso atrás do outro :)

Diversão séria: Cerimonial e Protocolo - Um caso atrás do outro :)

Cerimonial e Protocolo - Um caso atrás do outro
Ricardo Carlini 
Terceiro Milênio. Hora de mudar. Evoluir. Seguir à frente com os olhos voltados para os grandes mestres, a lei, as normas e tudo o mais que rege a aplicação correta de nossa atividade. Não há mais lugar para improvisos, para amadores, para aventureiros ou cerimonialistas com a larga experiência do último minuto. Beber nas fontes mais ricas é preciso. Aprender sempre é necessário. Atualização é a palavra chave. E o bom senso é companheiro de todas as horas. A intriga e a inveja atrasam. A união de experiências é fato vital de nossa sobrevivência em meio a um mundo que é mutante, diferente a cada segundo. Precisamos de um ordenamento ainda maior. Um reconhecimento profissional. Uma legislação que venha finalmente colocar o cerimonialista como o artesão do protocolo. A meta a ser perseguida nos livrará das invasões amadoras e dos inúmeros casos, histórias de nosso dia a dia, que passo a dividir com vocês...

 Fora da mesa
 Perguntado sobre a atitude, o comandante respondeu: "é minha conterrânea, lá de Lavras. Fiquei muito feliz de vê-la aqui". Palavra do comando.
Pior! Todos leram as nominatas de saudação, alguns até fazendo referências biográficas aos saudados. O vice-governador, em sua vez, não perdoou: "cumprimento a todos os companheiros de mesa já nominados pelo mestre de cerimônias quando foram convidados à integrá-la". Foi aplaudido.

Dezenas de canais. 
Só esqueceram de consultar um profissional de cerimonial. A mesa, para seguir as linhas modernas do ambiente, foi embutida no chão do palco. Isso mesmo. Debaixo da mesa de honra. Moral da história: a cada evento o mestre de cerimônia passa pelo constrangimento de modular o som com um técnico enfiado num alçapão aberto, quase sempre com as cadeiras já ocupadas. E pior. Modula-se para uma só voz. A cada discurso a variação é tremenda, com graves e agudos fora de sintonia. 
Ou será que ainda irão abrir o buraco para modular durante a solenidade?

O diretor do Foro da Justiça Federal é a mais alta autoridade da Instituição no estado, quando este não é sede de um dos Tribunais Regionais Federais. Em solenidade na capital mineira certa vez, com o magistrado presente, o mesmo foi esquecido, e várias autoridades de menor expressão, e sem precedência legal, acabaram na mesa de 13 lugares. O preterido encaminhou, posteriormente, ofício de três páginas ao anfitrião do evento, esclarecendo a ordem de precedência e fazendo a defesa de sua presença àquela mesa de honra. O então presidente da instituição, político experiente com décadas de hábil trato nas maiores crises, não titubeou. Mandou contratar um cerimonialista.
Na hora!
O evento reunia público de quase mil pessoas no Expominas, pavilhão de eventos em Belo Horizonte. Empresários de todas as regiões do Estado, de todos os segmentos de atividade, seriam condecorados com uma medalha de mérito. O convidado principal, vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva, ocupa o centro da mesa, ladeado pelos dois anfitriões. Como a premiação se estendeu em demasia, um dos anfitriões pediu ao mestre de cerimônias que pulasse o discurso de agradecimento do homenageado que falaria em nome de todos. Desta forma, o mestre de cerimônias passou a chamar, com grande ênfase, o principal pronunciamento, do vice-presidente. O outro anfitrião, apressado correu no ouvido do MC e ordenou: chama o homenageado. De imediato, a fala do locutor ficou assim: "Convidamos o excelentíssimo senhor vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, para o seu pronunciamento... que será feito logo após o agradecimento dos homenageados, o que nos leva a agradecer a sua excelência a gentileza de permitir mais este pronunciamento". Aliviado, o vice-presidente chamou o MC e disse: "finge que está me chamando e me acompanha até a saída do palco. A troca foi providencial. Preciso dar um pulinho no toalete..."
Agulha
O evento tratava de assinatura de um convênio entre um instituto ligado a um banco e a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Montado num grande salão dentro de um hotel da Rua Espírito Santo, o palco era modular, revestido de carpete azul. O que ninguém havia notado é que entre os módulos havia brechas generosas. Uma das integrantes da mesa, após sua fala no parlatório, afundou o salto numa delas e ficou presa. A cerimonialista Ana Géo, sempre atenta, correu a abrir-lhe o sapato e disse para seguir caminhando normalmente com um pé descalço até a mesa. O sapato foi tirado da fresta e, enfim, recolocado nos pés da jovem senhora, já ruborizada.
Wet
Homem de televisão há décadas, o ministro das Comunicações Hélio Costa não perde o timing nunca. Durante uma entrevista ao vivo em um canal de TV a cabo em Belo Horizonte, sem querer esbarrou no copo de água à sua frente na bancada. Impassível, seguiu com as respostas até o intervalo comercial uns 8 minutos depois. Só então cuidou de enxugar-se. Quem assistia não reparou no acidente e muito menos na aguaceira que escorria pelo terno alinhado do ministro.
Tropa de elite
Solenidade dentro de um dos maiores quartéis da Polícia Militar de Minas Gerais, no bairro de Santa Tereza, na capital. Oficiais aflitos aguardavam a chegada do comandante-geral, a mais alta autoridade presente. Já perfilados, uma dezena deles, na precedência de suas patentes e cargos dentro da PM. Quando o carro se aproximou, todos entraram em posição de sentido e o primeiro da fila já com a mão direita à cabeça em posição de continência. A porta traseira do carro é aberta e o comandante, contra a expectativa de todos, correu para cumprimentar a cerimonialista que recebia as autoridades. Com beijinho e tudo. Só depois seguiu para os seus oficiais. 
Quem sabe, sabe
A solenidade contava com uma mesa de 11 autoridades. Presidida pelo vice-governador do Estado, Antônio Augusto Junho Anastasia, ela se arrastou muito, face a vontade de todos da mesa em falar, e da vontade do anfitrião em não negar a palavra a ninguém. 
Ela pagou!
A noite celebrava a entrega de um troféu a pessoas de destaque num segmento econômico. Eram mais de 50 os homenageados. O cerimonialista, após muita ponderação, convenceu o anfitrião que era impossível montar uma mesa com 17 pessoas, o que colocaria a todos em risco, uma vez que o próprio palco acreditava-se não suportar tamanho peso, além do que só a metade tinha precedência para ali estar. Convencido a convidar 11 pessoas, na última hora o anfitrião não agüentou e soltou: "põe mais essas duas senhoras, por favor! Elas pagaram pelo troféu".
Qual é o nome mesmo?
Ele já se acostumou e nem se importa mais. Quando o mestre de cerimônias chama, qualquer que seja o nome ou a pronúncia, ele sobe. Grande líder do agronegócio brasileiro, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais; presidente do Conselho dos Secretários de Agricultura do Brasil, homem responsável pelas negociações internacionais tanto na Confederação Nacional de Agricultura como no Ministério da Agricultura, Gilman Vianna Rodrigues comemora quando alguém fala seu nome corretamente. A pronúncia é tônica na primeira sílaba: "Gil" man. Mas o que se ouve dia após dia é: Gilman, com a tônica na última sílaba; Gilvan, Gilmar, e por aí afora.
Quero mesa!
O congresso reunia prefeito e vereadores dos 853 municípios mineiros. Mais de duas mil pessoas. O governador Aécio Neves preside a solenidade. Na mesa de honra, do Executivo, só dois secretários de Estado por solicitação do cerimonial do Palácio da Liberdade. Depois do hino nacional, um subsecretário de Estado, inconformado, subiu, puxou uma cadeira e pôs-se à mesa. O desconforto foi geral. O cerimonialista correu para retirá-lo e ouviu: "você sabe com quem está falando?". O cerimonialista respondeu: "sim. Mas o senhor não sabe do que EU estou falando. Por favor, me acompanhe." E arrancou-o delicadamente da mesa. À época o subsecretário jurou vingança eterna ao profissional. Hoje, depois de ter estudado um pouco, é admirador do trabalho do mesmo. Lembrete: nunca mais pediu para ir à mesa, pelo menos quando o mestre de cerimônias é o mesmo.
Placa
Os vereadores da Câmara de um município do interior do Espírito Santo estavam tão eufóricos com a chegada da informática que não titubearam: mandaram imprimir convite para a solenidade de descerramento da placa. O problema é que a placa em questão era a placa-mãe, guardiã das informações, e coração dos sistemas de computadores.
Vai cair
O palco montado na Ceasaminas era grande, mas o número de autoridades também. Entre elas o ministro de comunicações, Hélio Costa. Encerrada a solenidade, dezenas de prefeitos e vereadores do interior queriam cumprimentá-lo e com ele tirar fotos. O mestre de cerimônias, cauteloso, pediu que todos aguardassem na parte de baixo que em poucos instantes o ministro desceria para atendê-los. Não houve jeito. Sobe um, dois, três, dez, vinte até que, em determinado momento, 50 pessoas estavam sobre o palco. O mestre de cerimônias, delicadamente, informou: "senhoras e senhoras: o Corpo de Bombeiros informa. Este palco tem capacidade para 20 pessoas. No momento abriga 50. Ele pode desabar a qualquer instante". Nada mais foi preciso. Em poucos segundos, ele esvaziou.
Personal speech
Ethevaldo Siqueira, grande jornalista, é dos mais respeitados no país na área de ciência e tecnologia. Certa vez foi contratado para dar uma palestra sobre evolução tecnológica num hotel de Contagem, na Grande Belo Horizonte. Como o local fica às margens da rodovia BR-381, uma das mais movimentadas do país, havia risco de baixo comparecimento uma vez que o evento estava marcado para as 19h30. Foi pior. Caiu uma tempestade. Três pessoas apareceram. E o mestre de cerimônias, encurralado na primeira fila , virou público. Constrangedor. Foi quase uma palestra olhos nos olhos...
Tecnologia
A intenção foi das melhores. Construir um auditório compacto, com todos os avanços tecnológicos, para facilitar a realização do maior número de eventos possível com o máximo de infra-estrutura já instalada. Inclusive uma mesa de som das mais modernas. 
Cadê o hino?
Quem nunca chamou um Hino Nacional e ele não entrou que atire a primeira pedra. É constrangedor. E quase sempre, quando entra, é só instrumental, repetindo os dois trechos e ninguém canta. Pior quando é cantado e os mais patriotas se põem a segui-lo em voz acima do tom, para demonstrar conhecimento cívico e, na primeira oportunidade, "Brasil, um sonho intenso, um raio vívido...." vira "Deitado eternamente em berço esplêndido...". E por aí vai. São educativas as atitudes de vários órgãos que exibem em telões vídeos do Hino, com legendas da letra. Não é vergonha alguma lê-la. Pior ignorar e viver no erro. E só para lembrar: mestre de cerimônia não é Pavarotti. Não tem obrigação e nem deve ficar ao microfone cantando o hino. Até porque a solenidade se transformaria em show de calouros...
Com licença
Se nas capitais o dia a dia do cerimonial já é uma loucura, imagine o que não corre pelo interior! Certa vez, numa solenidade na Câmara de um município da região central de Minas Gerais, o mestre de cerimônias simplesmente abandonou o posto logo após o primeiro pronunciamento. Alegou atraso no início da cerimônia. E como tinha outra agenda para a mesma noite, simplesmente foi embora.
Quem manda?
A universidade com sede no interior decidiu promover uma aula magna seguida de homenagem na capital. E para tanto convidou autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário estadual. Mesmo presentes, tiveram que se contentar com a nova ordem de precedência criada pela instituição de ensino. Primeiro, na mesa, todas as autoridades que vieram da cidade do interior lotando um ônibus fretado: o prefeito, o vice, um vereador, o padre, o delegado, o juiz e, só depois, "o povo da capital".
Trânsito
A equipe tinha duas recepcionistas, uma assistente de cerimonial e o mestre de cerimônia. Combinados de chegar ao local do evento uma hora antes do início previsto, seguiram em dois carros. Um acidente grave deixou ainda pior o trânsito já confuso de Belo Horizonte. O mestre de cerimônia chegou e a equipe não. Resultado. Mãos à obra. Acalmando a contratante com relação às modificações de última hora na pauta, e cuidando de articular o receptivo de um deputado federal e um secretário de estado, o mestre de cerimônia virou recepcionista. Recebeu, anotou presença na lista, entregou crachá e material do evento, recebeu cartões e sorriu. A equipe só chegou 30 minutos depois. No fim deu tudo certo.
Problemão
Todo organizador de evento quer exibir um vídeo institucional. Alguns, mais cuidadosos e dispostos a investimentos maiores, encomendam a peça a empresas especializadas.  Recebem uma obra-prima de no máximo três minutos, tempo até grande para um vídeo. Pior quando o mesmo é encomendado a produtoras de fundo de quintal, que justificam a falta de criatividade no tamanho da fita. E aí surgem vídeos sofríveis de sete, dez, quinze e até vinte minutos de duração. Ninguém suporta! Muito menos as autoridades convidadas que se esforçam para não fazer cara feia na mesa.  Isso sem falar do telão. Alguns espaços de eventos já oferecem telão montado no palco. O cliente acha bom e quando chega ao local o telão está no fundo de palco, atrás e na mesma altura das autoridades sentadas. Vexame na certa! O anfitrião não abre mão de exibir o vídeo porque gastou alguns milhares de reais para produzi-lo. E não autoriza a locação de telões laterais. Sobra para o cerimonialista que, quase sempre, é contratado só para o momento da solenidade, e nunca para produzi-la desde o início.
Cabresto
A maior feira de gado zebu do mundo se realiza no Brasil, todos os anos. É a Expozebu de Uberaba, Minas Gerais. Presidentes da República tradicionalmente comparecem na solenidade de abertura. E da mesma forma, governadores, senadores, deputados e mais uma centena de autoridades. Nunca há um receptivo de autoridades, conforme manda o protocolo. As equipes da Presidência e dos governadores atuam, e o resto que se vire. Na última edição da feira, pasmem, as autoridades tiveram que usar crachás pendurados por uma cordinha ao pescoço. 
Falha nossa
Desta vez as recepcionistas falharam na entrada do evento. Como eram muitos os homenageados e inúmeros os paraninfos, alguns passaram sem o devido registro e confirmação. Na hora da entrega dos diplomas, alguns homenageados que não estavam no recinto, foram chamados pelo mestre de cerimônias, que tinha à mão a lista preparada pela equipe de recepcionistas. Da mesma forma, alguns paraninfos que estavam no salão, não foram chamados ao palco. O resultado foi aquela saia-justa que ninguém deseja! E o pior ficou para o fim. O anfitrião, para salvar a pele dele, mandou:  “desculpem a falha do cerimonial!”.
Cadê a luz?
A inauguração do museu seguia à risca o planejamento de meses. Entre as surpresas da noite, um blecaute proposital e o ressurgimento de poucos focos de luz, que aumentariam a cada segundo, destacando as obras espalhadas pelas paredes. Um show de tecnologia e beleza! Uma hora antes da festa, em contagem regressiva para abertura das portas aos convidados, o prédio fica completamente às escuras. Corre-corre de eletricistas e o problema é solucionado. O excesso de equipes de televisão no recinto, com luzes potentes ligadas, havia derrubado a chave principal.  Daí pra frente foi só alegria.
Seriedade
A solenidade previa a abertura de uma nova exposição de uma artista plástica famosa. Antes da visitação às obras, a mesma recebeu homenagens num auditório luxuoso, dentro de um órgão público. Discurso prá lá, flores pra cá, o promotor do evento decide chamar todos os artistas presentes para uma foto oficial no palco. Eram mais de vinte pessoas. Todos arrumados, fotógrafo a postos, o ilustre organizador, também do mundo das artes, põe seus óculos escuros e deita no chão, no melhor estilo sex-symbol.  Os sisudos representantes do governo estadual, encarando a atitude como um desrespeito à instituição,  convenceram o moço a se levantar, deixando os belos olhos claros bem visíveis. No fim, todos saíram bem na foto.
Troca troca
O roteiro era claro: governador entrega placas. E assim foi feito. O mestre de cerimônias chamava os homenageados, a recepcionista passava a placa ao chefe do Executivo e a entrega era feita. Lá pela quarta placa o próprio governador notou e disfarçou: a bela jovem estava entregando-lhe as homenagens aleatoriamente. No fim da solenidade os homenageados trataram de fazer a troca das caixas aveludadas.
Eleição
Período eleitoral traz dor de cabeça dobrada aos cerimonialistas. Uns querem aparecer demais. Outros fogem com medo das garas da lei eleitoral, temendo impugnações de candidaturas. Primeiro semestre de 2008, Araxá, Minas Gerais. Um encontro reuniu os industriais do café. Na mesa de honra na solenidade de abertura, entre outras autoridades, o representante do prefeito. Oficialmente o secretário de agricultura municipal, designado pelo próprio prefeito. Mas o moço não queria ir para a mesa de jeito nenhum. Revelava medo de que os promotores eleitorais o denunciassem por propaganda política fora de época, e assim veria sepultado o seu sonho maior. O jeito foi convidar outro secretário presente ao palco.
Póstuma
A associação de classe decidiu homenagear seus mais antigos e experientes dirigentes e colaboradores. Bem como os fundadores da agremiação. Organizada a solenidade, prepararam trinta certificados para entrega. Pouco mais de dez foram para as mãos dos homenageados. Esqueceram de um pequeno detalhe: confirmar o estado de saúde de todos. A maioria já tinha partido dessa para melhor.
Experiência
O seminário tratava de estratégias de campanha e projetos de marketing para candidatos a prefeito. Os palestrantes eram todos de capacidade reconhecida. Até um ministro do Superior Tribunal de Justiça figurava na programação. No segundo dia de trabalhos técnicos, mais de duzentas pessoas na platéia, e nada do palestrante aparecer. Depois de inúmeras tentativas no celular eis que o profissional aparece esbaforido, com meia hora de atraso. E pediu desculpas: “o trânsito da penitenciária para cá estava difícil. Me perdoem.” Surpresa geral e mistério desfeito. O homem que iria falar sobre os caminhos para eleger um prefeito estava com o chefe preso há mais de 48 horas, flagrado numa operação da Polícia Federal, acusado de desviar verbas públicas. Sem constrangimento admitiu que o negócio dele era campanha. Soltar o prefeito era problema para os advogados.
Mesa chique
O buffet montou um salão luxuoso. Com tudo do bom e do melhor. Quando o cerimonialista olhou para a mesa que receberia as autoridades, notou a falta da toalha. “É sem toalha, senhor. Essa é uma mesa de ferro com tampo de vidro, chiquérrima! Faz o maior sucesso!”, se vangloriou o jovem coordenador que era o responsável por todos os fornecedores. O problema é que a maior autoridade presente era secretária de estado, uma jovem mulher que geralmente usa saias. Sem sucesso na tentativa de jogar uma talha sobre o móvel, o cerimonialista disparou o celular e conseguiu localizar a chefe de gabinete da secretária. Foi a conta. Ela já se preparava para o deslocamento quando deu meia volta e trocou de roupa. Chegou de terninho, para alivio geral.
Por enquanto ...
Esses são apenas alguns dos casos que vivemos. Cada dia é um dia. Cada evento é único. E sempre há o imprevisto, o acidente, o fornecedor que não apareceu ou as placas e flores que sumiram misteriosamente. Quase sempre contratados para atuar só na hora da solenidade, é o cerimonialista ou o mestre de cerimônias que levam a fama se algo sai errado. E por isso toda calma do mundo é recomendável. Bem como um celular cheio de números importantes. O bom trânsito entre as autoridades é fundamental.
Fonte da imagem: http://www.google.com.br/url?source=imglanding&ct=img&q=http://3.bp.blogspot.com/-8LLEILZieaI/T19yVJQ5v0I/AAAAAAAAJGQ/VGFCISFLpqY/s1600/smile%2Bsurpreso.jpg&sa=X&ei=GWZ7UIrRCIqA9QTJ_oDQBw&ved=0CAkQ8wc&usg=AFQjCNGgRsSFc0szM93NIWG8mq3BLF8sOw
Esta obra é aberta! É um retrato da nossa rotina diária. Mande o seu caso para mim:carlini@carlinicerimonial.com.br
Com certeza nos encontraremos na próxima publicação!
Até lá!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Universidade Aberta do SUS oferece cursos gratuitos a distância

Universidade Aberta do SUS oferece cursos gratuitos a distância

15/10/2012 - Fonte: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/10/15/universidade-aberta-do-sus-oferece-cursos-gratuitos-a-distancia
Todos os cursos são gratuitos e realizados na modalidade a distância
Profissionais da área de saúde podem aprimorar seus conhecimentos, gratuitamente, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), uma rede de instituições de ensino que oferece educação continuada on-line.
Estão disponíveis cursos autoinstrucionais a qualquer trabalhador da área, além de programas de especialização, aperfeiçoamento, extensão e atualização a profissionais do SUS. 
Cursos disponíveis
Ministério da Saúde Ampliar
  • Cursos autoinstrucionais estão disponíveis para qualquer profissional da área de saúde. As especializações são destinadas aos trabalhadores do SUS
Atualmente, dois cursos de autoaprendizagem estão disponíveis. Um deles é voltado para o controle de tuberculose, e o outro aborda o manejo clínico de pacientes com dengue.
As aulas podem ser acessadas por profissionais de 16 áreas da saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes) e disponibiliza certificado on-line para os que cumprirem os requisitos de conclusão do curso.
Para participar, o profissional deve se registrar na Plataforma Arouca, sistema que viabiliza o acesso aos recursos da UNA-SUS. 
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, enfatiza a importância da educação continuada para a qualidade dos serviços do SUS. “É essencial que os trabalhadores da rede pública aprimorem suas habilidades, seja por cursos mais simples, autoinstrucionais, seja por meio de cursos de especialização mais complexos. Em todos os casos, quem ganha é o usuário do SUS, que é atendido por um profissional mais qualificado”, esclarece.
Especializações
Também estão disponíveis na UNA-SUS cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão e atualização para profissionais que trabalham na rede pública. Os programas são promovidos por instituições de ensino superior de referência, e também devem ser acessados pela Plataforma Arouca. 
Em geral, é exigido apenas vínculo com o SUS para inscrição e realização do curso, no entanto, outros requisitos, como área de atuação (por exemplo, enfermagem, médico, gestor), nível acadêmico (médio, superior completo), e localidade.
As metodologias de avaliação são definidas pelas universidades, que emitem, ao concluinte, certificado acadêmico da própria instituição.
UNA-SUS
Criada em 2009, a UNA-SUS tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento, disponibilizando a educação em saúde por meio de cursos desenvolvidos por universidades de qualidade. Atualmente, existem 14 instituições credenciadas, que oferecem cursos em áreas relevantes, como saúde da família, vigilância em saúde ambiental, saúde materna e infantil, saúde mental, gestão da assistência farmacêutica e capacitação de gestores do SUS.
A UNA-SUS conta com mais de 43 mil profissionais cadastrados, e, apenas este ano, já realizou 14 cursos. O histórico educacional e a experiência de trabalho de cada profissional estará registrado na Plataforma Arouca, assim como a relação de ofertas de cursos e módulos educacionais disponíveis.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Realidade Aumentada aplicada ao Design para EaD

Palestra - Realidade Aumentada aplicada ao Design para EaD
Informações Gerais
Próxima Turma: 18/10/2012 - 21/10/2012
Carga Horária: 2h
R$ 0.00
As inscrições para esta turma estarão disponíveis a partir do dia 19/09/2012
As inscrições para esta turma encerram no dia 17/10/2012
Palestra - Realidade Aumentada aplicada ao design para EaD

18/10/2012 às 20hs
Resumo
A Realidade Aumentada (RA) pode ser aplicada a todos os sentidos humanos, ao criar a possibilidade de combinar os modelos de representações virtuais ao ambiente real. Com o avanço tecnológico, a RA tem possibilidade concreta de vir a ser a próxima geração de interface popular, fazendo com que o usuário não perceba a diferença entre o mundo real e o virtual, promovendo a sensação de ambiente único. A RA tem inúmeras aplicações e tem sido bastante utilizada no marketing e propaganda, assim como em simulações para treinamentos e capacitações. Nesta palestra, aborda-se especialmente a aplicação da RA ao e-Learning. Compreender o desafio do designer instrucional ao utilizar o RA como recurso e ferramenta que agrega ao processo de ensino e aprendizagem autônomo.  Algumas das possibilidades da RA contribuir com o processo de aprendizagem, ao utilizar recursos computacionais que integram objetos virtuais ao cenário real,  são: gerar exemplos, ilustrando de forma prática, objetiva e visual; incentivar o interesse dos alunos; tornar envolvente a recapitulação dos conceitos vistos em aula; proporcionar a integração da teoria e prática do conteúdo.

Palestrante: Alexandra Cristina Moreira Caetano
Doutoranda em Arte, na linha de pesquisa de Arte e Tecnologia, com a pesquisa Sinestesias - Interfaceologia da sensorialidade (UnB). Mestre em Arte  (UnB/2010), com a pesquisa em Interface: processos criativos em Arte Computacional. Especialista em Design Instrucional para Cursos EAD (Facel/IBDIN-2012). Especialista em Artes Visuais pelo (SENAC-DF/2009). Especialista em Educação a distância pelo SENAC-DF (SENAC-DF/2007). Pesquisa nas áreas de arte contemporânea, tecnologia, tecnociência, EaD, interfaces, interação, tutoria, dispositivos não convencionais de interação, visão computacional, design instrucional para EaD, e-learning para dispositivos móveis, realidade aumentada e games aplicados à educação. Possui experiência com tutoria EaD, designer instrucional para EaD, desenvolvedora de objetos de aprendizagem, conteudista e designer de material instrucional online e impresso para EaD.  Atua na Coordenação Pedagógica de Cursos de Especialização na modalidade a distância, no SENAC-DF. Professora das Pós-Graduações em Design Instrucional para Cursos EAD e em Design de Multitecnologias Digitais (FACEL/IBDIN). http://lattes.cnpq.br/3921263502318829
- Palestra online via webconferência
- Emissão de Certificado com carga horária de 2 horas para todos os participantes presentes na webconferência
Inscrição: 19/09/2012 a 17/10/2012
Investimento: GRATUITO
A palestra será a cerca do artigo "Realidade Aumentada Aplicada ao Design em EaD" que estará disponível para acesso, apenas para os inscritos, no ambiente da palestra no dia 11/10.
A palestra será dividia em dois momentos:
- exposição do palestrante
- debate

EaD no Ibdin

Informações Gerais

Próxima Turma: 05/11/2012 - 03/12/2012
Carga Horária: 40h

R$ 0.00

As inscrições para esta turma estarão disponíveis a partir do dia 11/10/2012
As inscrições para esta turma encerram no dia 19/11/2012
Curso ideal à Professores de Rede Pública do Ensino Básico e Fundamental e Servidores de Empresas Públicas e Privadas
Objetivo Geral: 
O curso tem como objetivo apresentar alguns conceitos sobre a modalidade de Educação a Distância (EAD), abordando questões sobre ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas disponíveis, mediação dos processos de ensino-aprendizagem relacionado com Design Instrucional. È um curso que visa a qualificação do interessado na modalidade online cujo princípio é ofertar ao mercado em geral uma versão demonstrativa da metodologia empregada nos cursos IBDIN e introduzir o aluno à realidade dos processos EAD 
Público-Alvo:
Este é um curso que destina-se aos profissionais Recursos Humanos, Educação, Tecnologia Educacional e demais interessados em conhecer os principais aspectos da EAD. 
Nosso Diferencial:
* Curso Certificado, 40 h - válido na indicação de atualização e qualificação profissional no seu diploma.
* Enfoque prático e auto-instrucional. 
* Discussões sobre temas atuais e troca de experiências com colegas na prática.
* Acompanhamento do Professor com feedback via atendimento eletrônico (webconferência). 
* Aluno estuda conforme sua disponibilidade de tempo tendo 1 (um) mês para concluir o curso.
* Curso 100% online.
* Direito à participação de sorteio de livros e atividades relacionados à EAD.
* Direito à participação em webconferência com profissionais e convidados atuantes com a área da EAD.
* Acesso à biblioteca virtual IBDIN contendo artigos, storyboards e demais conteúdos disponíveis para apoio à pesquisa. 
Módulo 01: O que é EaD?
Definindo a Educação a Distância (EAD)
Características da EAD
Evolução histórica da EAD
Módulo 02: O que é Desenho Instrucional?
O que é Design Instrucional (DI)
Fundamentos do DI
Competência do Designer Instrucional
Campos de Atuação do Designer Instrucional
Módulo 03: Ferramentas e Plataformas para EAD
Integração de Tecnologias e Mídias para EaD
Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA)
Módulo 04: Docência Online
Importância da Mediação na EAD
Conceito de tutoria
Funções e Competências do tutor
Metodologia de Estudos:
O curso é totalmente online e acontece via plataforma Moodle 2.0 e baseada na interação entre alunos e professor. O conteúdo é disponibilizado no formato de texto (word e .pdf), fóruns de discussão com atividades interativas.O curso deve ser estudado em 4 semanas perfazendo a média de 1h de estudo/dia por parte do aluno.
Freqüência Mínima para Certificação:
75% das aulas ministradas em chats, entrega de trabalhos e atividades propostas, bem como de participação nos fóruns. 
Pré-requisitos:
Saber editar textos em programas Word;
Ter acesso à Internet através de conexão discada ou a cabo;
Saber usar email e internet;
Ter disciplina e motivação para estudar à distância.
Certificação:
Você receberá o certificado - Curso de Qualificação em EAD como certificações de qualificação profissional, respeitando a carga horária de 40 h cada não podendo ser usado para outros fins. O curso tem validade para fins curriculares e em provas de títulos não podendo ser visto como certificado de graduação ou ensino técnico. Não dá direito ao participante em utilizar o mesmo de forma ilícita ou à revelia da Lei, de órgãos profissionais e autoridades competentes.
O Conselho de Educação/SC junto à Escola Técnica IREI LTDA, inscrita sob CNPJ 00540463/0001-46 foi autorizado pela Lei 4394 de 20/11/69 e Portaria E/SE n° 222, de 22/05/96, publicada no DOU 30/05/1996. Após a expedição da autorização e elaboração das grades curriculares, regimento escolar e demais aspectos organizadores da vida escolar.
A escola obteve a aprovação pelo CEE/SC através do parecer 355/02 de 18 de agosto de 2002, aprovado em Decreto Estadual ato nº 5633 de 8 de setembro de 2002 publicado no Diário Oficial nº 16.987 de 9 de setembro de 2002.
Está incluso no cadastro nacional de cursos técnicos sob o nº 230033852002 e autorizada a atuar com serviços educacionais de qualquer grau e gênero (desde pré-escola até cursos superiores) em qualquer área de conhecimento. Resolução do Conselho de Educação/SC para os cursos IBDIN.
Tutora: Silvia Mara dos Santos - Coordenadora de Projetos e Serviços do IBDIN
Fonte: http://ibdin.com.br/index.php/curso-livre?task=viewTurma&view=turma&id=288

Devido a informações de usuários do BLOG, retornei ao IBDIN e descobri que o curso teve seu valor alterado de R$ 0,00 para R$ 50,00



domingo, 14 de outubro de 2012

Cursos Gratuitos ILB

Cursos ILB Gratuitos

Importante

·         Todos os cursos do ILB são GRATUITOS e abertos ao público em geral

·         Cada aluno só pode fazer UM ÚNICO CADASTRO, e só pode se matricular em NO MÁXIMO 1 CURSO COM TUTORIA (ou SEMITUTORADO) e 1 SEM TUTORIA simultaneamente.

·         Os cursos não têm por objetivo a preparação para concursos públicos e assemelhados. O propósito principal é a difusão do saber.

·         Por serem cursos livres de capacitação, eles não necessitam e não contam com a chancela do Ministério da Educação.

·         A desistência ou reprovação implicará BLOQUEIO por 3 meses para eventuais novas matrículas nos cursos SEM TUTORIA, e por 1 semestre para os COM TUTORIA ou SEMITUTORADOS. Essa medida justifica-se pelo fato de os cursos serem gratuitos para os alunos e pela grande demanda, que impossibilita o atendimento simultâneo a todos os que efetivam pré-matrícula.

·         O ILB fornece, aos aprovados, certificado e declaração (com o conteúdo programático) emitidos eletronicamente e impressos pelo próprio aluno.

Cursos sem tutoria

Os certificados serão emitidos após 60 (sessenta) dias da efetivação da matrícula.

·         Doutrinas Políticas Contemporâneas - Indisponível para matrícula

·         Excelência no atendimento - Disponível para matrícula

·         Fundamentos da Integracao Regional: O Mercosul - Indisponível para matrícula

·         Papel do Senado como Estrutura de Poder Político - Disponível para matrícula

·         Princípios Constitucionais do Poder Legislativo -Disponível para matrícula

·         Processo Legislativo - Disponível para matrícula

Cursos com tutoria

·         Gestão Administrativa no Setor Público - Disponível para pré-matrícula

·         Licitação e Contratos Administrativos - Disponível para pré-matrícula

·         Relações Internacionais: Teoria e História - Disponível para pré-matrícula

·         Relações Internacionais:Temas Contemporâneos - Disponível para pré-matrícula

·         Direito Eleitoral- Disponível para pré-matrícula

·         Fundamentos da Ciência Econômica- Disponível para pré-matrícula

·         Novo Acordo Ortográfico – Teoria e Prática - Disponível para pré-matrícula

 

Se você leu e gostou, perca um minuto e comente. Afinal esse é o único "alimento"/incentivo para esse Blog melhorar/continuar.

:)