quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Apostila Digital do ENEM 2016

Tudo o que você precisa saber sobre nota no Enem 2016: Quem participa do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 pode através da nota recebida conseguir uma vaga no ensino superior em instituições de ensino públicas ou privadas. Isto é possível porque iniciativas como o SISU – Sistema de Seleção Unificada e o Programa Universidade para Todos – ProUni utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos de vagas e bolsas de estudos.
As notas do Enem 2016 servem também para pessoas que não concluíram o ensino médio obter o certificado de conclusão. Os candidatos que se inscreverem para o Exame com esta finalidade devem ser maiores de 18 anos e no ato da inscrição informar que este é objetivo de realizarem o Exame e informar qual instituição será a responsável por emitir o documento. É exigido que o candidato consiga notas mínimas de 450 pontos em cada uma das quatro provas que compõe o Enem 2016 e nota mínima de 500 pontos na prova de redação. A lista das instituições certificadoras estará disponível no Edital do Exame.

Divulgação das notas do Enem 2016

Notas do Enem 2016
As notas do Enem 2016 são compostas pelos resultados das provas objetivas e junto com a nota da redação. A primeira divulgação de resultados onde os candidatos podem ter uma idéia da nota que obtiveram no Exame é com a divulgação dos gabaritos oficiais, que ocorre até o terceiro dia que as provas foram aplicadas. Para ter acesso ao gabarito o candidato deve acessar o endereço eletrônico do Inep http://portal.inep.gov.br/enem.
A divulgação da nota final ou o resultado do Enem 2016 individual de cada participante é divulgado no site oficial do Enem e para ter acesso os candidatos devem informar o número do CPF e a senha cadastrada. Caso não se recorde da senha, esta pode ser recuperada através da resposta da pergunta informada na inscrição que fez para participar do Exame.

Como conseguir uma boa nota no Enem 2016

A cada edição o Enem tem mais candidatos inscritos, o que aumenta também a concorrência por boas notas. Para conseguir uma boa nota no Enem 2016 os candidatos devem dedicar um bom tempo para preparação. A preparação deve ser realizada utilizando o que há de melhor em material de estudos. E hoje o que existe de melhor para se preparar é a Apostila Digital do Enem 2016.


Neste material os candidatos encontrarão um curso completo que abordará todas as matérias escolares que compõe os temas das provas do Exame. Além de uma área voltada exclusivamente para redação. O material está disponível para compra aqui no site, basta clicar no link e após a efetivação do pagamento, será enviado para o endereço do candidato em qualquer lugar do Brasil via Correios.
Fonte: http://www.enem2016.net.br/notas-do-enem-2016.html

Me inscrevi do Sisu. E agora?

Como funciona o Sisu
O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição.
Ao efetuar a inscrição o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de Agosto de 2012 (Lei de Cotas) ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).
Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, dessa forma, confirmar a ocupação da vaga.
Após a chamada regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.
Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.
A participação na lista de espera estará restrita à primeira opção de vaga do candidato. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela instituição. Assim, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição na qual está participando da lista de espera as convocações para matrícula.

Ações afirmativas e modalidades de concorrência
Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.
Assim, em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição. O candidato deve, no momento da inscrição, optar por uma dessas modalidades, de acordo com seu perfil.
Dessa forma, na chamada regular do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito a mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que obtiveram as maiores notas no Enem de 2015.
O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma pontuação extra (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado com a bonificação concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.
Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que atende aos requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada à política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisu, com os demais documentos exigidos para matrícula.

Notas do Enem
No momento em que o candidato insere no sistema o seu número de inscrição e a senha do Enem de 2015, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

Pesos diferentes e nota mínima
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, adotado pela instituição, para determinada prova do Enem de 2015, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. É então gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato..
As instituições participantes do Sisu também podem adotar notas mínimaspara cada uma das provas do Enem de 2015. É importante ressaltar que caso o candidato não tenha a nota mínima para a prova do Enem – de acordo com o curso em que estiver se inscrevendo – o sistema emitirá uma mensagem com essa informação e não permitirá a conclusão da inscrição nesse curso específico. Por exemplo, se determinada instituição participante do Sisu definir que para seu curso de letras a nota mínima para a prova de Linguagens é de 600 pontos, o candidato que não tenha obtido nota igual ou superior a 600 pontos na prova de Linguagens não conseguirá se inscrever para este curso dessa instituição.

Notas de corte
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Classificação parcial
Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Como saber o resultado do Sisu
O resultado pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.

Candidato selecionado em 1ª opção
O candidato selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que fique atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não será selecionado novamente.

Candidato selecionado em 2ª opção
O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula na instituição, pode manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção.
Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for convocado na lista de espera em sua primeira opção - por desistência de candidatos selecionados, por exemplo -, a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

Como proceder caso selecionado pelo Sisu
O candidato selecionado pelo Sisu deverá conferir o prazo para matrícula no cronograma do Sisu e verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, os locais, horários e procedimentos para matrícula.


Lista de espera
Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação está restrita à primeira opção de curso do candidato.
O candidato deve consultar o sistema durante o período especificado no cronograma e, no boletim, confirmar o interesse em participar da lista de espera.
É necessário o candidato se certificar de que a participação foi confirmada. Finalizada a manifestação de interesse, o sistema emitirá mensagem de confirmação.
Na lista de espera, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela instituição. Assim, é importante acompanhar, na instituição, as convocações para matrícula.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro.
Boa sorte!
Fonte: http://sisu.mec.gov.br/sisu

ENEM - fez menos de 530?

Vem de  Escola Pública com renda até 1,5 Salário Mínimo?
Veja onde você pode estudar:

UNIPAMPA - Universidade Federal do PampaJaguarãoLetras Português E EspanholIntegral 530.10
IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do SulCoximAlimentosNoturno 527.66
UFMT - Universidade Federal de Mato GrossoPrimavera Do LesteMatemáticaVespertino 527.30
IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do SulAquidauanaSistemas para InternetNoturno539.28 525.18
IFMT - Instituto Federal de Mato GrossoNovo Do ParecisMatemáticaNoturno 522.92
UFSB - Universidade Federal do Sul da BahiaPaulo FreireLicenciaturas Interdisciplinares – AbiNoturno 520.30
IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do SulCoximSistemas para InternetNoturno538.54 519.68
IFPI - Instituto Federal do PiauíCampus Angical Do Instituto Federal Do PiauÍMatemáticaNoturno 518.57
IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do SulNova AndradinaProdução De GrãosMatutino 517.30
IF Goiano - Instituto Federal GoianoIf Goiano – Campus UrutaÍMatemáticaNoturno 490.04
UFGD - Universidade Federal da Grande DouradosDouradosCiências BiológicasIntegral 489.52
UFRR - Universidade Federal de RoraimaParicaranaCiências EconômicasMatutino 483.46
UFAC - Universidade Federal do AcreParicaranaCiências EconômicasMatutino 483.46
UFGD - Universidade Federal da Grande DouradosDouradosQuímicaIntegral 456.10
Fonte: http://www.ecaderno.com/nota-de-corte-enem/comparacao 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Inscrições ENEM 2016

Inscrições do Enem 2016: O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já estuda as melhores datas para serem adotadas no cronograma do próximo Exame Nacional do Ensino Médio. A expectativa é de que o período de inscrição do Enem 2016 tenha início em maio e fique aberto durante 12 dias.
edital do Enem 2016 será divulgado pelo Inep no mês de abril. No documento, além de todas as regras do Exame, estará disponível o cronograma do período de inscrição, data de aplicação das provas, divulgação dos gabaritos, etc. A expectativa é de que a publicação do edital ocorra em meados do mês de abril e, além disso, não são esperadas muitas mudanças nas regras das provas.

Como se inscrever no Enem 2016?

As inscrições do Enem 2016 terão início às 10h do primeiro dia e permanecerão abertas até às 23h59min do último dia estipulado. A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, na página http://enem.inep.gov.br/. Lembrando que, em todo o processo do Exame, sempre é levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.
Para fazer a inscrição do Enem 2016, o estudante precisa ter em mãos o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade (RG). As outras informações necessárias para efetuar o registro são:
  • Endereço de e-mail válido;
  • Necessidade de atendimento especializado e/ou específico (se for o caso);
  • Pretensão de obter o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2016, utilizando a nota no Exame (se for o caso);
  • Preenchimento do questionário socioeconômico, com detalhes de informações pessoais e do grupo familiar.
Também é durante o período de inscrição que o candidato escolhe a cidade do local de prova do Enem 2016. Milhares de municípios brasileiros são disponíveis para uma escolha mais cômoda do participante.

Como pedir isenção da taxa nas inscrições do Enem 2016?

Inscrições e Edital do Enem 2016
Inscrições e Edital do Enem 2016
A expectativa é de que o valor da taxa de inscrição do Enem 2016 seja mantido em R$ 63,00, que foi o valor cobrado na última edição. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública recebem isenção automática do valor. Candidatos de baixa renda, sem condições de cobrir a quantia, podem declarar carência no Enem 2016, no ato da inscrição, pedindo isenção do pagamento. A declaração de carência é feita mediante preenchimento de um formulário, que deve conter informações fidedignas do participante.
Quem não conseguir isenção deve pagar a taxa dentro do prazo que será estipulado pelo Inep. Todos os candidatos que obedecerem às exigências do edital e se registrarem corretamente terão acesso, via internet, ao cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015. O documento contém informações importantes: horário, local, data das provas, etc.

Assim como vem acontecendo nas últimas edições, as provas do Enem 2016 deverão ser aplicadas no fim de outubro ou início de novembro, nas tardes de sábado e domingo. Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo.
Fonte: http://www.enem2016.com/

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Bolsas para Faculdades particulares

Faculdade?

Encontre seu curso e consiga uma bolsa de estudos para economizar na mensalidade

Fonte: https://querobolsa.com.br/

SISUTEC


O que é o Sisutec?
O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

quando acontece
O processo seletivo do Sisutec é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes.
como funciona
O processo seletivo do Sisutec possui uma única etapa de inscrição.
Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas destinadas aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou às vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.
Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
tire suas dúvidas
cronograma
  • Processo seletivo 1/2015
  • Processo seletivo 1/2016
    O cronograma do processo seletivo do Sisutec para 1/2016 ainda não está disponível.
Fonte: http://www.sisutec.mec.gov.br/

domingo, 10 de janeiro de 2016

SISU 2 - Cronograma

quem pode participar
Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2016, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obteve nota na redação que não seja zero. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2015. O número de inscrição e a senha de outras edições do exame não são aceitos.


o que é o Sisu
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

cronograma
Esta edição do Sisu contará com 1 (uma) única chamada regular e a lista de espera.
Fique atento ao cronograma!
  • 11/01 a 14/01
    Período de inscrições
  • 18/01
    Resultado da chamada regular
  • 18/01 a 29/01
    Prazo para participar da Lista de Espera
  • 22/01 a 26/01
    Matrícula da chamada regular
  • 04/02
    Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

O que posso fazer com a nota do ENEM?

Você sabia que pode usar a nota do Enem para participar de vários programas de acesso à educação do Governo Federal? São processos seletivos para cursos superiores e técnicos gratuitos, bolsas de estudo de graduação no Brasil e no exterior, financiamento estudantil a juros baixos e dá até para conseguir o diploma do ensino médio só com a nota do Enem!
O Exame Nacional do Ensino Médio está cada vez mais importante para os estudantes brasileiros e ter uma boa nota pode aumentar suas chances de continuar seus estudos.

Conheça tudo o que você pode fazer usando a nota do Enem!

Entrar na universidade pública com a nota do Enem, sem fazer o vestibular

Duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, abrem as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um processo seletivo que usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas.
Muitas instituições tradicionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já substituíram totalmente o vestibular tradicional pelo Sisu. Outras aderiram ao programa reservando um percentual das suas vagas para o Sisu.
O processo do Sisu é totalmente informatizado, gratuito e feito pela internet. Basta se inscrever usando a mesma inscrição e senha do Enem no ano anterior que o sistema calcula a nota dos concorrentes e seleciona aqueles que tiveram o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. 
Para se inscrever no Sisu, você precisa ter feito o Enem no ano anterior e ter obtido nota maior do que zero na redação. Alguns cursos exigem uma nota mínima no Enem para concorrer a uma de suas vagas e essa informação pode ser consultada no momento da inscrição.
Quanto maior a sua nota do Enem, maiores as chances de conseguir entrar na universidade pública pelo Sisu e são muitos os cursos disponíveis. Existem vagas do Sisu até para aqueles cursos mais concorridos dos vestibulares, como Medicina, Direito e Engenharia!

Entrar em faculdade privada com a nota do Enem, sem fazer vestibular

Não são apenas as universidades públicas usam a nota do Enem para selecionar candidatos a uma vaga na graduação. Faculdades privadas também aceitam a pontuação no Enem para complementar o vestibular, ou até mesmo substituir totalmente as provas.
A informação costuma ser publicada nos sites das faculdades, em itens como “Vestibular” ou “Formas de Ingresso”. Algumas exigem pontuação mínima nas provas e/ou na redação do Enem.

Complementar a pontuação do vestibular com a nota do Enem

Algumas universidades, inclusive públicas, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), consideram a nota do Enem como bônus para os candidatos do vestibular tradicional.
O cálculo e o peso dado às notas do Enem para contar pontos no vestibular variam entre as instituições e, na dúvida, o melhor a fazer é consultar as regras do processo seletivo da universidade em que você quer ingressar. Em muitos casos, ter uma boa nota no Enem pode fazer a diferença na hora de conseguir passar no vestibular.

Conseguir bolsa de estudo em faculdade privada com a nota do Enem

O Programa Universidade para Todos (Prouni) atrai milhares de candidatos a cada edição. Criado pelo Governo Federal, o ProUni oferece bolsas de estudo para alunos de baixa renda em universidades pagas de todo o Brasil.
As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano, normalmente nos meses de janeiro e junho, e são gratuitas. Quem quiser participar deve cumprir alguns requisitos de renda familiar mensal (máximo de três salários mínimos por pessoa) e ter feito o Enem no ano anterior, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.
O ProUni concede dois tipos de bolsa:
  • Bolsa integral (100% da mensalidade) para estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsa parcial (50%) para estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos.

Obter financiamento do FIES para pagar a faculdade particular

Uma das iniciativas do Governo Federal para ampliar o acesso ao ensino superior e ajudar financeiramente aqueles estudantes que não têm condições de pagar a faculdade particular, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) oferece financiamentos a juros mais baixos do que os praticados pelo mercado: 3,4% ao ano.
O FIES pode cobrir 50%, 75% ou 100% das mensalidades e o percentual do financiamento depende da renda familiar do aluno e do comprometimento dessa renda com os custos educacionais.
Para participar do FIES, além de ter uma renda familiar bruta mensal de até 20 salários mínimos e estar matriculado em curso presencial de uma faculdade participante do programa, é preciso ter feito o Enem, com desempenho mínimo de 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação (para estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010).
Quem consegue o FIES paga somente o valor referente aos juros do empréstimo (máximo de R$ 50,00 a cada três meses) enquanto estiver estudando. A dívida do FIES só precisa começar a ser paga um ano e meio depois de o estudante se formar. O prazo para o pagamento do FIES é de três vezes a duração do curso financiado, mais um ano.

Cursar o ensino técnico gratuito com a nota do Enem

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um processo seletivo semelhante ao do Sisu, que usa as nota do Enem para classificar os candidatos, mas voltado para cursos de nível médio técnico. As inscrições do Sisutec abrem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e para participar é necessário ter feito o Enem.
O Sisutec dá acesso aos cursos de nível médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

Conseguir bolsa no exterior com a nota do Enem

A nota do Enem continua a ser importante até mesmo para quem já entrou na faculdade. Pelo programa Ciência sem Fronteiras, alunos brasileiros de graduação e pós-graduação podem conseguir bolsas no exterior. Além de comprovar um bom histórico escolar, para participar é obrigatório ter feito o Enem e ter obtido pelo menos 600 pontos no exame.

Concluir o ensino médio com a nota do Enem

Para quem não fez o ensino médio em escolas regulares, ou para adultos participantes de programas de escolarização, como o ENCCEJA, fazer o Enem pode garantir o certificado do ensino médio.
O estudante que quiser usar a nota do Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio deve ficar atento ao fazer a inscrição no exame, pois é nessa hora que deve marcar a opção de receber o certificado e escolher a “instituição certificadora” onde irá buscar seu diploma. A lista das instituições certificadoras de todos os estados aparece na página de inscrição e também é divulgada no edital do Enem.
Os requisitos para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio usando a nota do Enem são:
  • ter completado 18 anos até a data de realização da primeira prova do Enem daquela edição;
  • obter um mínimo de 450 pontos em cada prova objetiva, nas quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem (Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias);
  • conseguir pelo menos 500 pontos na redação.

O certificado de conclusão do ensino médio obtido com a nota do Enem é reconhecido pelo MEC e vale para comprovar a escolaridade em situações como a participação em concursos públicos e a matrícula na faculdade, por exemplo.
Fonte: http://www.enemvirtual.com.br/o-que-posso-fazer-com-a-nota-do-enem/