sábado, 14 de fevereiro de 2015

Professor da USP lança curso online grátis sobre Ética

Qualquer pessoa com acesso à internet e interesse no tema poderá se inscrever nocurso online Ética gratuitamente por meio do Veduca, plataforma online de educação superior no Brasil, que reúne mais de 300.000 estudantes. O curso é ministrado pelo Clóvis de Barros Filho, da Escola e Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Este será o segundo curso online oferecido pelo professor. O primeiro foi deCiência Política, lançado em dezembro de 2013, que já conta com mais de 18 mil inscritos.
A palavra ‘ética’ está na boca de todos, talvez como nunca antes. No entanto, poucas pessoas conhecem a fundo seus múltiplos sentidos. A proposta do curso é passar pelos vários significados e usos do termo ao longo da história e ajudar o estudante a formar uma perspectiva menos ingênua e mais abrangente sobre o tema”, diz o professor Clóvis de Barros Filho, autor do curso.
O curso é composto por um vídeo introdutório e doze videoaulas, divididas em partes e acrescidas de quizzes para fixação do conteúdo. Os tópicos abordados são: Introdução à Ética; Primeiros passos da Ética; Ética, o invisível e o virtuoso; Tolerância e laicidade; O Valor da Ação; Fé e Virtude; Discutir a Ética; Vontade x Desejo (Kant); A Dignidade Moral (Kant); O Martelo de Nietzsche; Negar a fórmula, viver a vida; Eterno Retorno: o amor à vida.
O Veduca também disponibiliza recursos que permitem uma maior interação com o conteúdo e com outros estudantes na plataforma, como um caderno virtual para anotações pessoais, e ferramentas para interagir com outros estudantes do mesmo curso, como o fórum de discussão. E para avaliar o desempenho, o aluno pode acompanhar seu progresso em sua página de perfil disponível no portal.
Todo conteúdo é aberto e gratuito, por isso, o público-alvo não se restringe aos estudantes da área de humanas, mas a todos com interesse no tema. Quem quiser receber um certificado do professor, atestando que domina o assunto abordado, poderá optar por fazer uma prova presencial. As datas e locais serão informados no site e por e-mail aos inscritos.

Em caso de dúvida, entre em contato – contato@veduca.com.br

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Lixo da indústria de alimentos pode virar energia limpa

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara (SP) estudam a viabilidade de usar a água residuária da indústria de suco de laranja para produzir hidrogênio – uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente.
A pesquisa, apoiada pela FAPESP, está em andamento no Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (Cempeqc) do Instituto de Química da Unesp.
“A vantagem de produzir hidrogênio a partir de águas residuárias é aproveitar, de maneira sustentável, uma fonte de carbono que hoje está sendo descartada”, argumentou Sandra Imaculada Maintinguer, pesquisadora do Cempeqc.
De acordo com a pesquisadora, a proposta é reaproveitar a energia gerada localmente, na própria indústria, para abastecer as bombas dos sistemas de tratamento biológico, por exemplo.
“O método poderia beneficiar não apenas o setor citrícola, como o sucroalcoleiro, indústrias de refrigerantes, cervejas e de outros alimentos”, afirmou Maintinguer.
O hidrogênio, explicou a pesquisadora, é quase três vezes mais energético que os hidrocarbonetos e que o metano e quatro vezes mais que o etanol. No entanto, em razão do custo ainda elevado de armazenamento e transporte, seria inviável usar o gás, por exemplo, para substituir a energia hidrelétrica – ainda muito barata no Brasil.
O grupo de pesquisadores do Cempeqc está estudando três diferentes resíduos do beneficiamento da laranja cedidos por uma empresa situada em Matão (SP): o melaço, a vinhaça e a água residuária.
Embora o melaço e a vinhaça apresentem concentrações mais elevadas de açúcares (40 a 150 g glicose/L), testes preliminares sugerem que a água residuária (12g glicose/L) é a mais indicada para a produção biológica de hidrogênio.
“Quando a concentração de substrato é muito elevada, pode ocorrer a inibição do crescimento dos microrganismos que quebram os açúcares em moléculas menores, como ácidos orgânicos e hidrogênio. Existe uma faixa ideal, que parece ser a da água residuária”, disse Maintinguer.
Além da glicose, os pesquisadores também encontraram outras fontes de carbono na água residuária, como frutose e ácidos orgânicos, além de impurezas como óleos e detergentes usados no processo industrial.
“Fizemos os testes usando a água residuária com todas as impurezas e, mesmo assim, os resultados foram muito promissores. Conseguimos transformar cerca de 65% desse resíduo em hidrogênio. Como os microrganismos usam os nutrientes para crescer e se multiplicar em primeiro lugar, a produção nunca chega a 100%”, explicou a pesquisadora.
Arqueas metanogênicas
Os ensaios, em escala de bancada, foram feitos em reatores anaeróbios (frascos de vidro hermeticamente fechados), para evitar que o contato com o oxigênio inibisse a produção da enzima hidrogenase, extremamente importante na produção biológica de hidrogênio.
Na água residuária foi inoculado um conjunto de microrganismos de diferentes classes coletado em sistemas de tratamento biológico de esgotos sanitários. De acordo com a pesquisadora, o inóculo também pode ser obtido a partir do próprio lodo formado nos sistemas biológicos de tratamento industrial.
Porém, é necessário um pré-tratamento para eliminar as chamadas arqueas metanogênicas, um tipo de microrganismo capaz de consumir o hidrogênio produzido para formar metano, algo indesejável nesse caso.
“O processo biológico anaeróbio tem várias etapas e, em cada uma delas, atua uma classe diferente de microrganismo. Os carboidratos são quebrados em açúcares, ácidos orgânicos, acetato, hidrogênio e, se o processo não for interrompido, em metano”, disse a pesquisadora.
Para evitar que isso aconteça, o inóculo é submetido a um choque térmico e o pH do meio é reduzido para 5,5. O pré-tratamento causa a eliminação das arquéias metanogênicas, enquanto as bactérias úteis para o processo apenas entram em estado vegetativo, voltando a se multiplicar quando as condições se tornam favoráveis.
“É um método fácil e barato e só é necessário fazê-lo uma vez. Depois posso reaplicar o inóculo em outra amostra quando acabar o substrato no reator. Por enquanto, estamos usando apenas a configuração de reator em batelada (frascos com quantidades limitadas onde a reação ocorre até o substrato acabar e depois é preciso reabastecer). O próximo passo é testar em um reator de fluxo contínuo”, disse Maintinguer.
Além do hidrogênio, resultam do processo alguns ácidos graxos voláteis – como o ácido butírico e o ácido acético – também passíveis de serem transformados em hidrogênio por bactérias fotoheterotróficas.
“Elas consomem esses ácidos na presença da luz e liberam mais hidrogênio, elevando assim o rendimento”, explicou a pesquisadora.
Na avaliação de Maintinguer, o Brasil tem um grande potencial para ser referência em tecnologia do hidrogênio e é beneficiado pelo fato de ser um país tropical, com temperaturas médias anuais em torno de 25ºC – favorável ao desenvolvimento de bactérias.
“Em países como Holanda e Alemanha é preciso aquecer os reatores para que o processo seja bem sucedido”, comentou.

O Ministério de Minas e Energia tem planos para introduzir o hidrogênio na matriz energética do país até 2025, inclusive como combustível automotivo. Uma das metas do governo brasileiro é que, após 2020, toda a produção do gás seja obtida a partir de fontes renováveis.

Fonte: http://agencia.fapesp.br/lixo_da_industria_de_alimentos_pode_virar_energia_limpa/20513/

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

USP oferece cursos superior gratuito de Física Básica

Apontada como a melhor universidade da América Latina, a USP (Universidade de São Paulo), em parceria com o portal deeducação online Veduca, lança curso grátis de Física Básica. O curso que é virtual e gratuito oferece certificado, tem 25 aulas com cerca de uma hora cada e será ministrado pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato.
O curso compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, sua evolução no tempo e seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente. De acordo com a coordenação do curso, todas as lições são subdivididas em dez partes e, ao final de cada uma delas, são exibidos quizzes para que o aluno teste os seus conhecimentos.
Segundo os organizadores da Poli USP, o curso podem ser feitos por qualquer pessoa. Mas são montados tendo em mente um estudante do primeiro ano de um curso de engenharia. A média de conclusão dos cursos é de três meses, mas depende do planejamento do aluno.
Sobre o certificado:
Se você tiver bom desempenho na prova presencial, receberá um certificado do professor atestando que você domina o conteúdo abordado no curso.
Os interessados podem fazer aqui a inscrição para o curso de Física Básica

Para obter maiores informações, entre em contato pelo e-mail contato@veduca.com.br
Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/usp-oferece-cursos-superior-gratuito-de-fisica-basica

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Universidade de Harvard oferece curso a distância grátis de fotografia

Se você trabalha, estuda ou tem interesse em fotografia, não perca essa oportunidade de incrementar os seus conhecimentos sem precisar sair de casa! A Universidade de Harvard, em parceria com a Alison.com, oferece um curso a distância grátis de fotografia, com duração de 10 a 15 horas.

Fotografia digital é toda imagem fotográfica obtida por meio de um sensor óptico associado a um processador eletrônico que a transforma em um arquivo de computador.
Panorama de mercado
Com o constante desenvolvimento da tecnologia digital e dos programas de editoração de imagens, a fotografia digital ganhou espaço no mercado de reprodução de imagens e se firmou como alternativa de consumo e produção para fotógrafos amadores ou profissionais. Isso porque o processo de produção, de reprodução, de envio e armazenamento de imagens é rápido e eficiente e, ao mesmo tempo, os custos são menores em comparação ao processo fotográfico tradicional.
Isso gera mais possibilidades de uso de equipamentos e recursos para amadores e também uma demanda por profissionais diferenciados e altamente capacitados.
O Curso
O curso aborda os principais temas sobre a fotografia digital, que incluem: configurações de exposição; leitura de histograma; trabalho de sensor da câmera; lentes da câmera; processamento de fotografia utilizando o software de computador, entre outros. Após a conclusão do curso, o aluno terá domínio sobre o funcionamento das câmeras digitais.
Os vídeos do cursos gratuitos de Harvard são disponibilizados pela Open Learning Initiative da Escola de Extensão Harvard. Os módulos do curso podem ser acessados através da página oficial . Antes de realizar o primeiro acesso, o estudante deve se cadastrar no site da Alison.
O curso emite um certificado de conclusão para os estudantes que completarem todos os módulos e pontuarem 80% ou mais em cada uma das avaliações
Fonte: 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

G1 EXPLICA O SUPERÁVIT PRIMÁRIO

É o dinheiro que “sobra” nas contas do governo depois de pagar as despesas, exceto juros da dívida pública.
Por isso ele é conhecido como a economia para pagar os juros

Para explicar como funcionam as contas do governo, o G1 traça uma comparação com o orçamento e os gastos de um brasileiro


José

José, 42 anos, é casado e tem dois filhos. Contador, ele mora em uma casa alugada, paga prestação do carro e tem uma empregada para ajudar no trabalho doméstico

Governo

O governo, com 192 anos de independência, arrecadou mais de R$ 1 trilhão em 2013, mas fechou o ano com dívida de mais de R$ 2 trilhões
José recebe seu salário em dia, uma vez por mês
No caso do governo, esse salário é a sua arrecadação, que vem dos impostos e outras receitas, como privatizações
José tem despesas com o aluguel da casa, o supermercado, a empregada e a escola do filho, por exemplo
As despesas são com os funcionários públicos, educação, saúde e previdência, entre outras
Se José consegue, com o salário que recebe todo mês, pagar suas despesas daquele período (exceto dívidas) e ainda sobra um pouco, significa que houvesuperávit primário
No caso do governo, se o resultado do que ele arrecadou com impostos, menos suas despesas principais, com educação, por exemplo, der positivo, significa que houvesuperávit primário
A consequência disso para o José é que ele terá uma imagem de bom pagador no mercado, já que suas contas mostram equilíbrio, e conseguirá obter empréstimos e fazer compras a prazo, por exemplo
Para o mercado financeiro internacional, manter as contas públicas em ordem indica que o país tem capacidade de pagar o que deve, ou seja, tem menos risco de crédito e, portanto, poderá ser um bom destino para capitais internacionais. Sua dívida é confiável
Se José teve despesas extras e acabou gastando mais do que recebeu no mês, significa que houvedéficit primário
No caso do governo, se gastar mais do que arrecadou, também será registrado déficit primário
José também tem um empréstimo no banco que tomou para financiar a compra de um carro
No caso do setor público, quando precisa de dinheiro para financiar seus gastos, porque a arrecadação não foi suficiente, ele costuma emitir títulos públicos que são vendidos no mercado – são os empréstimos que o governo ‘pega’ no mercado
Se no final do mês, José, cujas contas tiveram superávit primário, pagou suas despesas fixas e, com o dinheiro que sobrou, pagou os juros e mais uma parte do seu empréstimo, significa que houvesuperávit nominal. Ou seja, o montante total do que deve para o banco diminuiu
Superávit nominal é quando o governo faz superávit primário, paga os juros da dívida e ainda tem um resultado positivo, uma “sobra”, que é usada para reduzir sua dívida pública, ou como chamam os economistas, o “estoque” de sua dívida
Se sobra dinheiro, José consegue fazer planos para, por exemplo, investir na troca da sua geladeira e do seu fogão no próximo mês
No caso do governo, será possível gastar mais em áreas que precisem de investimento ou reduzir impostos para dar mais competitividade à economia sem desequilibrar as contas
Se José pagou suas contas em dia, mas teve um superávit primário pequeno e, por isso, só conseguiu pagar apenas parte dos juros do seu empréstimo com o banco, sem chance de quitar um tanto da sua dívida, significa que: houvedéficit nominal
No caso do governo brasileiro, há um déficithistórico, porque seu superávit primário, quando comparado com o PIB (soma das riquezas do país), é baixo e os juros, que corrigem o valor da sua dívida, são altos. Por isso, o governo não consegue pagar todo o juro, muito menos abater o valor de sua dívida
http://g1.globo.com/economia/superavit-o-que-e/platb/

domingo, 8 de fevereiro de 2015

USP oferece 5 cursos gratuitos a distância

A Universidade de São Paulo – USP oferece 5 cursos a distância gratuitos com a mesma qualidade dos cursos de nível superior e MBA, que são dados por professores da instituição. Os curso estão vinculados ao site Veduca.
Para quem não conhece o Veduca é um portal brasileiro de tecnologia cujo propósito é levar o ensino superior de qualidade a qualquer pessoa que se disponha a aprender.
Confira abaixo a relação dos 5 cursos gratuitos oferecidos pela USP:
Aprimore sua capacidade de liderança, aprenda a tornar processos mais eficientes e acelere o sucesso da sua carreira e da sua empresa. O conteúdo deste MBA é gratuito e aberto a todos. Oferecemos um programa pago de certificação, que inclui orientação individual e outros benefícios exclusivos.
  • Carga Horária: 360 horas, mais período de elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC)
  • Tempo de conclusão do curso: 
    Mínimo de 12 meses e máximo de 30 meses
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
A Matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
  • Total de aulas: 16 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governo, ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Abrange diversos campos, como filosofia, economia, geopolítica, administração, entre outros.
  • Total de aulas: 9 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Curso de Eletromagnetismo
Explica a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo. Seu estudo possibilita o entendimento de uma variedade de instrumentos e coisas que fazem parte do nosso cotidiano. Baseia-se no conceito de campo eletromagnético, resultado do movimento de cargas elétricas.
  • Total de aulas: 20 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Não
  • Oferece certificado: Sim
Curso de Física Básica
Compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, sua evolução no tempo e seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.
  • Total de aulas: 25 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Curso de Ética
A palavra Ética é usada nos mais diversos contextos, para justificar comportamentos, escolhas, condutas, valores morais. No entanto, a maioria das pessoas desconhece que o termo pode assumir diferentes sentidos. Conheça as definições de Ética segundo grandes pensadores, como Kant e Nietzsche e reflita sobre seus significados na atualidade.
  • Total de aulas: 13 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim

Em caso de dúvida, entre em contato – contato@veduca.com.br