sábado, 27 de junho de 2015

Mini-curso de Inovação e Propriedade Industrial para Empresários


Estão abertas as inscrições para o Mini-curso de Inovação e Propriedade Industrial para empresários, que será realizado na sede do INPI, Rio de Janeiro, no dia 16 de julho, das 08:30 às 17:30.
O curso é voltado para o setor empresarial e tem por objetivo auxiliar na utilização dos instrumentos de PI de maneira eficiente, proporcionando um maior entendimento sobre o Processo de Inovação e Gestão de ativos de PI.
As inscrições podem ser feitas no site http://epesquisa.inpi.gov.br/index.php/781164/lang-pt-BR  até o dia 9 de julho ou até que todas as vagas sejam preenchidas.
Fonte: http://nittec.ifsudestemg.edu.br/?q=node/1607

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Prêmio Hipertexto vai selecionar artefatos digitais educativos

premio-hipertextoBuscando estimular o movimento de criação e divulgação de artefatos digitais, voltados especificamente para fins educativos, está lançada a edição 2015 do Prêmio Hipertexto, iniciativa promovida pelo 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O prêmio está dividido em duas categorias: Aplicativo Educacional e Arte Digital Educativa. É destinado a profissionais e estudantes. Podem concorrer desde projetos nas áreas literária, plástica, musical, fotográfica e cinematográfica até aplicativos digitais voltados para a educação (apps), todos mediados por dispositivos computacionais, como desktops, laptops, tablets ou smartphones.
Os três primeiros colocados ganharão hospedagem no Recife-PE durante o período de realização do 6º Simpósio Hipertexto, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro no campus da UFPE, além de prêmios em dinheiro.
Os 10 trabalhos mais bem avaliados farão parte do Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais e vão integrar exposição montada durante o evento. Os projetos selecionados terão seu potencial de mercado avaliado pelos congressistas e parceiros convidados. Além disso, seus representantes terão o direito de participar livremente de todas as atividades do evento.
INSCRIÇÕES
As inscrições no Prêmio Hipertexto vão até o dia 31 de julho e devem ser realizadas exclusivamente via formulário de inscrição on-line, disponível no site: www.simposiohipertexto.com.br/premio-hipertexto, que também traz o edital completo. O valor da inscrição – para cada projeto – é de R$ 100,00 e será utilizado para a montagem da estrutura da exposição do Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais.
Os trabalhos inscritos que não forem selecionados no ranking dos dez melhores receberão, gratuitamente, uma inscrição para participação no evento na modalidade “ouvinte”, com direito a certificação.

Conheça os projetos já premiados em edições anteriores: 2012 e 2013.
Fonte: http://salaaberta.com.br/2015/06/premio-hipertexto-vai-selecionar-artefatos-digitais-educativos/

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Fortec - Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia


Aprovado pela CAPES com Nota CTC-ES: 4 (quatro).

PROFNIT- Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Foi provado pela CAPES com Nota CTC-ES: 4 (quatro).
[ver http://capes.gov.br/avaliacao/entrada-no-snpg-propostas/mestrado-e-ou-doutorado-academico/resultados] 159ª Reunião (18 e 19 de junho de 2015) - Período 2014
Nesta ação nos unimos em torno desta necessidade de nossa sociedade.
A proposta do PROFNIT é do FORTEC, tendo como Sede inicial a UFBA. Consiste num Mestrado Profissional em Rede Nacional, com Pólos em todas as regiões do Brasil, para Núcleos de Inovação Tecnológica e atuação acadêmica, governamental e empresarial, em ambientes de inovação.
Na fase I (que foi enviada à CAPES e que será o grupo que iniciará em suas IES) apenas alguns de nós entramos como IES e com Corpo Docente. No entanto todos nós nos dedicamos a esta ação e vamos continuar caminhando e nos construindo conjuntamente. Agora, vamos trabalhar (e muito ! ...) para lançar os fundamentos desta ação compreensiva, inclusiva e abrangente de alto mérito para a formação de pessoal.
As Instituições Associadas, que matriculam, emitem diplomas, e demais ações da disciplina acadêmica dos discentes, atenderam aos critérios postulados pelo PROFNIT e apresentaram o oficio do Responsável Institucional pela Pós-Graduação explicitando sua participação no APCN e listando seus docentes. São elas: IFBA, IFCE, UEM, UESC, UFAL, UFBA, UFPE, UFRJ, UFSC, UNB, UFRR (com Oficina Profissional na UFAM sendo os custos das IES dos servidores alunos) e UNICENTRO.
As instituições que ainda não atendem a todos os requisitos para serem Associadas disponibilizam docentes para atuar em uma das Instituições Associadas dos seus arranjos locais, e apresentaram o oficio do Responsável Institucional pela Pós-Graduação com a lista de seus docentes. Assim, vivenciam o PROFNIT e, no futuro, caso atendam os requisitos de credenciamento, poderão vir a ser Instituições Associadas. São elas: CEFET-RJ, EBMSP, IFSC, IFSERTÃO-PE, INPI, INTA, UEPB, UESB, UEZO, UFAM, EMBRAPA/RR, FIOCRUZ/BA, PADETEC, UFSB, UFFS, UFRB, UFRRJ, UNEB, UNIOESTE, UNIVASF, UNIVILLE e UTFPR.
Na Fase II esperamos incluir vários de nós que ainda não o foram por diversas razões.

Boletim FORTEC

01/2014 (Setembro de 2014)

Posições FORTEC

ANP Consulta Pública 10/2014 - Revisão da Resolução ANP nº 33/2005 e do Regulamento Técnico ANP nº 05/2005 que tratam das regras de aplicação dos recursos a que se refere à Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação dos contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural.
Biodiversidade - PL 7735 - Regulamenta o inciso II do § 1o e o § 4o do art. 225 da Constituição; os arts. 1, 8, j, 10, c, 15 e 16, §§3 e 4  da Convenção sobre Diversidade Biológica, promulgada pelo Decreto no 2.519, de 16 de março de 1998; dispõe sobre o  acesso ao patrimônio genético; sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado; sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade; e dá outras providências.

B.BICE

Cooperação Internacional Europa-Brasil para agentes de inovação (clique aqui) - Data limite de envio dos projetos em 06/abr/2015

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Eventos - Protocolo e Cerimonial - A Arte de Falar em Público

ENC: Cursos Brasília - Agosto 2015 | Eventos | Protocolo e Cerimonial | A Arte de Falar em Público
         CURSOS AGOSTO 2015
Local: Brasília/DF  


Dias 16 e 17
- Planejamento e Organização de Eventos Empresariais e Governamentais – 16 horas-aula
  Material – apostila da apresentação em tela, bloco, caneta, pasta e o livro Eventos Seu Negócio Seu Sucesso
  Valor - R$ 2.500,00 por participante. Desconto de 10% para mais de um participante da mesma empresa ou organização públicas
  Trabalhamos com Nota de Empenho. Enviar antes da data de início do curso.

Dias 19, 20 e 21
- Aperfeiçoamento Gestão em Protocolo e Cerimonial – 24 horas-aula
  Material – apostila da apresentação em tela, bloco, caneta, pasta e o livro Protocolo e Cerimonial – Normas, Ritos e Pompa – 4ª Edição
  Valor - R$ 2.900,00 por participante. Desconto de 10% para mais de um participante da mesma empresa ou organização públicas
  Trabalhamos com Nota de Empenho. Enviar antes da data de início do curso.

Dias 24 e 25
- A Arte de Falar em Público – Mestre de Cerimônias, conduzindo a solenidade – 16 horas-aula
 Material – apostila da apresentação em tela, bloco, caneta e pasta
  Valor - R$ 2.700,00 por participante. Desconto de 10% para mais de um participante da mesma empresa ou organização públicas
  Trabalhamos com Nota de Empenho. Enviar antes da data de início do curso.


Incluso em todos os cursos:
- Coffee break – (2 ao dia)
- Almoço

Horário: das 9 às 18 horas

Os cursos serão aplicados, apresentados e ministrados por Gilda Fleury Meirelles, relações públicas, cerimonialista, diretora do IBRADEP e presidente do Conselho Consultivo do CNCP – Comitê Nacional do Cerimonial Público.

Informações e inscrição
Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial.
IBRADEP - Gestão da Comunicação
Avenida Dr. Yojiro Takaoka, 4384, Edifício Shopping Service, 7º andar, sala 709 – Alphaville
06541-038 - Santana de Parnaíba - SP
CNPJ nº 07.933.635/0001-90   -   Inscrição Municipal nº 56.822  - SICAF nº 1321052
Telefax: (11) 4153-6436

Preencha a ficha de inscrição e encaminhe para o e-mail: ibradep@ibradep.com.br  ou pelo Telefax: (11) 4153-6436.

 Gentilmente enviado por Cursos Brasília - Tatiana Pellicciotti

terça-feira, 23 de junho de 2015

STIS - SEMIOTEC - UFMG

STIS -Seminários Temáticos Interdisciplinares do Semiotec (UFMG)-
Para docentes e discentes dos Institutos.

Ficaremos honrados com a presença em nossa sala de conferência virtual na última sexta-feira do mês, no decorrer de 2015.

No dia 26 do mês de junho, às 14 h, apresentaremos os seguintes palestrantes:

Profs. Dr. Tel Amiel (UNICAMP) e Tiago Soares (doutorando USP), com a palestra "Recursos Educacionais Abertos (REA): identificando tensões e redimensionando expectativas"
Prof. Dra. Ana Cristina Fricke Matte – FALE/UFMG, que refletirá sobre "O jogador do participa.br: em que web navegamos"?

Faça sua inscrição em: https://docs.google.com/forms/d/1jSnxXZ9KlnaqP-Ue7HmM9_qQ0-y5JDOUVmFAL6TH5Mg/viewform

E, a seguir, acesse a sala de conferências no endereço: http://stis.textolivre.org/salaConferencias/

Ao final  do evento, será fornecido um certificado de participação, emitido pela UFMG para todos que o solicitarem pelo endereço: stis@textolivre.org

 Os STIS (Seminários Temáticos Interdisciplinares do Semiotec (UFMG)) são eventos mensais, online, com o objetivo de divulgar pesquisas e fomentar discussões acerca de temas relativos a diferentes áreas ligadas à Educação, tais como descrição linguística, ensino de línguas, formação de professores, dança, estudos semióticos, questões ligadas à fonoaudiologia, multiletramentos, ensino de matemática, inovações pedagógicas, novas tecnologias, entre outros. 

Grupo Texto Livre (UFMG) - Prof. Dra Ana Cristina Fricke Matte.
http://www.textolivre.org/site/
-- 
PROJETO TEXTO LIVRE
COORDENAÇÃO GERAL
Profª Drª Ana Cristina Fricke Matte
 
SEMINÁRIOS TEÓRICOS INTERDISCIPLINARES DO SEMIOTEC - STIS
COORDENAÇÃO GERAL
Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo 
 --
PROJETO TEXTO LIVRE
COORDENAÇÃO GERAL
Profª Drª Ana Cristina Fricke Matte
 
SEMINÁRIOS TEÓRICOS INTERDISCIPLINARES DO SEMIOTEC - STIS
COORDENAÇÃO GERAL
Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo 

--
PROJETO TEXTO LIVRE
COORDENAÇÃO GERAL
Profª Drª Ana Cristina Fricke Matte
 
SEMINÁRIOS TEÓRICOS INTERDISCIPLINARES DO SEMIOTEC - STIS
COORDENAÇÃO GERAL
Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo 


 Gentilmente enviado por  SEMINÁRIOS TEÓRICOS INTERDISCIPLINARES DO SEMIOTEC - STIS [mailto:stis@textolivre.org] 

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Premiação unificada recebe inscrições até 14 de setembro

Os prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil abrem inscrições nesta quinta-feira, 18. O prazo vai até 14 de setembro próximo. Unificadas pela iniciativa Educadores do Brasil, as duas premiações, realizadas pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e pelo Ministério da Educação, respectivamente, contemplam docentes, gestões e gestores da educação básica da rede pública.
Professores de escolas públicas da educação básica podem fazer a inscrição para o prêmio Professores do Brasilnas categorias creche; pré-escola; alfabetização; ensino fundamental, anos iniciais; ensino fundamental, anos finais, e ensino médio. Para o Prêmio Gestão Escolar (PEG), as inscrições estão abertas para instituições do ensino regular de educação básica das redes públicas estaduais e municipais, representadas por diretores, que realizem o processo de autoavaliação.
A iniciativa Educadores do Brasil, que integra e divulga os prêmios, está voltada para a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), de valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, firmada pelo MEC, pelo Consed e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Entre os parceiros da iniciativa estão a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As inscrições para os prêmios devem ser feitas na página da iniciativa Educadores do Brasil na internet.
Palavras-chave: educação básica, professores do Brasil, gestão escolar

domingo, 21 de junho de 2015

10 documentários sobre educação que você deveria assistir

Inovação em sala de aula: é algo que todo professor procura para conquistar a atenção de seu aluno. E que tal utilizardocumentários para isso?
Mais do que entreter, alguns filmes têm o poder de inspirar. Ainda mais quando o assunto é educação. Produções nacionais e internacionais sobre o tema vão além do questionamento do modelo tradicional de ensino e convidam para uma reflexão sobre o papel do professor, do aluno e dosistema educacional.
Revista Educação com apuração da repórter, Nathália Aguiar selecionou 10 dicas dedocumentários sobre educação para você preparar a sala, e até mesmo a pipoca, que a sessão já vai começar:
1- Quando sinto que já sei
Custeado por meio de financiamento coletivo, o filme registra práticas inovadoras na educação brasileira. Os diretores investigaram iniciativas em oito cidades do Brasil e colheram depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais.

2- A Educação Proibida
Gravado em oito países da América Latina, o documentário problematiza a escola moderna e apresenta alternativas educacionais em mais de 90 entrevistas com educadores. O filme é independente e foi financiado de forma coletiva.

3- Tarja Branca
Tratado com seriedade, o direito de brincar é o tema deste documentário, que aborda o conceito de “espírito lúdico” e convida para a reflexão do desenvolvimento do homem adulto.

4- Entre os muros da escola
Uma sala de aula na periferia de Paris simboliza o choque cultural presente na França contemporânea: François Marin, um professor francês, busca formas de se aproximar de seus estudantes asiáticos, africanos, árabes e franceses. O longa é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, protagonista da narrativa.

5- Mitã
Educação, espiritualidade, tradição e cultura da criança se misturam na narrativa, inspirada pelos pensamentos de Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio.

6- Pro dia nascer feliz
O filme mostra um cotidiano de desigualdade e violência de jovens de quatro escolas públicas brasileiras, em Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e no Rio de Janeiro.

7- Além da sala de aula
Baseado em fatos reais, o filme narra a trajetória e os desafios enfrentados por uma professora recém-formada em uma escola temporária para sem-tetos nos Estados Unidos.

8- Sementes do nosso quintal
A infância é o tema central do documentário, que mostra o cotidiano da Te-Arte, uma escola infantil inovadora focada no estímulo da criatividade infantil, e na trajetória da idealizadora Thereza Soares Pagani.

9- Quando tudo começa
Em meio à miséria e à indiferença do governo francês, um professor de uma escola pública se envolve com as situações vividas pelas famílias das crianças e protesta contra as políticas sociais do país.

10- Paulo Freire – Contemporâneo
Entrevistas com familiares, pedagogos e o próprio Paulo Freire apresentam o pensamento e a atemporalidade do método de alfabetização do educador.

Ao final da sessão, você pode propor um debate sobre o assunto abordado. Quem sabe daí não surgem grandes ideias para transformar sua escola e seu ensino?
Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/10-documentarios-sobre-educacao-que-voce-deveria-assistir