sábado, 7 de fevereiro de 2015

Unicamp lança 2 cursos gratuitos a distância

Boa notícia para quem quer fazer cursos gratuitos de qualidade, mas não está com o inglês tão afiado assim: A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das melhores universidades do Brasil  firmou parceira com a plataforma educacional Coursera para oferecer cursos em português.
O Coursera foi criado por universidades norte-americanas de ponta e hoje reúne 110 instituições de grande relevância mundial. Há cursos online gratuitos em diversas áreas do conhecimento.
É a primeira vez que a plataforma firma parceria com uma universidade da América Latina. O objetivo é oferecer, a partir de 2015, cursos com professores da Unicamp em áreas de alta demanda do público brasileiro. Segundo o Coursera, o Brasil já representa a quinta maior base de usuários da plataforma (atrás apenas dos Estados Unidos, Índia, China e Reino Unido).
Conheça os dois primeiros cursos produzidos pela Unicamp:
Nesse curso, você irá entender um ingrediente fundamental da revolução digital: a amostragem, que permite que sinais como músicas e imagens sejam armazenados e processados em dispositivos eletrônicos.


Os estudantes terão a oportunidade de compreender quais são as habilidades e competências que o empreendedor deve criar e desenvolver para empreender um novo negócio tecnológico. Empreendedores convidados participarão das aulas, contando e discutindo suas experiências empreendedoras, articuladas aos conceitos e práticas do curso.
Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/unicamp-lanca-2-cursos-gratuitos-a-distancia

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

UNB lança curso online grátis de nível superior

UNB lança curso online grátis de nível superior. A UNB é a primeira universidade federal a oferecer um programa do gênero no Brasil Elaborado em parceria com o portal Veduca, o Mooc de Bioenergética é o primeiro do País na área de Ciências da Saúde e está disponível online gratuitamente.
Já o Mooc da UnB foi criado para suprir uma falta de cursos online na área de Biológicas. “Um curso como esse é básico, por exemplo, para qualquer médico. Hoje o perfil de quem faz Mooc é o aluno de Exatas e poucos são de Ciências da Saúde, exatamente porque ainda há falta de cursos online nessa área”, explica Souza.
Qualquer interessado pode se inscrever no site do Veduca para cursar o Mooc de Bioenergética. As aulas são grátis e não há limite de prazo para se inscrever e até para concluir o curso – é o aluno quem organiza o tempo de estudo.
Os vídeos disponíveis foram gravados no segundo semestre do ano passado, em aulas dadas pelo professor Fernando Fortes de Valencia, da UnB, aos alunos de Ciências Biológicas de licenciatura e bacharelado da instituição. Dividido em 14 aulas (com 1h20 e separadas em quatro partes, em média) o Mooc oferece fóruns de discussão, testes online e debates com o professor.
No fim do curso, que em média leva três meses para ser concluído, haverá uma prova presencial e distribuição de certificado para quem for aprovado.
Em caso de dúvida, entre em contato – contato@veduca.com.br
Compartilhe este artigo com seus amigo!

Fonte: Estadão

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PUC cria plataforma de cursos online grátis

PUC (Pontifícia Universidade Católica) oferece através de sua plataforma condigital.cursosccead.net diversas opções de cursos online grátis.
O projeto Condigital é uma iniciativa doMinistério da Educação, para a produção de conteúdos educacionais digitais multimídia. Os principais objetivos do projeto são:

  • Apoiar a produção de conteúdos educacionais digitais multimídia para o enriquecimento curricular e o aprimoramento da prática docente;
  • Incentivar produções nas áreas das ciências e tecnologias, voltadas ao Ensino Médio;
  • Contribuir para a melhoria da formação docente, tanto inicial quanto continuada;
  • Tornar disponíveis conteúdos, metodologias, materiais e práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Química, Física, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa com ênfase na criatividade, na experimentação e na interdisciplinaridade;
  • Apoiar professores do Ensino Médio, proporcionando novas oportunidades para desenvolvimento profissional, estimulando-os a tornar suas aulas e práticas pedagógicas mais interessantes e eficazes;
  • Subsidiar e estimular o desenvolvimento de projetos nas escolas como estratégia pedagógica;
  • Fornecer ao professor e demais profissionais dedicados à educação um espaço de alta interatividade para que ele possa compartilhar duvidas e experiências pedagógicas, interagir com seu pares e com especialistas, estabelecer redes de cooperação e ter acesso a informações atualizadas e de qualidade;
  • Constituir uma cultura de produção para diversas plataformas, em consonância com a convergência das mídias, baseada na complementaridade e integração entre elas.
Clique aqui para acessar plataforma de cursos online grátis da PUC
Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/puc-cria-plataforma-de-cursos-online-gratis

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

"Pecados" do aluno EaD


Como vocês devem saber, existem os 7 pecados capitais – certamente,  todo mundo já cometeu algum deles. Então, agora foram definidos os 7 pecados do aluno de ensino a distância, que são os erros mais cometidos pelos alunos durante um curso na modalidade a distância.
Você é um aluno de curso a distância, por isso, tente não cometer nenhum dos erros descritos abaixo:
1 – Procrastinação: É o erro mais comum… Quem nunca adiou um curso para o próximo mês, semestre, ano, ou até mesmo adiou algum trabalho ou atividade? Mas, com esse comportamento, no ensino a distância, você acaba ficando defasado em comparação aos demais alunos e concorrentes do mercado de trabalho, que nunca para. Evite este erro!

2 – Falta de planejamento: Fazer um curso em que você pode definir o horário de estudo requer organização. Não é fácil conciliar trabalho, estudo, casa, família etc.; por isso, antes de começar um curso, planeje como irá cursá-lo e defina um horário fixo por dia, ou por semana, para estudar.

3 – Trapacear: Por incrível que pareça, ainda tem gente que acha que só o currículo basta. Tente não trapacear, procurando respostas prontas no Google, ou coisas do tipo. Só quem perde é você!

4 – Plágio: É a mesma coisa que trapacear. Em alguns casos, o plágio ocorre porque o aluno se esqueceu de citar a fonte, indicar as referências e etc. Nunca se esqueça de citar de onde você conseguiu determinada informação.

5 – Aceitar tudo: Você tem que aprender a dizer não. Muitas vezes as pessoas querem impor os seus horários aos outros, mas neste caso você deve manter os seus para não atrapalhar seus estudos. Em outras palavras: siga o seu planejamento!

6 – Ser impaciente: Aprender de verdade, requer tempo. Você não pode apressar o processo: um curso com duração de 8 horas deve ser feito em 8 horas, assim como um curso de 4 anos deve ser feito em 4 anos.

7 – Preguiça: É parecido com o primeiro “pecado”. Neste caso, devido à preguiça o aluno não faz um bom trabalho, bem como não consegue aprender correta e definitivamente. Quando você for fazer um curso, concentre-se somente nele e, por favor, não tenha preguiça!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

International Open Data Conference abre chamada para compor programação

A 3ª International Open Data Conference (IODC), que será realizada pelo International Development Research Centre (IDRC) em parceria com o Banco Mundial e o governo do Canadá, nos dias 28 e 29 de maio, em Ottawa, abriu chamada para que pesquisadores componham a programação do evento.
A conferência tem o objetivo de fazer um balanço da evolução da pesquisa em open data no mundo e traçar o futuro da área internacionalmente.
As contribuições estão divididas em três categorias: Call for Impact, para iniciativas que promovam grande impacto na área; Call for Action, para ideias que forneçam diretrizes à comunidade global de pesquisadores; e Call for Sharing, com sessões e workshops independentes.
A categoria Call for Impact contemplará pesquisadores que estejam liderando iniciativas que podem gerar grande impacto em áreas como saúde, agricultura, educação, recursos naturais, inovação, governança e transparência fiscal. As apresentações serão feitas em palestras rápidas, nas quais deverão ser compartilhados os desafios e as melhores práticas das iniciativas selecionadas.
O objetivo da categoria Call for Action é desenvolver um roteiro para a comunidade internacional de pesquisadores da área, destacando as prioridades para os próximos dois anos, com foco em políticas, princípios e soluções, buscando também um consenso sobre normas.
Já interessados em participar na categoria Call for Sharing, que contará com painéis, sessões de discussões e workshops interativos, devem detalhar a natureza da sua apresentação e identificar as questões que serão abordadas e os resultados esperados.
As atividades da programação farão parte de um documento colaborativo produzido pelo evento, refletindo sobre os esforços coletivos dos diferentes grupos que contribuíram para os debates em Ottawa.
Pesquisadores de países em desenvolvimento poderão receber apoio financeiro para participar pessoalmente das discussões. Podem ser submetidas ideias em mais de uma categoria, mas cada submissão precisa ser feita separadamente até o dia 20 de fevereiro.

Mais informações sobre a IODC podem ser acessadas em opendatacon.org/call.

Informática na educação é tema de evento na USP em São Carlos

 Pesquisadores brasileiros e estrangeiros vão se reunir, entre 5 e 8 de fevereiro, na primeira edição da Escola de Verão em Informática na Educação, que ocorrerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP).
O objetivo do evento é promover discussões e a troca de experiências entre os participantes que já atuam em problemas relacionados a computação aplicada à educação.
Há 50 vagas. As inscrições são gratuitas.
A programação consiste em tutoriais no período da manhã e apresentações de pesquisas em andamento à tarde. Algumas palestras serão ministradas em inglês.
Entre os participantes, está Julita Vassileva, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá. "Os professores atuarão como mentores durante todo o evento para que jovens pesquisadores e profissionais da área tenham a oportunidade de discutir suas pesquisas e receber feedback imediato e de qualidade" afirmou Seiji Isotani, coordenador do evento.
A escola de verão conta com o apoio da Comissão Especial em Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação.
Mais informações em http://caed-lab.com/summer_school/


Fonte: http://agencia.fapesp.br/informatica_na_educacao_e_tema_de_evento_na_usp_em_sao_carlos/20561/

Curso IME UFF


Estão abertas as inscrições para novos cursos a distância!

Estes cursos integram o programa Automata do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense- IME- UFF em uma uma ação conjunta com a Pró reitoria de Extensão da UFF.

ABC do Mercado Financeiro
O objetivo principal do curso é capacitar estudantes, profissionais de diversas áreas e pessoas que almejam atuar ou apenas compreender a prática do mercado financeiro, para atuar profissionalmente ou organizar suas finanças pessoais.

Excel Básico
O objetivo principal do curso é apresentar de forma clara os conceitos iniciais do Microsoft Excel permitindo construir planilhas para as operações mais básicas, assim como manipular dados e construir gráficos simples.

O corpo docente dos cursos é integrado por profissionais de alto nível do quadro permanente do IME e as aulas serão desenvolvidas com uso de metodologias do ensino a distância, modalidade em que a UFF é pioneira por ter lançado em 2001 o primeiro curso de graduação a distância, aberto à população no Brasil, o curso de licenciatura em matemática a distância. Além disso, você na qualidade de aluno dos cursos terá o apoio de um quadro altamente especializado de tutores que o apoiarão permanentemente em todas as atividades de aprendizado e de avaliação.

Inscrições até dia 20 de abril.
Taxa única (cada curso): R$100,00
Inscreva-se já no ABC Financeiro através do site: http://www.automata.uff.br/index.php/cursos/abc-financeiro
Inscreva-se já no Excel Básico através do site: http://www.automata.uff.br/index.php/cursos/excel-basico

Mude sua expectativa para o futuro!

Abraços,
Marco Aurélio Sanfins
Coordenador do curso ABC Financeiro
Professor do IME – UFF
Venha nos conhecer:
www.automata.uff.br
cursos@automata.uff.br

Que idioma você quer aprender?

Qual o idioma que você gostaria de aprender?

Inglês
 
Alemão
 
Francês
 
Espanhol
 
Italiano
 
Japonês
Português
 
Russo
 
Turco
 
Árabe
 
Chinês (Mandarim)
 
Polon













Fonte:
https://www.busuu.com/pt/?b_source=adwords&b_campaign=x_pt&b_group=gen&b_subnetwork=CN&b_term=curso%20de%20idiomas&b_placement=canaldoensino.com.br&utm_nooverride=1&gclid=COrf98C1w8MCFQUHwwodtpQAGQ