sábado, 31 de maio de 2014

EVENTO GRATUITO!!! Totalmente online!!

Convidamos a todos/as para participarem na última webinar da terceira etapa do Projeto WebEducacaoSexual.  O link de acesso à sala será disponibilizado na página do Projeto 30min antes de começar a webinar. 

Esta webinar tem como tema: Adolescência e Sexualidade.

Caso tenha interesse em receber uma certificação de participação neste Projeto, ainda poderá recebê-la.


Para mais detalhes acerca da webinar e da certificação, basta acessar o site do Projeto: www.webeducacaosexual.com.

Cordialmente

A Comissão Organizadora


--
  


sexta-feira, 30 de maio de 2014

CONIP é Indicador de Tendências


.

20 Anos Transformando o Governo e Inspirando o Futuro


O CONIP - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública - é um evento consolidado, reconhecido como o principal fórum de inovação que aponta as tendências de uso de tecnologias na gestão pública.
Em 2014 o CONIP comemora 20 anos.

Tradicionalmente os temas discutidos no CONIP passam a fazer parte da agenda de TIC dos governos. SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), Pregão Eletrônico, Portais de Governo, Software Livre, Mobile Government e Dados Abertos são temas que apareceram pela primeira vez nos eventos CONIP e hoje já fazem parte das políticas públicas de serviços ao cidadão.

Fonte: Agência Fapeam

Reconhecido no Brasil como celeiro de profissionais com enorme potencial, com destaque para as áreas de Genética Forense (DNA), Documentoscopia, Fonética Forense, Papiloscopia e Reconhecimento Facial Humano, o Instituto de Criminalística já disponibiliza laudos com base digital e está em franco processo de adesão à PCnet, sistema informatizado da Polícia Civil que integra os registros policiais das unidades da capital e no interior.
Foi justamente o módulo do PCnet denominado “Procedimento Investigativo de Pessoas Desaparecidas” (PIPD), desenvolvido em parceria com a Prodemge, que recebeu do Congresso de Inovação e Informática em Gestão Pública (Conip) o Prêmio de Excelência em Inovação na Gestão Pública de 2013. A iniciativa recebeu também o troféu de melhor projeto na categoria “Fortalecimento da Cidadania”.
Fonte:https://www.seds.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2703&Itemid=71

Consulte também: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055726.PDF

"As tentativas de inovação na Administração Pública significam a busca pela eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos (COUTINHO, 2000)".
COUTINHO. Marcelo James Vasconcelos. Administração pública voltada para o cidadão:quadro teórico-conceitual. Revista do Serviço Público. Ano 51. Número 3. Jul-Set 2000. 
Palavra chave: Informação - ou, mais atualmente, TIC´s.

Lei do Bem

LEI Nº 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. Institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação - REPES, o Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras - RECAP e o Programa de Inclusão Digital; dispõe sobre incentivos fiscais para a inovação tecnológica; altera Decreto-Leis. 

O que é a Lei do Bem?

 A Lei 11.196/05, que passou a ser conhecida como “Lei do bem”, cria a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica.
Sabe-se que o crescimento dos países passa pelo investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), utiliza esse mecanismo para incentivar investimentos em inovação por parte do setor privado. Com isso, busca aproximar as empresas das universidades e institutos de pesquisa, potencializando os resultados em P&D.

Pré-Requisitos

Existem alguns pré-requisitos para obter os incentivos fiscais da Lei do Bem, são eles:
  • Empresas em regime no Lucro Real
  • Empresas com Lucro Fiscal
  • Empresas com regularidade fiscal (emissão da CND ou CPD-EN)
  • Empresas que invistam em Pesquisa e Desenvolvimento

O que define atividades de Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica?
O conceito de Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica é muito amplo. O que é considerado inovação? Quais os critérios que as empresas terão que cumprir para obter os incentivos Fiscais da Lei do Bem?
Sabendo dessa amplitude do conceito, o governo, ao criar a Lei do Bem, utilizou-se dos conceitos obtidos no Manual de Frascati para definir o que realmente faz e não faz parte de Pesquisa e Desenvolvimento. Com isso, chegamos à definição de P&D subdividida em três grupos:
  • Pesquisa básica ou fundamental: consiste em trabalhos experimentais ou teóricos realizados principalmente com o objetivo de adquirir novos conhecimentos sobre os fundamentos dos fenômenos e fatos observáveis, sem considerar um aplicativo ou um uso em particular.
  • Pesquisa aplicada: consiste na realização de trabalhos originais com finalidade de aquisição de novos conhecimentos; dirigida principalmente ao um objetivo ou um determinado propósito prático.
  • Desenvolvimento experimental: consiste na realização de trabalhos sistemáticos, baseados em conhecimentos pré-existentes, obtidos por meio de pesquisa e/ou experiência prática, tendo em vista a fabricação de novos materiais, produtos ou dispositivos, processos, sistemas e serviços ou melhorar consideravelmente os já existentes.

Em resumo: 

Considera-se inovação tecnológica: a “concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado”.
Dessa forma, são elegíveis à Lei do Bem, os projetos com as características definidas acima.

Lei de Inovação Tecnológica

LEI No 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. - Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências.

Lei de Inovação Tecnológica Nº 10.973 , aprovada em 2 de dezembro de 2004 e  regulamentada em 11 de outubro de 2005 pelo Decreto Nº 5.563 , está organizada em torno de três eixos: a constituição de ambiente propício a parcerias estratégicas entre universidades, institutos tecnológicos e empresas; o estímulo à participação de institutos de ciência e tecnologia no processo de inovação; e o estímulo à inovação na empresa.

Objetivos da Lei
  • • Estimular a criação de ambientes especializados e cooperativos de inovação; 
  • • Estimular a participação de Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) no processo de inovação;
  •  • Estimular a inovação nas empresas; 
  • • Estimular o inventor independente;
  •  • Estimular a criação de fundos de investimentos para a inovação.
É a primeira lei brasileira que trata do relacionamento *Universidades e Empresas. *Contempla também Instituições de Pesquisa
Fonte: http://pt.slideshare.net/DaniloCmara/lei-de-inovao


A Lei de Inovação Tecnológica é a Lei No. 10.973 [1] de 2 de dezembro de 2004, regulamentada no dia 11 de outubro de 2005 pelo Decreto N. 5.563 [2]. Esta lei foi criada para:
  1. Estimular a criação de ambientes especializados e cooperativos de inovação;
  2. Estimular a participação de Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) no processo de inovação;
  3. Estimular a inovação nas empresas;
  4. Estimular o inventor independente;
  5. Estimular a criação de fundos de investimentos para a inovação.
É a primeira lei brasileira que trata do relacionamento Universidades (e Instituições de Pesquisa) e Empresas.

DECRETO Nº 5.563, DE 11 DE OUTUBRO DE 2005.

Regulamenta a Lei no 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, e dá outras providências.


Regulamenta os incentivos fiscais às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, de que tratam os arts. 17 a 26 da Lei no 11.196, de 21 de novembro de 2005.

Inovação e Tendências na Administração Pública

quinta-feira, 29 de maio de 2014

CONIP 2014 - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública

Inovações e Tendências da Informática no Serviço Público
Premio Conip - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – CONIP
O CONIP - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública - é um evento consolidado, reconhecido como o principal fórum de inovação que aponta as tendências de uso de tecnologias na gestão pública. Em 2014 o CONIP comemora 20 anos. Profissionais gestores e autoridades públicas que transformam o governo e inspiram o futuro! 
Tradicionalmente os temas discutidos no CONIP passam a fazer parte da agenda de TIC dos governos. SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), Pregão Eletrônico, Portais de Governo, Software Livre, Mobile Government e Dados Abertos são temas que apareceram pela primeira vez nos eventos CONIP e hoje já fazem parte das políticas públicas de serviços ao cidadão.
Temáticas:
  • Internet das Coisas;
  • Big Data;
  • Engajamento Cívico;
  • Governo Aberto;
  • BYOD;
  • Das ruas para as redes e das redes para as ruas;
  • Soberania Digital.
Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/eventos/premio-conip-de-excelencia-2014/?searchterm=conip

e-Administração PúblicaIniciativas no campo do governo eletrônico, voltadas para a qualidade da integração entre os serviços governamentais (G2G), envolvendo ações de reestruturação e modernização de processos e rotinas, bem como projetos realizados internamente aos órgãos
e-Serviços Públicos: Iniciativas no campo do governo eletrônico voltadas para o provimento de informações e serviços aos cidadãos (G2C) e empresas (G2B), bem como de interação direta entre o cidadão e empresas e o governo e para a inclusão digital, considerando tanto meios virtuais quanto físicos, bem como de apoio à atratividade e desenvolvimento de negócios em uma região específica. Iniciativas ligadas à democracia eletrônica também se enquadram nessa categoria. 

O 17º Prêmio Excelência em Inovação na Gestão Pública, promovido pelo Instituto ITIP e realizado pela organização do 20º Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública – CONIP 2014, vai premiar as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. Propostas inovadoras e iniciativas de sucesso de órgãos públicos, ONGs e fundações do setor público podem concorrer ao prêmio
Objetivos
O 17º Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública tem como objetivo:
• Identificar e divulgar iniciativas da modernização da administração pública com a utilização da tecnologia da informação;
• Premiar órgãos públicos, ONGs e Fundações públicas que apresentem caso de sucesso na aplicação da tecnologia da informação em diversos segmentos da área pública e no fortalecimento da cidadania;
• Premiar iniciativas que façam uso da tecnologia da informação para fortalecimento da cidadania;
• Incentivar o desenvolvimento de ideias e projetos que utilizem a tecnologia da informação, contribuindo para a melhoria da cidadania e da gestão pública.
Os finalistas vão compor a programação do 20º Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública.
Podem participar qualquer organização pública, ONGs, Fundações do setor público, por meio de um representante, que tenha uma iniciativa implantada e em funcionamento em algum órgão público. Cerca de 150 projetos inscritos por órgãos públicos de todo o País concorrem anualmente e os melhores passam a compor a programação do evento.
As inscrições são gratuitas. O anúncio dos finalistas acontece no dia 12 de junho e o resultado final acontece na Solenidade de Premiação, que é parte da programação do Congresso. Para os finalistas (Apresentadores e Autores) que queiram participar das demais atividades do evento Conip 2014 haverá um desconto de 50% no valor da inscrição para participação integral.

Cada trabalho deve conter obrigatoriamente os seguintes tópicos:

1. Situação-problema ou oportunidade: descrever a situação-problema ou a oportunidade que motivou o desenvolvimento e implantação da iniciativa. A situação pode ser descrita em termos de problemas que foram enfrentados, organizações envolvidas, demandas que foram atendidas, objetivos alcançados ou outras características, que descrevam o contexto social ao qual o trabalho se refere apontando os indicadores mais relevantes do cenário atual.
2. Solução: descrever a solução implementada. O objetivo desse tópico e permitir que seja demonstrada e comprovada a simplicidade, facilidade e compartilhamento como características da inciativa. Esta descrição deve contemplar a arquitetura dos diversos componentes de tecnologia de informação necessários, tais como o sistema de informações, rede, dispositivos de hardware necessários, software e comunicação.
3. Inovação e ineditismo: este tópico é dedicado a mostrar em que pontos a iniciativa se mostra inédita para o ambiente no qual ela se insere. Também devem ser indicada se a iniciativa apresenta inovações no uso da tecnologia da informação nos serviços públicos em geral.
4. Público-alvo: identificar o público diretamente beneficiado pela iniciativa e posteriormente os beneficiados indiretamente.
5. Relevância para o interesse público: mostrar a importância que o aplicativo tem em resolver o problema para o público-alvo beneficiado e quais oportunidades a iniciativa aproveitou.
6. Efetividade: foco no resultado mensurado e na abrangência do público alvo atingido. Deverão ser mostrados de uma forma quantitativa (números, percentuais, valores etc.) os benefícios alcançados que possam indicar uma mudança real e comparativa com a situação anterior a implantação da iniciativa.
7. Facilidade de reprodução: o objetivo desse tópico é registrar o comprometimento da instituição em compartilhar a iniciativa e mostrar com que grau de facilidade tecnológica e financeira a iniciativa pode ser reproduzida por outro órgão ou instituição.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

XI Evidosol/VIII Ciltec-online

A organização do XI Evidosol/VIII Ciltec-online (XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online) convida a todos para suas atividades, inscritas em diversos eixos temáticos: Hipertexto, Blogs e Wikis, Ensino e Internet, Cultura Livre, Divulgação de Software Livre, Documentação em Software Livre, Linguagem e Tecnologia, Produção Textual no Computador, Comunidades Virtuais, Jornalismo na Internet e Inclusão digital.

Nesta edição do evento, a ocorrer de 02/06 a 04/06/2014, você poderá assistir e interagir nas seguintes atividades:
Abertura com coreografia, por vídeo: “Labirinto”
Conferência Internacional: “Online Reading” - Julie Coiro (University of Rhode Island), mediadora: profa. Carla Coscarelli.
Mesas redondas:

Games em Educação - Sara Shirley Belo Lança, Eucidio Pimenta Arruda e Tiago de Souza Lima Gomes

Recursos Educacionais Abertos - Débora Cristina da Silva Sebriam, Adriana Rocha Bruno, Daniel Silva Pinheiro

Educação Inclusiva - Heloísa Andreia de Matos Lins, Deise Aparecida de Araujo Fernandes e Guilherme Silva de Oliveira. Ellen Cristina C. T. de Oliveira (intérprete de libras)

SoftwareLivre Educacional - Frederico Gonçalves Guimarães, Liduina Vidal de Almeida e Luciana Campos

O Conhecimento Popular X O Conhecimento Científico no Campo Interdisciplinar - Elizabeth Uber Bucek, Nelson Diniz Velasco e Valeska Guimarães Rezende da Cunha

e ainda muitas outras comunicações de pesquisas, relatos de experiências e críticas que podem ser conferidas na programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2014/pub/

O evento é totalmente online, por meio de interações escritas em chats e fóruns, e fornece certificados. A inscrição pode ser feita na página: http://evidosol.textolivre.org/papers até 02/06/2014.

Este congresso é organizado pelo Grupo Texto Livre e apoiado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG), pelo Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (ICENE/UFTM), pela Universidade de Uberaba e pelo projeto Kósmos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


Contamos com sua participação nos diálogos propostos neste evento!

Gentilmente enviado por EVIDOSOL por email.

terça-feira, 27 de maio de 2014

FLIG 2014, a 1ª Festa Literária de Guarani

PROGRAMAÇÃO DA 1ª Festa Literária de Guarani MG

Nara Vidal
5ª Feira – 29/05/2014: 
Manhã e Tarde – A Escritora Nara Vidal num bate – papo com os jovens na Escola Estadual Professor Alberto Pacheco;
De 9 às 11h e de 13 às 14:30 h. As Escolas Municipais e a APAE fazem uma apresentação tendo Guarani como tema – Praça Antônio Carlos;
De 9 às 17:00 h – Exposição Literária Itinerante na Biblioteca Municipal Edith Dias Castanõn – “Nada Além do Essencial” – de Fernando Sabino;
De 10:00 às 17:00 h – Exposição de Artes  Plásticas no Espaço Cultural César Ornellas – “Paisagem é a Palavra” – por Paulo Roberto Alvarez;
18:30 h – Lançamento dos Livros da Escritora Nara Vidal – “pindorama de SUCUPIRA” e “Arco-íris em preto e branco” – Teatro de Câmara;
19:30 h –  Jogral – “Guarani em Prosa e Verso” – Alunos da Escola Estadual Professor Alberto Pacheco – Teatro de Câmara;
20:00 h – Documentário sobre Guarani, pelos alunos da Escola Estadual José Alvarez Filho –Teatro de Câmara.
Durante todo o dia – Varal de Poesias e Muro de Ilustrações na Praça Antônio Carlos.

6ª Feira – 30/05/2014:
De 07:30 às 10h –  A Escritora  Nara Vidal  num bate – papo  com os jovens nas Escolas Municipais Francisco Peixoto  e Ministro Odilon Braga;
De 07:30 às 11:10 h e de 13 às 16:40 h – A Escritora Celina Bragança num bate – papo com os alunos das escolas Municipais Francisco Peixoto  e Ministro Odilon Braga;
07:30 10:20h – O Artista Plástico, Paulo Roberto Alvarez, recebe os alunos das Escolas Municipais Odilon Braga e Francisco Peixoto  no Espaço Cultural César Ornellas;
De 9 às 17:00 h – Exposição Literária Itinerante na Biblioteca Municipal Edith Dias Castanõn – “Nada Além do Essencial” – de Fernando Sabino
De 10:00 às 17:00 h – Exposição de Artes Plásticas no Espaço Cultural César Ornellas – “Paisagem é a Palavra” – por Paulo Roberto Alvarez
19:00h – Resultado do Concurso de Poesias e Ilustrações – “Centenário de Guarani”;
20:00 h – SARAU na Praça Antônio Carlos com a participação da Lira Guaraniense “Oscar Oliveira Filho”.
Durante todo o dia – Varal de Poesias e Mural de Ilustrações na Praça Antônio Carlos. Os escritores guaranienses colocarão seus livros à venda para o público em geral.

Sábado – 31/05/2014:
9:00 h -  Espetáculo Musical com canções de Vinícius de Moraes pelo grupo Caravana Poética de Belo Horizonte.
14 h – Literatura no Cinema – Exibição do filme “O Caçador de Pipas” no Teatro de Câmara;
16 h – Lançamento do livro “Causo de Trem” na Praça Antônio Carlos – Por Romildo Dias Moreira e seu filho Reynaldo Braga Moreira;
17:30 h – Realização de uma “Roda de Conversa” com os Escritores Guaranienses – Praça Antônio Carlos;
14 às 18:00 h – Exposição de Artes Plásticas no Espaço Cultural César Ornellas – “Paisagem é a Palavra” – Por Paulo Roberto Alvarez;
De 14 às 18:00 h – Exposição Literária Itinerante na Biblioteca Municipal Edith Dias Castanõn – “Nada Além do Essencial” – de Fernando Sabino
19:30 h – Encerramento com show musical da cantora Nara Almeida – MPB na Praça Antônio Carlos.
Durante todo o dia – Varal de Poesias e Mural de Ilustrações na Praça Antônio Carlos. Os escritores guaranienses colocarão seus livros à venda para o público em geral.

Domingo – 01/06/2014:
14 h – Literatura no Cinema – Exibição do filme “A Menina que Roubava Livros” – Teatro de Câmara de Guarani;
14 às 18:00 h – Exposição de Artes Plásticas no Espaço Cultural César Ornellas – “Paisagem é a Palavra” – por Paulo Roberto Alvarez;
16 h – Documentário sobre Guarani pelos alunos da Escola Estadual José Alvarez Filho – Teatro de Câmara de Guarani;
De 14 às 18:00 h – Exposição Literária Itinerante na Biblioteca Municipal Edith Dias Castanõn – “Nada Além do Essencial” – de Fernando Sabino

Gentilmente enviado pela Secretária de Educação de Guarani - MG - Magda Soares.
http://www.guarani.mg.gov.br/2014/05/22/programacao-completa-da-1a-festa-literaria-de-guarani/

domingo, 25 de maio de 2014

Livros Grátis

Boa dica para o fim de semana e feriado...
Tem muita coisa para escolher. http://www.gutenberg.org/

iBookstore uma página imensa só com livros gratuitos, muitos deles evidentemente parte do Projeto Gutenberg. É possível encontrar por lá a Bíblia Sagrada, livros de Allan Kardec sobre espiritismo, trabalhos de Machado de Assis, o Código de Defesa do Consumidor, títulos com informações jurídicas, manuais de iGadgets e muito mais.