sábado, 12 de setembro de 2015

UFMG analisa oferecer disciplinas semipresenciais em todos os cursos em 2016


Pró-reitoria de Graduação analisa oferecer disciplinas semipresenciais em todos os cursos a partir do ano que vem. Até 2018, 20% da grade curricular poderá ser a distância

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) caminha para a virtualização do ensino. A Pró-reitoria de Graduação analisa projeto apresentado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) para que sejam oferecidas disciplinas semipresenciais em todos os cursos a partir do ano que vem. Pela proposta, até 2018, 20% da grade curricular dos 76 cursos será virtual.

Com isso, o aluno aprovado para estudar na UFMG vai cursar parte da faculdade no modelo tradicional e outras disciplinas serão semipresenciais, com aulas virtuais e outras presenciais. Nas aulas pelo computador, o professor pode incluir ferramentas hoje pouco usadas, como jogos digitais, podcasts, animação, aplicativos, sem deixar de usar material impresso.

O diretor do Giz e coordenador do sistema Universidade Aberta do Brasil da UFMG, Elcídio Pimenta Arruda, afirma que o projeto garante maior flexibilidade ao aluno em relação a tempo e distância. O estudante pode escolher o horário ideal para o aprendizado. Outro ganho citado por ele é a possibilidade de ampliar o alcance da instituição com a infraestrutura atual. “É possível atender um número significativamente maior sem aumentar a infraestrutura”, afirma.

O professor ressalta ainda que isso pode facilitar o cumprimento de metas do Plano Nacional da Educação (PNE). A meta 12 prevê a elevação da taxa líquida de matrículas na educação superior para 33% da população de 18 a 24 anos com a manutenção da qualidade da oferta.

Desde 2007, a instituição disponibiliza cursos a distância. Atualmente, é possível cursar matemática, química, biologia, pedagogia e geografia. A UFMG também tem cursos de pós-graduação e de capacitação a distância. Pelas regras do Ministério da Educação, apenas disciplinas de práticas laboratoriais e de estágio não podem ser oferecidas virtualmente.

A aprovação do projeto depende do aval da Câmara de Graduação, órgão vinculado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), formado por 16 representantes da universidade. Depois disso, os colegiados precisam aprovar cada disciplina. A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), por exemplo, avalia a criação de uma disciplina semipresencial para o curso de história.

COMUNIDADE Outro ponto do projeto prevê a disponibilização de todo o conteúdo programático elaborado dentro da instituição para a comunidade. Desde aulas até os materiais usados em sala, podem ser colocados em um sistema para consulta de interessados. A Universidade de São Paulo (USP) já tem cinco cursos de ensino a distância gratuitos, com 60 horas de duração. Nos Estados Unidos, os cursos massivos abertos on-line (moocs) são bastante difundidos. Universidades renomadas, como Yale e Harvard, já atendem a milhões de estudantes pela internet. Além de video-aulas, o conteúdo é discutido em fóruns. E, apesar de poder parecer mais fácil para quem busca a certificação apenas, a cobrança é tão rigorosa quanto as aulas presenciais.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2015/06/26/internas_educacao,661973/ufmg-analisa-oferecer-disciplinas-semipresenciais-em-todos-os-cursos-e.shtml

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Conheça o curso on-line e gratuito de animação da Pixar

Pixar, estúdio que produziu animações como “Toy Story”, “Monstros S.A.”, “Carros”, “WALL-E”, “Up – Altas Aventuras” e tantos outros filmes que ficam no imaginário de adultos e crianças, é tema de curso on-line oferecido pela Khan Academy.
Trata-se do Pixar in a Box, um curso totalmente gratuito de animação com base nas tecnologias digitais utilizadas nos filmes da Pixar. Não precisa ter um conhecimento prévio no assunto, basta ser curioso e interessado. O site é em inglês, mas as ilustrações ajudam a conduzir os estudos.
Reprodução/WALL-E
Reprodução/WALL-E
Curso ensina a base das metodologias da Pixar
O aluno tem acesso a vídeos, textos, exercícios práticos sobre a mecânica da animação 3D e dicas dos profissionais da Pixar. Que tal começar agora? Clique aqui e bons estudos.

Fonte: https://catracalivre.com.br/geral/web-educacao/indicacao/conheca-o-curso-on-line-e-gratuito-de-animacao-da-pixar/

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Cursos Senai - Inscrições Abertas


Banner

Fonte: http://www.fiemg.org.br/Default.aspx?alias=www.fiemg.org.br/fatecjf

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM CONFECÇÃO E MODA
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM ELETROELETRÔNICA
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM FERRAMENTARIA EM MOLDE PARA INJEÇÃO DE TERMOPLÁSTICOS
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM INSTALAÇÃO E REPARAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM INSTALAÇÃO E REPARAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM INSTALAÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS  
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM PROCESSOS LOGÍSTICOS
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM USINAGEM MECÂNICA

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Em 11 anos, oferta de cursos de graduação a distância cresce 24 vezes

Os cursos de graduação a distância registraram crescimento de 15,7% entre 2012 e 2013, segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados nesta terça-feira (9) pelo MEC (Ministério da Educação).
Nos últimos 11 anos, a oferta de cursos na modalidade cresceu 24 vezes. Em 2013, 1.258 cursos de ensino a distância foram registrados contra 52 em 2012. Do total de cursos oferecidos no ano passado, 240 eram bacharelados, 592 licenciaturas e 426 tecnológicos.
O volume de matrículas em cursos da modalidade também registrou alta. Entre 2012 (1.113.850) e 2013 (1.153.572), o crescimento foi de 3,4%, com 39.722 inscrições a mais.
O levantamento mostra também que os cursos a distância oferecidos em instituições privadas de ensino superior representaram 87% do número de inscritos, com 999.019 matrículas.
As universidades foram as instituições que mais concentraram número de matrículas, representando 71% das inscrições na modalidade EAD.
De acordo com o Censo, os cursos de licenciatura registraram o maior número de matrículas. Em 2013, foram contabilizados 451.193 inscrições, representando 39%. Cursos de bacharelado e tecnológicos somaram 361.202 (31%)  e  341.177 (30%), respectivamente. 
"A educação a distância normalmente está associada aos cursos de licenciatura, mas vemos que as matrículas estão razoavelmente distribuídas no bacharelado e nos cursos tecnológicos", afirmou o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Francisco Soares.

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Veja quais são os cursos de ensino superior com maior número de alunos 11 fotos

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Administração de empresas é o curso de graduação com o maior número de matriculados no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior 2013, com 800.114 estudantes Leia mais Shutterstock
Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/09/09/censo-da-educacao-superior-2013-em-11-anos-oferta-de-cursos-de-graduacao-a-distancia-cresce-24-vezes.htm

terça-feira, 8 de setembro de 2015

eLearning Authoring: dar o próximo passo com XAPI

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por Craig Wiggins, Peter Berking, Andy Johnson, Steve Foreman
17 AGOSTO DE 2015
Característica
"O suporte aprimorado XAPI é susceptível de se manifestar no verdadeiro espírito de ferramentas de criação, para que você, como autor, não tem que saber muito sobre os detalhes técnicos de como funciona XAPI.Você será capaz de criar xAPI- habilitado projetos instrucionais mais complexas mais rápido e fácil, você pode nem perceber que você está usando XAPI. "
Authoring ferramentas permitem que os designers instrucionais (ISDS) sem conhecimentos de programação para criar produtos de eLearning. IDS, usar essas ferramentas para criar e páginas seqüência, digite o conteúdo, adicionar mídia e interatividade, e montar cursos.
ferramenta de criação de mercado compreende uma grande variedade de ferramentas em constante evolução. Projeto Responsive, gamification, avatars, animação, redes sociais, e muitos outros recursos estão disponíveis. No entanto, muitas destas ferramentas não tenho feito muito com a experiência API (XAPI). Algumas ferramentas simplesmente usar built-in declarações XAPI para replicar SCORM 's mecanismos de monitoramento e dar-lhe a opção de exportar o seu curso para XAPI em vez de SCORM. Esta abordagem acompanha as visitas de página, completação de módulo e os resultados dos testes, mas não explorar o poder completo de XAPI.
Neste artigo, vamos discutir uma nova visão de como ferramentas de criação pode suportar XAPI, permitindo IDS, para criar cursos on-line mais eficazes e envolventes.

Alguns cenários típicos

Vamos começar com alguns cenários.

Cenário um: Um curso de almoxarifado

Funcionários almoxarifado deve ser capaz de recuperar itens da sala de estoque com rapidez e precisão. Um curso presencial de novas contratações abrange procedimentos almoxarifado, equipamentos e segurança. Mas após o treinamento, os funcionários estão por conta própria, passando os dois primeiros meses no trabalho gradualmente descobrir como receber, organizar e armazenar estoque de formas que tornam mais fácil para recuperar.
Usando XAPI e um dispositivo de detecção de pacote handheld, é possível acompanhar os tempos e entradas de check-in pacote no sistema de computador almoxarifado. Dados coletados abrangente fornece informações sobre a precisão ea velocidade do desempenho de cada empregado. Estes dados se torna a base para just-in suporte ao desempenho tempo, personalizado para cada funcionário, incluindo um local de trabalho competitivo jogo que motiva os funcionários e recompensas rápido e preciso desempenho no trabalho com um ponto na tabela de classificação.

Cenário dois: um curso de primeiros socorros

Uma organização determina que ele tem uma necessidade de ensinar a equipe de emergência não-médicos como administrar os primeiros socorros a alguém que sofre de um ataque de asma com risco de vida. Identificar o problema com precisão, executando os passos certos na ordem certa e trabalhar rápido são todos críticos para salvar uma vida.Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias

Fonte: http://www.learningsolutionsmag.com/articles/1766/elearning-authoring-taking-the-next-step-with-xapi/page3?utm_content=buffer3cf63&utm_medium=social&utm_source=linkedin.com&utm_campaign=buffer
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segunda-feira, 7 de setembro de 2015

COIED Submissão de trabalhos - última chamada

Conferência Online de Informática Educacional 2015

COIED

Conferência Online de Informática Educacional
12 A 23 DE OUTUBRO DE 2015

"Mudando paradigmas - as práticas TIC na escola"

 -  outubro 2015

A COIED 3, na sequência das edições anteriores, assume-se como uma conferência deliberadamente virada para os processos de aprender e de ensinar, trazendo para a discussão as práticas efetivas dos docentes nas suas salas de aula e mesmo fora delas.

Entendemos que, cada vez mais, os professores desempenham um papel fundamental na construção das aprendizagens dos seus alunos. Os antigos receios que os computadores viriam substituir os professores, algo que o Ensino Assistido por Computador trouxe consigo, estão a caminho de ser definitivamente enterrados.

Constatamos diariamente a existência de caminhos inversos no mundo da educação quando o constructo é TIC – escolas que proíbem o uso dos telemóveis dentro da sala de aula e até de escolas que usam estes equipamentos como parte do processo de aprendizagem para um mundo em mudança. Escolas que apostam no uso de tablets na sala de aula e escolas que nada fazem para a sua integração. As opções, as crenças e as políticas são diferentes, muito particularmente se pensamos a nível local, da comunidade escola.

Cada vez mais os processos de educação têm de se virar para o futuro e não para o passado e para processos que claramente induzem o sucesso. As realidades (também as da tecnologia) devem estar presentes no aprender em sala de aula e fora dela.

E é isso que pretendemos da COIED3 – que seja uma montra de inovação, virada para o uso adequado da tecnologia no processo de aprender e de ensinar, indissociáveis na escola, mas não necessariamente ligados nos espaços da aprendizagem informal.

Convidamos assim docentes, formadores, técnicos de educação e dirigentes educativos a participar neste evento, seja como utilizadores ativos, seja na apresentação das suas práticas de sucesso, baseadas naturalmente em pressupostos teóricos sólidos.

As conferências e os workshops que vos propomos têm esse mesmo sentido único – a prática docente na sala de aula, em ambientes tecnologicamente enriquecidos.


Conferências

Quatro, a serem dinamizadas por oradores
convidados.
Mais informações
Workshops
Seis, a serem dinamizados por oradores
convidados.
Mais informações
Trabalhos
Dezoito apresentações de práticas aceites pela Comissão Científica.
Mais informações



http://coied.us5.list-manage.com/track/click?u=faed849883213030151584ec3&id 
=de6315cff6&e=6f68067a96 Conferência Online de Informática Educacional

Caro participante da COIED,

O prazo para a submissão de trabalhos para a 3ª edição da COIED termina no
próximo dia 31 de agosto, pelo que tem apenas mais 3 dias para submeter o
seu trabalho.

Relembramos que nos comprometemos a publicar as atas da conferência com
todos os trabalhos considerados com qualidade, ainda que não selecionados
para apresentação.

Com os melhores cumprimentos,
A Comissão Organizadora

Gentilmente enviado por: COIED [mailto:info@coied.com]

COIED · . · . . · Portugal

domingo, 6 de setembro de 2015

Guia ajuda alunos em ambientes de educação à distância


FUNIBER-ESTUDANTE
Em 2007, o governo brasileiro editou um guia com orientações gerais sobre a formação continuada à distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado. Entre diversas recomendações, o material apresenta algumas regras de convivência importantes em ambientes de educação à distância (EAD).
Chamadas também como “Netiqueta”, ou seja, conjunto de regras de etiqueta na internet, elas refletem algumas normas de bom senso para a relação dos usuários num curso EAD. As recomendações evitam mal-entendidos através de e-mails e dos fóruns. Por exemplo:
– Evite escrever em letras maiúsculas, pois isso passa a impressão de que VOCÊ ESTÁ GRITANDO.
– Assine os textos.
– Cite a fonte de onde copiou ou buscou informações.
– Evite abreviações de palavras como vc, pq, tb (comuns em conversas eletrônicas informais).
-Nunca repasse e-mails de correntes ou use o contato para divulgar propagandas comerciais.
– Seja cuidadoso com o uso de expressões humorísticas ou sarcásticas. Muitas vezes podem ser mal compreendidas nas conversas virtuais.
Dedicação online
O guia aponta também a importância de dedicação do aluno no curso EAD. “Além da motivação, é recomendável que o aluno saiba gerenciar o seu tempo, tenha auto-direcionamento, possua um bom nível de leitura, seja capaz de “ouvir” o outro no meio virtual, tenha capacidade de resolver problemas, tenha disciplina e autonomia e, também a convicção do que quer e sente prazer em aprender”, aponta.
Vantagens da formação continuada à distância
A Secretaria de Educação Especial e a Secretaria de Educação a Distância, instituições ligadas aoMinistério de Educação do Governo Brasileiro, responsáveis pela edição do guia, ressaltaram a importância da formação de professores para debater as práticas à luz de novas referências pedagógicas.
Para a formação de professores, a EAD tem vantagens importantes como a ampliação da formação a um maior número de pessoas, a autonomia da gestão do tempo para a dedicação aos estudos, de maneira a conciliar as atividades profissionais e de formação. Outra vantagem é a maior abrangência territorial permitida pelas facilidades das TICs.
A FUNIBER oferece entre os seus cursos, estudos para a formação continuada de professorespara que se atualizem e possam fazer frente às demandas educativas da prática profissional.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_ead.pdf
Foto: Todos os direitos reservados

Fonte: http://blogs.funiber.org/pt/formacao-professores/2015/07/13/funiber-guia-ajuda-alunos-em-ambientes-de-educacao-a-distancia?utm_source=Boletines%20de%20Noticias&utm_medium=&utm_campaign=Bolet%C3%ADn%20de%20FORMACION%20DE%20PROFESORES&utm_term=