sábado, 6 de julho de 2013

MOOC´s abertas matrículas - 58 cursos online grátis

Abertas as matrículas para 58 cursos online grátis MOOCs oferecidos por Miríada X


O projeto Miríada X começa com a participação de 18 universidades iberoamericanas, que compartilham 58 cursos MOOC (Massive Open Online Course). O Ministério da Educação, Cultura e Esporte; Telefônica Learning Services e a Universia concederão o I Prêmio ao melhor curso online publicado em Miríada X

imagen-relacionada
Miríada X, plataforma de Cursos Online MOOC? s MOOC
Miríada X oferece as equipes docentes das 1.232 universidades iberoamericanas parceiras da rede Universia uma plataforma para publicar e compartilhar MOOC?s
Miríada X, plataforma de Cursos Online MOOC’s MOOC (Massive Open Online Course), inicia sua atividade oferecendo formação gratuita através de 58 MOOC’s proporcionados por 18 universidades iberoamericanas. O projeto nasce de uma iniciativa da Telefônica - através da Telefônica Learning Services – e da Universia – a maior rede de universidades de língua hispânica e portuguesa -, promovida pelo Banco Santander através da sua Divisão Global Santander Universidades -, que vem contando com a colaboração da Fundação CSEV. 

A partir do dia 10 de janeiro, os usuários de Miríada X poderão se matricular gratuitamente em todos os cursos que sejam do seu interesse. Podem cursar esses programas informativos sendo ou não alunos das universidades.

Miríada X oferece as equipes docentes das 1.232 universidades iberoamericanas parceiras da rede Universia uma plataforma para publicar e compartilhar MOOC’s, que estão disponíveis para ser acessados em qualquer parte do mundo e de forma gratuita. A conectividade inerente a esta iniciativa facilita o intercâmbio de conhecimento entre os usuários através das redes de colaboração e do diálogo - o que promove o aprendizado em constante evolução.

O projeto fomenta a difusão de conhecimento aberto em um Espaço Iberoamericano de Educação Superior, seguindo o caminho de outras iniciativas anteriores como o Open Course Ware, que começou em Universia no ano de 2005.

As informações sobre os 58 MOOC’s de Miríada X podem ser consultadas em uma lista de cursos na página miriadax.net.

Sobre o I Prêmio MECD-Telefónica Learning Services-Universia al mejor MOOC de Miríada X
Concedido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte; Telefônica Learning Services, e Universia, o premio ao melhor MOOC de Miríada X será de 10.000 euros, que será dividido entre o docente ou a equipe y a universidade (6.000 e 4.000 euros, respectivamente), além de uma recompensa de 4.000 euros que também será repartida entre o docente ou equipe (3.000 euros) e a universidade (1.000 euros). 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

6 ferramentas online para uma educação global

Diversos sites e ferramentas online ajudam alunos de todas as idades e países a se unirem por uma educação de maior qualidade. Conheça algumas iniciativas e participe
Diferentemente dos estudantes do passado, os alunos de hoje têm à disposição muito mais ferramentas, plataformas e oportunidades diferentes de aprendizado. A ideia de ir até a biblioteca para fazer uma pesquisa, por exemplo, não passa na mente de grande parte dos estudantes de hoje quando precisamfazer uma pesquisa. Acervos e bibliotecas online são facilmente acessados sem a necessidade de ir até um local físico. Esse é um exemplo que ilustra muito bem algumas diferenças das novas gerações de aprendizes e como a tecnologia tem transformado a maneira como as pessoas aprendem.


Além de acervos de universidades de todo mundo ao alcance de um clique, os estudantes também podem aproveitar iniciativas que buscam conectar alunos de diferentes idades e origens em prol de um único objetivo: educação abrangente e de qualidade.

A seguir, confira seis sugestões de educação global que você precisa conhecer:

6 ferramentas online para uma educação global: 1. Global School Net

A proposta do Global School Net é reunir alunos de todo mundo. O site oferece diversas oportunidades de aprendizado como explorações online ao Monte Everest, lições de leitura de mapas com jogos interativos, aprender sobre problemas globais e como escrever artigos jornalísticos, entre outras oportunidades.

6 ferramentas online para uma educação global: 2. JumpStart

Por meio de jogo super interativos, atividades e outros recursos oferecidos pela JumpStart os alunos podem aprender mais sobre diversas matérias.

6 ferramentas online para uma educação global: 3. Culture Quest

O site Culture Quest permite que os alunos aprendam mais sobre crenças, costumes e tradições de diversas nações espalhadas pelo Oriente Médio, Ásia, África, Europa e América.

imagen-relacionada6 ferramentas online para uma educação global: 4. One Hen

One Hen oferece aos estudantes uma plataforma online para que aprendam sobre finanças de maneira divertida e dinâmica. Por meio de jogos e um visual cativante, o site busca ensinar como é possível transformar poucos recursos em um verdadeiro empreendimento.

Crédito: Shutterstock.com
Além de acervos online de todo mundo, os estudantes também podem aproveitar iniciativas que buscam conectar alunos de diferentes idades e origens

6 ferramentas online para uma educação global: 5. National Geographic

Os vídeos, fotos, e variedade de recursos disponibilizados pela National Geographic permitem que os alunos aprendam mais sobre culturas, origens das coisas, costumes e tradições locais de países como Turquia, Holanda, Mongólia e Vietnã. O site também oferece materiais para o ensino e aprendizado de biologia.

6 ferramentas online para uma educação global: 6. ePals Global Community

ePals Global Community permite que alunos de todos os países se conhecem em busca de aprendizado por meio de projetos. A diversidade de projetos e oportunidades para alunos de todas as idades é enorme.

 Fonte: Universia Brasil

quarta-feira, 3 de julho de 2013

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece

Deseja aprender mais e aproveitar as oportunidades online gratuitas? Então confira a lista com 15 sites que provavelmente você não conhece e precisa aproveitar

Com o surgimento de tantos sites de cursos online gratuitos pode ser difícil manter controle ou conhecimento sobre todas as oportunidades que você poderia estar aproveitando. Novos sites são lançados todos os dias nos mais diferentes idiomas e países. A lista feita a seguir reúne dicas de sites em inglês com os mais diversos conteúdos. Confira cada um e ache o curso ideal paraimpulsionar seu currículo e aprendizado acadêmico. 

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: Scitable

Scitable funciona como um espaço de aprendizado colaborativo. Os usuários podem navegar e conferir conteúdos relacionados à ciência, como artigos e livros eletrônicos. Além disso, também é possível tirar dúvidas com especialistas, desenvolver uma sala de aula online e até mesmo compartilhar seus próprios materiais.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: TVO

O site TVO é feito por uma estação de televisão canadense e oferece diversos recursos educacionais, como vídeos de entrevistas com especialistas sobre vários assuntos como educação, tecnologia, negócios, cultura, ciência e natura.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: Saylor

Saylor foi criado em 2008 e oferece quase 250 cursos online gratuitos sobre educação, história, biologia, administração, química, ciências da computação, economia, literatura inglesa, história da arte, matemática, engenharia mecânica, ciências políticas e psicologia.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: GCF LearnFree.org

GCF LearnFree.org procura ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades em tecnologia, alfabetização e matemática. Todas as aulas oferecidas são gratuitas e podem ser feitas em aplicativos para celular.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: University of the People

University of the People funciona como uma verdadeira universidade e tem parcerias com instituições como a Yale University.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: Engineering for Change

Engineering for Change não é um site educacional tradicional com vídeos e cursos. Ao invés disso funciona como uma plataforma interativa que permite que seus usuários interajam e aprendam uns com os outros.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: The Faculty Project

Por meio do The Faculty Project você pode ter acesso a professores de instituições internacionais de renome. Há dezenas de cursos e aulas disponíveis sobre variados assuntos. O site foi lançado esse ano, mas já possui uma variedade de materiais muito útil.

Saiba quais são as melhores universidades do mundo que oferecem aulas online de graça


15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: Textbook Revolution

Feito para e por alunos, o site Textbook Revolution disponibiliza diversos textos e artigos interessantes gratuitamente sobre cursos de diversas universidades e assuntos. Vale a pena conferir.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: Learnthat

O site Learnthat oferece aulas sobre negócios, tecnologia e finanças. Os usuários podem utilizar o conteúdo oferecido para desenvolver suas habilidades em marketing digital e até mesmo administração.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: University of Reddit

O site University of Reddit oferece aulas em diversas áreas como arte, ciências da computação, estudos gerais, idiomas, matemática, música, filosofa, ciências, estudos sociais, entre outras.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: MentorMob

O site MentorMob não oferece nenhum conteúdo próprio, mas permite que os usuários reúnam e organizem conteúdos como sites, artigos e vídeos. Você pode criar sua própria “playlist” e também aproveitar a de outras pessoas.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: Memrise

O site Memrise ajuda você a aprender juntando diversão, interatividade e neurologia. Grande parte dos conteúdos é baseada em jogos e com ótimos recursos visuais. Você pode aprender sobre assuntos tradicionais, como idiomas, e também sobre tópicos mais inusitados como tipos de queijo, ervas e peixes.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: LearnersTV

LearnersTV oferece vídeos, aulas em áudio, animações, testes online, apresentações e muito mais de maneira completamente gratuita.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: Grovo

No mercado de trabalho atual é muito importante que você desenvolva suas habilidades tecnológicas, mas com tantas novidades aparecendo pode ficar difícil se manter sempre atualizado. Para ajudar você nessa tarefa está o Grovo, um site de aprendizado online que oferece aulas para que você saiba tudo sobre plataformas como Twitter, Gmail, WordPress e Facebook.

15 sites de cursos online gratuitos que você ainda não conhece: Alison

Lançado em 2007, o site Alison oferece mais de 400 cursos gratuitos com certificação em 10 categorias diferentes.

terça-feira, 2 de julho de 2013

10 ferramentas online grátis para professores

Confira 10 ferramentas online que os professores estão usando para tornar a aula mais atrativa. Os recursos permitem criação de blogs, vídeos e compartilhamento de informações.


Você não pode aceitar qualquer tipo de recurso ou vai acabar transformando a sua aula em um momento de acesso à internet

Utilizar ferramentas online pode ser muito útil para desenvolver a sua aula. No entanto, você não pode aceitar qualquer tipo de recurso ou vai acabar transformando a sua aula em um momento de acesso à internet. Confira quais são as 10 ferramentas online grátis que os professores estão usando e incremente os seus métodos:

10 ferramentas online grátis que os professores estão usando: 1. Blogger
Muitas pessoas já estão familiarizadas com o Blogger, mas muitos professores não sabem que ele pode ser muito útil como recurso de aprendizado. Você pode usar um blog especial para a sua sala e usá-lo para divulgar links, dicas, planos de aula e afins.

10 ferramentas online grátis que os professores estão usando: 2. Wikispaces

Tanto estudantes quanto professores podem se aproveitar do Wikispaces para publicar e compartilhar textos, imagens, vídeos, etc. A plataforma online permite que você altere as configurações de privacidade, permitindo que qualquer pessoa veja sua página ou restringindo-a a um número específico de estudantes.

10 ferramentas online grátis que os professores estão usando: 3. Google Drive

Google Drive permite que estudantes e professores criem documentos, apresentações, planilhas e afins e depois compartilhem esses conteúdos com outras pessoas. Além disso, seus trabalhos serão automaticamente salvos conforme você os cria.

10 ferramentas online grátis que os professores estão usando: 4. 4Teachers

Bem como o nome sugere, o 4Teacher é um site repleto de conteúdo e ferramentas educacionais para professores. Ele pode ajudar com a criação de tarefas, questionários, etc. Ainda existem ferramentas disponíveis para estudantes.

10 ferramentas online grátis que os professores estão usando: 5. Dropbox

serviço do Dropbox permite o armazenamento e a sincronização de arquivos em diversos computadores. Também funciona como um serviço de back-up. Os arquivos armazenados nele podem ser acessados de qualquer lugar.


8 ferramentas para detectar plágio em trabalhos acadêmicos


10 ferramentas online grátis que os professores estão usando: 6. Evernote

Evernote é uma ferramenta grátis que pode ser usada para capturar e armazenar informações em diversos formatos, como textos, imagens e até mesmo áudios. Também pode ser acessado pelos mais diferentes meios, como desktops, smartphones e tablets. Pode ajudar os professores a organizar as informações das aulas.

10 ferramentas online grátis que os professores estão usando: 7. Animoto

Animoto permite que os professores criem vídeos educacionais. Essa ferramenta oferece tutoriais que ajudam na criação de apresentações que incluem textos, pequenos clipes e imagens. Os vídeos ainda podem ser compartilhados via e-mail, site ou blog e até mesmo no YouTube.

10 ferramentas online grátis que os professores estão usando: 8. Voki

Voki pode ser usado de graça e permite que você crie personagens falantes que podem ser utilizados para ensinar seus alunos. Funciona como uma ferramenta efetiva de ensino e ajuda a motivar seus alunos a tomar a responsabilidade pelos seus trabalhos.

10 ferramentas online grátis que os professores estão usando: 9. Tag Galaxy

Se você está pesando em inserir imagens e fotos no seu plano de aulas, o Tag Galaxy é a ferramenta ideal. Pode ser utilizado em qualquer matéria ou tópico com o objetivo de construir um aprendizado visual.

10 ferramentas online grátis que os professores estão usando: 10. Go! Animate

Go! Animate é similar à ferramenta anterior. Você pode fazer os seus próprios vídeos e criar índices e tópicos introdutórios para os seus alunos.

 Fonte: Universia Brasil

segunda-feira, 1 de julho de 2013

30 aplicativos essenciais para estudantes online


Confira uma lista com 30 aplicativos para celular e tablets que vão auxiliar você a aprofundar e expandir seu aprendizado

Se você já aproveita os múltiplos benefícios dos cursos online para aprimorar sua formação acadêmica e impulsionar a carreira, também deve conhecer os diversos aplicativos móveis que facilitam e expandem seu aprendizado. Veja a seguir 30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer e aproveitar:

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 1. Dropbox

Para não perder nenhum prazo final ou correr o risco de prejudicar seu trabalho por conta de um pen-drive desaparecido, use o Dropbox para armazenar todos os seus arquivos.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 2. Bento

Bento permite que você se organize com muito mais facilidade e agilidade. Ele oferece uma plataforma para armazenamento de dados pessoas como contatos, calendários e notas de anotação.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 3. Blackboard Mobile

O aplicativo Blackboard Mobile é usado por diversos cursos online como plataforma e também pode ajudar você a aprender melhor.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 4. TED

Os vídeos e aulas disponíveis no TED podem ajudar você a conhecer de maneira mais aprofundada diversos assuntos.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 5. Evernote

O aplicativo Evernote pode ser útil de diversas maneiras. Além de armazenar seus arquivos, ele também auxilia na organização de suas tarefas e interesses.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 6. Instapaper

Instapaper ajuda você a gravar quais páginas visitou e usou como pesquisa para consultar posteriormente.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 7. Wikipedia

Wikipedia não é a ferramenta de pesquisa bibliográfica preferida do universo acadêmico, mas isso não significa que você não pode usá-la para consultas rápidas.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 8. Wolfram Alpha

Wolfram Alpha possui similaridades com o Google, mas atua exclusivamente para fins acadêmicos.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 9. Google

O aplicativo móvel do Google, além de todos os recursos tradicionais da ferramenta, também permite que você faça busca vocal, sem precisar escrever o que deseja encontrar.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 10. Buscador de Wi-Fi

Por ser um aluno online, você precisa de conexão para conseguir concluir suas tarefas. O buscador de rede Wi-Fi ajuda você a encontrar as áreas com acesso à Internet.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 11. Quickoffice

Quickoffice permite que você crie e edite rapidamente documentos do pacote Microsoft Office.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 12. StudyBlue

Estudar com fichas de anotação é um ótimo método de memorização. O StudyBlue permite que você crie, armazene e compartilhe essas notas.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 13. Dictionary.com

Se você se deparar com palavras em inglês que desconhece, use o Dictionary.com para tirar suas dúvidas.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 14. myHomework

O aplicativo myHomework permite que você mantenha o controle o organização de todas as suas lições de casa.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 15. Cliqset

Muitas aulas online utilizam as redes sociais como plataforma de interação. O aplicativo Cliqset reúne todas as principais redes sociais em único lugar.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 16. Kindle

Leia e baixe livros e textos de apoio por meio do aplicativo Kindle.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 17. Dragon Dictation

O aplicativo Dragon Dictation transcreve aquilo que você fala em um texto.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 18. GPA-mE!

Calcule suas notas com a ajuda do aplicativo GPA-mE!.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 19. Howcast

Os vídeos de instrução passo a passo do Howcast ensinam você a fazer praticamente tudo.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 20. Astrid

Um dos aplicativos de produtividade mais populares é o Astrid.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 21. Zwoor

Se você precisa fazer algum tipo de pesquisa ou coleta de opiniões, o aplicativo Zwoor permite que você armazene dados de entrevistados com facilidade.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 22. Pulse

Com o Pulse, fique atualizado sobre todas as notícias e leituras, seja sobre sua área de atuação ou pesquisas.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 23. Study Tracker

Study Tracker permite que você mantenha controle sobre suas notas, tempo gasto em tarefas e faça comparações para melhorar cada vez mais sua administração e produção acadêmica.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 24. Mint

Se, além de manter controle sobre seus trabalhos, você também deseja administrar suas finanças, use oMint.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 25. CourseSmart

Se você costuma aproveitar as facilidades dos e-books, use o aplicativo CourseSmart para facilitar suas leituras.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 26. Documents To Go

O aplicativo Documents To Go oferece o pacote Microsoft Office para edição e criação de documentos.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 27. SimpleMind+

Use o aplicativo SimpleMind+ para organizar suas tarefas e projetos antes de iniciá-los.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 28. iAnnotate

O aplicativo iAnnotate permite que você faça anotações e converta arquivos já existente em formato PDF.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 29. Quora

Se estiver com dúvidas sobre determinado assunto, recorre ao aplicativo Quora e pergunte diretamente para os especialistas.

30 aplicativos que estudantes online precisam conhecer: 30. Open Culture

Você não precisa se basear ou aprender somente em cursos online tradicionais. Aproveite todos os materiais e recursos disponíveis livremente no Open Culture.

 Fonte: Universia Brasil


domingo, 30 de junho de 2013

120 livros acadêmicos para download gratuito

Os livros são disponibilizados pela Cultura Acadêmica, parte da Fundação Editora da UNESP


(Crédito: Shutterstock.com)
(Crédito: Shutterstock.com)

Universidade Estadual Paulista (UNESP), através da Cultura Acadêmica (um dos braços de sua editora principal), está disponibilizando 120 títulos acadêmicos em formato digital para download gratuito. Os livros estão divididos em 23 áreas do conhecimento e são voltados para estudantes de graduação e pós-graduação que precisam de material de apoio para desenvolver projetos acadêmicos.





 Confira nos links a seguir quais são os livros disponibilizados pela Cultura Acadêmica: