sábado, 8 de agosto de 2015

Funiber ?

Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) está presente no universo da educação a distância e presencial.
Os eixos fundamentais são:

Mestrado e Especialização

Bolsas de estudo

A FUNIBER, visando formar pessoas, leva adiante seu programa de Bolsas de Formação FUNIBER,  concedendo-as a quem queira cursar os programas por ela promovidos, na intenção de oferecer uma formação isenta de distinções e exclusões. Com essas bolsas, a FUNIBER tem conseguido, até hoje, facilitar o acesso à formação para muitas pessoas, através de suas duas modalidades:
  • Programa de Bolsas de estudo, concedida isoladamente a pessoas com o objetivo de garantir o seu acesso a uma educação de qualidade.
  • Programa de Premiação por Excelência, concedida a instituições ou organizações que, por seu impacto no crescimento econômico e desenvolvimento cultural e social dos países, desejam potencializar seu capital humano, abrindo a seus integrantes possibilidades de estudo que ajudem a melhorar o trabalho que realizam.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Relatório aponta resultados insuficientes da agenda global de educação para todos

FUNIBER-educacao todos

UNESCO realiza desde o ano 2000 um monitoramento da agenda global firmada durante oFórum Mundial de Educação que aconteceu em Dakar, no Senegal. Após 15 anos, houve progressos, mas os esforços empreendidos pelos governos, sociedade civil e comunidade internacional não conseguiram alcançar os objetivos esperados, aponta um relatório publicado pela instituição.
Apesar das facilidades que as TIC proporcionam com o ensino à distância, como os cursos oferecidos pela FUNIBER, que facilitam o acesso à formação, no que se refere à educação básica ainda há muito o que avançar.
No relatório de monitoramento, a UNESCO aponta alguns resultados positivos durante os 15 anos do “Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos”:
  • Desde 2000, o número de crianças e adolescentes fora da escola diminuiu quase pela metade
  • Há menos disparidades de gênero na educação primária em muitos países
  • Os governos aumentaram os esforços para medir os resultados de aprendizagem por meio de avaliações nacionais e internacionais
Entretanto, o relatório ressalta dados que ainda devem ser sanados:
  • Há 58 milhões de crianças fora das escolas no mundo
  • Cerca de 100 milhões de crianças não completarão a educação primária
  • A desigualdade social afeta ainda mais as oportunidades em educação (as crianças mais pobres do mundo têm quatro vezes menos chance de frequentar a escola quando comparadas às crianças mais ricas).
  • A baixa qualidade no nível primário provoca que milhões de crianças deixem a escola sem terem aprendido o básico.
Além disso, destaca Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, “a educação ainda não recebe financiamento suficiente. Muitos governos aumentaram o investimento, mas poucos priorizaram a educação em seus orçamentos nacionais, e a maioria não alocou os 20% recomendados para cobrir as lacunas do financiamento”.
Bokova ressalta ainda a importância de se estabelecer metas educacionais mais específicas, relevantes e mensuráveis para dar o lugar que a educação deve ter na agenda global de desenvolvimento sustentável. “Apesar de a maior parte dos custos ser de responsabilidade dos governos, a comunidade internacional precisa agir para manter e aumentar a ajuda à educação, principalmente em países de renda baixa e média baixa, que apresentam as maiores necessidades.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Estilos de Aprendizagem e EaD -Treinamento Presencial em Desenho Instrucional




jose claudio Henrichs:
Treinamento Presencial em Desenho Instrucional – 28 e 29/08 – São Paulo/SP
BY MICHELE KASTEN ·

Confirmadas 2 turmas! Mesmo local e diferentes datas!

Objetivos: Adquirir a competência de gerir projetos que envolvem o completo processo de elaboração de cursos/treinamentos, recursos, ferramentas, mídias e atividades educacionais para educação virtual/presencial. Desde a análise do contexto do seu cliente, público-alvo, elaboração do mapeamento instrucional e gestão dos processos que envolvem as equipes...
Gentilmente enviado por (jose claudio Henrichs) [mailto:noreply-a5a3c514@plus.google.com] 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Fies e Prouni para ensino a distância

A Comissão de Educação da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 20, durante reunião ordinária um projeto que possibilita o uso dos benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) para cursos de ensino a distância.
O Projeto de Lei 5797 é de 2009 e propõe explicitar na legislação que os estudantes matriculados em cursos superiores oferecidos presencialmente ou na modalidade à distancia poderão ser contemplados pelos programas. Atualmente, apenas estudantes de cursos presenciais são atendidos.

A tramitação do projeto seguirá pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2015/05/21/comissao-de-educacao-da-camara-aprova-fies-e-prouni-para-ensino-a-distancia.htm

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Uso de aplicativos para celular ganha força na escola

Tecnologia e educação sempre tiveram uma relação difícil, sobretudo dentro da sala de aula. Embora o modelo de escola tenha pouco se alterado com o passar dos anos, a cultura digital é uma realidade entre alunos e professores - o que tem desafiado a tradição. Com a disseminação dos smartphones, escolas, governos e demais instituições se voltam para potencializar essa tecnologia na melhoria do ensino e da aprendizagem.
A Fundação Lemann, por exemplo, vai iniciar uma nova linha de atuação voltada para aplicativos móveis de educação gratuitos. "A sociedade como um todo já viveu essa revolução tecnológica e, infelizmente, nesse contexto, a escola ficou para trás", explica o diretor da fundação, Denis Mizne. "O caminho agora é proporcionar para alunos, professores e gestores escolares o que já é uma realidade fora da escola."
A mais recente pesquisa TIC Kids Online, realizada pelo Comitê Gestor da Internet, mostrou que, pela primeira vez, em 2014, o acesso à internet por celular no Brasil foi maior do que por computadores: 82% acessam pelo celular, enquanto 56% usam o desktop.
Os resultados se referem a jovens de 9 a 17 anos de idade. As redes sociais são o maior atrativo, mas 68% dos jovens usam a web para trabalhos escolares.
Isabela dos Santos, de 12 anos, estuda Inglês pelo celular, com o aplicativo gratuito Duolingo, e Biologia pelo YouTube. "Eu nem sempre estou com livros, mas meu celular sempre está comigo", diz a aluna do Colégio Dom Bosco, na zona norte de São Paulo.
A escola de Isabela vai passar a explorar um novo aplicativo focado no celular. "Funciona bem quando usado como mecanismo de interação em momentos específicos da aula", diz Andrey Lima, diretor executivo do sistema Ari de Sá, adotado pelo Dom Bosco.
A empresa Ari de Sá mantém uma parte de conteúdos, ainda pequena, aberta para o público. "Não temos uma decisão de não abrir os conteúdos, mas ainda não foi definido", diz Lima.
Já a professora de Música Gina Falcão, da Nova Escola, na Vila Mascote, zona sul, toca um projeto com alunos do ensino médio de produção de videoclipes em que o celular é a ferramenta principal. "Eles têm muita facilidade para trabalhar com isso, estamos pedagogicamente no universo deles", diz.

Gratuidade

Mesmo fora dos sistemas de ensino, os aplicativos educacionais pagos ou com direitos autorais fechados são maioria. Na semana passada, a Câmara dos Deputados promoveu um debate sobre Recursos Educacionais Abertos (REA).
Há a cobrança para que todos os materiais digitais adquiridos pelo governo sejam livres. Em 2014, o Ministério da Educação gastou R$ 67 milhões na aquisição de bens digitais didáticos, cifra incluída no R$ 1,1 bilhão investido no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Priscila Gonsales, do Instituto Educadigital, afirma que o investimento público em material didático deve ser em plataformas abertas. A reivindicação de licenças passa tanto pelo potencial de acesso quanto pelas possibilidades de remixagem dos materiais. "Qualquer lugar é lugar para aprender, o que a cultura digital vem evidenciar. Acaba a ideia de que somos consumidores de educação. A gente pode produzir, um ajuda o outro, é a cultura de compartilhar."
Criada em 2013 com apoio de várias organizações não governamentais, a plataforma escoladigital.org.br reúne 4 mil recursos digitais. Muitos ali são pagos e a maioria tem direitos fechados, mas há uma seção com dezenas de opções para professores criarem seus aplicativos.

Segundo Mizne, da Lemann, a ideia com a iniciativa de sua fundação é criar "um ambiente saudável" que estimule investimentos em novos recursos inovadores. Responsável pela tradução da Khan Academy, portal focado no ensino de Matemática criado pelo educador americano Salman Khan, a fundação não fala em valores envolvidos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2015/08/24/uso-de-aplicativos-para-celular-ganha-forca-na-escola.htm

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

EaD Noticias

domingo, 2 de agosto de 2015

Comissão de Educação da Câmara aprova Fies e Prouni para ensino a distância

A Comissão de Educação da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 20, durante reunião ordinária um projeto que possibilita o uso dos benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) para cursos de ensino a distância.
O Projeto de Lei 5797 é de 2009 e propõe explicitar na legislação que os estudantes matriculados em cursos superiores oferecidos presencialmente ou na modalidade à distancia poderão ser contemplados pelos programas. Atualmente, apenas estudantes de cursos presenciais são atendidos.

A tramitação do projeto seguirá pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2015/05/21/comissao-de-educacao-da-camara-aprova-fies-e-prouni-para-ensino-a-distancia.htm