sábado, 29 de março de 2014

Precoce: Garoto de 8 anos cria app para Windows Phone

Garoto de 8 anos faz sucesso após criar app para Windows Phone

Já deu pra perceber que o mundo da tecnologia muitas vezes é precoce, produzindo gênios e milionários cada vez mais jovens, mas o que dizer de um garoto de apenas oito anos de idade que já está fazendo fama entre desenvolvedores?
Seu nome é Mohamed Tariq Jaffar Ali e ele criou um aplicativo para Windows Phone capaz de fazer listas com desenhos animados publicados no YouTube. O Kids Zone já foi baixado mais de 1,2 mil vezes e também permite que se separe as animações por preferência – Tariq criou um canal "Mickey Mouse" para a irmã de quatro anos, por exemplo.
De acordo com o UOL, o menino vive em Methuen, Massachusetts (nos EUA), e cursa o terceiro ano da Academia Islâmica para a Paz. Foi seu pai, o engenheiro de software Jaffar Ali, que o fez ter contato com esse tipo de tecnologia.
Os dois estiveram, no ano passado, no Nokia Developer Day, voltado a desenvolvedores móveis, quando Tariq mostrou interesse pelo Windows Phone App Studio e já saiu do evento com a base do Kids Zone pronta.
A próxima aventura do garoto será um aplicativo sobre o sistema solar, países e capitais.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/garoto-de-8-anos-faz-sucesso-apos-criar-app-para-windows-phone/41001

quinta-feira, 27 de março de 2014

“Novas tecnologias com velhas pedagogias não servem para nada”

Angel Pérez Gómez: 
“Novas tecnologias com velhas pedagogias não servem para nada”

Professor da Universidade de Málaga, na Espanha, defende uma mudança radical nos currículos e metodologias para adequar as escolas à era digital

Ou as escolas mudam ou vão desaparecer em pouco tempo, diz Angel Pérez Gómez, professor da Universidade de Málaga, na Espanha. Em suas pesquisas sobre inovação digital, ele procura responder a uma pergunta fundamental para a educação: como adequar as instituições às exigências da era digital? Muito mais do que equipá-las com aparatos tecnológicos, Gómez sugere a reformulação total dos currículos e das metodologias de ensino. “O mais importante é a pedagogia. Novas tecnologias com velhas pedagogias não servem para nada.”
O foco do ensino, defende o pesquisador, deve passar da transmissão de informações para o desenvolvimento de competências, incluindo até o trabalho com atitudes, emoções e valores. Para isso, Goméz propõe uma inversão pedagógica: os alunos devem assistir em casa a vídeos com informações e conceitos e ir à escola para debater, resolver problemas, tirar dúvidas e trabalhar com projetos.
Preocupado com temas de currículo, didática e formação de professores, Angel Pérez Gómez é autor e coautor de 18 livros e mais de 100 artigos acadêmicos. É pedagogo e licenciado em psicologia e filosofia e ciências da educação. Além da docência, também atua como gestor de pesquisas no Ministério da Educação espanhol. Ele virá ao Brasil nesta semana para debater suas propostas com professores e outros especialistas na 20ª Feira Educar, em São Paulo. Em entrevista a ÉPOCA, ele adiantou as principais ideias que levará para o encontro.
ÉPOCA – Que tipos de aprendizagem são essenciais para a era digital? Eles são muito diferentes dos que ensinamos hoje?
Angel Pérez Gómez – Sim, são muito diferentes, porque os sistemas escolares que temos hoje são do século XIX, adaptados às exigências de uma sociedade que não tem nenhuma relação com a atual. A aprendizagem exigida hoje é de ordem superior, e a escola que temos é dedicada a transmitir informação e pedir que os alunos acumulem, retenham e reproduzam informação. Na era digital, a informação é inabarcável e pode ser acessada por qualquer pessoa. É preciso saber processar, reconstruir, organizar e utilizar a informação de maneira crítica e criativa para resolver os problemas de um mundo tão complexo. A evolução é tão rápida e crucial que ou as escolas se adaptam às novas exigências ou vão desaparecer em pouco tempo. Surgirão outras instituições que cumpram esse papel. As escolas têm que se flexibilizar.
ÉPOCA – A memorização perdeu importância?
Gómez – Ela tem importância. Ainda é preciso memorizar dados e códigos básicos usados frequentemente. Por exemplo, no caso da linguagem, temos de memorizar um vocabulário extenso. Mas, em outras situações, isso não faz sentido. Na Espanha, as aulas de geografia ainda cobram os nomes dos rios que passam pelas capitais europeias. Se há necessidade de saber isso, vamos a uma enciclopédia digital. O desafio da escola atual é formar mentes que saibam pensar, orientar-se, tomar decisões e atuar.
ÉPOCA – De que maneira a escola pode ajudar a formar esse pensamento crítico e criativo?
Gómez – A melhor maneira de fazer isso é substituir um currículo fragmentado em disciplinas por um currículo centrado em problemas. O que temos que trabalhar são os problemas da vida cotidiana. O importante é recorrer a conceitos da matemática, da física, da geografia, entre outros, para entender e resolver problemas. Um currículo do tipo requer um ensino interdisciplinar e muito mais ativo. O aluno tem que ir à escola para fazer coisas – não apenas escutar e repetir. Ele tem que fazer projetos, debater, pensar, criar. É preciso inverter a metodologia didática. O professor pode gravar vídeos com informações e conceitos e colocá-los na internet, para que o aluno lhes assista em casa, quando quiser e quantas vezes quiser. Depois, na escola, ele vai tirar dúvidas e trabalhar em grupos.
ÉPOCA – Esse currículo tem competências básicas ou elas são flexíveis?
Gómez – Existem apenas três competências básicas, que são válidas para todos os estudantes: ser capaz de utilizar de maneira crítica e criativa o conhecimento da humanidade; ser capaz de colaborar e conviver em sociedades cada vez mais heterogêneas; e ser capaz de desenvolver-se com autonomia, aprender a aprender. Se falamos de capacidades e habilidades mais concretas, há flexibilidade. A criança pode escolher aquelas em que se sobressai, as que têm relação com suas maneiras de pensar, seus interesses e ânimos. A personalização do ensino é importante.
ÉPOCA – Também é papel da escola ensinar valores e atitudes?
Gómez – Não podemos prescindir de nenhum desses cinco recursos para enfrentar problemas: conhecimentos, habilidades, atitudes, emoções e valores. Os valores significam as finalidades, para onde queremos ir. Como construir seu próprio projeto de vida? A escola também deve dar conta disso. Sem se preocupar com as emoções, as atitudes e os valores, ela é muito pouco eficaz na preparação das crianças para a vida. Hoje, ela leva muito tempo para ensinar conteúdos que são esquecidos rapidamente.
ÉPOCA – No Brasil, é muito comum pensar que emoções e valores devem ser trabalhados pela família e não pela escola.
Gómez – Toda a comunidade educativa tem que intervir de maneira harmônica e convergente para educar uma criança. A família tem um papel importantíssimo, assim como a escola, mas nem sempre ela está preparada para ajudar seus filhos a desenvolver sua inteligência emocional e comparar seus valores. Especialistas devem fazer isso na escola, orientando os pais no processo de construção de um menino mais sensato, crítico, equilibrado, solidário etc. A maioria dos pais e das mães não sabe como orientar os filhos em determinados assuntos. Como vão orientar para emoções, valores e atitudes se a maioria dos intercâmbios entre os jovens ocorre agora pela internet, nas redes sociais? É mundo complexo e muito distante do mundo dos adultos. E eles reconhecem isso.
ÉPOCA – O senhor fala em dar mais autonomia para os estudantes no processo de aprendizagem. Qual, então, passa a ser o papel do professor?
Gómez – O professor deve passar de ser um transmissor de informação para um facilitador da aprendizagem. Deve ser um tutor permanente para as crianças. Primeiro, deve ensinar com seu exemplo como buscar, selecionar e avaliar as informações. É uma missão mais difícil e complexa.
ÉPOCA – Algumas escolas dão muita importância aos aparatos tecnológicos. Eles são fundamentais?
Gómez – Para mim, o mais importante é a pedagogia usada com as novas tecnologias. Novas tecnologias com velhas pedagogias não servem para nada. O mais importante é que o professor esteja preparado para usar bem essas poderosíssimas ferramentas ao serviço de novas pedagogias que ajudam as crianças a aprender. Estados e municípios deveriam focar seus esforços na melhor qualificação dos seus docentes.
ÉPOCA – Atualmente há um descontentamento geral em torno da escola. O que impede as mudanças? Quais são as barreiras?

Gómez – Nós temos que mudar a cultura pedagógica e isso leva muito tempo. Todos os professores foram formados nessa escola do século XIX. Ensinamos como nos ensinaram. Custa muitíssimo pensar que outro tipo de escola é possível – e mais eficaz. Mas não é uma tarefa difícil para os docentes assumir essa inversão pedagógica, também chamada de flipped learning, e isso pode significar uma alteração muito profunda. 

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2013/05/angel-perez-gomez-novas-tecnologias-com-velhas-pedagogias-nao-servem-para-nada.html

quarta-feira, 26 de março de 2014

Instituto Legislativo Brasileiro - Cursos

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


Os cursos a distância do ILB sem tutoria são abertos à população, já os cursos com tutoria são destinados aos Servidores do Senado Federal e de Instituições Parceiras.
Como fazer minha matrícula?
  1. 1.Na lista MATRÍCULAS ABERTAS logo abaixo, escolha o seu curso.
  2. 2.Na página do curso escolhido, clique no link MATRICULE-SE disposto no canto superior direito.
  3. 3.Este link irá direcioná-lo à página de login e cadastro do SABERES.
  4. 4.Faça seu cadastro e, logo após, sua inscrição no curso que desejar.

Já é aluno e quer acessar seu curso?
Acesse a nossa plataforma de ensino: saberes.senado.leg.br 
Dúvidas sobre os cursos EAD?
Acesse nosso banco de Perguntas Frequentes. 
Matrículas Abertas
Cursos Previstos

terça-feira, 25 de março de 2014

Cursos a Distância para Atividades Complementares

Conheça diversos cursos gratuitos para você entregar como atividades complementares.

Atividades Complementares

O que são atividades complementares?  As atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o conhecimento, desenvolvimento de habilidades e competências adquiridas pelo aluno fora do ambiente acadêmico.

É muito importante entregar as atividades complementares, caso você deixe de entregar essas atividades, você não colará grau. Não deixe para última hora, conheça as melhores instituições que oferecem cursos gratuitos a distância para atividades complementares.

Cursos Gratuitos a Distância

FGV: Fundação Getulio Vargas é umas das instituições mais reconhecidas do Brasil e também a mais procurada por estudantes que precisam entregar as horas complementares. A FGV oferece mais de 40 cursos gratuitos, nas áreas de Direito, Recursos Humanos, Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Educação, Comunicação, Economia, História e Ética. Veja alguns cursos que poderá fazer para entregar como atividades complementares.

FGV Cursos Gratuitos

Curso:  Contratação de Trabalhadores
Área: Direito
Carga Horária: 5 Horas

Curso: Diversidade nas Organizações
Área: Gestão Empresarial
Carga Horária: 15 horas

Curso: Fundamentos de Gestão de Cursos
Área: Gestão Financeira
Carga Horária: 5 Horas

Para conhecer todos os cursos gratuitos da FGV, basta acessar aqui.

Fundação Bradesco: A Fundação Bradesco conta com mais de 80 cursos gratuitos, voltados na área de Tecnologia da Informação, Administração Financeira e Comportamental. A Fundação Bradesco é muito procurada na internet pelos seus excelentes cursos oferecidos. Veja abaixo alguns dos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação Bradesco.

Fundação Bradesco Cursos Gratuitos

Curso: Analise de Balanços
Área: Administração Financeira
Carga Horária: 30 Horas

Curso: Fundamentos de Redes
Área: Infraestrutura
Carga Horária: 35 Horas

Curso: Postura e Imagem Profissional
Área: Comportamental
Carga Horária: 59 Horas

Conheça todos os cursos gratuitos da Fundação Bradesco, basta acessar aqui.

Sebrae: O portal EAD Sebrae oferece ótimos cursos grátis voltados para negócios, são mais de 30 cursos divididos entre perfis como: Quero Empreender, Microempreendedor Individual, Micro Empresa e Empresas de Pequeno Porte. Os cursos do Sebrae são indicados para quem estuda na área de administração, contabilidade, comercial, entre outras áreas. Veja alguns dos cursos gratuitos do Sebrae que você pode estar entregando como atividades complementares.

Sebrae Cursos Gratuitos

Curso: Aprender a Empreender
Área: Empreendedorismo
Carga Horária: 16 Horas

Curso: Microempreendedor Individual.
Área: Empreendedorismo
Carga Horária: 5 Horas

Curso: Análise e Planejamento Financeiro
Área: Financeira
Carga Horária: 15 Horas

Acesse aqui a página dos cursos do  portal Sebrae.

Como anda suas Atividades Complementares? Já estão prontas? Além dos cursos, você pode realizar outras atividades como: Assistir Palestras, Ser Voluntario, Fazer Resenhas de Livros, entre outras atividades.

Conhece outros cursos gratuitos para atividades complementares? Deixe um comentário no blog indicando esses cursos.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Graduações durante a madrugada ganham espaço no mercado e ‘Enem’ americano sofre mudanças

Dizendo que seus exames de admissão não focam o suficiente nas habilidades acadêmicas importantes, o College Board (organização responsável pelos testes de aptidão para a admissão em universidades americanas) anunciou semana passada uma reavaliação do SAT (sigla em inglês para Teste de Aptidão Escolar, um exame nos formatos do Enem) pondo fim à antiga punição por “chutes” errados e eliminando palavras obscuras do vocabulário e tornando opcional a redação.
As alterações começam a valer em 2016 e mesmo antes do novo exame ser introduzido, uma parceria com a Khan Academy, oferecerá vídeos on-line gratuitos de instrução e de reforço para alunos que não têm condições de pagar cursinhos preparatórios.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,enem-americano-sofre-mudancas,1137905,0.htm
Reportagem mostra o crescimento da procura por cursos de graduação em horário alternativo, como o pré-matutino, onde as aulas são ministradas antes do horário comercial. A UniÍtalo possui 13 cursos das 5h45 às 8h30, que são procurados sobretudo por quem trabalha durante o dia, mas não tem disposição para estudar à noite. A Trevisan Escola de Negócios decidiu lançar no segundo semestre deste ano um curso “pré-matutino”, em que as aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 6h às 8h40, incluindo também atividades extraclasse e uma disciplina no modelo a distância.
Os cursos da madrugada ainda são vistos com ressalva por parte da comunidade acadêmica, mas, para Alexandre Barros, cientista político, assim como há academias e supermercados 24 horas, não há razão para que instituições de ensino não possam funcionar na madrugada. “Isso permite ascensão social e progresso. A procura por esses cursos só prova que as pessoas querem estudar”, analisa.

domingo, 23 de março de 2014

WIPO - Organização Internacional de Propriedade Intelectual

Programade Desenvolvimento Profissional da OMPI

WIPO - Organização Internacional de Propriedade Intelectual

 Courses available in:           
  • CIPO-Ottawa - Executive Workshop on the Application of Management Techniques in the Delivery of Intellectual Property Services
  • APO-Vienna - Advanced Training Course on Patent Information and Documentation for Patent Examiners
  • GPTO-Munich - Advanced Training Course on Patent Search and Examination in the Field of Biotechnology
  • CEIPI-Strasbourg - Colloquium on Transfer of Technology and Licensing
  • ILPO-Jeru - Training Course on Patent Search and Examination in the Pharmaceutical Field
  • NIPO-Oslo - Training Course on Trademark Procedures
  • CRR-Helsinki - Training Course on Copyright and Related Rights
  • BCC-London - Training Course on Copyright and Related Rights
  • WIPO-WTO - Advanced Training Course on Intellectual Property for Policy Makers
  • OEPM-Carta - Training Course on Trademark Examination Procedures for Latin American Countries
  •  
  • PTE-Lima - WIPO Training Course on Patent Examination for Latin American Countries
  • CRR-Paraguay - Advanced Training Course on Copyright and Related Rights for Senior Officials from Latin American Countries
  • SGAE-Madrid - Training Course on Collective Management of Copyright and Related Rights