sábado, 26 de julho de 2014

Mapas Mentais Concursos Públicos: Administração Indireta


Entidades Administrativas (Administração Indireta)





Fonte: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. São Paulo: Método, 2011. Cap. 2, p. 39-101.

Fonte: http://www.mapeandodireito.com.br/2013/04/entidades-administrativas-administracao.html

Mapas Mentais: Princípios Fundamentais





Os Princípios Fundamentais sempre cairão em provas, e até mesmo para os que estão estudando há mais tempo é interessante manter esse conteúdo fresco na mente. Esse mapa mental foi feito para ajudar aqueles que estão começando e, outrossim, para servir de fonte rápida para reavivar a memória dos 'veteranos'.

Para os marinheiros de primeira viagem, saibam que é essencial muito bem conhecer os dispositivos constitucionais que tratam dos Princípios Fundamentais. A partir deles está orientada toda a estrutura da República, nas palavras de José Afonso da Silva, "Princípio aí exprime a noção de 'mandamento nuclear de um sistema'".  O emprego de fundamental pelo constituinte, deveras, não foi mero acaso, é evidente o intento de estabelecer tais princípios como sendo os alicerces de todo o Estado Democrático de Direito brasileiro.

Os Princípios Fundamentais estão dispostos nos 4 primeiros artigos da CF/88, embora o constituinte tenha gastado poucas palavras, a sua riqueza jurídica é tamanha que são objetos de inúmeras controvérsias doutrinárias. Para provas objetivas não há a necessidade de se aprofundar tanto nessas questões, concentremo-nos no que há de mais essencial.

Informação bastante importante:
TODOS os dispositivos do Título I são princípios fundamentais. Parece um tanto óbvio, eu sei, mas é muito comum as pessoas memorizarem rol a rol (isoladamente), o que faz com que se perca essa visão holística. Já vi algumas questões do Cespe e da FCC explorarem esse ponto, e, de acordo com as estatísticas do Questões de Concurso, acompanhadas de um grande número de erros.
Portanto, lembrem-se, TODOS esses princípios são Princípios Fundamentais.


Princípios Fundamentais


Artigo 1º

Este artigo, de forma sucinta, fornece muitas informações importantes acerca do Estado brasileiro. Nele define-se a federação como forma de Estado, a república como forma de governo e a democracia como regime de governo. Cumpre ressaltar que da forma federativa de estado deriva o princípio da indissolubilidade do vínculo federativo (vedação ao direito de secessão). Para proteger tal princípio, o constituinte assinalou-o como cláusula pétrea. Já a forma e o regime de governo adotados não gozam de tal proteção, mas o desrespeito a um deles (por parte dos estados ou do DF) é motivo o bastante para que se dê uma intervenção federal (art. 34, inciso VII, alínea "a").

Por fim, termina o artigo enumerando os fundamentos da República Federativa do Brasil, a saber: a) soberania, b) cidadania, c) dignidade da pessoa humana, d) valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e e) pluralismo político (SO-CI-DI-VA-PLU). 

Artigo 2º

Aqui, o constituinte consagra a adoção do princípio da separação dos Poderes, o que consiste em dar parcela do Poder do Estado ao Executivo, ao Judiciário e ao Legislativo (trias politica), devendo a atuação ser harmônica e independente.

Artigo 3º

Neste ponto são enumerados os objetivos fundamentais a serem perseguidos pelo Estado Brasileiro, quais sejam: 

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.       
        (CONGA ERPRO)

Eu sei que é golpe baixo associar à Gretchen, mas é tudo por uma boa causa!

Artigo 4º

Finalizam o Título I da CF/88 os dez princípios regentes das relações internacionais, que estão arrolados da seguinte forma:

I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV - não-intervenção;
V - igualdade entre os Estados;
VI - defesa da paz;
VII - solução pacífica dos conflitos;
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X - concessão de asilo político.
(AINDE NÃO CONPREI RECOS)

Juntamente com todos esses princípios, no âmbito das relações com a comunidade internacional, temos explicitado um outro objetivo, nos seguintes ditames:

"Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações."

É interessante dar especial atenção a "América Latina" e "comunidade latino-americana". O grosso das questões sobre esse ponto cobra justamente esse conhecimento.

Conclusão

As questões costumam girar em torno dos três rols de princípios fundamentais (fundamentos, objetivos fundamentais e princípios das relações internacionais). Para facilitar, além dos mnemônicos, podemos perceber que os fundamentos são todos substantivos, ao passo que os objetivos fundamentais são verbos. O que é evidente dado o fato de objetivos serem realidades a serem perseguidas, ou seja, precisam de uma prestação positiva pelo Estado para que sejam alcançados; e fundamentos são pilares, vigas e alicerces que formam toda a base do Estado brasileiro. De qualquer forma, qualquer um pode mudar uma forma verbal para o seu substantivo correspondente, e.g.: construir/construção, garantir/garantia. Por isso, fiquem sempre atentos!
No tocante aos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais, temos que ter em mente que a nossa Constituição é considerada moderna, portanto, sempre que a questão 'falar mal' do Brasil, estará errada. Os examinadores gostam de fazer afirmações como: "O Brasil vela pela solução bélica dos seus conflitos" ou, ainda, "É vedada a concessão de asilo político", e assim por diante.
TODOS são princípios fundamentais! (Nunca é demais lembrar.)

Fonte: http://www.mapeandodireito.com.br/2013/05/principios-fundamentais.html

sexta-feira, 25 de julho de 2014

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Alemanha publica vídeo de agradecimento ao Brasil

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O que os estudantes querem dos cursos on-line?

Empresa norte-americana faz estudo para entender o objetivo dos alunos e o impacto dos cursos a distância em suas vidas


A variedade de opções de cursos on-line está aumento o acesso ao ensino superior para um público cada vez mais amplo e vasto. Mas quem são esses estudantes? O que eles valorizam? Qual o impacto desses cursos em suas vidas? Para responder a essas perguntas, a Learning House (empresa que auxilia instituições de ensino a desenvolverem programas on-line) realizou, nos Estados Unidos, um estudo chamado “Online College Students 2014: Comprehensive Data on Demands and Preferences”.
Entre os resultados que confirmam a percepção da popularidade do ensino a distância está um dado de grandeza: um terço dos estudantes universitários norte-americanos realizam a graduação completamente em ambiente virtual. O restante se divide entre cursos inteiramente presenciais e cursos híbridos – onde apenas parte das aulas são on-line.
crédito Jules / Fotolia.comO que os estudantes querem dos cursos on-line?

Entender o que os estudantes querem dos cursos on-line, segundo a pesquisa, é a chave para as instituições de ensino e o mercado educacional se adequarem a essa crescente demanda, já que os cursos a distância deixaram de ser novidade. Segundo o National Center for Education Statistics (instituto norte-americano de dados educacionais), em 2012, aproximadamente 2,6 milhões de estudantes estavam realizando um curso de graduação on-line e 5,5 milhões estavam fazendo algum outro tipo de curso a distância.
Os alunos, nos Estados Unidos, têm um cardápio variado de opções de instituições e cursos para escolher, de acordo com seus interesses. Os objetivos buscados mais citados pelos integrantes da pesquisa são a busca uma melhor colocação no mercado de trabalho e a possibilidade de os créditos serem transferidos para outras instituições. Segundo o relatório, a maioria dos alunos também se preocupa com a reputação internacional da universidade.
Nessa perspectiva, os alunos consideram uma série de fatores para escolher o programa, mas o preço não está entre os principais. Cursos on-line nem sempre são baratos e, em alguns casos, podem ser até mais caros que os tradicionais. Entre os estudantes graduados entrevistados que já realizaram algum curso pela internet, 79% afirmaram não terem escolhido o mais barato, por priorizarem a reputação e a qualidade do programa.
Outra tendência apontada no estudo tem fundamento econômico. Como o número de pessoas sem emprego cresceu nos Estados Unidos, a concorrência por oportunidades de trabalho também ficou mais acirrada, fator que explica por que o número de alunos on-line desempregados aumentou de 16%, em 2012, para 30%, este ano. De acordo com a pesquisa, uma segunda graduação em uma área correlata a de atuação ou mesmo uma pós ou MBA tornou-se um diferencial maior do que a experiência profissional, o que pode explicar a busca crescente por cursos on-line. Números do estudo ainda mostram que 40% dos que responderam às perguntas disseram ter tido uma melhora na posição de trabalho depois de realizar algum curso a distância.
Segundo a Learning House, estes são os principais pontos que devem ser observados e analisados pelas instituições de ensino que oferecem esses programas: o aumento da concorrência, o fato de o custo não ser mais determinante na escolha do curso e a motivação que leva o aluno a realizar os programas.
O estudo foi realizado por meio eletrônico com mais de 1.500 estudantes que cursaram recentemente, estão estudando ou que planejam cursar nos próximos 12 meses uma graduação, pós ou certificação totalmente on-line.
Fonte: http://porvir.org/porpensar/os-estudantes-querem-dos-cursos-on-line/20140716

terça-feira, 22 de julho de 2014

Instituto cria ferramenta para escola avaliar inovação

Questionário on-line e gratuito ajuda escolas a analisarem práticas ligadas a tecnologias digitais e a decidirem investimentos
Escolas interessadas em ampliar o nível de inovação têm à disposição uma nova ferramenta que poderá ajuda-las na análise de suas práticas ligadas a tecnologias digitais e na tomada de decisão sobre investimentos. É uma auto-avaliação on-line desenvolvida pelo Instituto Crescer para a Cidadania, especializado em projetos de Educação 3.0, que já está disponível gratuitamente no link do Avalie-se.
Segundo Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, a “Avaliação de práticas educacionais inovadoras apoiadas pelas tecnologias digitais” é uma ferramenta tangível e prática. “Escolas poderão avaliar, a partir dos resultados, que tipo de investimento que elas farão, o que pretendem priorizar na mudança”, diz.
PureSolution / Fotolia.com

O formulário de avaliação é simples e a recomendação é que seja preenchido em três horas, coletivamente, por um comitê  formado por representantes de professores, alunos, pais e familiares, funcionários e membros da comunidade onde a escola está inserida.  O questionário aponta indicadores por dimensões – pedagógica, administrativa, financeira, infraestrutura, pais e familiares – a partir de perguntas sobre graus de frequência (sempre, às vezes, nunca), quantidade de equipamentos disponíveis, acessibilidade de internet sem fio, uso de dispositivos pessoais (celulares, tablets, etc.), orientação de pesquisas na internet, utilização de jogos e recursos multimídia por educadores, entre outros recursos em que a tecnologia aparece para facilitar o desenvolvimento da vida escolar.
A partir dessas respostas a ferramenta indica quais são as práticas mais inovadoras e oferece subsídios para que as escolas saibam como trabalhar de forma eficiente com equipamentos e ao mesmo tempo valorizar outros fatores, como o conhecimento da realidade local. Segundo a diretora, embora o formulário de cadastro escolar seja bastante extenso, é possível avaliar termos específicos, pois estão todos divididos em módulos.
O objetivo do projeto é contribuir com os gestores na reflexão sobre o potencial de cada escola. “Pretendemos estimular a formação de comitês, incluir a participação de alunos e pais para pensar estratégias. Desconcentrar a avaliação da figura do diretor ou alguém específico possibilita olhar para diferentes dimensões e não somente inovar a prática de ensino, mas a utilização de recursos financeiros e humanos, gestão de informações e conhecimentos”, acrescentou Luciana.
Além disso, o instituto pretende contribuir também para que governos tenham mais subsídios para avaliar oportunidades de investimento e formação de professores para uso de tecnologias digitais.
O Instituto Crescer promoverá o lançamento oficial do projeto em agosto, quando pretende oferecer um workshop para ensinar usuários a usar a ferramenta, de preferência para grupos de trabalho que unam diferentes atores da comunidade escolar. Coletivamente, eles acreditam, será mais fácil fortalecer a construção de políticas públicas para adoção de tecnologias digitais na educação brasileira.
Fonte: http://porvir.org/porcriar/instituto-cria-ferramenta-para-escolas-avaliarem-inovacao/20140604

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sistema facilita criação e correção de provas

Plataforma SGP gera relatórios de diagnóstico que permitem avaliar a evolução de cada estudante
A época de provas é atribulada tanto para os estudantes que vão ter seus conhecimentos avaliados como professores, que passam horas corrigindo prova por prova, questão por questão. Pensando em uma maneira de otimizar esse processo para os docentes, uma empresa mineira de soluções educacionais, a Starline Tecnologia, criou o SGP (Sistema de Gestão de Provas), uma plataforma que permite que o professor gerencie e organize o processo de criação das avaliações, que faz a correção automática de questões objetivas e que disponibiliza relatórios de desempenho tanto da turma quanto de cada estudante individualmente.
O professor pode criar no sistema um banco de questões e pode categorizá-las por disciplina, conteúdo e também por habilidade e competência que a questão explora. A ferramenta faz a diagramação da prova, seja ela aplicada em papel ou pelo computador. Se for no papel, cabe a instituição ou ao professor escanear as avaliações de cada aluno para inseri-las no sistema.
crédito picsfive / Fotolia.comSistema facilita criação e correção de provas

Depois disso, as questões de múltipla escolha são corrigidas automaticamente. No caso das dissertativas, o professor pode fazer comentários e sublinhar partes, do mesmo modo que faria no papel – comentários também podem ser feitos nos exercícios objetivos, se necessário.
Com a correção finalizada, o professor recebe relatórios de diagnóstico que o permitem avaliar a evolução de cada estudante, identificando qual habilidade ele não compreendeu corretamente e qual é a lacuna que ficou no processo de aprendizagem e precisa ser suprida. Também é possível comparar os resultados individuais com os da classe, o que permite compreender as maiores dificuldades da turma como um todo. E como o banco de questões pode ser categorizado por habilidades específicas, posteriormente o professor consegue fazer um teste para avaliar somente os temas que foram reforçados.
“Descobrimos que um grande problema das escolas e instituições de ensino é controlar a logística de aplicação de provas. Envolve muita coisa, desde o professor digitar a prova no Word, organizar as questões, diagramar, imprimir, corrigir, lançar as notas em um sistema interno… Com um sistema digital todo o processo fica mais ágil, mais rápido. O professor ganha tempo e os alunos recebem os resultados mais depressa”, explica Adriano Guimarães, CEO da Starline.
Cabe à instituição ou ao professor escolher o modo como os estudantes visualizam o teste corrigido – eles podem tanto receber um link on-line para a avaliação, ou mesmo ter um login para acessar o sistema.
Segundo Guimarães, entre as instituições e sistemas de ensino que já fazem uso do SGP estão: FGV-MG, Ibmec, PUC Minas, COC. E uma das áreas de maior crescimento é no ensino à distância. “Instituições com cursos a distância não precisam mais transportar as provas por malotes pelo correio. Antes, entre gerar o teste e o aluno receber o resultado poderia levar 60 dias. Com o sistema, diminuiu para 10. Além disso, as provas montadas pela plataforma são nominais, o que garante a transparência e segurança para o aluno e para a instituição”, argumenta o empresário.
Aplicativo
Uma novidade lançada este ano pela empresa durante a feira Educar/Educador realizada em São Paulo no mês passado atribuladaé a versão do programa para tablets e smartphones. O aplicativo abre uma porta principalmente para o professor que quer fazer uso da ferramenta independentemente da instituição na qual leciona.

“O SGP foi criado para resolver um problema em larga escala. Para instituições menores ou mesmo professores pessoa física que querem otimizar o processo de criação e correção de provas podem usar o aplicativo para organizar seus bancos de dados e criar tabelas com os resultados”, afirma Guimarães.
Fonte: http://porvir.org/porcriar/sistema-facilita-criacao-correcao-de-provas/20140613

domingo, 20 de julho de 2014

Chamadas públicas - Portal CNPq

Chamadas públicas

As chamadas públicas para projetos de pesquisa e bolsas do CNPq estão organizadas nas abas "Abertas", "Encerradas" e "Resultados".
CHAMADA INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos voltados à consolidação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e à formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional. ATENÇÃO: Comunicamos que o formulário de inscrição de propostas esta disponível a partir de quinta-feira (10/07/2014).
MCTI/CNPQ/CBAB - Projetos de Cooperação Internacional em Biotecnologia Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia - CBAB N° 07/2014
Apoiar projetos de pesquisa em Biotecnologia, prioritariamente nas áreas: 1- Bioprospecção, com ênfase em enzimas industriais e outros bioprodutos; 2- Agrobiotecnologia, com impacto na produtividade, sustentabilidade e qualidade da produção agropecuária; 3- Bioenergia, com ênfase em produção de biomassa e bioprocessos; 4- Saúde humana, com ênfase em biofármacos; 5- Saúde e produção animal; 6- Biotecnologia ambiental. Os projetos deverão ser executados obrigatoriamente em cooperação científico-tecnológica entre Brasil e Argentina, sendo opcional e desejável a cooperação também com o Uruguai. Os projetos a serem apoiados serão vinculados ao programa Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia - CBAB. Informações sobre esse programa estão disponíveis no link http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4935.html
    Inscrições:
    • 04/07/2014 a 18/08/2014

    Chamada N° 10/2014 - PEC - PG 2014

    A presente Chamada tem por objetivo a concessão de bolsa para cidadãos oriundos de países com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia, para realização de estudos de pós-graduação, em nível de mestrado, em Instituições de Ensino Superior - IES brasileiras (públicas e privadas), de modo a fornecer a capacitação necessária para que o estudante-convênio possa contribuir para o desenvolvimento do seu país.
    FAQ - Perguntas Frequentes :link
    • Instruções Passo a Passo Preenchimento CVLattes :link
    • Instruções Passo a Passo Preenchimento Formulário Eletrônico :link
    • Manual PEC-PG 2014 :link
    Inscrições:
    • 03/07/2014 a 01/09/2014

    Chamada Nº 09/2014 - CNPq-TWAS 2014

    A presente Chamada tem por objetivo selecionar jovens pesquisadores provenientes de países em desenvolvimento (à exceção do Brasil), nas áreas abaixo descritas, para realizar parte de sua formação no Brasil, em nível de Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche ou Pós-Doutorado. 
    This Call for Applications aims to select young researchers from developing countries (except Brazil) to undertake their PhD, Sandwich PhD or Post-Doctoral Research in Brazil in the below mentioned areas of interest.

    • Guidelines - CV Lattes 2014 :link
    • Guidelines - Online application form :link
    • Programas de Pós-Graduação (Post-graduate programs) 5, 6 e 7 CAPES :link
    • Sample Acceptance Letter for Host Institutions :link
    • TWAS CNPq App Form 2014 :link


    Inscrições:
    • 30/05/2014 a 28/07/2014

    PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CNPq / MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE - 08/2014

    O Programa de Pós-Graduação CNPq/MCT-Mz constitui uma atividade de Cooperação Educacional visando incentivar a participação de servidores públicos moçambicanos em cursos de pós-graduação no Brasil, por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado, para desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas de relevância estratégica e interesse do Governo de Moçambique.

    • Manual 08/2014 :link
    • Instruções Passo a Passo Preenchimento CVLattes :link
    • Instruções Passo a Passo Preenchimento Formulário Eletrônico :link


    Inscrições:
    • 30/05/2014 a 04/08/2014

    Chamada CNPQ/MCTI/SEPIN 12/2014 - Programa Start-Up Brasil

    apoiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação de empresas emergentes, com até 4 (quatro) anos de constituição, doravante determinadas de startups, que desenvolvam software, hardware e serviços de tecnologias da informação ou ainda que se proponham a utilizar software, hardware e/ou serviços de TI como elementos do seu esforço de inovação. Este apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas de fomento ao desenvolvimento tecnológico de acordo com as necessidades relativas às atividades apontadas por cada projeto.


      Inscrições:
      • 28/05/2014 a 14/07/2014
      • 15/09/2014 a 24/10/2014

      CHAMADA CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014 - Apoio à implantação e manutenção de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial

      A presente chamada pública tem por objetivo apoiar financeiramente projetos que visem à implementação e manutenção de núcleos de extensão em desenvolvimento territorial por meio de ações de extensão e pesquisa envolvendo o assessoramento, acompanhamento e monitoramento das iniciativas de desenvolvimento territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário no âmbito do programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em especial, na sua interface com as mulheres do campo e da floresta. ATENÇÃO: O período de inscrição desta chamada foi prorrogado até o dia 22 de Julho de 2014.


        Inscrições:
        • 19/05/2014 a 22/07/2014

        Chamada de Projetos MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs Nº 02/2014

        Fomentar o intercâmbio e a cooperação científica e tecnológica entre grupos de pesquisa nacionais e do exterior, por meio da atração de lideranças internacionais que tenham destacada produção científica e tecnológica nas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras, listadas no item I.2.


          Inscrições:
          • 05/02/2014 a 15/04/2014
          • 16/04/2014 a 27/06/2014
          • 28/06/2014 a 15/09/2014

          Chamada de Projetos MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs Nº 03/2014

          Fomentar o intercâmbio e a cooperação científica e tecnológica entre grupos de pesquisa nacionais e do exterior, por meio da atração de lideranças internacionais que tenham destacada produção científica e tecnológica nas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras, listadas no item I.2.


            Inscrições:
            • 05/02/2014 a 15/04/2014
            • 16/04/2014 a 27/06/2014
            • 28/06/2014 a 15/09/2014

            Chamada MCTI/CNPq/FINEP Nº 06/2014 - ARC

            A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, que venham a ocorrer no período de 1º de julho de 2014 a 30 de junho de 2016.


              Inscrições:
              • 31/03/2014 a 15/05/2014
              • 18/08/2014 a 02/10/2014