quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Mestrados formam professores em TI

Mestrados na América Latina formam professores em tecnologia
Cursos fora do Brasil oferecem especialização em edumática, campo de atuação que desenvolve metodologias inovadoras no ensino a partir do uso de novas tecnologias
Porvir | 05/08/2012 07:00:13

No Brasil, quem é especialista em educação e comunicação é conhecido por educomunicador. Mas quando a relação é educação e informática? Em alguns países da América Latina, os profissionais desta área já têm nome, são chamados de edumáticos. Se por aqui o termo ainda não é usado, mestrados nas nações vizinhas já estão formando profissionais em edumática, professores capazes de desenvolver metodologias inovadoras no ensino a partir do uso de novas tecnologias. 
Ferramentas: Tablets substituem livros em escolas brasileiras
No Peru, o mestrado educação, edumática e docência universitária é oferecido na Universidade Tecnológica do Peru, na capital, Lima – a única especialização em educação, entre cursos predominantemente das áreas de engenharia, administração e tecnologia. De acordo com informações do site da universidade, a intenção da pós em edumática é formar professores universitários que possam inovar na educação, utilizando e incorporando novas tecnologias para melhorar a qualidade de ensino no país.
O que ainda é uma novidade entre os cursos de pedagogia da América Latina que, muitas vezes, capacitam os professores para operar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mas não os preparam para criar e transformar suas aulas por meio do uso de tecnologia. "É preciso ajudar os professores a desenvolver novas práticas educativas que não estão centradas na tecnologia, mas no processo de aprendizado do aluno usando tecnologia. Existe pouca experiência, um bom exemplo é o que faz a Universidade Tecnológica do Peru, que é focada em tecnologia e se abriu para a pedagogia", avalia Eugenio Severin, reconhecido especialista em tecnologia e educação, ex-consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em TIC na educação para a América Latina. 
Futuro: Professor não pode concorrer com a internet
As aulas do mestrado são presenciais e virtuais – realizadas através de plataformas online. O plano de estudos inclui temas teóricos como pedagogia e teoria de aprendizagem na educação superior e gestão e inovação educativa. Já os conteúdos práticos vão desde como fazer a integração de plataformas virtuais na sala de aula (e-learning e blended learning) e de edumática, trabalhando planejamento e criação de materiais educativos multimídia.
Segundo a coordenação do curso, os especialistas desta área podem atuar como professores acadêmicos, analistas, consultores de projetos relacionados à educação e tecnológica ou ainda na criação de cursos e currículos para diferentes institutos de ensino.
México
O México é outro país que oferece uma pós com o mesmo formato. Na cidade de Cuernavaca – a 87 km da Cidade de México, capital do país –, a Universidade Internacional, há quatro anos, forma mestres em Educação e Tecnologia Educativa.
Durante o mestrado, que dura dois anos, os estudantes aprendem a criar, planejar e gerir portais educativos, a usar de forma didática a internet e a aplicar as TIC como instrumentos de ensino
Os estudantes podem seguir três linhas diferentes de formação. A primeira delas é o docente e seu desenvolvimento, que foca na atualização e formação do professor. Uma segunda formação é voltada à avaliação e criação de modelos e programas de ensino desde a educação básica ao ensino superior. Uma terceira avalia como inovar nos diferentes cenários educativos.
Durante o mestrado, que dura dois anos, os estudantes aprendem a criar, planejar e gerir portais educativos, a usar de forma didática a internet e a aplicar as TIC como instrumentos de ensino. Os mestrandos desenvolvem projetos digitais colaborativos e aprendem a criar programas educativos baseados em aplicativos de web. Eles também adquirem conceitos sobre a evolução dos programas educativos, a avaliação de modelos de tecnologia atuais e quais são os modelos de ensino no século 21.
Colômbia e Argentina
Ainda na América Latina, a Colômbia também oferece formação em tecnologia educativa em duas universidades. Na Universidade Autônoma da Colômbia, em Bogotá, a especialização em edumática dura um ano e é dirigida a graduados em qualquer área, professores ou não, desde que vinculados ao sistema educativo público ou privado do país. A exigência não se aplica à Universidade Católica de Pereira, na cidade de Risaralda, onde a especialização de mesmo nome dura dois semestres.
Outro país do continente que oferece cursos na área é a Argentina. Na Universidade Tecnológica Nacional, em Córdoba, professores graduados ou profissionais formados em cursos ligados à tecnologia – como análises de sistemas ou técnico em eletrônica e química – podem se especializar em licenciatura em tecnologia educativa.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Na avaliação do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, a pós-graduação do país está em crescente melhoria. 
"O número de doutores no Brasil é de apenas um décimo em relação ao que o país precisaria. 
Mas o sistema universitário brasileiro é muito jovem e o que percebemos é que as instituições, em geral, estão se aperfeiçoando. Buscam o melhor desempenho até pelas consequências positivas que esse resultado agrega a elas", afirma. 
O número total de discentes formados nesse triênio é de 139.736, dos quais 99.645 conquistaram título em mestrado acadêmico; 32.005, em doutorado, e 8.086, em mestrado profissional.
Em relação à quantidade de cursos avaliados pela Capes, esse número cresceu 20,8%, se comparado ao da avaliação envolvendo os anos de 2004 a 2006. 
A Região Norte aparece com maior crescimento de cursos avaliados em relação ao ano de 2007, com 35,3%. Em seguida, vêm as regiões Nordeste, 31,3%; Centro-Oeste, 29,8%; Sul, 24,2% e, por último, a Região Sudeste, com 14,9%. O Sudeste ainda é a área do país com o maior número de cursos (2.190), representando 53,4% do total. 
O Sul representa 19,8%, com 810 cursos. O Nordeste, 16,4% (672 cursos); o Centro-Oeste, 6,6% (270 cursos), e a Região Norte 3,8% (157 cursos).

Consulte aqui os Resultados da Avaliação Trienal 2010.

Fonte: Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e http://www.educacaoadistancia.blog.br/numero-cursos-de-mestrado-e-doutorado-com-baixo-desempenho-aumenta/

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MOOC - Cursos Gratuitos – EaD

Cursos Gratuitos – a distância
A roda dos cursos online gratuitos universitários não para de girar. Depois de Coursera,MITx e edX terem impulsionado um novo modelo de aprendizagem chamado nos EUA de Mooc (Massive Open Online Course, cursos virtuais grátis para grandes quantidades de alunos), alguns dos gigantes do universo educacional online se reuniram em torno do conceito Mechanical Mooc, ou Mooc Mecânico, e lançaram um curso de "introdução delicada a [liguagem de programação] Python" que funciona de forma automatizada.
A iniciativa pretende testar um modelo de curso de oito semanas sem instrutor. Assim, em vez de aulas serem organizadas por um professor, elas seguirão a cadência de e-mails pré-agendados. "Com os MOOCs que vimos até agora, ainda há um professor que dá a disciplina. Nosso curso não tem tutor. Nossa teoria é que as ferramentas de aprendizagem on-line se tornaram robustas o suficiente e que, com alguma orientação, os alunos possam trabalhar juntos para ajudar uns aos outros sem a necessidade de uma autoridade central", diz a Peer 2 Peer University, que participa do projeto.
O Mooc Mecânico usa as especialidades que MIT OpenCourseWareOpenStudy eCodeAcademy desenvolveram no ensino online: conteúdos, redes e exercícios, respectivamente. Por se apoiar nesse know-how, o curso introdução delicada ao Python não começa seu desenvolvimento do zero e será mais barato do que os cursos on-line mais tradicionais. "Em vez de tentar criar uma plataforma que estruture a experiência de aprendizado do início ao fim, como os Mooc têm feito, estamos levando o que de melhor já existe – o conteúdo do MIT OpenCourseWare, as comunidades da OpenStudy e os exercícios da Codecademy – e vamos juntá-los em uma lista de discussão que vai coordenar a atividade dos alunos", diz Peer 2 Peer, responsável pela coordenação dessa lista de e-mails.
Para quem ainda não conhece os envolvidos na iniciativa, é bom explicar. O MIT OpenCourseWare é a plataforma que reúne conteúdos produzidos por alunos e professores do MIT e que permitiu o lançamento do MITx – apesar disso, o curso de introdução delicada ao Python não oferecerá um certificado do MITx, mas uma espécie de "distintivo" da CodeAcademy por ter participado. Falando em CodeAcademy, ela é uma startup referência em ensino de programação no mundo e se destacou por criar sistemas de exercícios com feedback instantâneo. Já a OpenStudy é uma espécie de rede social voltada para o aprendizado que reúne estudantes interessados em mesmos assuntos; eles definem sua missão como "fazer do mundo um grande grupo de estudos, que não considera escola, região ou backgroud". Por último, a Peer to Peer University é um projeto educacional que promove a educação por pares.
As inscrições estão abertas e o curso começa em 15 de outubro. Os alunos poderão interagir em fóruns genéricos ou fazer parte de grupos de estudos de até 10 pessoas. Como não há um instrutor, os alunos podem aprender no próprio ritmo. "Nossa preocupação é menos atingir um grande número de pessoas, e mais sobre como produzir uma boa experiência de aprendizagem para todos os que participam."
Patrícia Gomes, do Portal Porvir

domingo, 6 de janeiro de 2013

Mestrado Profissional Gratuito - Inscrições Abertas!!

Curso gratuito de mestrado profissional abre inscrições7/1/2013
Fernanda Atalla


Até 15 de janeiro estarão abertas as inscrições do curso gratuito de mestrado profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFF, em Rio das Ostras. Serão oferecidas 30 vagas para as linhas de pesquisa “Implantação, gestão e avaliação de sistemas de produção” (até 14 vagas), “Pesquisa operacional e simulação” (até sete vagas) e “Engenharia de sistemas de informação” (até nove vagas). As inscrições devem ser feitas de segunda-feira a quinta-feira, das 14h às 20h, na Secretaria do Instituto de Ciência e Tecnologia, Rua Recife, s/n, Jardim Bela Vista, Rio das Ostras.

O curso terá início no dia 17 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, e é destinado a profissionais das áreas de engenharia, ciência da computação, administração e outras áreas afins, de acordo com o colegiado do programa. Para o processo seletivo, serão duas etapas: na primeira, haverá provas de raciocínio lógico, inglês e análise de documentos; na segunda, fase classificatória, uma avaliação do plano de pesquisa e entrevista. 

O edital está disponível no site www.mesc.uff.br, e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 99211-9414 ou pelo e-mail mesc@puro.uff.br. 

Fonte: 

Censo da Educação Superior MEC INEP

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jeffersonsoares
Criado em:
16/10/2012 18:17
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16/10/2012 18:17
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