segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Aplicação da atividade Facebook Cecierj

Olá a todos.

Utilizei e ainda estou usando o Facebook com meus alunos. 
Na disciplina de Protocolo e Cerimonial (curso nível técnico), os alunos teriam que utilizar/tirar/postar foto(s) para identificar situações relacionadas ao que foi dado, comentando/perguntando e postar no Facebook. 
Houve resistência inicial, principalmente porque alguns dos alunos não são nem mesmo imigrantes digitais (aprenderam a ligar/lidar com o computador durante o curso) e estavam com certas dificuldades (principalmente tecnológicas) em realizar a tarefa. A tarefa apresentou opções para esses casos: outro colega ou tutor poderia postar, indicando nome e polo, ou caso ainda houvesse impossibilidade, o aluno poderia fazer essa postagem direto no fórum no Moodle (criado para isso)
O que achei mais interessante é que esses mesmos alunos mais "resistentes" foram muito incentivados pelos colegas e se animaram a utilizar (esse e outros) recursos da web 2.0.
Também percebi que não basta postar a atividade, é preciso, comentar/complementar, participar, direcionar e até dar "exemplos" (gentil e delicadamente) das possibilidades de uso com o "curtir", o "compartilhar", postagem de vídeos, "linkagens", uso de memes, etc. 

Por isso acredito que esses recursos da web 2.0 podem ser bem utilizados, mas, como foi comentado, é necessário conhecer bem o recurso escolhido. Além disso, para aplicar/utilizar bem esses recursos é preciso um bom planejamento e adaptação às situações que surgirem, pois seu uso é inusitado/novo e as repercussões/reações também o são. 

Achei bastante interessante a forma como possibilitou que alunos de diversos polos/cidades trocassem idéias e impressões, ajudando com a "distância" do EaD.
sorriso
____
Para quem quiser ver essa experiência (ainda em curso), abaixo parte do que foi passado aos alunos:

Pode usar mesmo Modelo do "Relatório" para a "Participação".
Para o Evento Simulado:
- Relatório com passos Pré-Trans e Pós Evento: 5 pontos.
- “Participação” via Facebook – uma foto, um comentário: 3 pontos.
Identifique bem: coloque o nome do tipo de Evento Oficial Público, a foto e o comentário. (posteriormente tive que solicitar que incluíssem o nome do pólo - esquecimento meu sorriso ).

"Tirar uma foto de alguma parte de um Evento e postar no Facebook com um comentário sobre uma ou duas dessas características discriminadas acima destacando a(s) que ficar(em) evidente(s) na foto. É claro que pode ser mais de uma. Não se esqueça de incluir seu nome depois do comentário e podem realizar quantas postagens quiserem. Então: Uma foto, um comentário, seu nome. Ah, também vale comentar/curtir as postagens dos colegas."

A atividade do facebook foi pensada para os alunos que vão realizar o relatório individualmente. Além disso, estamos aqui para facilitar as coisas. Qualquer aluno que tenha ou não tenha perfil no facebook poderá postar uma foto comentada de um evento que venha a participar ao longo do trimestre no fórum Participação, destacando em seu cometário algum acontecimento relevante que relacione a foto ao conteúdo da disciplina. (conforme orientações em O Evento).

A postagem no facebook é uma opção para quem não for realizar um evento na prática, ou seja, para quem irá fazer apenas uma simulação (um relatório individual).

Titulo: Protocolo e Cerimonial no Facebook.
Objetivos: Reconhecer e definir, em situações práticas, os assuntos abordados nas aulas anteriores relacionados a Protocolo e Cerimonial.
Conteúdo: Legislação Oficial; Protocolo Oficial; Cerimonial Público; Ordem Geral de Precedência; Pronomes de Tratamento; Organização de Eventos; Profissionais de Cerimonial: Cerimonialista ou Chefe de Cerimonial e Mestre de Cerimônias; Eventos: Procedimentos Pré, Trans e Pós Evento.
Ingredientes: Um celular, um evento (de preferência oficial), conhecimentos das aulas anteriores, muita atenção.

Antes de passar à prática, reveja os materiais anteriores (incluindo o Caderno Texto), quando falamos sobre Eventos e os procedimentos Pré, Trans e Pós Evento, principalmente a ordem de precedência para: pronunciamentos, formação da mesa, bandeiras representadas, presença ou não o hino nacional (variações tocada/cantada), papel do mestre de cerimônias e cerimonialista, uso correto dos pronomes de tratamento, vestimenta adequada, o que servir, discursos e script pertinentes (incluindo do MP), convites/cartões RP, etiqueta, equipamentos necessários, etc.

Modo de fazer: Tirar uma foto de alguma parte de um Evento e postar no Facebook com um comentário sobre uma ou duas dessas características discriminadas acimadestacando a(s) que ficar(em) evidente(s) na foto. É claro que pode ser mais de uma.
Não se esqueça de incluir seu nome depois do comentário e podem realizar quantas postagens quiserem.
Então: Uma foto, um comentário, seu nome.
Ah, também vale comentar/curtir as postagens dos colegas.
Divirtam-se. sorriso

Modelo: Transferência de domínio por aplicação de modelo.
Postagem no Facebook de situações relacionadas a Protocolo e Cerimonial.
Características: Relevante para o mundo real; Oferece múltiplas perspectivas de análise; Favorece a reflexão; Requer investimento de tempo; Oportuniza a colaboração.

Ei! Divirta-se. Participe! Curta! 
Endereço do Grupo no Face (opção que valerá 3 pontos de Participação):https://www.facebook.com/groups/472860799425127/


Os materiais disponibilizados em "Textos de Apoio" do Cecierj foram excelentes.
Abaixo alguns links que também achei interessantes (para pesquisa e leitura antes da aplicação da atividade):

01 Out 2012
Considerando que hoje dificilmente alguém não tem um celular que, no mínimo, tira fotos e acessa a internet (o difícil é fazer vocês ficarem “fora” delaJ) e, deixando de fingir que vocês também não acessam o Facebook ...
23 Out 2012
O Facebook é a maior rede social do mundo: atualmente, conta com mais de 900 milhões usuários. Mesmo que você não tenha um perfil nela, deve perceber a popularidade em conversas com seus alunos e colegas.
28 Out 2012
Até parece o Facebook, mas não é. Nesse território, os usuários têm um único assunto: educação. São as chamadas redes sociais educativas. Elas funcionam como uma rede social virtual, mas são mais seguras – o que ...
22 Nov 2012
100 maneiras de usar o Facebook em sala de aula Há inúmeras maneiras de usar a rede social mais popular do mundo em sala. Veja 100 d... Uma Nova Abordagem: "Aprendizagem e Ensino por Projetos. Uma Nova ...

28 Out 2012
Conheça a melhor forma de se relacionar com a turma nas redes sociais e saiba como o Facebook, o Orkut ou o Twitter podem ser aliados do processo de aprendizagem. Você sabe quantos de seus alunos possuem perfis ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)