sábado, 17 de janeiro de 2015

Sustentabilidade - Especial de Segurança

http://sustentabilidade.allianz.com.br/?2156/Especial-de-segurana-viria







Tendências de segurança viária



































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    Programa em Mídia e Cotidiano credencia novos professores


    O Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) está com edital aberto para credenciamento de professores interessados em integrar o seu quadro permanente de docentes. Para participar, o candidato deve ser professor e pesquisador doutor de instituição de ensino ou pesquisa em nível superior federal, com formação e experiência profissional nas áreas relativas ao PPGMC e que, preferencialmente, não esteja vinculado a outros programas de pós-graduação no país.

    O prazo de inscrições para entrega dos documentos prossegue até o dia 23 de fevereiro de 2015 sendo que, se faltar algum documento de comprovação de currículo este pode ser entregue até 25 de fevereiro de 2015. A confirmação da inscrição será feita por e-mail nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2015. O candidato se inscreve apresentando três cópias do projeto de pesquisa, uma cópia do currículo Lattes atualizados com comprovação das produções, além de carta manifestando o interesse em fazer parte do corpo docente. As entrevistas estão previstas para ocorrer de 3 a 5 de março de 2015.
    A área de concentração do PPGMC/UFF compreende dialeticamente as relações entre mídia e vida cotidiana, analisando as contradições e potencialidades dos discursos midiáticos, sua influência ideológica, seus referenciais culturais e sua incorporação/ transformação pelas práticas sociais. Abrange estudos articulados de suportes, produtos e processos nas áreas de jornalismo, publicidade, meios audiovisuais, design e tecnologias digitais. Uma de suas linhas de pesquisa envolve Linguagens, Representações e Produção de Sentidos. A outra discute Políticas, Discursos e Sociedade.

    Avaliação
    A banca para o processo de credenciamento é formada por três professores doutores. Os critérios de avaliação são coerentes aos da área de Ciências Sociais Aplicadas no CNPq - Comunicação Social. Assim, a análise levará em conta o projeto de pesquisa, a produção bibliográfica e a trajetória acadêmica - os dois últimos no período referente aos anos 2012-2014.
    As vagas são definidas pela banca, considerando a perspectiva de manter o equilíbrio quantitativo entre os docentes de cada uma das duas linhas de pesquisa do Programa. Mais informações sobre o processo de credenciamento poderão ser obtidas através do e-mail ppgmc@vm.uff.br.  

    Fonte: http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/index.php/2-artigos/87-credenciamento-novos-professores-ppgmc 

    sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

    Institutos federais oferecem 7,2 mil vagas pelo Sisu


    Graduação pelo Sisu

    Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pará oferecem vagas em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

    As inscrições no Sisu serão abertas no dia 19 próximo e vão até o dia 22. Podem concorrer às vagas candidato que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014.
    O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abre 3.320 vagas em 26 campi. Para orientar os candidatos, a página do instituto na internet contém o edital, a tabela dos cursos, turnos, duração e número de vagas em cada unidade de ensino.
    O curso de análise e desenvolvimento de sistemas, com duração de seis semestres, por exemplo, é oferecido em 18 unidades e soma, no conjunto, 760 vagas.
    Há também vagas para graduação em engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia de controle e automação e em diversas licenciaturas, entre outras áreas do conhecimento.
    O Instituto Federal do Pará (IFPA) abre 955 vagas em sete unidades para ingresso neste primeiro semestre. São 21 cursos, entre licenciaturas e bacharelados.
    As licenciaturas somam 240 vagas em geografia, letras, matemática, pedagogia, química e física.
    Para saneamento ambiental, o instituto tem vagas nos campi de Belém (30 vagas), Itaituba (40) e Tucuruí (40).
    No portal do IFPA, o candidato pode consultar a tabela dos cursos, turnos, vagas e o número de semestres de duração de cada curso.
    No Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) a oferta é também de 955 vagas em sete unidades. Entre os bacharelados, o instituto oferece jogos digitais, fisioterapia, farmácia e produção cultural.
    Entre as licenciaturas, física, matemática e química. No portal do IFRJ podem ser consultados o edital, os turnos, cotas e vagas disponíveis por curso.
    Instituto Federal do Ceará (IFCE) anuncia a abertura de 2.060 vagas em cursos de graduação. A oferta está distribuída em 34 cursos de 19 campi. O instituto ainda não divulgou o edital.
    Curso de análise e desenvolvimento de sistemas, por exemplo, é oferecido em 18 unidades e soma, no conjunto, 760 vagas
    Mais informações na página do Sisu na internet.

    Pós Graduação


    Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de tutores para o curso de extensão “A escola e a cidade: Políticas Públicas Educacionais”, na modalidade semipresencial.
    Para efetuar a inscrição visite o site: www.empreendedorismo.uff.br

    ePubPDF
    A Coordenação de Educação a Distância – CEAD é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD/UFF, instituída através da Portaria nº 45.243 de, 21 de julho de 2011, assumindo as atribuições do extinto NEAMI – Núcleo de Educação Assistida por Meios Interativos. Tem por principais objetivos o desenvolvimento de cursos semipresenciais, nos níveis de Graduação, Especialização, Extensão e Sequenciais; o uso das novas tecnologias de interação e comunicação nos cursos presenciais e, em especial, a oferta de disciplinas a distância para os cursos presenciais da Universidade Federal Fluminense. A CEAD atua dando suporte, prestando assessoria, desenvolvendo atividades que viabilizam ações educativas a distância em diversas áreas do conhecimento, no âmbito desta Universidade. Sua estrutura organizacional é composta por uma Divisão de Desenvolvimento de Cursos e uma Divisão Operacional. Em síntese, a CEAD tem uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais responsáveis nas áreas de desenvolvimento (Revisores e Designers), gestão e operacionalização dos cursos. Além disso, possui uma infraestrutura física própria, oferecendo aos professores conteudistas todo o suporte necessário, inclusive à filmagem e edição de suas aulas, conforme demanda. Atividades:
    • Institucionalizar a Educação a Distância na Universidade Federal Fluminense;
    • Divulgar a Educação a Distância junto à comunidade acadêmica da UFF;
    • Implantar na plataforma Moodle os cursos a distância ofertados;
    • Capacitar os professores e tutores para a atuação na Educação a Distância;
    • Apoiar e incentivar os professores na elaboração de material didático para os cursos presenciais;
    • Apoiar as atividades de tutoria dos cursos e disciplinas semipresenciais;
    • Dar suporte aos alunos no uso da Plataforma Moodle;
    • Prestar assessoria aos professores na coordenação das disciplinas online;
    • Desenvolver pesquisas sobre Educação a Distância na UFF;
    • Incentivar e apoiar a realização de eventos científicos que utilizem as ferramentas da Educação a Distância;
    • Avaliar continuamente os cursos oferecidos pela Universidade na modalidade a distância;
    • Apoiar ações da Coordenação UAB da UFF;
    • Representar a Universidade Federal Fluminense na área de Educação a Distância.

    quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

    Ensino Híbrido

    Professores e alunos de todo o Brasil começam o ano com um presentão: o primeiro curso sobre ensino híbrido do país estará, em breve, disponível gratuitamente. Resultado da parceria entre o Instituto Península e a Fundação Lemann e fruto de um longo processo de pesquisa e validação do melhor formato, o curso Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação será oferecido na plataforma online Veduca.

    Cada aluno possui sua maneira e tempo de aprendizado, e o ensino híbrido fornece ao professor ferramentas e estratégias de ensino que, além de facilitar seu trabalho, possibilitam que todos os alunos tenham uma experiência mais personalizada. A tecnologia por si só não amplia a conexão do aluno com o aprendizado, mas o curso de Ensino Híbrido irá ensinar os professores a usá-la como facilitador e potencializador desse processo.
    Os educadores participantes poderão escolher assistir às videoaulas e fazer os exercícios gratuitamente ou realizar o programa de certificação que contém conteúdos exclusivos, tutoria personalizada, provas online e oferece um certificado. Esta segunda opção de formação é paga. Em ambos os formatos, o curso apresentará aos interessados ferramentas e recursos para a personalização do ensino, utilizando a tecnologia para benefício do aluno. O professor aprenderá novas formas de engajá-lo no estudo e também como aproveitar melhor seu próprio tempo e potencial impacto de trabalho.
    Professores de Ensino Fundamental ou Médio que têm interesse em integrar tecnologias digitais à sala de aula estão no foco da formação, mas qualquer interessado poderá cursar o Ensino híbrido.

    O início do curso está previsto para março, mas já é possível fazer a pré-inscrição aqui

    Assista abaixo o vídeo sobre o curso Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação!

    Já ouviu falar em Ensino Híbrido?

    Por Instituto Península
    Você sabe o que é Ensino Híbrido? A pesquisadora da USP Lilian Bacich, que é consultora do Instituto Península, fala na entrevista abaixo como esse novo modelo pode transformar a educação. Confira!

    O que é o Ensino Híbrido?
    Lilian: É possível encontrar diferentes definições para Ensino Híbrido na literatura. Todas elas apresentam, de forma geral, a convergência de dois modelos de aprendizagem: o modelo presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, como vem sendo realizado há tempos, e o modelo online, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino. No modelo de ensino híbrido, a ideia é que educadores e estudantes ensinem e aprendam em tempos e locais variados. Nessa abordagem, não estamos tratando de educação à distância, em que algumas disciplinas são ministradas na forma presencial e, outras, ministradas apenas a distância. Esse seria o uso original do termo que evoluiu para abarcar um conjunto muito mais rico de estratégias ou dimensões de aprendizagem. O modelo de Ensino Híbrido hoje é uma forma de abordagem para a Educação Básica que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online, que ocorrem na sala de aula ou fora dela, porém, preferencialmente na escola, sem modificar a carga horária presencial.
    Quais os principais benefícios da adoção do Ensino Híbrido? 
    Lilian: Um dos principais benefícios do modelo de ensino híbrido é a possibilidade de personalizar o ensino, ou aproximar-se disso. Sabemos que o estudante do século XXI está inserido em uma nova realidade social e cultural em que a tecnologia digital está presente em praticamente todos os momentos do seu dia. A escola não pode ficar a parte desse processo e já tem modificado a forma de trabalhar com esse estudante há algum tempo, inserindo gradativamente a tecnologia digital nas aulas. Porém, o que se observa em estudos sobre o tema, é que a tecnologia digital, na maioria das vezes, apenas substitui os recursos já utilizados pelo professor (lousa, giz) por recursos possibilitados pelo uso do data-show, como a apresentação de uma aula em Power-Point, o uso de vídeos e animações, entre outros. O modelo de ensino híbrido traz a possibilidade de pensar em melhores utilizações desses recursos digitais no dia a dia atendendo a todos os alunos e às suas características pessoais de aprender.
    E quais os desafios para a implantação deste modelo? 
    Lilian: O papel do professor é essencial na organização e no direcionamento do processo. O objetivo é que, gradativamente, o professor planeje atividades que possam atender às necessidades da turma. É importante que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma colaborativa, com foco no compartilhamento de experiências e na construção do conhecimento por meio das interações com o grupo. O desafio que encontramos hoje, de acordo com o que identificamos em algumas pesquisas nacionais e internacionais, é que, apesar das escolas implementarem as tecnologias digitais em sua rotina, adotando computadores, tablets e outros equipamentos, ainda têm dificuldade em modificar as formas de lidar com o planejamento das aulas. A mudança na escola tem sido mais lenta, e esse é o maior desafio, pois demanda alterações em vários níveis: infraestrutura educacional, formação de professores, estruturas curriculares, práticas de sala de aula e modos de avaliação.
    Por que o ensino híbrido é considerado uma tendência na educação? 
    Lilian: Podemos considerar que o ensino híbrido é uma tendência na educação à medida que a discussão sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula começa a atingir um novo patamar. Não estamos mais falando em capacitar o professor para o uso das tecnologias digitais, porque isso já acontece, mas em discutir com o professor o “como” fazer e de que maneira ele pode inserir as tecnologias digitais em seu planejamento de forma sustentada. Entendemos que as formas de aprender de cada estudante podem ser diferentes, por isso, possibilitar diferentes oportunidades de aprendizagem pode ser uma vantagem para atingirmos aqueles estudantes que têm mais dificuldade de aprender em um modelo único utilizado por um professor. Sabemos também que há estudantes que aprendem melhor no formato tradicional. E essa é grande vantagem do ensino híbrido que permite a união do “melhor dos dois mundos”: presencial e online.
    O Instituto Península em parceria com a Fundação Lemman desenvolve desde março deste ano o projeto Ensino Híbrido com o propósito de construir aprendizados a partir da produção de experiências e criação de uma rede de conhecimento e um acervo de informações que poderão ser replicados para educadores de todo o País. 
    Em breve, será lançado o curso online Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na educação. Para mais informações, acompanhe nosso site e nossa fanpage: facebook.com/institutopeninsula


    FONTE: Instituto Península

    Cursos Online Grátis SENAC 2015

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    Pioneiro no ensino à distância o SENAC atua fortemente desde sua fundação na evolução e popularização dessa modalidade de ensino, em 2004 o MEC (Ministério da Educação) concedeu especialmente ao SENAC a autorização para oferecer curso de graduação lato sensu na modalidade EAD (Ensino à distância) em reconhecimento ao empenho da instituição, no entanto, para atender a demanda foi necessário criar a Rede EAD SENAC, é pioneiro também no ensino sobre rodas, com centenas de unidades móveis busca atender a população carente e acumula ao longo de sua história mais de 53 milhões de atendimento. Acompanhe alguns dos Cursos Online Grátis SENAC 2015:
    • Administração de contas a pagar, a receber e tesouraria
    • Administração e Organização dos Serviços de Saúde em Enfermagem
    • Administração Financeira para Pequena e Média Empresa
    • Analgésicos e Anti-inflamatórios: uma abordagem para o atendimento
    • Anatomia Seccional em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética
    • Aprendizagem em Assistente de Serviços Administrativos
    • Atendimento de Enfermagem na PCR no mbito Hospitalar
    • Auxiliar Administrativo com Ênfase em Departamento Pessoal e Informática
    • Cálculos Aplicados ao Preparo e Administração de Medicamentos
    • Captação de Recursos para o Desenvolvimento Organizacional
    • Construção de Websites com Flash, Dreamweaver e Fireworks
    • Corel X5 e Photoshop CS5 – Ilustração Digital e Tratamento de imagem
    • Desenvolvendo Aplicações Web com Microsoft ASP.NET e Visual Studio.NET
    • Digitação com Informática Básica – Windows, Word, Excel e Internet
    • Estratégias de aprendizagem da Matemática e da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
    • Formação CISCO CCNP – Cisco Certified Network Professional
    • Gestão de Compras e Estratégias de Negociação em Serviços de Saúde
    • Implementação de Sistemas de Gestão, Segurança e Saúde Ocupacional
    • Inclusão de pessoas com necessidades especiais: planejamento e prática
    • Manipulação Higiênica e Sanitária de Carnes Frescas e Temperadas
    • NR10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade
    • NR33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados
    • Planta Humanizada – Técnicas de Apresentação de Projetos
    • Princípios da Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico
    • Processos de Trabalho da Camareira em Meios de Hospedagem
    • Técnicas Básicas de Cabeleireiro – Responsabilidade Social Senac

    Para acompanhar a lista completa dos Cursos Online Grátis SENAC 2015 acesse o portal da instituição através do link: http://www.senac.br/cursos.aspx.
    Fonte: http://www.cursosgratuitossenac.com.br/cursos-online-gratis-senac-2015.html

    quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

    Mestrado Doutorado Gratuito Federal

    Cursos STRICTU SENSU oferecidos pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


    1º semestre de 2015




    Quadro de Horários 1/2015

    Mestrado


    Doutorado

    • Sobre o Doutorado

    • Cronograma do Curso

    • Disciplinas

    • Formularios

    • Processo Seletivo

    • Banco de Teses

      • Matrícula e Inscrição em Disciplinas 1/2015

        A matrícula e inscrição em disciplinas dos novos alunos será no período de 23 a 27 de fevereiro de 2015. A inscrição em disciplinas dos alunos em curso será de 2 a 6 de março de 2015. Horários das disciplinas e atividades encontram-se nesta página, em "Calendários e Quadro de Horários".
      • Fonte: http://www.ppg-educacao.uff.br/novo/