Por Instituto Península
Você sabe o que é Ensino Híbrido? A pesquisadora da USP Lilian Bacich, que é consultora do Instituto Península, fala na entrevista abaixo como esse novo modelo pode transformar a educação. Confira!
O que é o Ensino Híbrido?
Lilian: É possível encontrar diferentes definições para Ensino Híbrido na literatura. Todas elas apresentam, de forma geral, a convergência de dois modelos de aprendizagem: o modelo presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, como vem sendo realizado há tempos, e o modelo online, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino. No modelo de ensino híbrido, a ideia é que educadores e estudantes ensinem e aprendam em tempos e locais variados. Nessa abordagem, não estamos tratando de educação à distância, em que algumas disciplinas são ministradas na forma presencial e, outras, ministradas apenas a distância. Esse seria o uso original do termo que evoluiu para abarcar um conjunto muito mais rico de estratégias ou dimensões de aprendizagem. O modelo de Ensino Híbrido hoje é uma forma de abordagem para a Educação Básica que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online, que ocorrem na sala de aula ou fora dela, porém, preferencialmente na escola, sem modificar a carga horária presencial.
Quais os principais benefícios da adoção do Ensino Híbrido?
Lilian: Um dos principais benefícios do modelo de ensino híbrido é a possibilidade de personalizar o ensino, ou aproximar-se disso. Sabemos que o estudante do século XXI está inserido em uma nova realidade social e cultural em que a tecnologia digital está presente em praticamente todos os momentos do seu dia. A escola não pode ficar a parte desse processo e já tem modificado a forma de trabalhar com esse estudante há algum tempo, inserindo gradativamente a tecnologia digital nas aulas. Porém, o que se observa em estudos sobre o tema, é que a tecnologia digital, na maioria das vezes, apenas substitui os recursos já utilizados pelo professor (lousa, giz) por recursos possibilitados pelo uso do data-show, como a apresentação de uma aula em Power-Point, o uso de vídeos e animações, entre outros. O modelo de ensino híbrido traz a possibilidade de pensar em melhores utilizações desses recursos digitais no dia a dia atendendo a todos os alunos e às suas características pessoais de aprender.
E quais os desafios para a implantação deste modelo?
Lilian: O papel do professor é essencial na organização e no direcionamento do processo. O objetivo é que, gradativamente, o professor planeje atividades que possam atender às necessidades da turma. É importante que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma colaborativa, com foco no compartilhamento de experiências e na construção do conhecimento por meio das interações com o grupo. O desafio que encontramos hoje, de acordo com o que identificamos em algumas pesquisas nacionais e internacionais, é que, apesar das escolas implementarem as tecnologias digitais em sua rotina, adotando computadores, tablets e outros equipamentos, ainda têm dificuldade em modificar as formas de lidar com o planejamento das aulas. A mudança na escola tem sido mais lenta, e esse é o maior desafio, pois demanda alterações em vários níveis: infraestrutura educacional, formação de professores, estruturas curriculares, práticas de sala de aula e modos de avaliação.
Por que o ensino híbrido é considerado uma tendência na educação?
Lilian: Podemos considerar que o ensino híbrido é uma tendência na educação à medida que a discussão sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula começa a atingir um novo patamar. Não estamos mais falando em capacitar o professor para o uso das tecnologias digitais, porque isso já acontece, mas em discutir com o professor o “como” fazer e de que maneira ele pode inserir as tecnologias digitais em seu planejamento de forma sustentada. Entendemos que as formas de aprender de cada estudante podem ser diferentes, por isso, possibilitar diferentes oportunidades de aprendizagem pode ser uma vantagem para atingirmos aqueles estudantes que têm mais dificuldade de aprender em um modelo único utilizado por um professor. Sabemos também que há estudantes que aprendem melhor no formato tradicional. E essa é grande vantagem do ensino híbrido que permite a união do “melhor dos dois mundos”: presencial e online.
O Instituto Península em parceria com a Fundação Lemman desenvolve desde março deste ano o projeto Ensino Híbrido com o propósito de construir aprendizados a partir da produção de experiências e criação de uma rede de conhecimento e um acervo de informações que poderão ser replicados para educadores de todo o País.
Em breve, será lançado o curso online
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