quinta-feira, 26 de março de 2015

EaD on

Uma visão diferente do universo do Ensino a Distância.
Informação que procura de um modo simples, objetivo e efetivo.

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quarta-feira, 25 de março de 2015

Gamification na Educação

 Download do infográfico - GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO!





  • Nós passamos 3 bilhões de horas por semana jogando videogames e jogos de computador.

  • Que recursos dos jogos podemos aproveitar para a educação?

  • Uma publicação do MIT - Massachusetts Institute of Technology e a utilização de jogos na educação.

  • Um breve histórico de jogos no e-learning.

terça-feira, 24 de março de 2015

Por que você não deveria ter preconceito contra o ensino a distancia


Nos últimos anos o Brasil teve um crescimento de mais de 300% na EAD o que acaba possibilitando a inclusão de regiões desfavorecidas, favorecendo estímulos para mudanças sociais e consequentemente ao crescimento global e local. É inegável a crescente dominância da EaD e acredita-se que a tendência é a extinção do preconceito contra tal modalidade.


As mudanças ocorridas no mundo do trabalho e nas relações sociais nas últimas décadas puseram em curso novas demandas de educação, estabelecendo os contornos de uma nova pedagogia. O final do século passado e início deste século foram marcados por grandes transformações, tanto no meio social como nos meios de comunicação, colocando as metodologias de ensino em cheque. Neste contexto a EaD (metodologia de Ensino a Distancia) surge como um modelo capaz de superar os desafios do sistema educacional nacional.
Neste artigo quando se aborda o tema EaD, estão inclusos não somente o ensino totalmente a distância (100% online) mas também o ensino semipresencial (geralmente há aulas presenciais semanais). Além disso, esta modalidade está tão difundida que é usada tanto para cursos livres ou capacitação, treinamentos empresariais, cursos de nível técnico, quanto para cursos superiores de graduação, pós-graduação ou extensão universitária, entre outros.
No Brasil, com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além da política de otimização do acesso à educação superior, a EaD surge como eixo de discussão dos paradigmas educacionais para o século XXI, sendo regulamentada no país pelo decreto-lei nº. 5.622 de 19 de dezembro de 2005. O modelo EAD tem sua herança na Espanha e assim herdado pelo Brasil atualmente, sendo percebido uma significativa necessidade de aperfeiçoamento para ajustar-se as nossas particularidades, tendo como principal fator motivador a grande demanda de alunos que atualmente não são atendidos pelas entidades do ensino tradicional, por motivos econômicos e sociais assim como as distancias continentais (MENDES, 2010).
Conforme Mendes (2010), nos últimos anos, o Brasil teve um crescimento de mais de 300% na EAD. O crescimento do interesse das instituições de ensino em ofertar o Ensino Superior a distancia vem aumentando vertiginosamente. Sendo assim, acaba possibilitando a inclusão de regiões desfavorecidas, favorecendo estímulos para mudanças sociais e consequentemente ao crescimento global e local.
Em 2003, a EAD respondia por apenas 1,27% do total das matrículas de graduação no Brasil, o que totalizava quase 50 mil alunos. Já em 2012, essa taxa chegou a 15,2% e os cursos a distância já ultrapassavam a marca de 1,1 milhão de estudantes. Apesar de não contarem com incentivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os cursos superiores a distância ofertados por instituições privadas são os que mais têm participação nesse fenômeno de crescimento.
De acordo com João Vianney (2014), membro do conselho da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), tal crescimento só tem sido possível porque as instituições que atuam com cursos superiores a distância oferecem muita qualidade, porém, com mensalidades que chegam a ser até 50% mais baratas que as de graduações presenciais. Outra questão importante é que os polos de ensino chegaram rapidamente a pequenos e médios municípios, inclusive em regiões onde há poucas – ou nenhuma – instituições de nível superior.
De acordo com Voigt (2007) antes a EAD era vista com descrédito e sempre associada à opção de segunda categoria para os indivíduos excluídos do sistema tradicional de educação, atualmente a EAD aliada a tecnologia já é abordada como uma solução para uma nova sociedade.
Para Vianney (2014), neste cenário de crescimento, o resultado mais positivo é o processo de inclusão que a EAD garante ao ensino superior, permitindo levar cursos de graduação a um público que, até então, estava bem longe dessa possibilidade de formação. Além disso, nos últimos anos houve uma queda na média de idade dos alunos da EAD. "Isso mostra que a quantidade de adultos que não tinha conseguido chegar à universidade está diminuindo, cada vez mais", conclui.
Reforçando que esta modalidade de ensino é uma constante tendência, de acordo com a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) o crescimento do número de novos alunos universitários de 2012 a 2013 foi de 3% para o presencial e 12% para a EAD.
Werneck (2014) se diz otimista com o futuro da modalidade. “O próprio Ministério da Educação se mostra interessado na expansão do Ead com as novas medidas, não está mais partindo apenas das próprias instituições. Existe a meta de se chegar a 2020 com 33% da população matriculada no nível superior, e o Ead desempenhará um grande papel na realização dessa meta, ajudando tanto na questão das distâncias, quanto na questão financeira dos alunos.” O mesmo aponta ainda como principal diferencial da modalidade EaD o fato de na grande maioria dos casos o aluno trabalhar ao mesmo tempo em que estuda, adquirindo também a prática, além da teoria.
É inegável a crescente dominância da EaD e acredita-se que a tendência é a extinção do preconceito contra tal modalidade. Partindo do princípio de que “pré-conceito” é resultado de falta de informação sobre determinado assunto, quanto mais se dissemina o ensino a distância mais reiterada estará a sociedade sobre sua funcionalidade.
Além disso, com o passar do tempo a “novidade” que é este tipo de ensino passa a não ser mais tão novidade assim o que também colabora para a eliminação do preconceito. Em 2002 o autor Vasconcelos afirmava que “o preconceito é uma realidade frente a qualquer novidade. O que é preciso ser feito é realmente trabalhar a EaD de forma certa, pois só resultados conseguirão por um fim a estes preconceitos.”
O que se vê nos dias atuais é que os próprios ex-alunos da modalidade já inseridos no mercado são os maiores propagadores deste tipo de ensino. Neste sentido, para o diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Luciano Sathler (2014) “Na medida em que o número de pessoas formadas aumentar e os novos profissionais demonstrarem competência no mercado de trabalho, mais força a modalidade ganhará - atualmente, há mais de 1 milhão de alunos matriculados na graduação de Ead no País.”
Além disso, os dados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) disponibilizados anualmente pelo MEC demonstram que os resultados das provas realizadas por alunos de cursos na modalidade a distância estão no mesmo nível ou, em alguns quesitos, até superiores aos alcançados por estudantes de cursos presenciais.
A autora deste artigo é fruto do ensino presencial e que valoriza muito este tipo de modalidade, afinal, se fosse o contrário estaria dando um “tiro no pé”. Mas, atualmente está inserida na modalidade de ensino a distância e reconhece a qualidade do ensino e a importância desta metodologia para a sociedade. A mesma acredita que a EaD nunca eliminará o ensino presencial, mas não tem dúvidas de que influenciará em novas formas de ensino na mesma; o que já vem ocorrendo. Porém, arrisca afirmar que além de ser a modalidade de ensino do presente é sem dúvida a modalidade de ensino do futuro...
Desde sempre uma das virtudes mais sábias para a “sobrevivência” em cenários em constantes mudanças é a FLEXIBILIDADE para se adaptar as tendências. Por isso, tanto as empresas captadoras de profissionais quanto as instituições de ensino formadora de profissionais precisam estar dispostas a novas realidades. Além disso, não há espaço para preconceito no mundo dos negócios (e convenhamos, em mundo nenhum) e o maior e talvez o único “antídoto” para evita-lo é a Informação.
Ensino a distância definitivamente não é uma promessa, e sim uma realidade.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/por-que-voce-nao-deveria-ter-preconceito-contra-o-ensino-a-distancia/84151/

segunda-feira, 23 de março de 2015

Cursos gratuitos EAD Senac 2015

O Senac EAD distribui bolsas de estudos para estudantes de baixa renda. Saiba mais sobre os cursos gratuitos à distância.
Os cursos gratuitos EAD Senac 2015 oferecem condições para desenvolver competências profissionais e assim se destacar no competitivo mercado de trabalho. Os alunos da educação à distância contam com mais flexibilidade para organizar os estudos e podem fazer o próprio ritmo para estudar.
 www.ead.senac.br.
Cursos gratuitos EAD Senac 2015. (Foto: Divulgação)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) se destaca como uma das instituições de ensino profissionalizante mais reconhecidas do país. Os seus cursos, que são atualizados e alinhados às novas tecnologias, preparam os alunos para trabalhar com o comércio de bens, serviços e turismo.
Nos últimos anos, o Senac tem apostado pesado no seu sistema de educação à distância. Através dessa modalidade, a entidade pretende ampliar o número de brasileiros com acesso a capacitação profissional.
O Senac EaD tem um portfólio bem variado, composto por cursos de diferentes áreas e que aumentam consideravelmente as chances no mercado de trabalho. Os alunos podem adquirir conhecimentos através de um moderno ambiente virtual de aprendizagem, onde é possível encontrar apostilas, recursos multimídias e exercícios de fixação. O estudo acontece sem a necessidade de frequentar uma sala de aula diariamente.
Os alunos estudam em um ambiente virtual de aprendizagem. (Foto: Divulgação)
Os cursos gratuitos EAD Senac 2015 são oferecidos através do Programa Senac de Gratuidade, também conhecido pela sigla PSG. A iniciativa tem como objetivo distribuir bolsas de estudo aos alunos com baixo poder aquisitivo, ou seja, que não possuem condições financeiras para pagar as mensalidades.
Para garantir uma bolsa de estudo Senac EAD, é muito importante se enquadrar nos pré-requisitos do programa. Os candidatos precisam ter renda per capita familiar de até dois salários mínimos federais. No processo seletivo, possuem preferência as pessoas que ocupam as condições de trabalhador e estudante ao mesmo tempo.
A oferta de vagas gratuitas Senac EAD depende muito das oportunidades educacionais lançadas por cada departamento regional. Em agosto de 2014, a instituição lançou um edital com mais de 3 mil vagas para os cursos gratuitos à distância de Técnico em Logística, Recursos Humanos, Administração, Marketing, Qualidade, Transações Imobiliárias, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

O Senac EAD oferece até mesmo cursos técnicos. (Foto: Divulgação)
Os cursos livres, que possuem curta duração e são focados no mercado de trabalho, também já foram contemplados pelo PSG. Recentemente, o Senac distribui bolsas para o curso de Informática Básica com Internet e Mídias Sociais. As vagas foram oferecidas em AL, CE, MT, PA, PI, PR, RO, RR, RS, SE e SP.
Se você quer obter mais informações sobre os cursos gratuitos EAD Senac 2015, então acesse o site www.ead.senac.br. Na página, você encontra os editais mais recentes e informações detalhadas sobre os cursos profissionalizantes à distância.
Fonte: SENAC e http://www.mundodastribos.com/cursos-gratuitos-ead-senac-2015.html

domingo, 22 de março de 2015

II Jornada Internacional Online de 2015

II Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e inovação

Universidade Aberta – UAB- PT

Totalmente Online

Recomendo!!! Extramente Instrutiva. Muito importante, principalmente para quem está envolvido com Educação a Distância.

Portugal 4 e 5 de Junho de 2015
Departamento de Educação e Ensino a Distância
Evento totalmente assíncrono
4 e 5 de junho de 2015
Informações e Inscrição em: 
https://sites.google.com/site/grupouabpeti/home/jio---ii-jornadas-internacionais-online-de-educacao-tecnologia-e-inovacao
Estimados!
Acontece nos dias 4 e 5 de junho as II Jornadas Internacionais Online de Educação Tecnologias e Inovação. Totalmente Online na plataforma da Universidade Aberta - Portugal.
Esperamos todos por lá!
Link de inscrição:


Gentilmente enviado por Grupouabpeti Peti [grupouabpeti@gmail.com]