sábado, 13 de setembro de 2014

Concursos! Dicas: Seja rápido para passar

Concursos Previstos: 33.594 vagas

Inscrições Abertas: 28.143 vagas

Concursos em Andamento: 47.258 vagas



Seja rápido para passar


De Lucca

Para ser aprovado em um concurso é preciso ser rápido. Antes da prova, o candidato deve estudar uma grande quantidade de matérias em pouco tempo. Na prova, tem uma média de 2 a 4 minutos para resolver cada questão. O mesmo acontece quando há outras fases como exame de capacidade física, redação ou digitação.

Utilizando técnicas específicas, com esforço e dedicação, todos os candidatos podem atingir os níveis de velocidade necessários para passar em um concurso. A seguir, veremos algumas delas.

Seja rápido antes do edital:

1. Escolher uma carreira pública. Saber quais as matérias estudar é fundamental. Assim, escolha uma carreira e estude as matérias básicas do último concurso. Estudar uma matéria que não será cobrada na prova é uma das maiores forma de perder tempo.

2. Lembrar que é uma decisão pessoal. A conquista da carreira pública é um desafio solitário. Ao contar para outra pessoa que está se preparando, o candidato poderá ouvir comentários que o tirem do foco, fazendo com que perca tempo. Tenha sempre em mente os motivos que te levaram a escolher carreira pública e mantenha o foco.

3. Estudar primeiro o mais importante de cada matéria. Em cada disciplina há assuntos que são muito frequentes em concursos como: crase na prova de português, porcentagem na prova de matemática ou o artigo 5º na prova de direito constitucional. Inicialmente, abordar primeiro estes assuntos de todas as matérias e deixar os menos frequentes para depois é uma estratégia muito eficiente para ganhar tempo. O desafio para ser aprovado não é gabaritar a prova, mas ter uma boa pontuação em todas as matérias.

4. Escolher bem o material de estudos. Para estudar a teoria escolha um único material de estudos de sua confiança. Estudar o mesmo assunto em mais de uma fonte confunde e faz perder tempo.

5. Organizar o tempo de estudos e descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade. Constate o seu progresso: o que falta estudar e o que já estudou.

6. Escolher um local tranquilo para estudar, com poucas chances de distrações ou interrupções. O ambiente ideal de estudos é semelhante a uma biblioteca (que é uma ótima sugestão de local para estudar). Lembre-se que, naquele momento, o seu estudo é o seu trabalho e dele dependerá o seu sucesso.

7. Resolver muitas provas anteriores. Esta é uma das principais dicas para ganhar rapidez. Quanto mais questões o estudante resolver, maior será a sua velocidade de resolução. O treino também é importante para que, no concurso, o candidato saiba quais questões resolver primeiro. Resolva provas anteriores de diversos modelos, mas cuidado para usar somente questões atualizadas.

8. Resumir a matéria. Procure fazer resumos, mapas mentais, gravações ou o método que achar mais interessante para rever a matéria posteriormente em pouco tempo.

9. Preparar para as outras fases do concurso. Se há provas como exame de capacidade física, redação ou digitação, o candidato deverá reservar uma parte de seu tempo para estas etapas, pois exigem tempo para ter um bom desempenho.

Seja rápido após o edital:

Adicionando às dicas anteriores:
1. Dividir o tempo de forma proporcional ao peso e a quantidade de questões de cada disciplina. Para uma mesma quantidade de questões, devemos dedicar duas vezes mais tempo para uma matéria de peso 2 do que de peso 1.

2. Seguir o edital do concurso. Estudar todas as matérias cobradas descritas no edital seguindo, rigorosamente, somente o conteúdo programático descrito.

3. Utilizar material mais resumido.  Estude com textos mais curtos, mais diretos, sublinhando o que é importante. Nas matérias com menor peso ou com menos questões, estude diretamente por resumos. Memorize na primeira leitura para não precisar rever a matéria.

4. Resolver questões do estilo do concurso. Comece pelas questões do último concurso do cargo que irá disputar desde que as questões estejam atualizadas e dentro do conteúdo programático.

Seja rápido durante a prova:

1. Ler com atenção as instruções da prova. Contém instruções sobre as quantidades e os pesos das questões bem como para preencher o Cartão-Resposta. O tempo gasto para esta leitura é muito curto e as informações são muito importantes.

2. Iniciar resolvendo as questões mais fáceis e mais curtas de todas as matérias. Somente depois resolver as questões mais trabalhosas e as mais difíceis; Lembre-se que, em uma mesma disciplina, uma questão fácil tem a mesma pontuação de uma questão difícil.

3. Ler cada enunciado com bastante atenção. Para não precisar ler novamente (na prática você ganha tempo) e para não cair em alguma pegadinha por falta de atenção na leitura do enunciado. Se preferir, durante a leitura, sublinhe frases ou palavras que julgar importante;

4. Saber em que momento fazer a redação. Não deixar para o final pois poderá faltar tempo. Também não faça no começo, pois tenderá a levar mais tempo. Uma boa dica é fazer após resolver as questões mais fáceis, mais ou menos no meio da prova.


5. Reservar de 30 a 40 minutos para preencher o Cartão-Resposta.Lembre-se que você não pode rasurá-lo e que ele não poderá ser substituído em nenhuma hipótese;

ConcursosFonte: http://jcconcursos.uol.com.br/portal/noticia/concursos/artigo-concursos-publicos-de-lucca-44528.html