quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Gabarito do Enem 2015 é divulgado pelo Inep



Candidatos terão acesso às notas individuais na 1ª semana de janeiro.Confira os resultados das questões de acordo com cores das provas.

Confira abaixo:
GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10)
- PROVA AMARELA (sábado)
- PROVA ROSA (sábado)
- PROVA AZUL (sábado)
- PROVA BRANCA (sábado)
GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10)
PROVA AMARELA (domingo)
- PROVA ROSA (domingo)
- PROVA AZUL (domingo)
- PROVA CINZA (domingo)
 ENEM 2015
Gabarito, correção e números.

Para alguns estudantes, a impressão foi de que a prova foi "a mais difícil da história do exame". Correção comentada e gabarito extraoficial do Enem 2015. (Foto: Arte/G1)(Foto: Arte/G1)O segundo dia de provas foi dedicado ao conjunto "Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática". Foram cinco horas e 30 minutos para resolver as 90 questões e produzir uma redação de até 30 linhas sobre o tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".
Veja vídeos com comentários dos professores sobre o 2º dia
Na parte dedicada a Linguagens, a prova teve questões que citaram os artistas Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Chico Buarque, Toquinho e Arnaldo Antunes.

primeiro dia de provas teve 90 questões de ciências humanas e da natureza, que precisavam ser respondidas em quatro horas e trinta minutos.  De acordo com o relato dos professores e alunos, as provas exigiram mais conteúdo e leituras e privilegiou menos as imagens do que nas edições anteriores. Na prova de ciências da natureza, alguns dos temas que foram abordados incluem assuntos sobre genética e DNA, primeiros socorros e o desempenho esportivo de Usain Bolt.

Nos dois dias do Enem 2015, 740 candidatos foram eliminados: 677 candidatos por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metais, segundo Mercadante. Além disso, houve três casos de postagem de fotos das provas dentro das salas.
"Foi um número muito pequeno. Foi um vitória de regras que estão se consolidando", disse Mercadante. O ministro afirmou ainda que o total de abstenções (faltosos) foi de 25% dos 7,7 milhões de candidatos.
Houve quase 8 milhões de inscritos, movimentou as redes sociais no fim de semana. De acordo com levantamento do Twitter, no sábado (24)mais de um milhão de menções no Twitter foram feitas às hashtags #Enem2015 e #Enem.
Segundo balanço da rede social feito a pedido do G1, entre a 0h e as 18h deste sábado (24), foram 1.026.219 publicações com a palavra Enem ou com as hashtags. No domingo, a prova de redação movimentou as redes, inclusive com uma disputa de apoio e críticas ao tema "violência contra as mulheres".

TEMA DA REDAÇÃO: VIOLÊNCIA
Apontado por professores e estudantes como um dos temas mais pertinentes entre todos os já abordados na história do Enem, a violência contra as mulheres ganhou repercussão nas redes e no debate político.
Uma questão da prova de Ciências Humanas do Enem 2015 chamou a atenção de grupos feministas e ativistas nas redes sociais. A pergunta traz a célebre frase de Simone de Beauvoir ("Não se nasce mulher, torna-se mulher") e é citada em uma questão sobre as lutas feministas da metade do século XX. Elas publicaram reproduções da prova e comentaram sobre a inclusão do assunto no Enem.

Os candidatos terão acesso às notas individuais do exame na primeira semana de janeiro. Neste período devem ser lançadas as vagas do Sisu, segundo o MEC.
As provas do Enem foram realizadas em todo o país no sábado (24) e no domingo (25) (confira a correção e gabarito extraoficial das provas aqui).

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tecnologia Geekie aplicada para Recuperação Escolar


A Geekie realizará mais uma demonstração de como utilizar o Geekie Lab para
recuperação escolar dia 27/11/2015, às 16h. A inscrição é gratuita. Convide
seus colegas educadores e prepare as suas perguntas.

INSCREVA-SE AGORA

Até lá, você pode conferir a gravação do debate "Como a Geekie pode ajudar
seus professores e alunos no período de recuperação escolar?" clicando neste
link.

Gentilmente enviado por: luciana.soares@geekie.com.br
www.geekie.com.br

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

[EBOOK] Como ir além do Data Show

VEJA NOSSO EBOOK

Esse ebook traça um panorama da educação atual, fala das razões pelas quais é preciso mudar, aponta possibilidades abertas pelo uso da tecnologia nas escolas e indica cursos para os educadores se capacitarem.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER:

Por que é preciso mudar? Por que a escola precisa se renovar e ir além de alterações simples como a troca da lousa convencional pela eletrônica?
Quais as possibilidades da tecnologia nas escolas? Como utilizá-las como um meio para colocar o aluno no centro do conhecimento.
Como você pode se capacitar e de fato inovar no ensino para os seus alunos.

PREENCHA O FORMULÁRIO PARA FAZER O DOWNLOAD AGORA. EBOOK COMPATÍVEL COM TABLETS. 

Fonte: http://materiais.geekie.com.br/pcc-como-ir-alem-do-data-show-20151103?utm_source=Facebook&utm_medium=ESV&utm_campaign=2015%2F2

domingo, 22 de novembro de 2015

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Tire suas dúvidas


1 - Conhecendo o Sisu
1.1 -O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
1.2 - Como funciona o Sisu?
O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
1.3 - Quais as instituições e cursos participantes do processo seletivo do Sisu?
As instituições participantes e quantidade de vagas que serão ofertadas em cada processo seletivo do Sisu são disponibilizadas neste portal antes do período de inscrições.

2 - Inscrições
2.1 -Como é feita a inscrição no Sisu?
A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem.
2.2 - É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?
A inscrição é feita exclusivamente pelo sistema e sem a cobrança de taxas.
2.3 - Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição no Enem requerido para a edição e da senha cadastrada no exame.
É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.
2.4 - O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?
Sim, o sistema possibilita ao candidato imprimir sua inscrição.
2.5 - Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções?
Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
2.6 - Como recuperar o número de inscrição ou a senha no Enem?
Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha no Enem, deverá recuperá-la no site do Enem.
2.7 - Participei do Sisu em etapas anteriores e fui selecionado, posso concorrer novamente?
Sim, caso tenha feito o Enem requerido para a edição.
2.8 - Estou atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior, posso concorrer novamente?
Sim, caso tenha feito o Enem requerido para a edição. Caso seja uma instituição pública, ressaltamos que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme regulamentado pela Lei nº 12.089 de 11 de novembro de 2009.

3 - Notas do Enem
3.1 - Como são informadas, no Sisu, as notas do candidato no Enem?
No momento que o candidato acessa o sistema com seu número de inscrição e a senha no Enem, o Sisu recupera automaticamente as suas notas obtidas no Enem requerido para a edição.
3.2 - As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem? Como o Sisu calcula a nota nestes casos?
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

4 - Modalidades de concorrência
4.1 - Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu?
Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam uma parte de suas vagas para as políticas afirmativas (Ex: afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).
Assim, em determinados cursos, pode haver duas modalidades de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil. Dessa forma, durante as chamadas do Sisu, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.
Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.
4.2 - É permitida a utilização de bônus à nota do candidato como forma de política de ação afirmativa no Sisu?
Sim. O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. Ou seja, no lugar de estabelecer uma reserva de vagas (cotas), a instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

5 - Resultado e Matrícula
5.1 - Como saber o resultado do Sisu?
O resultado do Sisu poderá ser consultado no seu Boletim de Acompanhamento, neste portal, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.
5.2 - Quais são os critérios de desempate?
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:
Maior nota obtida na redação;
Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
5.3 - Como devo proceder com a matrícula caso seja selecionado pelo Sisu?
O candidato selecionado pelo Sisu deverá conferir o prazo para matrícula no cronograma do Sisu e verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, os locais, horários e procedimentos para matrícula.
5.4 - É possível solicitar a transferência de curso?
O processo de transferência de curso em uma mesma instituição de ensino é regulamentado por cada instituição. Dessa forma, o candidato deve informar-se junto à instituição sobre as regras e procedimentos.
5.5 - O MEC oferece algum auxílio (transporte, moradia etc.) para os estudantes selecionados?
O Ministério da Educação destina às instituições participantes do Sisu recursos específicos para a aplicação em programas de assistência estudantil. Tais programas, entretanto, são implementados diretamente por cada instituição, por isso os candidatos devem informar-se junto à universidade ou instituto para o qual deseja candidatar-se sobre os programas existentes.

6 - Sisu e Prouni
6.1 - O candidato que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no Prouni?
Sim, os estudantes que se inscreveram no Sisu também podem se inscrever no Programa Universidade para Todos - Prouni, desde que se enquadrem nas regras específicas do Programa. O Sisu e o Prouni utilizam o Enem como critério para seleção dos candidatos. Porém, se for selecionado pelo Prouni, deverá optar pela vaga do Sisu ou pela bolsa do Prouni, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita. Lembramos que a pré-seleção em qualquer das chamadas do Prouni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se seu efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso. Assim, o estudante pré-selecionado no Prouni somente deverá solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de ensino superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.
6.2 - O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu?
O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá fazer a opção pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

7 - Próximo processo seletivo
7.1 - Quando é o próximo processo seletivo do Sisu?
O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.
Fonte: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas