sábado, 1 de agosto de 2015

Cresce a oferta de cursos online gratuitos das universidades brasileiras

O mais interessante movimento de democratização do ensino superior é a disseminação de cursos gratuitos online nas melhores universidades do mundo e no Brasil.
As três grandes universidades paulistas - USP, Unesp e Unicamp já oferecem cursos online, o que significa, além de não pagar nada, não fazer vestibular e o poder estudar em casa. Também é possível encontrar cursos da Fundação Getúlio Vargas ou UNB.
Para acessar o link de cada curso, clique aqui
USP
São oferecidos através do Veduca 7 cursos: fundamentos da administração, escrita científica, ética, eletromagnetismo, ciência política, física básica e probabilidade estatística.
Unicamp
No total, são nove minicursos na área de tecnologia da informação disponibilizados pelo Centro de Computação da instituição, entre os temas abordados estão: CSS (Cascading Style Sheets), HTML Ilustrado e tecnologia XML.
UFSC
A universidade disponibilizou no Veduca um curso sobre metodologia científica, que aborda a estrutura de uma monografia e elaboração de fundamentação teórica.
Unesp
São 70 cursos disponibilizados na plataforma da instituição chamada Unesp Aberta, divididos em biológicas, exatas e humanas. Destacam-se cursos sobre didáticas e aprendizagem, de diversas disciplinas, como geografia e língua portuguesa, por exemplo.
Unisinos
São dois cursos no Veduca voltados para a capacitação de docentes. Um sobre como fazer um jornal em sala de aula e outro sobre iniciação em libras.
UFMG
A universidade criou uma plataforma chamada Dislexia Brasil, que oferece conhecimentos básicos para professores sobre o tema, como a identificar e o que deve ser feito.
UnB
O curso de bioenergética, disponibilizado no Veduca, explica os fenômenos do organismo vivo, como as leis da termodinâmica, por exemplo.

FGV
A instituição oferece cursos nas áreas de: direito, metodologia, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. Destacam-se os voltados para docentes do ensino médio sobre sociologia e filosofia e sobre sustentabilidade para os professores de ensino fundamental.
Fonte: https://catracalivre.com.br/geral/web-educacao/indicacao/cresce-a-oferta-de-cursos-online-gratuitos-das-universidades-brasileiras/

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Continuando o post anterior, aqui estão os outros 4 sites

1. FGV

2. Unicamp

3. Khan Academy

4. Canal dos Concursos

Se você não quer mais trabalhar para a iniciativa privada, já deve ter pensado em uma série de concursos públicos que podem ser feitos para garantir a tão sonhada estabilidade. E como você bem sabe, estes concursos envolvem uma quantidade imensa de pessoas concorrendo a poucas vagas. Ou seja... é preciso estar muito bem preparado para vencer os competidores e conseguir a vaga desejada.
Canal dos Concursos é um dos grandes portais voltados para esse público. Lá, você encontra uma série de cursos online para quem está precisando de um reforço na hora de encontrar a vaga que melhor se adequa às necessidades. Os cursos não são gratuitos, mas muitos contam com descontos bem interessantes. Todos possuem conteúdos específicos para cada tipo de concurso a ser disputado.

5. Sebrae

Um dos maiores institutos de aconselhamento empresarial de todo o Brasil é o Sebrae, e agora o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas conta também com diversos de cursos à distância, como você pode conferir na página do Sebrae EAD. Há uma grande quantidade de oficinas, dicas, jogos coorporativos e minicursos exclusivos para os empreendedores de plantão.
Todos os cursos disponibilizados pelo Sebrae são gratuitos e devem ajudar — bastante — os empresários que querem ampliar a abrangência e a qualidade de seus negócios. Se você está buscando dicas nesse segmento, certamente é no EAD do Sebrae que você vai encontrar tudo o que precisa.

6. CIEE

Se o Sebrae traz dicas para empresários, o CIEE traz uma série de cursos para estudantes de ensino médio e superior que estão em busca de estágios em muitos setores. É preciso ser cadastrado no Centro de Integração Empresa-Escola do seu estado para poder participar, mas tanto o cadastro quanto os cursos são completamente gratuitos — há emissão de certificado para os que concluem as aulas.
Além de uma série de treinamentos voltados a softwares e disciplinas ligadas à educação básica, os cursos do CIEE também podem ajudar os jovens a terem mais confiança em entrevistas de emprego, construção de currículos, postura dentro das empresas e muito mais. Certamente os temas abordados em aula serão muito úteis para os estudantes mais jovens e que estão atrás do primeiro estágio ou emprego.

7. Veduca

Uma empresa brasileira de tecnologia se aliou a algumas das principais instituições de ensino do Brasil e levou para a internet uma grande quantidade de cursos de extensão. Essa empresa é a Veduca, que oferece cursos online gratuitos e pagos, sendo que todos eles possuem certificação comprovada e garantem uma turbinada incrível no currículo de estudantes e profissionais das mais diversas áreas.
Vale dizer que entre as instituições credenciadas no Veduca estão USP, UnB, Unicamp, Harvard e também o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Há cursos de MBA, Extensão, abertos MOOC e aulas livres dos mais diversos assuntos. Confira as possibilidades do serviço e encontre o seu curso favorito para incrementar a carreira.
.....
Como você viu, há muitas possibilidades para quem procura melhorar os conhecimentos e estar sempre com as informações mais atualizadas. Certamente você terá algo que se adequa exatamente ao que você procura. Agora é só começar a estudar e esperar pelo próximo aumento de salário!

FONTE(S)

quinta-feira, 30 de julho de 2015

7 sites para você fazer cursos completos à distância

Aqui os primeiros 3 sites. 

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. O aumento do número de pessoas capacitadas fez com que diversas vagas ficassem mais disputadas em todo o mundo, e isso significa que é preciso estar sempre atualizado para continuar se destacando. A busca por novas ferramentas de educação é vital para esse novo momento. Mas a pergunta que fica no ar é: como fazer isso?
Encontrar cursos que vão além dos conhecimentos que adquirimos no colégio ou na faculdade é muito importante. O problema é: como fazer isso em meio às correrias que já consomem quase todo o nosso tempo? A resposta pode estar na utilização de serviços online que oferecem opções bem completas para quem quer ter mais alguns pontos no currículo — ou seja, todo mundo!
E se você está em dúvidas sobre onde encontrar algo desse tipo, hoje nós trouxemos algumas sugestões bem interessantes. Separamos alguns dos principais sites que oferecem cursos para quem precisa incrementar os conhecimentos e disputar vagas bem melhores no mercado de trabalho. Está curioso? Então confira agora mesmo quais foram os serviços selecionados para este artigo.

1. FGV

Respeitada em todo o país, a Fundação Getúlio Vargas deixou de ser uma instituição de ensino puramente física e passou a oferecer uma série de cursos online já faz alguns anos. Sendo membro da OpenCourseWare Consortium, ela disponibiliza uma série de conteúdos e materiais didáticos via internet para estudantes de todo o Brasil, sendo que tudo acontece de maneira gratuita.
Há dezenas de cursos das mais diversas áreas — com opções para pessoas que querem mais conhecimentos em relação a direito, gestão empresarial, finanças, economia e muito mais. As cargas horárias também variam entre 5 e 30 horas, permitindo que qualquer pessoa consiga encontrar espaços na agenda para conferir as aulas disponíveis. Há também cursos patrocinados por empresas, que trazem vários recursos diferentes.
Vale dizer que eles ainda contam com bibliotecas virtuais para complementar os conteúdos, além de serem realizados exercícios e simulados durante as atividades. Ao final dos cursos, a Fundação Getúlio Vargas fornece certificados para que os estudantes possam anexar em seus currículos acadêmicos ou profissionais.

2. Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas também disponibiliza uma série de conteúdos para que os estudantes possam ter muito mais conhecimentos, mesmo sem sair de casa. Em parceria com o Coursera, a Unicamp está trazendo dois cursos para o mercado brasileiro: Processamento Digital de Sinais eEmpreendedorismo (e as Competências do Empreendedor), ambos gratuitos.
Para comprovar a participação e a efetiva realização do curso, os estudantes terão que realizar uma série de testes específicos ao longo do período letivo — havendo ainda um teste final com notas para que os certificados possam ser emitidos e anexados aos currículos. Por enquanto, são apenas esses dois cursos disponíveis, mas se espera que novas opções sejam trazidas no segundo semestre de 2015.

3. Khan Academy

O instituto internacional Khan Academy chegou recentemente ao Brasil e trouxe uma grande quantidade de cursos bem legais para as mais diversas áreas e idades. Todos que acessarem o serviço podem contar com uma enorme quantidade de materiais relacionados a Matemática, Ciências, Economia e Finanças, Artes e Humanidade ou Computação — com vários temas em cada um deles.
Há muitos vídeos e conteúdos exclusivos em cada um dos setores que existem no Khan Academy. É possível acompanhar o progresso de crianças com uma série de ferramentas voltadas para os pais e tutores. Ao contrário de outros serviços mencionados aqui, o Khan Academy não emite certificados de cursos de extensão.
Um dos destaques está no fato de que não existe qualquer custo no projeto, sendo ele organizado por um grupo que não possui qualquer fim monetário. Tudo se baseia na doação de voluntários e também de alguns mantenedores, que contribuem para o bom funcionamento de toda a estrutura do serviço.

Próximos:

4. Canal dos Concursos

5. Sebrae

6. CIEE

7. Veduca

Como você viu, há muitas possibilidades para quem procura melhorar os conhecimentos e estar sempre com as informações mais atualizadas. Certamente você terá algo que se adequa exatamente ao que você procura. Agora é só começar a estudar e esperar pelo próximo aumento de salário!

FONTE(S)

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cursos a distância atraem cada vez mais profissionais que buscam qualificação


O ensino a distância (EaD) tem conquistado seu espaço e crescido cada dia mais no Brasil.
A flexibilidade de horário, a qualidade do material e a quantidade de cursos ofertados reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), especialmente, são fatores responsáveis por essa expansão. Dados do último censo referente aos anos de 2013/2014 divulgados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), em outubro do ano passado, apontam cerca de 6 milhões de estudantes matriculados em algum curso de EaD. Desses, 56% são de pós-graduação a distância, incluindo especialização e MBA (lato sensu) e mestrado e doutorado (stricto sensu).
A grande procura por cursos de pós-graduação a distância não é ocasional, segundo especialistas. Os profissionais estão em busca de uma melhor qualificação no mercado de trabalho, mas não têm muito tempo para voltar às salas de aula. A modalidade de ensino, que normalmente tem um módulo presencial no qual o aluno tem de comparecer aos polos para fazer avaliações, usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e alunos. Dessa forma, quem mora no Oiapoque pode se especializar em gestão em Belo Horizonte, por exemplo. Além desses benefícios, o EaD é de 25% a 30% mais barato que o curso presencial.
Para o professor André Baptista Barcaui, coordenador de MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), o ensino a distância não se resume apenas a uma necessidade de quem não tem tempo para frequentar uma sala de aula. A modalidade, segundo o especialista, é uma tendência. E a pós-graduação segue na esteira da graduação. “A graduação a distância evoluiu muito ao longo dos últimos 30 anos desde os cursos precursores no rádio. O grau de sofisticação tecnológica acoplado a um programa pedagógico adequado e um bom conteúdo permitem atividades que mesmo o estudo presencial não pode oferecer. O curso on-line não é mais uma opção estática como já foi em seus primórdios. Na FGV, a dinâmica e o contato com os professores são vibrantes, sem falar nas possibilidades de trocas entre os próprios alunos. A diferença para a modalidade presencial está, obviamente, na forma de interação entre alunos e professores. Mas, se na sua origem, a EaD era uma opção apenas para aqueles que não podiam assistir ao curso presencial, hoje passa a ser uma nova forma de estudar cada vez mais procurada e até mesmo uma tendência de mercado.”
TRANSFORMAÇÕES Barcaui também atenta para uma mudança no conceito de ensino-aprendizagem a partir do EaD. “É fato que o mundo vem mudando em um ritmo muito rápido, o ensino vem acompanhando essa transformação e a demanda dos alunos também. Os professores, nesse contexto, passam a fazer o papel de facilitadores do aprendizado, mais do que somente aquela função tradicional de dar uma aula com um set de slides. Sem falar na mobilidade e flexibilidade que o curso a distância oferece, podendo ser cursado em dispositivos móveis, fazendo uso de bibliotecas digitais, sem ficar preso a horários e permitindo o autogerenciamento do seu ritmo de estudos com muito mais autonomia. Alguns ainda colocariam nessa equação a vantagem, principalmente nas grandes cidades, da não necessidade de deslocamento, gerando mais conforto também”, acrescenta.
Mas não é tão simples concluir uma pós-graduação do EaD quanto parece. É necessário dedicação e disciplina, na opinião de Daniel Pardini, coordenador de pós-graduação a distância da Fumec, que oferece cursos na área de gestão, engenharia e ciências humanas. “São cursos aconselháveis para quem tem alta disciplina porque envolvem prazos para cumprir as atividades, ao mesmo tempo em que é interessante para quem está viajando a trabalho, por exemplo, e tem pouco tempo para assistir às aulas convencionais.”
Peso maior no currículo
Na hora de contratar um funcionário, as empresas têm preferência por profissionais que fizeram especializações do ensino a distância (EaD). Isso porque conseguem perceber neles a dedicação e persistência, fundamental para levar adiante e concluir bem o curso escolhido. “As empresas, principalmente multinacionais, reconhecem que um profissional, para fazer um curso de EaD, tem de apresentar certas características extremamente desejáveis no mercado, tais como perseverança, força de vontade, organização e empreendedorismo. É preciso deixar claro que um curso EaD, quase sempre, demanda mais do aluno do que, eventualmente, um curso equivalente no formato presencial”, afirma André Barcaui, coordenador de MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV).



Não se trata de um curso mais difícil ou mais fácil, de acordo com Barcaui: “São cursos apenas com uma carga de trabalho que exige certa disciplina do aluno. Com a diferença que ele pode cumpri-la no seu ritmo, onde estiver, com o dispositivo que lhe convier. Até mesmo o diploma de um curso a distância, uma vez reconhecido pelo MEC, não difere em nada de um curso presencial. Até porque a modalidade do curso não deve influenciar na qualidade do mesmo”.

PARCERIAS Os cursos de pós-graduação EaD com certificação do MEC têm a mesma validade dos presenciais. A avaliação do Ministério da Educação é feita com rigor e disponibiliza uma listagem dos que são reconhecidos em seu site. Muito em razão disso, a gerente de pós-graduação da Faculdade Estácio, Ângela Ramalho Patto, recomenda a modalidade de ensino. “A gama de possibilidades é muito maior, os materiais são bons e a possibilidade de interação é inigualável. Há parcerias com universidades do exterior e o aluno de um curso a distância pode se sair muito melhor do que um aluno do presencial.”

A diretora de Educação Continuada da Univiçosa, Adriana Cambuí, atenta, justamente, para o cuidado com a escolha do curso. “O curso a distância é uma tendência no mercado porque facilita a vida do profissional que não tem mais tempo para frequentar os cursos presenciais, mas é importante, antes de escolher o curso da modalidade EaD, que o aluno pesquise a instituição, busque referências, se é credenciada pelo MEC... porque há muitos polos que foram fechados depois de avaliação do Ministério da Educação e que ainda estão no ar.”
De um modo geral, para esses profissionais, o desafio de um curso do ensino a distância não é mais quanto ao seu reconhecimento no mercado, mas quanto às possibilidades que ele pode oferecer ao aluno.
A Faculdade de Ciências Médicas oferece várias modalidades de pós-graduação em educação a distância (EaD), como os cursos de cuidados paliativos, segurança do paciente, gestão integrada da qualidade, perícia em saúde, entre outros. Os valores de mensalidade acabam não tendo muita diferença pois os professores, além de escrever o material, acompanham os alunos juntamente ao tutor, diferentemente de outras instituições, onde são bem comuns ter apenas o tutor no acompanhamento junto aos alunos, o que faz o preço da mensalidade ter uma grande diferença.
A coordenadora da pós-graduação presencial e a distância da faculdade, Kely Cristina Pereira Vieira, explica que um curso presencial não é melhor do que o EaD. “Existem pessoas com necessidades diferentes. Algumas por algum motivo não se adaptam ao presencial e vice-versa. São estilos diferentes, mas um não é melhor que o outro.” Essa modalidade on-line de ensino a distância da Ciências Médicas é muito procurada por alunos de diversas partes do Brasil e até daqueles que moram no exterior. “Essa demanda pela faculdade vem pela qualidade de ensino e reconhecimento da equipe de professores especializados tanto na área da matéria exigida na pós, quanto na ensino a distância. E outro motivo para procurar o EaD é flexibilidade de tempo, além de exigir muito mais comprometimento do aluno.”
POLOS 
É o local devidamente credenciado pelo MEC, no país ou no exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. É no polo que o estudante terá as atividades de tutoria presencial, biblioteca, laboratórios, teleaulas, avaliação e poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contatos com a instituição ofertante e/ou participantes do respectivo processo de formação.
TRÊS PERGUNTAS PARA...
Kely Cristina Pereira Vieira, Coordenadora da pós-graduação presencial e a distância da Faculdade de Ciências Médicas
Como são realizadas os trabalhos e provas avaliativas da Ciências Médicas na modalidade de EaD?
Nós temos três encontros presenciais durante o curso. O primeiro é para o aluno conhecer a metodologia, a plataforma na web e toda a equipe de professores, tutores e técnicos do ensino. No segundo, o aluno faz a prova, que pode ser tanto separada por matéria e conteúdo, quanto multidisciplinar, o que envolve todo o conteúdo em uma única prova. E o terceiro encontro é para os alunos realizarem a última prova e apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC), que também tem toda a orientação on-line contando com um professor de metodologia científica e um professor-orientador do trabalho sobre pesquisa específica.
Quais as principais mudanças observadas entre os alunos do EaD e do presencial?
Flexibilidade de horário e deslocamento, pois não precisam se preocupar com o trânsito. Basta ter uma conexão à internet, seguir as atividades e acessar o professor, que terá 24 horas para responder as dúvidas. Além disso, os alunos que optam pelo EaD acabam se dedicando mais que os alunos que optam pelo presencial. No presencial, o aluno se torna passivo, pois vai na aula e apenas escuta a explicação do professor. Já a distância, os alunos são mais ativos, pois precisam ler constantemente e estar sempre tirando dúvidas com os professores e trocando experiências com alunos de outros estados, entendendo como é a realidade que o outro vivencia.
Para se inserir no mercado de trabalho, o EaD tem o mesmo peso que o ensino presencial?
Não posso dizer que não existem preconceitos, mas é notável aqui na Ciências Médicas que a maioria dos nossos alunos tem uma boa colocação ou promoção a partir do curso EaD. Ele tem dado possibilidades de melhoria e de conquistar outras áreas de atuação. Temos costume de achar que o professor é o centro da educação, mas na verdade são os alunos, e entender isso faz toda a diferença para o ensino. Outro diferencial do EaD é a faculdade que oferece essa modalidade, ter uma excelente equipe que saiba trabalhar e pensar em melhorias para a educação a distância.
Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/05/17/internas_economia,648470/cursos-a-distancia-atraem-cada-vez-mais-profissionais-que-buscam-quali.shtml

terça-feira, 28 de julho de 2015

NRE já formou mais de 600 Brigadistas

Na última sexta-feira, 26 de junho, nas dependências do CE Presidente Castelo Branco – Premen, em Toledo, aconteceu a etapa presencial do curso de capacitação dos professores e agentes educacionais que irão compor as brigadas escolares nas escolas regulares e conveniadas do polo de Toledo. Os encontros presenciais dos polos de Santa Helena, Terra Roxa e Marechal Cândido Rondon foram realizados, respectivamente, nos dias 9, 16 e 23 de junho.
Um pouco da história – O Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola teve início no ano de 2012. A formação dos brigadistas é compostos por duas etapas, sendo 60 horas de curso à distância – EAD, e mais 8 horas presenciais, quando são trabalhadas a parte prática de primeiros socorros, prevenção de incêndios e o plano de abandono. O brigadista que participar de todas as etapas receberá certificação de 68 horas, válidas para a progressão na carreira.
Os cursos presenciais de formação dos brigadistas são realizados em parceria com o Corpo de Bombeiros de Toledo e Marechal Cândido Rondon e a Patrulha Escolar Comunitária. Desde o início das atividades já foram formados cerca de 600 brigadistas, oportunizando a formação das brigadas escolares em todas as escolas da rede estadual de educação na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Toledo, que atende a 16 municípios.
“Após as capacitações, os brigadistas são responsáveis por organizar e executar, em suas escolas, dois planos de abandono ao longo do ano, um em cada semestre, a fim de que escola possa receber um atestado de conformidade, onde constará o nome dos brigadistas e em que momento a escola fez a simulação e executou o plano de abandono”, explica a Professora Maria Favaro Zancanaro, responsável pelo Programa no NRE.
Equipamentos – Todas as escolas receberam, no ano passado, um kit de equipamentos contendo extintores, lâmpadas de saída de emergência e placas luminosas (reflexivas) indicando a rota de fuga e os diretores foram os responsáveis pela instalação desses equipamentos. “Todas as escolas já tem definidas, também, o ponto de encontro, que é o local onde todos devem se dirigir em caso de ocorrência de algum sinistro ou emergência”, lembra a coordenadora.
Experiências bem sucedidas – O professor Jackson Iohan trabalha na APAE Bem me Quer, em Toledo, e comenta que o curso foi fundamental para a prática na escola. “Como comentado no curso, em outros países essa prática já existe há mais tempo, como podemos ver alguns filmes ou documentários”. A escola já realizou três simulações de emergência, sendo duas em 2014 e mais uma no primeiro semestre de 2015, segundo o professor, com bons resultados. “A escola está bem organizada e os alunos estão aprendendo a importância da prevenção para a vida deles também”, resume.
A Professora Pedagoga Eunice Alves de Paula, que trabalha na APAE de São Pedro, achou muito interessante o encontro presencial do curso de brigadistas. “A gente vê muitas coisas na teoria e, às vezes, pensamos que é complicado. Mas aqui, na prática, vemos como os procedimentos são simples, como usar o extintor, por exemplo”. Eunice relata que a APAE de São Pedro já tem brigada formada há dois anos e que as simulações de emergência estão realizadas semestralmente. “Como é uma escola especial, temos definidos em cada sala de aula quais são os colegas que vão levar a cadeira de rodas e quem vai ajudar aquele que tem mais dificuldade para andar. Um ajuda o outro, todos já sabem o que fazer”, lembra, “essas instruções foram ensinadas nas capacitações”, completa.
Resultados – Para o Sub Tenente do Corpo de Bombeiros de Toledo, Eliseu Fernandes Apolinário, o Programa está alcançando os objetivos. “O que buscamos é a mudança de comportamento, voltado para um olhar preventivo. Por isso é importante começar pela escola, pois os alunos são receptivos e compram a ideia de prevenção. As condições em que vivemos nos coloca cada vez mais em risco de eventos adversos, incêndios e catástrofes e a gente precisa saber como proceder nessas ocasiões”.
O militar lembra que já há relatos de que, após o início do Programa e das instruções dos servidores, houve casos em que professores e servidores tiveram que atuar em uma situação de emergência ou num primeiro atendimento, “sendo que os procedimentos foram efetivos e válidos. Então esse é mais um ponto positivo do programa”, reforça.
Novas turmas – A partir de setembro terá início uma nova fase de formação, com o curso EAD. O encontro presencial será em novembro e dezembro. Nesta etapa, que se estende até 2016, serão formados 5 brigadistas por cada turno atendido pela escola, podendo este atuar em dois turnos de trabalho ou mesmo em outro estabelecimento de ensino no qual esteja atuando. A coordenadora do Programa comenta que a procura para o curso está sendo grande. “Como são mais de 700 inscritos, há possibilidade de não serem atendidos todos nesse momento. Mas quem não for atendido em 2015 já estará inscrito para o próximo ano”, explica Maria Zancanaro.
Fonte: http://local.pt/mundo/nre-ja-formou-mais-de-600-brigadistas/

segunda-feira, 27 de julho de 2015

SENAR lança curso a distância para prevenir doenças do trabalho no campo‏

No campo, como na cidade, as doenças e acidentes causados pelo trabalho, são hoje um dos mais graves problemas de saúde pública. A cada 15 segundos, morre um trabalhador por acidente ou doença ocupacional. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e revelam que as atividades profissionais adoecem, a cada ano, 160 milhões de  pessoas em todo mundo. O número de mortes chega a 2 milhões. No Brasil, são computados apenas os casos notificados ao Instituto Nacional de Seguro Nacional (INSS) e, mesmo assim, o País ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho fatais.

As atividades agrícolas, segundo a OIT, estão entre as que envolvem maior risco de lesões, doenças e acidentes. A saída é a prevenção. Práticas simples ensinadas no curso Educação Postural no Campo, oferecido gratuitamente pelo portal de educação a distância do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), podem garantir trabalho saudável no campo. 

A assessora técnica do órgão, Deimiluce Lopes Coaracy, explica que desde 2009 o SENAR procura orientar a população rural sobre a importância de se adotar práticas para maior segurança no trabalho. “Com o programa Trabalho Decente, realizamos cursos e treinamentos por todo o País para conscientizar nosso público, mas com a educação a distância, vamos ampliar nosso raio de ação e garantir que um número muito maior de brasileiros que vivem na zona rural tenha acesso a esses conhecimentos”.


Aulas interativas com simulador

As aulas já começam nesta quarta-feira, dia 22, mas as matrículas seguem abertas em novas turmas e devem ser feitas no portalhttp://ead.senar.org.br/.  Qualquer pessoa do meio rural pode se matricular, bastando ter mais de 14 anos de idade. O curso está organizado em três módulos: Noções Gerais de Saúde e Segurança do Trabalho, A Educação Postural aplicada ao Trabalho no Campo e Saúde e Cuidados Gerais de Segurança no Desenvolvimento de Atividades Rurais.

Com duração de 30 dias, o curso tem 20 horas-aula. Elas podem ser assistidas em qualquer lugar onde haja um computador conectado à internet. O acesso ao ambiente on-line das aulas é liberado noite e dia, para facilitar a vida de quem tem pouco tempo. A linguagem é bem simples e um simulador torna as atividades mais interativas e interessantes. Por meio dele, o participante se vê no cenário de uma fazenda, podendo explorar todos os ambientes, observando trabalhadores e aprendendo atitudes corretas para evitar doenças e acidentes.  

 SENAR


Fonte: http://surgiu.com.br/noticia/205843/senar-lanca-curso-a-distancia-para-prevenir-doencas-do-trabalho-no-campo.html