sábado, 18 de outubro de 2014

Primeiro curso online e aberto do Cloud EAD

Programmer's-Convite
Boa tarde, pessoal
Tudo bem?

Como já sabem, há um tempo começamos a elaborar o primeiro curso que seria  ministrado em nossa plataforma! Finalmente conseguimos completar mais esta etapa. Nosso curso já está pronto, graças à ajuda do nosso primeiro professor convidado, e iremos inaugurá-lo no dia 30/10.

Assim, seria impossível não deixar um convite para vocês nos prestigiarem! Por isso, deixo aqui o convite para que participem do primeiro curso aberto e online realizado na plataforma de educação à distância da Programmer’s, o Cloud EAD! O curso abordará “A EaD na Aprendizagem Organizacional” e será ministrada pelo professor, tutor e conteudista Allan Degásperi. Essa é uma ótima oportunidade de aprender sobre as vantagens da EaD para as corporações e experimentar os benefícios da computação da nuvem para sua plataforma educacional.

Participe!



Aqui também está o link, caso não consigam acessá-lo pela imagem: http://mooc-cloud-ead.programmers.com.br/

Será um prazer tê-los conosco!

Um grande abraço,

Juliana Marcelino da Silva
Programmer’s - Coordenadora de Comunicação – Cloud EAD

Gentilmente enviado por:

+55 (19) 3242-8033 | Ramal 2121

São Paulo
+55 (11) 3504.1100
Campinas
+55 (19) 3242.8033
Matão
+55 (16) 3394.3483
Rio de Janeiro
+55 (21) 3513.5252
USA
+1 (206) 743.0011

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dicas IFET: Provas anteriores e Gabaritos


"Dicas para o Enem 2014"

  • Ensino superior adotam o Enem em seus processos seletivos, seja parcialmente ou na totalidade. Por isso, a preparação para o exame se tornou uma preocupação para muitos. O Vestibular Brasil Escola busca, mais uma vez, ajudar nos estudos daqueles que querem conseguir boas notas.
Gostou? Então aproveite bem as dicas. Bons Estudos!










quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A atitude melhora nos estudos e na vida

Como a atitude pode melhorar seus estudos e sua vida

Prezados amigos:
Entre as atividades educacionais que desenvolvo está a participação em conselhos editoriais nas Editoras Impetus, Campus/Elsevier e Thomas Nelson Brasil. Parte de minha atividade é a leitura de originais para opinar sobre livros e, eventualmente, tentar melhorá-los, utilizando minha experiência na área.
Esta atividade me traz grandes alegrias e o privilégio de lidar com excelentes obras.
Uma delas, que li recentemente e votei por sua publicação no Brasil, é o livro "VOCÊ FAZ A DIFERENÇA - Como sua atitude por revolucionar sua vida", de autoria de John C. Maxwell, publicado pela Editora Thomas Nelson Brasil.
Costumo dizer que a atitude é essencial no candidato aos concursos públicos. Além disso, a atitude será necessária para o exercício do cargo. Também creio numa revolução que será feita no serviço público (e que abordo no último capítulo do meu livro A arte da guerra para concursos, pela Editora Campus/Elsevier).
Assim, pela importância do tema e pela excepcional qualidade do texto e da mensagem que veicula, obtive a autorização da Editora Thomas Nelson Brasil para veicular uma parte do livro. Recomendo a leitura atenta e, para os que puderem, a leitura de todo o livro, o que certamente trará ainda mais aprendizado e aperfeiçoamento para os que assim desejarem.
Segundo o livro, e eu concordo com isso, sua atitude pode passar a ter maior qualidade. Para isso, Maxwell faz algumas observações importantes (a partir daqui, transcrevo o texto do livro citado):
"O que sua atitude pode fazer por você
O que normalmente separa os melhores do restante? Você já pensou nisso? O que separa o medalhista de ouro do medalhista de prata nas Olimpíadas? O que separa o empresário de sucesso daquele que não tem sucesso? O que possibilita uma pessoa vencer na vida depois de um acidente que a deixou incapacitada enquanto outra desiste e morre? É a atitude.
É claro que, de vez em quando, aparecem pessoas como Mozart ou Lance Armstrong - aquelas cujos dons são tão extraordinários a ponto de realizarem coisas com as quais o restante de nós só consegue sonhar. (Mas até elas são auxiliadas pelo fato de terem atitudes extraordinárias). A maioria das pessoas, quando estão no auge de sua profissão, são parecidas no que se refere ao talento. O que separa uma medalha de ouro de uma de prata normalmente são centésimos de segundo. Jogadores de golfe profissionais vencem torneios com uma única tacada. Como disse Denis Waitley em The Winner"s Edge [A vantagem do vencedor], "a vantagem do vencedor não está em nascer em berço de ouro, em ter QI elevado ou em ser talentoso. A vantagem do vencedor está na atitude, não na aptidão. Atitude é o critério para o sucesso. Mas não se pode comprar uma atitude por um milhão de dólares. As atitudes não estão à venda".
A maior diferença que minha atitude pode fazer está dentro de mim, não nos outros
Por anos tentei viver de acordo com a seguinte afirmação: nem sempre posso escolher o que acontece comigo, mas sempre posso escolher o que acontece em mim. Algumas coisas na vida escapam ao meu controle. Outras não. Minha atitude nas áreas que escapam ao meu controle pode fazer diferença. Minha atitude nas áreas que estão sob meu controle irá fazer diferença. Em outras palavras, a maior diferença que minha atitude pode fazer está dentro de mim, não nos outros. Essa é a razão por que sua atitude é a sua maior qualidade ou a sua maior deficiência. É ela que prepara ou acaba com você. Ela pode levantar ou derrubar você. Uma atitude mental positiva não lhe permitirá fazer tudo. Mas ela pode ajudá-lo a fazer qualquer coisa melhor do que você faria se sua atitude fosse negativa.
O que a atitude pode fazer por você
Uma atitude positiva é uma qualidade diária em quase todos os sentidos. Ela não só ajuda a resolver problemas pequenos como também fornece um instrumental poderoso que pode ser útil por toda a sua vida. Aqui está o que quero dizer:
1. Sua atitude faz diferença na sua maneira de encarar a vida
À medida que nos aproximávamos do fim do século XX, muito se escreveu sobre os homens e mulheres que sobreviveram à Depressão e lutaram na II Guerra Mundial, as pessoas que Tom Brokaw chamou de "a melhor geração". Lembro-me de ler uma história sobre uma mulher daquela geração que acompanhou o marido durante a guerra até um acampamento do exército norte-americano no deserto do sul da Califórnia. O homem a aconselhou a não ir, achando que ela ficaria melhor se voltasse para o leste para ficar com a família, mas a jovem recém-casada não quis se separar de seu marido.
A única acomodação que eles conseguiram encontrar foi uma cabana em situação precária perto de uma aldeia de índios americanos. O lugar era muito simples. Durante o dia, as temperaturas muitas vezes chegavam aos 46ºC. O vento, que soprava constantemente, parecia o ar quente que sai do forno. E a poeira deixava tudo em estado deplorável.
A jovem achava os dias longos e tediosos. Seus únicos vizinhos eram índios americanos com os quais ela encontrou poucas afinidades. Quando seu marido foi enviado para o deserto para duas semanas de manobras militares, ela desabou. As condições de vida e a solidão eram demais para ela. Ela escreveu para a mãe para dizer que queria voltar para casa.
Pouco tempo depois, recebeu uma resposta de casa. Uma das coisas que sua mãe lhe disse foi: Dois homens olhavam pelas grades de uma prisão. Um via lama; o outro, estrelas.
Ao ler várias vezes as linhas da carta, a jovem inicialmente sentiu vergonha. Depois sua reflexão amadureceu. Ela realmente queria ficar com o marido, por isso tomou uma decisão: ela procuraria as estrelas.
No dia seguinte, esforçou-se para fazer amizade com seus vizinhos. À medida que os conhecia, ela também pedia que eles a ensinassem a tecer e a fazer cerâmicas. No início, eles relutaram, mas, quando viram que o interesse que ela tinha por eles e pelo trabalho que faziam era genuíno, eles mostraram-se mais receptivos. Quanto mais a mulher aprendia sobre a cultura e a história dos índios americanos, mais ela queria saber. Sua perspectiva começou a mudar. Até o deserto começou a parecer diferente para ela. Ela começou a apreciar sua beleza serena, sua vegetação resistente porém vistosa, e até pedras e conchas fossilizadas encontrou ao explorar a região. Ela começou, inclusive, a escrever sobre suas experiências ali.
O que mudou? Não foi o deserto. Não foram as pessoas que moravam naquele lugar. Ela mudou. Sua atitude mudou - e, conseqüentemente, seu ponto de vista mudou.
As pessoas mais felizes na vida não têm necessariamente tudo o que há de melhor. Elas simplesmente tentam aproveitar tudo ao máximo. São como a pessoa de uma aldeia afastada que vai a uma fonte todos os dias para pegar água e que diz: "Toda vez que venho a esta fonte, vou embora com o balde cheio de água!", em vez de "Não posso acreditar que tenho de continuar a voltar a essa fonte para encher o balde!"
A atitude de uma pessoa tem uma profunda influência sobre o seu modo de encarar a vida. Pergunte a um técnico antes de um jogo importante se a atitude dele e a de seus jogadores farão diferença no resultado do jogo. Pergunte a um cirurgião se a atitude do paciente é importante quando sua vida está em jogo em uma sala de emergência. Pergunte a um professor se as atitudes dos alunos têm um impacto antes de realizarem um teste.
Uma das coisas que aprendi é que a vida muitas vezes lhe dá tudo aquilo que você espera dela. Se você espera coisas ruins, é isso que você receberá. Se espera coisas boas, você muitas vezes as recebe. Não sei por que as coisas são assim, mas é assim que funciona. Se você não acredita em mim, faça um teste. Experimente passar 30 dias esperando o melhor de tudo: o melhor lugar para estacionar o carro, a melhor mesa no restaurante, a melhor interação com os clientes, o melhor tratamento dos funcionários públicos. Você se surpreenderá com o que verá, principalmente se também der o melhor de você mesmo para os outros em todas as situações.
2. Sua atitude faz diferença em seus relacionamentos pessoais
Em agosto de 2005, tive o privilégio de falar no Willow Creek Leadership Summit. Uma das pessoas que conheci ali foi Colleen Barrett, presidente e secretária corporativa da Southwest Airlines, que também era uma das palestrantes do evento. Eu estava ansioso para conversar com ela porque, enquanto outras companhias aéreas perdiam dinheiro e lutavam para sobreviver durante os últimos anos, a Southwest havia obtido sucesso e lucro.
Colleen e eu conversamos sobre liderança. Segundo ela, uma das coisas das quais a companhia mais se orgulhava era sua reputação pelo excelente atendimento ao cliente. Quando lhe perguntei como eles conseguiam isso, ela disse que a companhia não dependia de muitas regras. Havia, sem dúvida, regulamentos determinados pela Agência Federal de Aviação aos quais eles obedeciam e, além disso, eles tinham regras que exigiam que os comissários de bordo sempre fossem pontuais para cumprir suas tarefas uma vez que sua escalação era tranqüila. Mas a ênfase da companhia está na criação do tipo certo de atitude entre os funcionários. Os funcionários da Southwest estavam habilitados para avaliar situações e tomar decisões. E seu foco está nas habilidades pessoais e na regra de ouro. Mesmo quando cometem erros, desde que estejam tentando ver as coisas pelo ponto de vista do cliente e tentando prestar um bom serviço, os funcionários recebem apoio.
Para ter sucesso, é preciso ser capaz de trabalhar bem com os outros. Essa é a razão por que Theodore Roosevelt disse: "O único ingrediente mais importante na fórmula para o sucesso é saber se entender com as pessoas".
Muitos fatores entram em ação quando o assunto diz respeito a abilidades que envolvem trabalhar com pessoas, mas o que desenvolve ou acaba com essa habilidade é a atitude de uma pessoa. Recentemente escrevi um livro chamado Vencendo com as pessoas em que descrevo 25 princípios pessoais que qualquer pessoa pode usar para melhorar sua capacidade de construir relacionamentos e de trabalhar com outras pessoas. Muitos desses princípios se baseiam na atitude. Aqui estão alguns exemplos:
  • O Princípio da Lente: quem somos é o que determina o modo como vemos os outros. Nossa percepção dos outros depende mais de nossa atitude do que das características dos que nos cercam. Se formos positivos, nós os vemos de modo positivo.
  • O Princípio da Dor: pessoas magoadas magoam pessoas e se deixam facilmente magoar por elas. Nossas experiências negativas e nossa bagagem emocional dão cor à nossa percepção das ações dos outros. Interações normais podem causar-nos dor mesmo quando a outra pessoa não fez nada para causar dor.
  • O Princípio do Elevador: podemos levantar as pessoas ou derrubá-las em nossos relacionamentos. As pessoas têm uma mentalidade que consiste em levantar ou limitar os outros.
  • O Princípio do Aprendizado: cada pessoa que conhecemos tem o potencial de nos ensinar algo. Algumas pessoas têm uma atitude receptiva ao ensino e admitem que podem aprender algo com todas as pessoas que conhecem. Outras desprezam muitas pessoas e admitem que elas nada têm a oferecer.
Há outros princípios no livro baseados na atitude, mas já deu para você ter uma idéia. Em se tratando de lidar com pessoas, a atitude faz diferença. Se seu currículo não é tão bom quanto você gostaria que fosse quando o assunto é lidar com pessoas, talvez você precise observar sua atitude. Embora seja verdade que algumas pessoas pareçam ter um modo natural de ganhar os outros, até alguém com habilidades pessoais naturais limitadas pode aprender a ganhar as pessoas se decidir ter uma atitude positiva para com elas.
3. Sua atitude faz diferença em seu modo de enfrentar desafios
Dizem que quando Chesty Puller, da Marinha norte-americana, viu-se cercado de oito divisões inimigas durante a guerra coreana, sua resposta foi: "Tudo bem, eles estão à nossa esquerda. Estão à nossa direita. Estão à nossa frente. Estão atrás de nós - desta vez, eles não podem escapar!"
Na vida, os obstáculos, os desafios, os problemas e os fracassos são inevitáveis. Como você vai lidar com eles? Vai desistir? Vai deixar que as circunstâncias o deixem mal? Ou você vai tentar fazer o melhor possível? O caminho que você escolher depende de sua atitude.
Certa vez, ouvi um conferencista dizer que nenhuma sociedade jamais desenvolveu homens valentes durante tempos de paz. O velho provérbio é verdadeiro: o que não mata, fortalece. Lembre-se dos momentos em sua vida em que você mais cresceu. Aposto que você cresceu em conseqüência de superar dificuldades. Quanto melhor sua atitude, maiores as chances de você conseguir superar dificuldades, crescer e seguir em frente.
Você pode ver esse padrão na vida de grandes homens e mulheres:
Demóstenes, conhecido como o maior orador da Grécia antiga, tinha um problema de fala. A lenda diz que ele o superou recitando versos com seixos na boca e falando mais alto que o bramido das ondas na beira do mar.
Martinho Lutero, pai da Reforma Protestante, aproveitou o tempo que ficou confinado no castelo de Wartburg para traduzir o Novo Testamento para o alemão.
O compositor Ludwig van Beethoven compôs suas maiores peças sinfônicas depois que ficou surdo.
John Bunyan escreveu O peregrino enquanto estava preso. Daniel Defoe também escreveu o livro Robinson Crusoé enquanto estava preso.
Abraham Lincoln é considerado por muitos o melhor dos presidentes dos Estados Unidos, mas ele provavelmente não teria se destacado como um grande líder se não tivesse conduzido o país durante a guerra civil. Muitas vezes as circunstâncias difíceis parecem servir de instrumento na criação de grandes líderes e pensadores. Mas isso só acontece quando as atitudes deles são corretas.
Ouvi dizer que na língua chinesa duas palavras muitas vezes se juntam para criar outra palavra com um significado muito diferente. Por exemplo, quando o símbolo para a palavra que significa homem se junta com o símbolo para a palavra que significa mulher, a palavra resultante significa bom.
Ter uma atitude positiva pode ter um efeito semelhante. Quando um problema vem em direção a alguém que tem uma atitude positiva, o resultado é muitas vezes algo maravilhoso. É da confusão que os problemas causam que podem surgir grandes estadistas, cientistas, autores ou empresários. Todo desafio tem uma oportunidade. E toda oportunidade tem um desafio. A atitude de uma pessoa determina seu modo de lidar com ambas as coisas.
4. Sua atitude faz diferença
Quando a atitude é o mais importante? Quando ela faz a maior diferença? Não é durante um evento esportivo ou quando os negócios ficam difíceis. É quando a própria vida está em perigo. E, nessas ocasiões, a atitude realmente faz diferença.
Quando pastor, eu passava a maior parte do tempo com pessoas que estavam vivendo situações de tragédia. Visitava muitos pacientes antes de serem operados, e os que se empenhavam ao máximo e se recuperavam mais rápido eram as pessoas que tinham as melhores atitudes. Visitava muitas clínicas de repouso. Os idosos que têm sucesso são os que ainda têm uma atitude positiva com relação a si mesmos e a sua situação. Certa vez, ouvi um funcionário de uma clínica de repouso dizer que, não raro, pacientes recém internados, por sentirem-se abandonados e sem poder de escolha quanto à internação, tendiam a se entregar e a morrer antes daqueles que viam a situação como apenas outra fase da vida a ser enfrentada de maneira positiva.
Muitas pessoas escreveram sobre o poder que uma atitude positiva tem sobre a saúde e a boa forma. Muitas equipes médicas dizem que viram uma correlação positiva entre as atitudes das pessoas e a sua capacidade de recuperar-se de doenças como o câncer. Dr. Ernest H. Rosenbaum e Isadora R. Rosenbaum dizem que essas observações levaram a novos estudos sobre a atitude:
Pesquisadores estão agora experimentando métodos para levar efetivamente a mente a participar do combate do corpo contra o câncer... Alguns médicos e psicólogos agora acreditam que a atitude adequada pode até ter um efeito direto sobre a função da célula e, conseqüentemente, ser usada para inibir, se não curar, o câncer. Esse novo campo de estudo científico, chamado psiconeuroimunologia, concentra-se no efeito que a atividade mental e emocional tem sobre o bem-estar físico, indicando que os pacientes podem desempenhar um papel muito maior em sua recuperação.
Ver uma ligação entre os pensamentos e sentimentos das pessoas e sua saúde não é novidade. Segundo Rosenbaum: "Sabemos há mais de dois mil anos - com os escritos de Platão e Galeno - que há uma correlação direta entre a mente, o corpo e a saúde da pessoa". O poeta John Milton escreveu:
A mente é um lugar em si mesma, e
Pode fazer do inferno um céu e do próprio céu um inferno.
Sua atitude tem uma profunda influência sobre seu modo de ver o mundo - e, portanto, sobre o modo como você leva a vida.
Atitude é importante. É tão importante que ela realmente faz diferença. Ela não é tudo, mas é uma coisa que pode fazer diferença em sua vida."
(Extraído da obra você faz a diferença - como sua atitude pode revolucionar sua vida, de John C. Maxwell, Editora Thomas Nelson Brasil)
É isso. A atitude é essencial e algo que pode ser desenvolvido. Servirá para concursos e para a vida inteira. Passe a partir de agora a desenvolver e aperfeiçoar sua atitude. Ate porque, como já foi dito, "a felicidade não decorre de um determinado conjunto de circunstâncias, mas de um conjunto de atitudes diante das circunstâncias".

http://www.pciconcursos.com.br/comopassar/como-a-atitude-pode-melhorar-seus-estudos-e-sua-vida

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Professores dão 11 dicas para se dar bem em provas dissertativas

Dica prova

Em provas dissertativas, nenhuma resposta é dada como opção e a única alternativa é confiar no próprio aprendizado, estudo, dedicação. Como afirma a coordenadora pedagógica do curso Objetivo Vera Lúcia da Costa Antunes, “é uma luta, o desempenho tem que ser o melhor. Por muito pouco, um candidato está dentro ou fora da briga”. Confira 11 dicas de professores dos cursinhos Anglo, Objetivo e Etapa para realizar uma prova dissertativa com segurança:

  
1. Leia com atenção cada questão e direcione a resposta para o que está realmente sendo perguntado. “Se a pergunta é qual é o nome, a resposta deve ser o nome, se é identifique tal coisa, a resposta deve ser uma identificação. Não adianta escrever mais ou escrever aquilo que não foi questionado”, diz Vera Lúcia.


2. Seja objetivo e conciso, o que não significa ser lacônico. “Não adianta nada ficar enchendo linguiça, mas também não se deve dar respostas muito secas. Deve-se achar um meio termo, que demonstre conhecimento sobre o tema de maneira prática mesmo”, afirma Alberto Francisco do Nascimento.
  
3. Utilize apenas o espaço destinado para cada resposta. “Nada de desenhar flechinha com vide verso ou continua ou qualquer coisa do gênero. O espaço é suficiente e nenhum corretor vai ficar fazendo malabarismos para encontrar a resposta completa”, reitera Vera Lúcia.

 4. Capriche na letra e nos números. Pode ser bastão ou cursiva, “feia ou bonita”, o que importa é que seja facilmente compreendida. “Ninguém vai ficar decifrando nada. Não adianta inventar também, querer usar um tipo de letra com o qual não se está acostumado bem no dia da prova”, lembra Edmilson Motta.
  
5. Não fique preso a uma questão que você não sabe. A média de tempo por questão não deve ultrapassar 10 minutos. “Não conseguiu resolver, passe para outra. Muitas vezes o aluno deixa de resolver questões mais fáceis porque não teve tempo nem de vê-las na prova”, comenta Edmilson.
  
6. Evite fazer rascunho. “É correr risco demais. Nesta etapa, as provas são trabalhosas demais. A da Unicamp, por exemplo, é longa, sempre traz mais de um item por questão. A melhor solução é treinar bastante em casa e tentar resolver questões como se estivesse fazendo mesmo um vestibular. Isso evita imprevistos e riscos”, diz Vera Lúcia.
  
7. Eventuais erros de português não comprometem notas nas questões de ciências exatas, como química, física, matemática, por exemplo. “O foco do corretor não é esse. Se o candidato cometeu um deslize aqui ou ali de ortografia mas acertou a questão, é o que importa”, diz Alberto do Nascimento.
  
8. Invista no estudo de matérias que você não gosta. “É óbvio que não é o que os alunos mais gostam de fazer mas, na maioria das vezes, essas matérias acabam sendo decisivas nos vestibulares, já que as provas hoje são cada vez menos específicas. As questões de exatas para quem presta humanas, por exemplo, podem ser o grande diferencial na concorrência”, explica Edmilson Motta.
  
9. Busque informações nos sites das universidades. Sempre há dicas, questões de vestibulares anteriores e outras curiosidades. “O da Unicamp tem até uma seção de respostas esperadas pela banca. Dá para se ter uma ideia da expectativa dos corretores”, indica Alberto do Nascimento.
  
10. Continue estudando. Mas estude para aprender e não apenas com o objetivo de passar. “Resolva provas anteriores, faça redações, tire dúvidas, utilize professores, plantonistas. Faça bom uso desses recursos, pois ainda dá tempo”, recomenda Vera Lúcia.

 11. E por fim, lembre-se: 10 é uma nota quase inexistente no vestibular. “Estude. Dedique-se. Confie. Mas não queira saber tudo, pois ninguém sabe”, lembra Alberto do Nascimento.

Evite erros comuns de português na hora de redigir uma redação


Ser coerente e saber argumentar é essencial para escrever um bom texto. Para a maioria dos estudantes a maior dificuldade na hora de fazer uma redação e evitar erros gramaticais.
Confira os erros mais comuns e evite-os:
1)Dificuldade na utilização de mau email : mau é posto de bom e mal e o oposto de bem. Quando tiver duvida em qual utilizar, troque a palavra pelo seu oposto e veja qual se encaixa melhor.
2)Pleonasmo: não deve ser utilizado há e atrás na mesma frase. Criar e novas também trazem a mesma ideia, então o correto seria apenas uma das duas nos exemplos citados acima.
3)Regência: implicar e transitivo direto no sentido de acarretar. Não pode ser utilizado da seguinte forma: “Desigualdade social implica em desemprego.” Para evitar esses e outros erros, a dica e ler muito e também treinar a escrita.


Fonte.: Uol http://www.preabsoluto.com.br/professores-dao-11-dicas-para-se-dar-bem-em-provas-dissertativas
e http://www.preabsoluto.com.br/evite-erros-comuns-de-portugues-na-hora-de-redigir-uma-redacao

CONVITE:Webinar do dia 16/10 - Tecnologias da Informação e crimes sexuais contra crianças

CONVITE: Participe nesta webinar!!!


EVENTO GRATUITO!!!!


A Comissão Organizadora do Projeto WebEducaçãoSexual



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Como "chutar" certo em provas de concursos

 Aprenda algumas técnicas de como "chutar" em questões de provas de concursos e aumente suas chances de passar!

Você sabia que existe algumas técnicas que podem fazer um candidato acertar muito mais questões mesmo quando não se sabe a resposta? Pois é, o famoso "chute" que muita gente pratica por aí nas provas pode ter uma probabilidade de acerto muito maior caso os candidatos utilizem algumas dicas simples ao invés de simplesmente chutar ao acaso.
Estatisticamente falando, passar em um concurso público chutando todas as questões ao acaso é muito mais difícil do que acertar os números da loteria, então nem tente isso.
É claro que o ideal é que o candidato esteja sempre muito bem preparado para que saiba responder todas as questões, este é o cenário ideal, no entanto sabemos que isto é muito difícil de acontecer.
Quase sempre tem uma ou outra questão que não fazemos a menor idéia de qual resposta é a certa e nesses casos não resta outra alternativa a não ser chutar mesmo. Aí entra as dicas da técnica do chute, que ajudam a aumentar bastante a probabilidade de acerto.
Veja algumas dicas:
1º Dica - Eliminação
Primeiramente o candidato deve verificar se existe alguma questão com uma resposta absurda ou visivelmente errada, pode parecer simples, mas isso aumenta muito a sua probabilidade de acertar. Por exemplo: em uma questão com 5 alternativas, a probabilidade de acerto é de 20%, caso seja eliminado apenas uma alternativa a probabilidade já aumenta para 25%.

2º Dica - RepetiçãoVerifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Por exemplo:
A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

3º Dica - SemelhançaGeralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provavelmente conterão a alternativa correta. Por exemplo: 
A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

4º Dica - Generalização
Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto, aqui vale a máxima que toda regra tem a sua exceção, quando houver alternativas desse tipo elas tem maior probabilidade de estarem erradas. Segue alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.

5º Dica - Distribuição
Essa dica não é tão eficiente quanto as primeiras, mas pode ajudar em alguns casos. Estatisticamente, a banca examinadora tende a distribuir igualmente as respostas conforme a quantidade de alternativas e questões da prova. Por exemplo, se cada questão contém 5 alternativas e a prova contém 50 questões, provavelmente o examinador colocará 10 alternativas A, 10 B, 10 C, 10 D e 10 E. Então, quando for chutar, vale a pena contar quantas respostas já foram assinaladas para cada alternativa, a que tiver menos respostas deve ser o palpite. Mas caso tenha já muitas respostas erradas na prova, essa dica não funcionará bem.

Essas 5 dicas são comprovadamente eficientes, pois quando são aplicadas, aumentam muito a probabilidade de acertos ao invés de chutar sem nenhum critério. As próximas duas dicas não são baseados em fundamentos estatísticos comprovados, mas existem muitos boatos que elas também funcionam:
 
6º Dica - Letra AMuito se diz que o examinador que está elaborando a questão não gosta de colocar a resposta logo na primeira alternativa pois dá a impressão que está facilitando muito a vida do candidato, então segundo essa teoria na dúvida não chute na A.

7º Dica - Letra CAo contrário da letra A, dizem que geralmente o examinador tem a tendência de colocar mais respostas C, então na dúvida deve sempre optar por ela, além disso,  os mais religiosos e supersticiosos acreditam que a letra C, por ser a primeira letra de Cristo, pode ajudar a quem precisa e merece.

Bom, estatísticas e boatos a parte, estude sempre para não ter que precisar chutar, mas se precisar chutar, saiba chutar bem!
Fonte: http://www.tudosobreconcursos.com/dicas/dicas-sobre-como-chutar-certo-em-provas-de-concursos

domingo, 12 de outubro de 2014

IFET Vagas

Processo seletivo 2015 oferta 574 vagas em diversos cursos



As inscrições para o Processo Seletivo 2015 do Câmpus Juiz de Fora começaram no dia 15 de setembro com a oferta de 574 vagas para cursos técnicos presenciais (integrado e modular), de graduação e de pós-graduação. 

Os candidatos podem se inscrever até o dia 16 de outubro  pelo site www.ifsudestemg.edu.br. A taxa de inscrição varia de R$ 25 a R$ 60, de acordo com a modalidade escolhida.

Materiais Educativos de Outros Países