sábado, 3 de maio de 2014

NASA vai disponibilizar mais de 1.000 programas gratuitamente

A NASA anunciou que irá disponibilizar ao público, sem nenhum custo, mais de 1.000 programas de computador.
Organizados em quinze categorias gerais, os softwares englobam uma grande variedade de aplicativos para uso na indústria, academia, agências governamentais, e também pelo público em geral.
"Software é um elemento cada vez mais importante na carteira de ativos intelectuais da agência, que compõem cerca de um terço de nossas invenções relatadas a cada ano," disse Jim Adams, do departamento de tecnologia da NASA. "Estamos muito animados de sermos capazes de tornar esses softwares amplamente disponíveis ao público com o lançamento de nosso novo catálogo de software."
Segundo Adams, os códigos disponibilizados representam as melhores soluções encontradas pela NASA para uma ampla gama de tarefas complexas.
Os programas disponibilizados incluem aplicativos para gerenciamento de projetos, ferramentas de design, tratamento de dados e processamento de imagens, assim como soluções para funções de suporte à vida, aeronáutica, análise estrutural e sistemas robóticos e autônomos.
O lançamento do catálogo de softwares da NASA será feito nesta quinta-feira, 10 de abril, através do site do setor de transferência de tecnologia da agência, no endereço http://technology.nasa.gov/.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-disponibilizar-programas-gratuitamente&id=010150140407#.U1MoGPldVqA

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Cursos Online diversos


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Aula 6: Gerador de Apresentações
Aula 7: Complementos
Estrutura do Computador          
Informações sobre o mundo da Informática         
Bibliografia/Links Recomendados

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dicas para tutoria

Receita para ser um bom tutor:

·        Lidamos com pessoas. Carinho, consideração e respeito são primordiais.
·         Precisamos saber de onde eles “vieram“ e onde pretendem “chegar” (objetivos/expectativas) e recordá-los sempre que estejam cansados ou “desistindo”.
·        Ajuda lembrar como foi ser um estudante. Mais ainda se já tiver experiência como aluno EaD.
Sugestão: há diversos cursos com e sem tutoria, gratuitos e de curta duração disponíveis. Aqui tem algumas dicas:
·        Colocar-se no “lugar” do aluno: facilitar os processos, dar dicas, exemplos, lembrar as possíveis dificuldades e alertá-los. Fornecer” estratégias” para ser um bom aluno EaD.
·        Maior contato com outros tutores para um fortalecimento e criação de espírito de grupo, autoajuda e troca de ideias e experiências.
·        Sempre deixar bem claro os horários disponíveis para atendimento online (principalmente se houver disponibilidade semanal síncrona = Chat).
·        Cada aluno “conquistado”, “reproduzirá/defenderá” o que o tutor “passa” e haverá aprendizagem colaborativa e solidária.
·        Sempre responder a todas as mensagens.
·        Toda dúvida pode ser também de outros alunos. Montar um arquivo “Dicas” reunindo-as e postar.
·        Lembrar que os momentos de pausa/lazer/família também são importantes para TODOS.
·        Estar alerta para a importância de algumas disciplinas para o Relatório de Estágio.
·        Não esquecer de elogiá-los pela persistência e esforço.
·        Usar o modelo de questionamento socrático: boas perguntas que fazem com que eles encontrem as respostas por eles mesmos.
·        Um tutor que incentiva e mostra que acredita em seus alunos ajuda esses alunos a enfrentar as situações difíceis e acreditar em si mesmos.
·        Verificar periodicamente o relatório de suas atividades e de seus alunos.
·        Dedicar algum tempo semanalmente para ajudar a alguns alunos a darem o seu melhor (com mais dificuldades).


Tem mais dicas?  Aceito!!!  :)
Cris.

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quarta-feira, 30 de abril de 2014

Referatórios de objetos de aprendizagem e outros recursos educacionais

[Extraído do Fredric M. Litto, Aprendizagem a Distância (São Paulo: Imprensa Oficial, 2010)]

Um “repositório” é um site que contém recursos digitais úteis para a aprendizagem formal ou não formal, com mídias como textos, imagens estáticas (mapas, gráficos, desenhos ou fotografias) ou animadas (vídeos e filmes), arquivos de som e objetos de aprendizagem. Alguns repositórios são essencialmente institucionais, para dar apoio a seus próprios cursos a distância ou presenciais; outros são multi institucionais, focalizando uma determinada área de conhecimento humano ou material de valor educativo numa determinada mídia. Um “referatório”, por outro lado, é um site na web que não faz o armazenamento dos recursos propriamente ditos, mas, sim, indica a quem tem interesse em aprender, os “metadados” (catalogação extensa) que indicam quais são os repositórios que detêm recursos sobre determinado assunto. Como tal, é um “agregador” de fontes da informação, fazendo no ciberespaço o trabalho importante feito antigamente pelo bibliotecário de referência: indicar ao aprendiz os locais mais prováveis onde encontrar a informação desejada. Em alguns casos encontramos sites que são uma mistura de repositório e referatório, outros que não separam claramente os recursos em português e os em outras línguas, e um número considerável de sites que são parcialmente ou inteiramente fechados a usuários não assinantes pagantes, individuais ou institucionais.
Na seleção dos sites para compor esta listagem não exaustiva, foram usados os seguintes critérios: acesso aberto e gratuito; recursos e navegação predominantemente em língua portuguesa; recursos de uso potencial em múltiplos níveis educativos; instituição que oferece a informação de reconhecida seriedade.


Fonte: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/referatorio/

terça-feira, 29 de abril de 2014

Descoberto planeta-anão: pode existir mais um planeta gigante no Sistema Solar


Novo planeta-anão dá pista de planeta gigante distante
Os novos dados mostram que ainda estamos muito longe de conhecer integralmente o nosso Sistema Solar. [Imagem: Scott Sheppard/Chad Trujillo]
Fronteiras do Sistema Solar
A fronteira do Sistema Solar mudou de novo.
Astrônomos acabam de identificar mais um planeta-anão, temporariamente batizado de 2012 VP113.
Mas esta não é a parte mais interessante da descoberta.
O pequeno 2012 VP113 parece indicar a existência de um nono planeta no Sistema Solar, um gigante com eventualmente 10 vezes a massa da Terra e ainda mais distante.
Se é o Planeta X que a NASA anda procurando é algo que terá que esperar até que ele seja observado diretamente. Por enquanto, os astrônomos estão deduzindo sua existência por sua influência sobre a órbita do novo planeta-anão agora observado.
Até onde se conhece
O Sistema Solar conhecido pode ser dividido em três partes: os planetas rochosos como a Terra, que estão perto do Sol, os planetas gigantes gasosos, que estão mais distantes, e objetos congelados do cinturão de Kuiper, que se encontram um pouco além da órbita de Netuno.
Além deles, só se conhecia de forma direta até agora um objeto, chamado Sedna. Mas o recém-descoberto 2012 VP113 tem uma órbita além de Sedna, tornando-se o corpo celeste conhecido mais distante no Sistema Solar.
Isto mostra que, ao contrário do que se acreditava, Sedna não é único, e os dois planetas-anões podem ser apenas os primeiros identificados de uma nova população de corpos celestes muito afastados do Sol.
As teorias indicam que, ainda mais distante, existe uma região que passou a ser conhecida como Nuvem de Oort, que seria repleta de corpos celestes pequenos, de onde se originariam os cometas.
Novo planeta-anão dá pista de planeta gigante distante
Três imagens, coletadas com duas horas de diferença, foram sobrepostas para mostrar o movimento do 2012 VP113. Ele foi colorido artificialmente de vermelho na primeira imagem, verde na segunda e azul na terceira. [Imagem: Scott Sheppard/Chad Trujillo]
Planeta desconhecido
O 2012 VP113 está tão distante que a parte mais próxima de sua órbita o traz a 80 unidades astronômicas (au) do Sol - umaunidade astronômica equivale à distância da Terra ao Sol.
Para comparação, os planetas rochosos ficam entre 0,39 e 4,2 au do Sol, os gigantes gasosos entre 5 e 30 au, e o Cinturão de Kuiper, que inclui Plutão, fica entre 30 e 50 au. Sedna, o corpo celeste mais distante conhecido até agora fica a 75 au.
No ponto mais distante de suas órbitas, contudo, tanto Sedna quanto 2012 VP113 distanciam-se a centenas de unidades astronômicas do Sol.
O formato de suas órbitas indica que eles devem sofrer a influência de um outro corpo celeste de grande massa, já que eles estão longe demais para sofrerem a influência da gravidade dos planetas conhecidos.
Os astrônomos sugerem que pode ser uma "Super Terra", ou mesmo um planeta ainda maior, dependendo de sua distância, ainda por ser descoberto.
Muito a se descobrir
Segundo os descobridores do novo planeta-anão, os dados que levaram à descoberta do 2012 VP113 indicam que pode haver 900 objetos semelhantes com dimensões acima dos 1.000 km de diâmetro, e que a população da Nuvem de Oort "interna" poderia ser maior do que a do Cinturão de Kuiper e do cinturão principal de asteroides, entre Marte e Júpiter.
"Alguns desses objetos da Nuvem de Oort interna poderiam rivalizar em tamanho com Marte e mesmo com a Terra. Isto porque muitos deles estão tão distantes que mesmo os maiores têm um brilho muito tênue para serem detectados com a tecnologia atual," disse Scott Sheppard, que descobriu o novo planeta-anão juntamente com seu colega Chadwick Trujillo.
Bibliografia:

A Sedna-like body with a perihelion of 80 astronomical units
Chadwick A. Trujillo, Scott S. Sheppard
Nature
Vol.: 507, 471-474
DOI: 10.1038/nature13156
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=novo-planeta-anao-pista-planeta-gigante-distante&id=020130140327#.Uzn98fldVqA

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - RBAAD - Edição 2013

O lançamento da edição 2013 da RBAAD - Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, aconteceu de 09 a 12 de setembro, em ocasião do 19º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, onde todos os participantes inscritos receberam um exemplar da publicação.

Com uma esfera de ação internacional, a RBAAD publica artigos voltados para os êxitos e desafios em educação a distância para pessoas de todas as idades, grupos ou níveis, nos sistemas formal e informal de educação.

Os artigos podem ser filosóficos e/ou de análises qualitativas e quantitativas; podem ter o formato de estudo de casos, pesquisas ou relatórios de progresso de projetos em andamento. Resenhas de livros, relatos de congressos, URLs para homepages de inovações na educação a distância, anúncios de conferências e publicações de cartas para o editor também são bem-vindas.

A RBAAD aceita textos sobre educação a distância de pesquisadores e praticantes de todas as partes do mundo, mas sempre que esses projetos de trabalho sejam de especial relevância para os respectivos países.


Clique AQUI e acesse a edição 2013 da RBAAD.

Para consultar edições anteriores acesse: 
http://www.abed.org.br/revistacientifica/_brazilian/

domingo, 27 de abril de 2014

20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

“EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil”

 6 a 9 de outubro de 2014 - Curitiba - PR
O 20° CIAED é 100% presencial - Qualis (Capes) B N - ISSN 2175-4098  

O Congresso
1.1. O 20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, com o tema “EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil”, será realizado de 6 a 9 de outubro de 2014 em Curitiba - PR, abrindo espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus Trabalhos Científicos baseados em investigação científica; apresentar relatos de Experiências Inovadoras; participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países; realizar palestras; inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação; e estabelecer contatos profissionais.

Os trabalhos 
Os trabalhos submetidos para apresentação no Congresso podem pertencer a duas classes: Investigação Científica (IC) e Experiência Inovadora (EI).

2.2 Cada Trabalho submetido deverá ser identificado de acordo com os itens: Categoria, Setor Educacional, Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD, Natureza e Classe.

2.2.1 Classe
1 - Investigação Científica
2 - Experiência Inovadora
2.2.2. - Setor Educacional - escolher apenas um dos seguintes:
1 - Educação Infantil e Fundamental
2 - Educação Média e Tecnológica
3 - Educação Superior
4 - Educação Corporativa
5 - Educação Continuada em Geral

2.2.3. -Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD (Zawacki-Richter 2009) – escolher apenas um item da seguinte classificação que mais caracteriza o trabalho submetido:
Nível Macro – Sistemas e Teorias de EAD
A. Acesso, Equidade e Ética
B. Globalização da Educação e Aspectos Culturais Transfronteiros
C. Sistemas e Instituições de EAD
D. Teorias e Modelos
E. Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento

Nível Meso – Gerenciamento, Organização e Tecnologia
F. Gerenciamento e Organização
G. Custos e Benefícios
H. Tecnologia Educacional
I. Inovação e Mudança
J. Desenvolvimento Profissional e Apoio ao Corpo Docente
K. Serviços de Apoio ao Estudante
L. Formas de Assegurar a Qualidade

Nível Micro - Ensino e Aprendizagem em EAD
M. Design Instrucional
N. Interação e Comunicação em Comunidades de Aprendizagem
O. Características de Aprendizes
2.2.4 Natureza do Trabalho
A - Relatório de Estudo Concluído
B - Descrição de Projeto em Andamento
2.3 No final do processo de julgamento, o Conselho poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:
2.3.1. Significância suficiente para merecer apresentação em Sessão Paralela; 
2.3.2. Direcionamento para apresentação de Pôster; 
2.3.3. Devolvido ao autor para modificações após as quais poderia ser apresentado em Sessão Paralela;
2.3.4. Recusado por não adequar-se ao evento.

Tanto os trabalhos de Investigação Científica (ICs) como os trabalhos de Experiência Inovadora (EIs)submetidos para serem apresentados em Sessões Paralelas no 20º CIAED passam por um rigoroso processo de julgamento, do tipo blind peer review (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do autor são elementos não fornecidos àqueles que o avaliam. A avaliação será realizada por uma Comissão Técnica composta pelos membros do Conselho Científico da ABED e de outros doutores com reconhecida atuação na área. Cada trabalho será avaliado por ao menos três revisores, membros da Comissão Técnica do Congresso. O resultado final da avaliação de cada submissão, que corresponde à média das avaliações dos revisores, será o indicador decisório para a aceitação de trabalhos científicos para apresentação nas sessões paralelas do  Congresso. Em função do resultado final da avaliação, alguns trabalhos poderão ser direcionados para apresentação em Sessão de Pôsteres.
 

Submissão dos Trabalhos
3.1. A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Técnica é exclusiva para os associados da ABED, e está ligada à condição de que todos os seus autores sejam Associados Individuais, em dia com o pagamento das suas anuidades na data da submissão do artigo. Nota importante: o nome do orientador de teses e dissertações não deve aparecer como co-autor de Investigação Científica, podendo receber o devido reconhecimento em nota de rodapé.

3.2. A submissão dos Trabalhos será feita única e exclusivamente através de ferramenta:
http://www.abed.org.br/congresso2014/enviartrabalhos.asp

3.3. Ao submeter os Trabalhos os autores ficam cientes que para apresentação no Congresso será necessáriaa presença de pelo menos um dos autores ou representante para apresentar o trabalho, que deverá estar devidamente inscrito no Congresso.

3.4. Parte do processo de envio do trabalho na ferramenta é a obrigatoriedade de assinalar a concordância ou não com o termo de compromisso de apresentação previamente descrito abaixo:
“Comprometo-me, caso meu trabalho seja aprovado pela Comissão Técnica do 20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, a comparecer ou nomear um representante para sua apresentação, no dia e hora previamente comunicados e autorizo sua publicação no site da Associação. Estou ciente da condição de que os autores do trabalho devem ser associados, com os pagamentos das anuidades em dia.”

3.5. Logo após a submissão do trabalho, uma mensagem automática será enviada para o endereço eletrônico da pessoa que realizou a submissão, confirmando este procedimento.

3.6. Simultaneamente, o título do trabalho e a data de submissão serão publicados no site do evento.

Nota importante: O recebimento da mensagem automática (item 3.3) e a publicação no site do título do Trabalho submetido não significam, de forma alguma, a aprovação do mesmo para apresentação no evento.
 

Publicação dos Trabalhos
4.1. Os Trabalhos aprovados serão publicados eletronicamente nos Anais do Congresso no site da ABED. 
Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis ou representantes no dia e horário definido na programação do Congresso serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando seus autores impossibilitados de submeter Trabalhos para os eventos da ABED pelo período de 2 (dois) anos. 

4.2. Os Trabalhos serão publicados eletronicamente em dois idiomas: Português e Inglês. Caberá ao autor ou autores do trabalho aprovado, produzir a versão em inglês do trabalho para a publicação no site do evento. A versão em inglês do trabalho deverá ser enviado para papers@abed.org.br até o dia 6 de setembro de 2014. 

4.3. Dúvidas pelo endereço papers@abed.org.br ou pelo telefone 55 11 3275.3561 

4.4. Estarão disponíveis para a apresentação dos Trabalhos durante o evento, um computador com sistema operacional básico: Windows XP 2003 com Power Point, Datashow e acesso à Internet. 
 

Normas de Padronização
5.1. Os Trabalhos não devem exceder a dez laudas e devem obedecer as novas normas ortográficas da língua portuguesa.

5.2. A página deverá ser configurada em papel A4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 3,0 cm; inferior 2,0 cm; lateral esquerda 3,0 cm; lateral direita 3,0 cm.

5.3. Devem ser redigidos em Word (extensão .doc (97 - 2003), Acrobat (extensão .pdf sem bloqueio), RichText/ Write (extensão .rtf) ou Writer (extensão .odt), com texto na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5 alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito inferior (rodapé). O texto deve ser justificado, papel A4 (210 x 297 mm), orientação do papel tipo retrato. 

5.4. A estrutura da primeira página é a seguinte:

5.4.1. - Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico.

5.5. Após o espaço de cinco linhas, colocar o título "RESUMO" em português com fonte Arial, corpo 12 centralizado em negrito e abaixo o texto do resumo em português, Arial 12 itálico justificado, espaço simples com no máximo 200 palavras. Após o espaço de uma linha, as palavras-chave em Arial 12 negrito separadas por ponto e vírgula.

5.6. Após o resumo, deixar espaço de três linhas e iniciar o texto do trabalho, preferencialmente insira uma quebra de página.

5.6.1 - O texto deve seguir as orientações do item 5.3: fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5 alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.

5.6.2 – A formatação do trabalho deve compreender os elementos pré-textuais (resumo, palavras-chaves), textuais (introdução, objetivos; referencial teórico; procedimentos metodológicos; apresentação e discussão dos resultados; conclusões e recomendações) e pós-textuais (referências bibliográficas; apêndices e anexos).

5.7. Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA ou da ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA ou da ABNT.

5.8. As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.

5.8.1. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda.

5.9. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos.

5.10. As figuras e tabelas devem ter legendas.

5.11. Veja modelo de TC no link:
http://www.abed.org.br/congresso2014/pdf/exemplotc.pdf

Nota importante: Trabalhos sem e-mail e telefone de todos os autores inseridos na ferramenta de submissão não serão aceitos. 
 
Idiomas do Congresso
Português
 6.1. Outras línguas, em Sessões Plenárias ou Minicursos, normalmente recebem tradução simultânea para o português.
 
Cronograma
- Lançamento da Chamada de Trabalho: 27 de novembro de 2013;
- Período para encaminhamento dos trabalhos: 1 de fevereiro a 30 de abril 2014;
- Período de avaliação dos trabalhos: 1° de maio a 30 de junho de 2014;
- Divulgação dos resultados no site e comunicação - 06 de julho de 2014;
- Envio da versão para o inglês do trabalho aprovado - 06 de setembro de 2014;
- Notificações de aceitação serão enviadas pelo sistema automaticamente;
- Apresentação no 20° CIAED em de outubro de 2014.
 
Informações Complementares
Sede da ABED:
Rua Vergueiro, 875 12° andar 
CEP 01504-001 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3275.3561 - Fax: 11 3275.3724
 
E-mails
Trabalhos Científicos: papers@abed.org.br
Informações sobre o evento: congresso@abed.org.br
Página da ABED: www.abed.org.br
Página do evento: www.abed.org.br/congresso2014
 
Acesse o Guia ABED para Submissão de Trabalhos Científicos clicando aqui!