sexta-feira, 13 de maio de 2016

Hora do Enem

Hora do Enem é um projeto pensado para você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Tão certo quanto o átomo não é a menor porção da matéria, aqui você irá encontrar uma forma de estudar que se encaixa no seu perfil.

Pode escolher: dá para acompanhar o programa de TV, fazer simulados on-line, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo!

Você vai acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores, conhecer estudantes que estão vivendo essa mesma etapa da vida e, assim, chegar ao dia do exame mais seguro e confiante.

O Enem
A educação transforma, abre caminhos, muda o mundo. É fácil perceber a lógica por trás dessa frase, não é? O conhecimento vai te levar longe, mas até chegar lá, você tem um baita trabalho pela frente. Muito estudo, muito do que se informar e muitas escolhas a fazer.

Ter em mãos o diploma universitário vai ser uma conquista e tanto e você pode dar o primeiro passo nessa direção, ao mandar bem na prova do Enem. A nota do exame é usada como critério de seleção por várias instituições de Ensino Superior públicas e privadas, ao substituir ou complementar o vestibular.

Ao participar do exame, você pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer às vagas oferecidas por instituições públicas. Pode também se candidatar às bolsas de estudo integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao financiamento de cursos superiores do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mas calma aí, futuro calouro! Antes de ver o seu nome na lista de aprovados, precisamos nos concentrar nos estudos. Pode contar com a gente: nós do Hora do Enem vamos te acompanhar nessa jornada.

 Vamos ao assunto
 Olha só o que preparamos para você:
 INFOGRÁFICO - SEÇÃO CONHEÇA

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/conheca;jsessionid=BE2A8756B4607C1D35D0BE218CA0AC22

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Inscrição on-line para Enem 2016

9 a 20/5

    • As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 começam nesta segunda-feira, 9, exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 20 próximo (horário de Brasília). A edição do exame este ano terá identificação biométrica. Os inscritos contarão também com um aplicativo para acompanhar a inscrição.
      A confirmação das inscrições será feita apenas pela página do exame na internet. No ato da inscrição, os candidatos precisam informar um número de celular ou de telefone fixo válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser usado por outro participante.
      O Enem deste ano tem uma estimativa de 8 milhões de inscrições. Destas, 2,2 milhões são de estudantes que estão no último ano do ensino médio. Além dos concluintes dessa etapa em 2016 matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição aqueles que se declararem carentes. E, como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.
      Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015, não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição.
      Para dar mais comodidade e opções aos não isentos da taxa, de R$ 68, o pagamento, este ano, pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 próximo.
      Digital — A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. Todos os detalhes estão no edital do Enem de 2016, publicado no Diário Oficial da União de 15 de abril último. O novo procedimento de segurança soma-se aos demais — envelope com lacre e detector de metais.
      Aplicativo — O aplicativo para celulares, desenvolvido pelo Ministério da Educação, conterá todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além da possibilidade de acompanhamento da inscrição.
      O recurso, disponível para smartphones, também servirá como instrumento de diálogo com os participantes e será usado pelo MEC para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.
      Especiais — Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado, de acordo com solicitação a ser feita pelo próprio interessado no sistema de inscrições. Para tanto, é necessário apresentar documento comprobatório, legível. Nele, deve constar o nome completo do participante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou o pedido de atendimento; a assinatura e a identificação do médico ou profissional especializado, com o número do registro no Conselho Regional de Medicina ou no conselho de classe.
      Nome — Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário, disponível on-line, preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho próximo, pelo sistema, na página do exame na internet.
      Provas — Nos dois dias de exame — em 5 e 6 de novembro —, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).
      Oportunidades — A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
      Mais informações e o edital do Enem de 2016 estão disponíveis na página do Enem de 2016 na internet. Em caso de dúvidas sobre o exame, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.
    • Fonte: http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/candidatos-ja-podem-fazer-inscricao-on-line-para-a-edicao-de-2016-prazo-vai-ate-o-dia-20

    quarta-feira, 11 de maio de 2016

    Cursos Gratuitos da Serpro EaD

    Escola Aberta de Inclusão Sócio Digital

    A iniciativa disponibiliza cursos da Universidade Corporativa do Serpro para serem utilizados em todo o país.

    Escola Aberta de Inclusão Sócio Digital do Serpro possui vários cursos a distância disponibilizados pelo ambiente Virtual construído com a solução livre Moodle para todo o Brasil e este ambiente educacional poderá ser acessado livremente pela internet.
    Articulação
    Segundo Márcio Benedito, um dos responsáveis pelo projeto, a ideia é promover o encontro das pessoas com a tecnologia “para que o usuário passe a perceber o computador não mais como inimigo mas, sim, aliado”. Outro objetivo é promover a articulação das comunidades, além de fornecer uma base tecnológica que sirva de apoio a ações sociais.
    Entre os conteúdos educacionais disponíveis estão: Inglês Básico para Tecnologia, Matemática Aplicada, Elementos de Programação e Sistemas operacionais, dentre outros.

    Cursos Disponíveis

    Para conhecer todos os cursos oferecidos, acesse nosso catálogo.



    Todos os cursos

    terça-feira, 10 de maio de 2016

    Inscrição Enem 2016


    #Enem2016 l Atenção! 

    📢 Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016; prazo vai até o dia 20. 

    Saiba mais:http://goo.gl/pqh8BO

    A confirmação das inscrições será feita apenas pela página do exame na internet.
    Inscreva-se aqui: http://enem.inep.gov.br/participante/#/inicial

    No ato da inscrição, os candidatos precisam informar um número de celular ou de telefone fixo válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser usado por outro participante.

    Ouça aqui: http://goo.gl/Pr61df


    Descrição
    Estudantes já podem se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 a partir desta segunda-feira, 9. O acesso está disponível exclusivamente pelo sitehttp://enem.inep.gov.br. O valor da taxa é R$ 68. O exame está marcado para os dias 5 e 6 de novembro. A nota do Enem possibilita o acesso à educação superior em instituições públicas e privadas, além de programas do governo federal. 
    Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida podem solicitar atendimento especial por meio do mesmo sistema de inscrições. Na página, mediante encaminhamento da documentação, o participante também pode solicitar inscrição com o nome social.
    Neste ano, além da identificação biométrica, os inscritos contam com um aplicativo para acompanhar a inscrição e todas as informações necessárias ao longo do exame, como calendário, mural de avisos, dicas e resultados. Há também a plataforma Hora do Enem que oferece um plano de estudo personalizado aos candidatos, com exercícios, resumos e videoaulas direcionados. O primeiro simulado já foi realizado, mas outros três ainda vão preparar os estudantes até o dia do exame.
    Para saber mais, acesse http://enem.inep.gov.br