sábado, 25 de abril de 2015

III COIED (Conferência Online de Informática Educacional)


Conferência Online de Informática Educacional 2015


Conferência Online de Informática Educacional
Caro participante da COIED,

A Comissão Organizadora da COIED tem o grato prazer de o informar que está em marcha a III Conferência Online de Informática Educacional (COIED 2015).
Pode desde já ver o programa provisório no nosso sítio www.coied.com.

Com os melhores cumprimentos,
A Comissão Organizadora
Gentilmente enviado por COIED - Portugal

COIED · . · . . · Portugal

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Sem medo do Enem

Site ajuda a vencer medo do Enem

Gratuita, página faz diagnósticos de seu aprendizado, monta planos de estudos personalizados e oferece simulados para que você chegue mais confiante ao exame.
Site ajuda a vencer medo do Enem
Nas provas do Enem não faltam enunciados longos, daqueles que consomem a atenção, sequestram o raciocínio e sugam toda a energia.
Para ajudar a vencer esse desafio, concentração e bom preparo são fundamentais. Isso se conquista com tempo de estudo e cuidados com a saúde, que incluem uma noite tranquila de sono na véspera da prova.
Se der para acrescentar um pouco de diversão aos estudos, tudo fica mais fácil, não é? Pensando nisso, o siteGeekie Games Enem criou a versão virtual de um amigo nerd para acompanhar você na jornada.
Seus problemas acabaram
Interativo, grátis, com visual bacana e navegação intuitiva, o site lembra um pouco aquele colega que sabe tudo e nunca deixa você na mão.
Por exemplo: ele monta listas de exercícios de acordo com o seu grau de conhecimento. Também inclui materiais explicativos, videoaulas, simulados e outros conteúdos.
Diagnósticos
É fácil: basta se cadastrar no site e fazer seu primeiro diagnóstico. São só nove questões de áreas misturadas, como Língua Portuguesa, Biologia e Física, para testar seu nível de conhecimento. A partir do desempenho, a página cria planos de estudos e perguntas para turbinar seu aprendizado. Com o tempo, você resolve outros diagnósticos e recebe novas aulas e novos planos de estudo.
Vídeos
Você acha difícil aprender sobre corrente, tensão e potência elétrica? Videoaulas podem ajudar. Animações também são bem-vindas. Na janela Minhas Atividades, há explicações completas sobre diversos temas. As aulas intercalam exercícios para treinar seu entendimento e, se errar, é só conferir a resolução.
Ok, mesmo com todos esses recursos restaram dúvidas? Não faz mal: troque ideias com outros usuários online.
Simulados
Na aba Domínio, você acompanha o resultado dos estudos em uma classificação que vai de 1 a 4.
Quanto mais atividades e diagnósticos são concluídos, mais informações o site recebe para criar planos de estudos personalizados, identificar os seus pontos fortes e fracos, e saber quais conteúdos você domina ou não.
Outra ferramenta bem legal é o Simulado. Aqueça-se, pois ele propõe – e resolve – questões parecidas com as do Enem. E também dá uma estimativa de qual seria sua nota no exame.
A graduação mais perto
O calendário do Enem 2015 ainda não foi publicado, mas especula-se que as inscrições comecem em maio. A prova deve ser em novembro.
Portanto, estudando a sério e usando o Geekie Games Enem desde já, você aumenta as chances de chegar à véspera do exame com muito mais confiança. Daí para conseguir aquela ótima noite de sono vai ser fácil.

Fonte: http://www.ead.senac.br/noticias/2015/04/site-ajuda-a-vencer-medo-do-enem/

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Cursos ESAF

Cursos


Auditoria de Projetos de Cooperação Internacional3
Avaliação de Desempenho2
BrOffice.org3
Capacitação de Tutores para E@D3
CNPJ5
COMPROTDOC1
COMPROT - Processo
Cidadania Fiscal4
Contabilidade Aplicada2
Conta Corrente Pessoa Física1
Controle Social e Cidadania1
Correio Expresso1
Crédito Tributário Sub Judice2
Disseminadores de Educação Fiscal5
Direito Previdenciário3
Direito Tributário1
Direito Tributário Aplicado1
DW - Arrecadação4
Educação Financeira - Gestão de Finanças Pessoais2
Execução Orçamentária1
Formação em Concurso Público - FOCO3
Fundamentos da Lei 8.112/903
Fundamentos em Gerência de Projetos1
Fundamentos e Metodologia da Educação Corporativa2
Gerenciamento de Projetos7
Gerenciamento de Riscos2
Gestão Estratégica2
Gestão da Dívida Pública Brasileira3
Gestão Orçamentária, Financeira e Contratações Públicas para Municípios
Gestão por Competências4
Gestão por Resultados em Projetos de Cooperação Técnica Internacional1
Gestão Pública1
Grafoscopia e Documentoscopia14
Harmonização Contábil2
ITR para Municipios1
IRPJ e CSLL4
Legislação de Pessoal Aplicada à RFB
Libras Instrumental-Noções Básicas2
Metodologia de projetos - Educação Fiscal20
Noções de Design Instrucional1
Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras1
Nova Regra Ortográfica5
ODM3
PER/DCOMP1
Práticas Aduaneiras Internacionais1
Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro1
Preparação para Aposentadoria - PPA1
Processo Administrativo Disciplinar - CGU2
Processo Administrativo Fiscal - PAF4
Programa CAPACITA - CGU1
Programa de Desenvolvimento de Dirigentes Fazendários - PDFAZ3
Programa de Formação em Educação a Distância1
Programa de Formação Profissional - RFB1
Programação Orçamentária1
Promoção Carreira Finanças e Controle - CGU2
Promoção Carreira Finanças e Controle STN
Receita Federal do Brasil - CAC
Redação e Elaboração de Atos Administrativos - RFB4
Redação Oficial3
Redação Oficial e Jurídica do Contencioso Administrativo Tributário - CARF5
Rede de ex-alunos de Cursos Presenciais da ESAF2
Redes Sociais- Aprendizagem Colaborativa65
Regulação Econômica1
SAGA2
SAJ - Sistema de Acompanhamento Judicial1
Segurança Institucional4
Simples Nacional1
Sufis/RFB5
Produção23
Cursos para Cessão16

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cursos de Graduação SENAC EaD 2015

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Com metodologia que reforça a importância de unir a teoria à prática, os cursos de graduação a distância oferecem flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado, preparando o profissional para o futuro.
No ambiente virtual de aprendizagem, o Senac oferece uma interface moderna, dinâmica e acessível a todos – incluindo pessoas com deficiência visual e/ou auditiva.
Nossos docentes estão preparados para transmitir o conhecimento necessário à compreensão da realidade prática da ocupação escolhida pelos alunos. Os cursos são autorizados pelo MEC e voltados para o atendimento às demandas do mercado de trabalho.
As inscrições para o processo seletivo de 2015 poderão ser feitas de 16 de março a 3 de agosto de 2015.

Confira o edital e o anexo.


Selecione uma área abaixo e conheça a relação de cursos!

Fase
Inscrição
Prova
Divulgação
Matrícula
Lista de
Aprovados
1
16/3 a 21/4 
23/4  28/4
29/4 

22/4 a 19/5 
21/5  26/527/5 

20/5 a 16/6
18/6  23/6 24/6
17/6 a 14/7
 16/7 21/7
22/7 

15/7 a 3/8 
 6/8 11/812/8 


Para transferências de outras instituições, de curso ou de polo, clique aqui.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Mentoria voluntaria e estudo de idiomas sem custo

Ensino de idiomas sem custo com mentoria voluntária.

Alunos, está na hora!
Estamos abrindo oficialmente o cadastro para quem deseja ser aluno.
Venha fazer parte desse projeto e viver experiências incríveis.
Acesse o link abaixo para efetuar o seu cadastro....
Ver mais


Projeto de líderes transformadores do site do Na Prática

Entenda o que é o projeto:

A EFF Languages será uma plataforma de aprendizado de línguas estrangeiras, de forma gratuita, por meio de mentorias realizadas por mentores voluntários.


https://www.facebook.com/EFFLanguages


Projeto Educação Laboratório BH - Fundação Estudar - www.napratica.org.br


EFF Languages facebook.com

EFF Languages. 385 likes · 101 talking about this. Nós da EFF Languages acreditamos que aprender idiomas estrangeiros pode ser muito mais rápido e...

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Personalização do Conteúdo de E-Learning: Ferramenta Poderosa

Personalizar o conteúdo de e-learning é uma ferramenta poderosa. Quer saber porquê?
Porque o e-learning/EAD redefiniu o aluno e, o aluno tem que se sentir cada vez mais afinizado com o conteúdo. Com mais formas de acessar o conhecimento do que nunca, qualquer pessoa com uma conexão à Internet podem ser um estudante de,  praticamente, qualquer campo escolhido. O conteúdo de e-Learning personalizado é um dos recursos mais poderosos para divulgar a informação de forma a oferecer esse tipo de harmonia/sintonia.
A redefinição do aluno e do conteúdo:
1. Diversidade: um problema para resolver?
Encontrar o caminho certo para criar e produzir programas de cursos virtualizados é uma aventura quando levamos em consideração a enorme diversidade de perfis do ser humano. Diferentes pessoas em diferentes áreas possuem diferentes estilos de aprendizagem. Você não vai, por exemplo, usar o mesmo estilo de aprendizagem para treinar, por exemplo,  encanadores e urologistas. Embora ambos os grupos trabalham com tubos, divergem totalmente na aplicação de cada atividade. O mesmo tipo de diversidade existe também no próprio matérial/conteúdo, seja linguagem ou formato de apresentação (textos, imagens, etc…).
Dada a enorme flexibilidade do mundo da EAD, não é nenhuma surpresa que os módulos variem de apresentações de slides ou power-ponits até produções técnicas altamente interativas com simuladores, realidade aumenta, que podem incluir até mesmo a inteligência artificial. E é fácil pensar que a eficácia e a qualidade de um programa de e-Learning esteja diretamente ligada a recursos extravagantes.
2. Perfil da audiência e do público-alvo.
Desenvolver as suas apresentações começa – e termina – com a análise do seu público-alvo. Se o material se perde em recursos extravagantes, seus alunos não vão atingir o objetivo proposto ao treinamento. E, claro, há o outro extremo. Caso o seu curso seja desprovido de engajamento os alunos vão desmotivar!
Nenhum fator isolado é unicamente responsável para a eficácia de um programa de treinamento. Os programas de treinamento mais eficazes levam em conta uma série de considerações que devem ser analisadas meio ao contexto em que se aplicam. Aqui estão seis questões que você deve
Algumas questões devem ser consideradas pelo designer instrucional quando se trata de “levantar” dados com a análise do contexto do cliente ( e isso inclui o passo seguinte: elaboração da matriz instrucional):
Quais são as necessidades de aprendizagem do seu público-alvo, e que formato (s) iria proporcionar-lhes a maior base para uma aprendizagem eficaz?
Que tipo de material que você precisa para se comunicar com esse público?
Qual é o tom de linguagem que a sua formação precisa apresentar em relação ao seu público-alvo?
Qual o nível de interação que seus alunos apresentam em relação ao material?
Será que deverá ocorrer uma mudança no conteúdo (atualizações) com freqüência?
Será que há a necessidade do material ser fragmentado em “capítulos” ou pode ser deixado em um único módulo?
Você é capaz de dizer o quanto do material foi aprendido – você precisa de uma forma de medir o progresso de seus alunos?
Lembre-se:
Após algumas perguntas como essa é que você poderá elaborar uma excelente análise contextual e iniciar a estruturação de uma matriz (mapa) que orientará você a como desenvolver o conteúdo, quais recursos utilizar, como o material deve ser formatado etc,..

É na conexão do material com o perfil do seu público que mora o sucesso dos programas de e-Learning.  Pe
Fonte: http://www.abradi.org/?p=3371

domingo, 19 de abril de 2015

Fases de realização das despesas e Art 165.

Fases de realização das despesas
Considerando que despesas públicas são os gastos da Administração Pública para a realização das funções estatais, incluídos os decorrentes de obras e serviços públicos, analisaremos as fases da realização das despesas.
Para que uma despesa pública se realize, é preciso, em primeiro lugar que esta despesa seja autorizada por lei ou, excepcionalmente, por medida provisória. Essa fase pode ser entendida como fase legislativa.
Ressalte-se que ordenar despesa não autorizada por lei pode implicar no criem previsto no Código Penal, art. 359-D.
Após a fase legislativa, parte-se para a fase administrativa. Aqui, observa-se a necessidade ou não de licitação para a realização da despesa. Por licitação entenda-se como o procedimento exigido em especial quando se trata de obras públicas, serviços e compras da Administração Pública.
Realizada a licitação (via de regra), a realização da despesa se desenvolve por meio do empenho, liquidação e ordem de pagamento.
Empenho é o ato administrativo emanado da autoridade competente que antecede a despesa e confirma as obrigações da administração em relação ao contratado. Com o empenho se faz a reserva no orçamento do montante necessário ao pagamento. Para cada empenho, em regra, é extraída a “nota de empenho”, que será entregue ao contratante e consignará os principais elementos da contratação.
Liquidação é o procedimento pelo qual se verifica o direito adquirido pelo credor, que tem por base os títulos e documentos comprobatórios do implemento de sua obrigação.
Efetivada a liquidação segue a ordem de pagamento do ordenador da despesa e, por fim, é efetivado o pagamento, normalmente mediante cheque nominal ou ordem bancária de pagamento.
Excepcionalmente, nos casos previstos em lei, admite-se o adiantamento, pelo qual é entregue numerário ao servidor para a realização de despesas que não se subordinam ao processo normal de aplicação.
____
SEÇÃO II
Dos Orçamentos
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I – o plano plurianual;
II – as diretrizes orçamentárias;
III – os orçamentos anuais.
§ 1 o A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capitale outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
§ 2 o A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da admi-nistração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as altera-ções na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
§ 3 o O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.
§ 4 o Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.
§ 5 o A lei orçamentária anual compreenderá:
I – o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público;
II – o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;
III – o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.
§ 6 o O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionali-zado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.
§ 7 o Os orçamentos previstos no § 5 o , I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.
§ 8 o A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
§ 9 o Cabe à lei complementar:
I – dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual;
II – estabelecer normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta, bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos."