sábado, 9 de janeiro de 2016

SISU 1 — Sistema de Seleção Unificada

  • O que é o Sisu
  • O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
    Criado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) possibilita a oferta de vagas em instituições públicas de educação superior a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
    Quando acontece
    O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.
    Como funciona
    A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.
    Etapas para a realização deste serviço
    CANAIS DE PRESTAÇÃO
Após a divulgação das notas do Enem 2015, abrem as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas sem precisar fazer vestibular. Em seguida, será possível concorrer a uma bolsa de estudos em faculdade privada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Caso não consiga o ProUni, você poderá ainda tentar um financiamento estudantil a juros baixos pelo FIES.
Veja como fazer para consultar seu desempenho no boletim individual, como é calculada a nota do Exame e o que você poderá fazer com o seu resultado do Enem 2015!

Como descobrir se você foi bem no Enem 2015

Para descobrir se você foi bem no Enem 2015, você deve consultar seu Boletim de Desempenho Individual pela internet, no Portal do Enema partir do dia 8 de janeiro de 2016. Consultar a nota é fácil. Basta acessar o site do Exame e inserir alguns dados: CPF, número de inscrição no Exame, nome, data de nascimento e estado onde mora.
O Boletim de Desempenho Individual traz o resultado das cinco provas que compõem o Enem 2015: 
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Redação
O desempenho é apresentado numatabela. Na primeira coluna há o nome da prova, na segunda estão as notas e, na terceira, a situação do candidato no dia da prova: presente ou ausente.
Ao consultar seu Boletim de Desempenho Individual você fica sabendo se tem nota suficiente para se inscrever e passar em programas como Sisu, ProUni e FIES.

Como é calculada a nota final do Enem

O Enem é composto por 180 questões objetivas divididas em quatro áreas do conhecimento e uma prova de Redação.
É importante você saber que o cálculo da nota final do Exame é bastante complexo. Ele leva em conta diferentes variáveis e não apenas a soma dos acertos. Por isso, a conferência dos gabaritos oficiais das provas pode dar apenas uma ideia do seu desempenho geral. A nota final é que vai determinar o seu resultado.
A correção das provas objetivas considera fatores como o padrão de conhecimento dos participantes, a dificuldade das questões e o desempenho individual comparado aos demais candidatos. Dessa forma, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distintas, dependendo de quais itens estão certos e errados. O modelo de avaliação do Enem, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), também consegue reconhecer os “chutes”.
No caso da Redação, que vale de 0 a 1.000 pontos, a correção exige leitura e avaliação criteriosa de cada texto. Este processo é feito por corretores independentes que consideram cinco competências na execução desta prova, cada uma valendo 200 pontos:
  1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

O que fazer com o resultado do Enem 2015

Criado em 1998, o Enem foi reformulado em 2009 e se tornou o maior processo seletivo do país. Um número cada vez maior de instituições de ensino está adotando a nota do Exame como critério para escolha de novos alunos.
Algumas faculdades já deixaram de realizar o vestibular tradicional e passaram a utilizar a nota do Enem como critério único de seleção. Vale muito a pena se preparar bem para as provas!
Veja o que é possível conseguir por meio da nota do Enem:
  • Bolsa do Prouni: o Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda em cursos de universidades particulares.
  • Vaga na universidade pública: Existem universidades públicas que já substituíram completamente o vestibular pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outras que oferecem uma parte de suas vagas por esse sistema. O Sisu usa a nota do Enem para classificar os candidatos e não tem limite de renda para participar.
  • Financiamento para a faculdade privada: O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é uma iniciativa do governo federal que oferece crédito estudantil a juros mais baixos para estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010.
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio: é preciso marcar esta opção no ato da inscrição e ter 18 anos ou mais na data da prova (quem está matriculado em uma escola regular não precisa pedir o certificado pelo Enem, pois receberá o documento automaticamente, ao se formar no terceiro ano).

Veja também:
Enem 2015
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/18369/1/Resultado-do-Enem-2015/Paacutegina1.html

Tirei xxx e agora? Qual curso posso fazer?

Notas de corte ENEM

Veja notas de corte de até 600 pontos no Sisu 2015
Veja onde é possível ser aprovado se a sua nota do Enem não foi tão boa; existem cursos de todo o país


Se você não foi bem no Enem, veja cursos com notas de corte menores que 600 pontos e conquiste sua vaga.
Enquanto medicina, engenharia civil e direito têm notas de corte maiores, que muitas vezes superam os 800 pontos, alguns cursos têm nota de corte abaixo dos 600 pontos no Sisu 2015, um alívio para quem não foi tão bem na prova do Enem e não quer perder o ano.
Pensando nisso, nós listamos diversos cursos em todas as regiões do país em que as notas de corte são baixas. Existem opções para todos os gostos. A menor das notas está na Universidade Fronteira Sul, para o curso Interdisciplinar de Educação no Campo. São necessários 413,50 pontos para ingressar.
Na outra ponta da tabela, está curso de biocombustíveis, do Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo, com nota de 598,06. Passa raspando nos 600 pontos, mas ainda fica abaixo da média.
Veja, na tabela abaixo, outros cursos com nota de corte de até 600 pontos:
Imagem

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Simulador de nota de corte do Enem - Ecaderno

Descubra em quais cursos você tem mais chances de ser aprovado com base na nota de corte do Enem e faça as melhores escolhas em 2015
O Ecaderno.com lançou uma ferramenta para ajudar os estudantes que fizeram o Enem a escolher qual curso seguir: o Simulador de Nota de Corte do Enem. Com ela, é possível visualizar a nota de corte de diversas instituições públicas do país e simular em quais cursos você tem mais chances de ingressar. E o melhor, as simulações podem ser feitas de graça, quantas vezes o aluno desejar. 
Nosso banco de dados reuniu a nota de corte do Sisu de todas as instituições públicas de ensino que adotam esse método de seleção. Assim, mesmo sem a nota final do Enem, é possível conhecer a pontuação mínima de cada curso no último Sisu e saber de quantos pontos, aproximadamente, você precisará para aquele curso. 
Caso o aluno já tenha a nota do Enem, ou de algum simulado que siga os mesmos moldes da prova, basta inserir essas notas para que a ferramenta simule em quais cursos ele seria aprovado. 
Nas duas possibilidades, o simulador permite ao aluno fazer a pesquisa baseado em cotas (racial, renda ou pessoa com deficiência, por exemplo) ou na ampla concorrência, quando não há pontuação especial.
Gostou da novidade? Então clique no banner abaixo e simule suas chances!
http://www.ecaderno.com/nota-de-corte-enem/comparacaohttp://www.ecaderno.com/nota-de-corte-enem/comparacao

Fonte: http://www.ecaderno.com/pre-universitario/ecaderno-lanca-simulador-de-nota-de-corte-do-enem

ENEM!!

Hoje a partir das 14h

http://enem.inep.gov.br/participante/#/paginaInicialEnem
http://enem.inep.gov.br/participante/#/login

Nova informação: será divulgado por estado.

RESULTADO ENEM AQUI

http://enem.inep.gov.br/participante/#/paginaInicialEnem


Enem



Resultado





ENEM 5.1 - Como consultar o Resultado Enem 2016

Resultado Enem 2016. Será divulgado nesta semana o resultado do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo informações do MEC (Ministério da Educação), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, divulgará até sexta feira o resultado individual de cada candidato que participou do Exame.
A divulgação do resultado do Enem 2016 acabará com a ansiedade de milhares de candidatos que participaram do Teste de Conhecimentos do MEC. As provas que foram aplicadas durante dois dias do mês de outubro foram elaboradas com base nas matérias escolares do ensino médio, dividas por áreas de conhecimentos (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática). E no último dia a prova de Redação.
O acesso ao resultado individual do Enem 2016 será divulgado no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. O candidato deve informar o número do CPF e a senha que foi cadastrada quando se inscreveu para participar do Exame. É importante lembrar que caso ocorra do candidato não recordar qual senha foi cadastrada, basta na própria pagina de divulgação do resultado do Enem 2016 clicar no link “Esqueci minha senha” e seguir os procedimentos para recuperar a senha.

Notas e Resultado Enem 2016

Resultado Enem 2016 Como consultar
Resultado Enem 2016 Como consultar

A grande importância da divulgação do resultado individual do Enem 2016 é que suas notas podem servir para que o participante ingresse no ensino superior através dos programas de inserção do Governo Federal.
O primeiro grande evento pós-divulgação do resultado do Enem 2016 será o início das inscrições para o processo seletivo do SISU – Sistema de Seleção Unificada, onde várias instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para seus cursos de graduação. Podem realizar inscrição no SISU apenas os candidatos que realizaram as provas do Enem que não tenham zerado a prova de redação.
Depois é a vez do Programa Universidade para Todos – Prouni, que diferente do SISU, promove o ingresso em cursos em instituições privadas de ensino superior. Através das notas do Enem 2016 o candidato pode concorrer a bolsas de estudos integrais ou parciais para custeio dos estudos. Ter participado do Enem 2016 é um dos requisitos fundamentais para quem deseja uma bolsa de estudos do Prouni.
Alunos que já cursam cursos em instituições privadas de ensino podem optar pelo financiamento estudantil do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Antes de solicitar o financiamento estudantil do Fies, os estudantes devem passar por um processo seletivo, que por sua vez utiliza as notas do Enem como critério de seleção.
Existem também aqueles candidatos que realizaram as provas do Enem 2016 com o intuito de obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Quem participou do Enem 2016 para obter o Certificado teve que informar qual instituição certificadora está autorizada a receber sua nota. Para obter o certificado o candidato deve ser maior de 18 anos e ter conseguido uma media mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimentos e no mínimo 500 pontos na prova de redação.

Fonte: http://www.enem2016.net.br/

ENEM 5 - Consultar Resultado Enem 2016

Resultado Enem 2016 e consulta aos gabaritos: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 
Os participantes do Enem 2016, teste de conhecimentos do Ministério da Educação (MEC) criado para avaliar o desempenho de alunos do ultimo ano do ensino médio, podem utilizar a nota obtida para o ingresso no ensino superior participando dos processos seletivos do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e também no Prouni (Programa Universidade para Todos), iniciativas do Governo Federal em parceria com o MEC que distribuem vagas para cursos em instituições públicas de ensino superior ou bolsas de estudos para cursos de graduação superior em instituições privadas de ensino.
O agora Programa de Financiamento Estudantil (Fies) que concede credito para universitários quitarem as mensalidades de seus cursos, após as mudanças em seu formato, passou também a utilizar as notas do Enem em seus processos para selecionar os interessados em contratar um financiamento estudantil.
O resultado do Enem 2016 pode ser usado para a solicitação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Quem se inscrever para o Exame com este objetivo deve informar a opção e qual a entidade certificadora está autorizada a receber os dados das provas para a emissão do documento. É exigido que o candidato consiga notas mínimas de 450 pontos nas provas de conhecimentos e 500 na prova de redação. A idade mínima para obter o Certificado de Conclusão através das notas do Enem 2016 é de 18 anos.

Download e consulta ao gabarito do Enem 2016

Enem 2016 Resultado
A expectativa entre os participantes do Enem 2016 para conferir o gabarito oficial do Enem 2016 e ter uma noção de qual foi o desempenho nas provas do Exame é grande. O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulga e disponibiliza para download em seu endereço eletrônicohttp://portal.inep.gov.br/enem, com um prazo máximo de três dias úteis após a realização das últimas provas o gabarito oficial das provas do Enem 2016. Os participantes devem informar o número de inscrição e também a senha cadastrada para participar do Exame, e então terem acesso ao tão esperado gabarito. A consulta deve ser realizada de acordo com a cor do caderno de questões que o candidato receber.
No primeiro dia serão aplicadas as provas sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia será a vez das provas sobre Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e também a Redação.

Resultado Individual no Enem 2016

O método adotado para realizar o cálculo das notas das provas do Enem 2016 objetivas dos é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia o grau de dificuldade das questões somado à nota da prova de redação, que pode ser de 0 a 1000, e é atribuída após ser corrigida por dois corretores independentes, podendo caso aja divergência ser corrigida por mais um corretor. O resultado final do Exame é obtido com a soma das notas das provas objetivas e da prova de redação, que será divulgado e liberado para consulta posteriormente.
Fonte: http://www.enem2016.net.br/enem-2016-resultado.html

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ENEM 4 - Espelho da Redação não será divulgado

Espelho da redação do Enem não será divulgado na sexta, diz Inep
Justiça federal decidiu pela divulgação conjunta das notas e do texto.
Inep afirma que tem ainda até 15 de fevereiro para recorrer contra decisão.

Estudantes que fizeram o Enem 2015 não poderão ver já nesta sexta-feira (8) o texto de suas redações com as anotações dos avaliadores, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Chamado de "espelho", o arquivo digitalizado será divulgado posteriormente.
A divulgação conjunta das notas e do espelho foi objeto de decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Entretanto, o Inep tem até 15 de fevereiro para recorrer. Segundo a assessoria do instituto, o Inep ainda prepara o recurso.
De acordo com o TRF4, o Inep ainda não tem a obrigatoriedade de cumprir a decisão já que ela não é considerada definitiva.
A ação civil pública é movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que busca que os estudantes tenham acesso rápido á correção das redações para protocolarem eventuais recursos.
Conforme lembra o próprio órgão, atualmente MPF e Inep já têm firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que as redações sejam divulgadas em até 60 dias após a divulgação das notas.
“Desde 2012, o Ministério da Educação e o Ministério Público Federal (MPF) mantêm um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para garantir o direito de vistas de provas de redação a todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, com fins pedagógicos. Além disso, o Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF1) reconheceu, em dezembro de 2013, a legitimidade do edital do Enem quanto à autorização de vista pedagógica às provas de redação", afirmou o Inep.

O Inep argumenta que o próprio processo já prevê expedientes para evitar discrepâncias nas correções. "(...) a correção da redação do Enem já prevê recursos de ofício, sendo avaliada por dois corretores. A discrepância entre as notas dos dois corretores independentes foi reduzida em 2013 para 100 pontos (em 2012, era 200). Se houver diferença acima de 100 pontos, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas", afirma o Inep.

Notas e Sisu
As duas primeiras semanas de 2016 definem o futuro de milhões estudantes no Brasil: as notas do Enem 2015 serão divulgadas na próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro. Na semana seguinte, os estudantes poderão usar as notas obtidas no Exame Nacional para fazer inscrição para as vagas em universidades públicas oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O sistema começa a funcionar na segunda-feira, dia  11 de janeiro, e o prazo vai até 23h59 do dia 14 de janeiro.
O Enem 2015 foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro.
O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.
Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista.
Espelho da redação
No início de dezembro, a Justiça decidiu que o espelho da redação do Enem 2015 deve ser disponibilizado junto com as notas individuais de cada candidato, previstas para o início de janeiro 2016. A decisão, com abrangência nacional, é da 3ª Turma do TRF4.
Em nota, o Inep afirmou que recorreria da decisão, e disse que o espelho da redação do Enem é divulgado com "fins pedagógicos" e que o processo de correção é seguro.
"O texto é avaliado por dois corretores independentes. Se houver discrepância acima de 100 pontos entre as notas dos dois corretores, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas", diz o texto.
Sisu UFJF (Foto: Stefânia Sangi/Divulgação)Universidades públicas adotam nota do Enem como critério nas vagas oferecidas pelo Sisu. (Foto: Arquivo/Stefânia Sangi/Divulgação)

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2016/01/espelho-da-redacao-do-enem-nao-sera-divulgado-na-sexta-diz-inep.html

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ENEM 3 - Vagas SISU 2016

Candidatos já podem consultar vagas do Sisu 2016

Nesta primeira edição de 2016 serão oferecidas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior

Os estudantes interessados em candidatar-se ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar a oferta de vagas na página do programa. Na primeira edição de 2016, que terá prazo para inscrições de 11 de janeiro até às 23h59 do dia 14, serão oferecidas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.
Para se inscrever, o candidato deve ter feito o Enem 2015 e não pode ter zerado na redação. O resultado do Enem será divulgado na sexta-feira, 8, pela internet.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.

O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas para Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/sisu/candidatos-ja-podem-consultar-vagas-sisu-2016-931400.shtml

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

ENEM 2 - Resultado 08/01/2016

RESULTADO DO ENEM 2015 SAÍRA NA SEXTA-FEIRA. APRENDA COMO CONSULTAR A NOTA
O MEC informou que divulgará a nota no dia 8 de janeiro e as inscrições do Sisu começam dia 11.
A espera de milhões de brasileiros que fizeram o ENEM 2015 está chegando ao final, isso porque o MEC informou que irá divulgar as notas individuais das provas objetivas e da redação no próximo dia 8 de janeiro. Com a nota do ENEM 2015 é possível concorrer a vagas através do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, e do Prouni, Programa Universidade Para Todos. 
As inscrições para o SISU devem começar no dia 11 de janeiro e vão até o dia 14. Os alunos podem se candidatar as vagas disponíveis em faculdades públicas apenas com a nota do ENEM 2015, sem a necessidade de realizar outro tipo de vestibular. Nessa edição do SISU ocorrerá apenas uma chamada, mas os estudantes que não forem convocados nessa chamada poderão de inscrever na lista de espera, assim caso um aluno convocado não efetue a matrícula, a instituição chama o próximo melhor classificado da lista de espera. Para os alunos convocados na primeira chama a matrícula deve ser realizada entre os dias 22, 25 e 26 de janeiro, seguindo o calendário próprio de cada faculdade.
Outro programa que serve como porta de entrada para as faculdades é o Prouni. Com ele os estudantes podem concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas de acordo com a renda familiar. Para se candidatar é necessário ter feito a prova do ENEM 2015, ter cursado todo o ensino médio em escola pública e ter a renda familiar dentro do exigido pelo governo. 
Esses dois programas de seleção facilita muito a vida dos estudantes por não ser necessário realizar diversos vestibulares. Além disso, durante o prazo de inscrição é possível mudar o curso e a instituição, ou seja, o aluno pode trocar por uma vaga em que ele ver que a nota está mais baixa e que com isso tem mais chances de ser aprovado. 
Esse ano o INEP está sendo obrigado por uma liminar da justiça para divulgar a nota da redação do ENEM junto com as notas individuais. Até então o órgão alegava que precisava de mais prazo, pois corrigir as redações é bastante trabalhoso e demanda muito tempo e atenção.
Fonte: http://br.blastingnews.com/educacao/2016/01/resultado-do-enem-2015-saira-na-sexta-feira-aprenda-como-consultar-a-nota-00720903.html

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

ENEM 1 - Calculo da Nota

Dois meses após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é chegada a hora de 5,7 milhões de candidatos conferirem o seu desempenho na prova. Os resultados estarão disponíveis nesta sexta-feira (8), na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet.

O desafio, agora, é compreender como funcionam as notas. Você sabe como ela é calculada?
Os estudantes terão acesso às notas obtidas nas provas de linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e redação.

acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, será divulgado posteriormente.
Diferentemente das provas de vestibular tradicionais, que contabilizam apenas o número de erros e acertos, atribuindo um valor fixo às questões, o Enem usa uma metodologia especial, a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Entenda como ela funciona e como você pode usar o seu resultado para ter acesso a uma vaga no ensino superior ou em outros programas educacionais do governo:

Como é calculada a nota do Enem
A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste modelo estatístico, o valor de cada uma das questões varia de acordo com o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, os itens que os estudantes acertarem mais serão considerados fáceis e, por essa razão, valerão menos pontos na composição da nota final. Já os itens com menor número de acertos por parte dos estudantes serão considerados difíceis e, por essa lógica, valerão mais pontos.
É por isso que é muito comum dois participantes acertarem o mesmo número de itens, mas terem médias finais diferentes no Enem.

Como saber se fui bem na prova?
Com exceção da redação, que não é corrigida pela TRI e cuja nota varia de 0 a 1000, não existe uma pontuação máxima e mínima fixada que o participante possa atingir no Enem. Como os limites de escala variam conforme o nível de dificuldade das questões e o comportamento dos estudantes em cada pergunta, a pontuação sofre alterações a cada edição do exame. Dessa forma, para saber se foi bem na prova, o estudante deverá comparar seu desempenho com as notas mínimas e máximas obtidas pelos participantes.
Em 2014, as notas dos candidatos em ciências humanas variaram entre 324,8 e 862,1 pontos. Na prova de ciências da natureza, a nota máxima foi 876,4 e a mínima, 330,6. Em matemática, a pontuação mínima foi 318,5 e a máxima, 973,6. Em linguagens, a nota mais alta foi 814,2 pontos e a menor, 306,2 pontos.
Para que serve a nota do Enem
O resultado do Enem pode dar acesso a universidades públicas e a outros programas educacionais.

Confira abaixo:
Sisu
A nota do Enem poderá ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. As inscrições da primeira edição deste ano poderão ser feitas de 11 a 14 de janeiro. Serão ofertadas 228 mil vagas e, para participar, o candidato não pode ter tirado 0 na redação. Cada unviersidade pode também estabelecer notas mínimas para cada uma das provas e para a redação.
ProUni
A nota poderá ser usada também para obter bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar dos programas, o estudante não pode ter zerado a redação e precisa obter pelo menos uma média de 450 pontos nas demais provas do Enem.
Fies
Os estudantes que já concluíram o ensino médio e queiram solicitar o Fies também podem tentar com ajuda do desempenho no Enem. Eles deverão ter realizado o exame de 2010 ou ano posterior, e precisam ter obtido média aritmética das notas nas provas inferior a 450 pontos e/ou nota na redação igual a 0.
Substituição ou complementação do vestibular
Algumas universidades utilizam o resultado do Enem em substituição ao vestibular ou como uma nota complementar ao seu próprio processo seletivo.
Certificação do Ensino Médio
Para obter a certificação do ensino médio, é preciso ter feito a solicitação no início do ano, na hora da inscrição, ter mais de 18 anos e ter obtido pelo menos 450 pontos em cada uma das provas e 500 pontos ou mais na redação.

A nota pode ser usada também para participar do programa de intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-01/nota-do-enem-entenda-como-e-calculada-e-para-que-serve

domingo, 3 de janeiro de 2016

Mapa de itens do ENEM

Para facilitar o entendimento sobre as características pedagógicas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) torna público o Mapa de Itens do Exame. A partir desse mapa, os participantes poderão visualizar as descrições pedagógicas dos itens aplicados, nas edições de 2009 a 2012, do exame.
Além disso, o sistema permite acesso a alguns itens das provas. Dessa forma, os participantes podem avaliar a variação da complexidade dos itens ao longo da escala de proficiência.
O Mapa de Itens pode ser acessado a partir de uma determinada proficiência e, também, por área de conhecimento avaliada. Neste caso, o participante será direcionado aos itens da prova que estão próximos da proficiência indicada. O sistema permite, ainda, a visualização do mapa de itens completo.
Nos links “Entenda o mapa de itens” e “Entenda as Escalas de Proficiência”, o participante encontra mais informações sobre o mapa.
Já no link “Entenda o Cálculo de sua Proficiência“, o usuário encontra informações sobre a metodologia utilizada para calcular as proficiências dos participantes do Enem.
Entenda o cálculo de sua proficiência
Mapa de itens
Entenda as escalas de proficiência
Entenda o mapa de proficiências




Fonte: http://mapaitensenem.inep.gov.br/mapaNota/