sábado, 6 de outubro de 2012

Curso Online Gratuito: Como Produzir um Curso a Distância

Curso Online de Como Produzir um Curso a Distância

Investimento: Grátis

Carga Horária: 17 horas
Duração: 30 dias
Turma disponível: 07/10/2012

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TCC - Informações interessantes

TCC!!

ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TCC

Introdução: a introdução não deve parafrasear ou repetir o resumo. Caracteriza-se, o problema de pesquisa e o seu objeto; detalham-se os objetivos do trabalho e as hipóteses iniciais. Em seguida, devem ser expostas as justificativas e razões para elaboração do trabalho, dando ênfase à relevância do tema proposto.
Referencial teórico e metodológico: neste item são mostradas e comentadas as referências bibliográficas que oferecem a sustentação conceitual/operacional do tema. Não se trata de um rol de citações. O autor (aluno) deve construir uma moldura conceitual do tema, fazendo a ligação entre a bibliografia pesquisada e o problema que está sendo estudado. Após caracterizar o objeto e sujeitos de pesquisa, deve-se descrever e justificar a abordagem metodológica da pesquisa, assim como as técnicas e instrumentos a serem utilizados. É importante também descrever a abordagem de análise dos dados . No caso de pesquisa quantitativa, as técnicas estatísticas; no caso de pesquisa qualitativa, as técnicas qualitativas.
Desenvolvimento: apresentação e apreciação dos dados da pesquisa propriamente dita, estabelecendo relações nítidas entre o objeto do trabalho e o referencial teórico utilizado para análise dos dados.
Análise dos resultados: Ressaltar as evidências que esclareçam cada questão levantada através de análise quantitativa e/ou qualitativa das informações e dados obtidos. Em face dos dados levantados, testar as hipóteses formuladas. Evidenciar os resultados em atenção aos objetivos propostos. Com apoio do referencial teórico consultado, dar significado aos resultados obtidos.
Considerações Finais: após retomar, sinteticamente, o problema e os aspectos analisados no desenvolvimento do trabalho, ressaltar as possíveis conclusões/considerações possibilitadas pelo processo de investigação. Recomendar, sempre que possível, práticas para implementação (intervenção) a partir dos resultados conseguidos. Caso conveniente, sugerir pesquisas adicionais.
Bibliografia: trata-se de parte essencial do trabalho. Não devem ser referenciadas fontes bibliográficas que não foram citadas no texto. Caso haja conveniência de referenciar material bibliográfico sem alusão no texto, isto deve ser feito em sequência à bibliografia, sob o título “Bibliografia Recomendada”. As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT .
Fonte: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/trabalho-de-conclusao-de-curso-tccb/?goback=.nmp_*1_*1_*1_*1_*1_*1_*1_*1_*1

Confira dicas de como montar sua Conclusão de Curso (TCC) de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
A elaboração da Conclusão de Curso (TCC) é um pré-requisito para obtenção da titulação pretendida. Montar se TCC não é uma tarefa simples, já que existem parâmetros normativos que são exigidos para sua elaboração. Pensando em facilitar a realização do seu da do TCC, selecionamos dicas para montá-lo, mostrando passo a passo de como criar sua estrutura.
Dicas para montar o TCC
1. Para a elaboração do TCC a primeira coisa a ser feita é escolher um tema que proporcione satisfação durante a pesquisa do aluno.
2. A procura de materiais e conteúdos para elaboração deve ser feita minuciosamente, de forma seletiva e ampla, para que se tenha uma excelente base teórica.
3. Durante a elaboração, é imprescindível que o trabalho não seja feito por meio de cópias e reproduções de ideias alheias, mas sim de estudo aprofundado em teorias já existentes.
4. O aluno deve contar com a ajuda de um professor orientador para esclarecer dúvidas sobre o tema.
Para montar o Trabalho de Conclusão de Curso existem algumas normas que devem ser seguidas. As mais conhecidas são as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e é sobre ela que iremos falar. Confira:
1. Capa e contracapa: são os primeiros itens do projeto de pesquisa. Na capa deverá conter nome do aluno, título do trabalho, data e dados da universidade. Já na contracapa se repete os mesmos itens da capa, acrescentando dados do orientador e os fins para os quais é destinado o trabalho.
2. Listas: são itens opcionais do trabalho como as listas de símbolos, abreviações, tabelas e figuras.
3. Sumário: é um item obrigatório do tcc. Ele é responsável pela enumeração das principais partes da monografia, artigo e outros.
4. Introdução: essa parte é responsável por constar a relevância do assunto, por meio de citações já feitas anteriormente. Nela deve-se esclarecer o tema e a linha de pensamento do seu trabalho. A introdução deve contemplar a justificativa do projeto de pesquisa.
5. Revisão de literatura: a revisão de literatura envolve a busca de materiais e documentos para elaboração do trabalho de pesquisa. O aluno deve apresentar uma revisão com temas recentes, levantando questões e evidenciando novas tendências.
Título: no início da revisão deve ser colocado o título e subtítulo do trabalho.
Adicionar legenda
6. Formulação do problema: o problema é conhecido como a mola propulsora do trabalho. Trata-se de um levantamento de questão em cima do tema escolhido. Essa parte deve ter coerência com o título do trabalho e deve ser expresso preferencialmente em forma de pergunta.
7. Hipótese: a formulação da hipótese nada mais é do que uma suposição que tenta responder o problema levantado no tema escolhido.
8. Objetivo geral e específico: eles determinam o que o pesquisador pretende alcançar com o trabalho. No objetivo geral deve-se colocar uma visão mais geral sobre o assunto. Já no específico, aborda-se um caráter mais concreto, aplicando situações especificas a serem desenvolvidas.
9. Materiais e métodos: essa parte consiste na explicação minuciosa da ação que será desenvolvida no método do trabalho de pesquisa. Nela deve conter informações como tipo de estudo que será realizado (bibliográfico, descritivo, exploratório etc), considerações éticas da pesquisa, local da pesquisa, forma como serão analisados os dados, caracterização e recrutamento das amostras e quais os procedimentos e instrumentos que serão utilizados na pesquisa.
10. Cronograma: nele deve conter a previsão de gastos para realizar a pesquisa e o prazo necessário.
11. Orçamento: esse item deve conter os materiais permanentes e materiais de consumo que serão utilizados na pesquisa e seus respectivos valores. Trata-se de um item obrigatório.
12. Riscos e benefícios esperados com a pesquisa: essa parte dá oportunidade ao aluno de colocar os riscos que a pesquisa oferece, principalmente aos envolvidos e quais os benefícios que ela pode proporcionar com a obtenção dos resultados.
13. Conclusão: é nela que são colocados todos os resultados e discussões sobre o que foi desenvolvido durante a pesquisa ou seja, tudo que aconteceu durante a construção do trabalho.
14. Referências bibliográficas: é a parte que consta referencias dos documentos e fontes utilizados durante a pesquisa de elaboração do trabalho.
15. Anexos e apêndices: são itens opcionais que podem ser acrescentados de acordo com cada pesquisa.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser elaborado de forma prazerosa e sem medo. Através dele pode-se obter muito conhecimento e novas experiências. Por isso, ele deve ser aproveitado pelo aluno da melhor forma possível. Lembrando que existem outras normas para montar o trabalho, se a sua for as da ABNT, aproveite as dicas.
Fonte: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/dicas-para-montar-o-tcc-passo-a-passo-para-a-estrutura/?goback=.gde_1877275_member_171017136

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dicas no Diigo

Para textos em audios
<![if !supportLists]>·         <![endif]>Instale o bookmarklet
Sep
16
2011
<![if !supportLists]>·         <![endif]>
May
1
2011
Criar texto Gif
Mar
28
2011
<![if !supportLists]>·         <![endif]>
Mar
14
2011
<![if !supportLists]>·         <![endif]>
Feb
26
2011
Material interessante para EAD com legislação aplicada
Feb
24
2011
Informações sobre o Audio Recorder - Desenvolvido Pela Escola de Educação da Universidade de Nottingham e Como Parte do HEFCE Financiado echina ~ Projeto do Reino Unido
Feb
16
2011
<![if !supportLists]>·         <![endif]>
Feb
11
2011
"Cleo do Second Life" "Explicações do uso educacional do Second Life" TIC
Este é um espaço para produções partes de um projecto de geminação entre as várias escolas na Europa. Os nossos alunos são de 7 a 14 anos de idade e nossa equipe pretende compartilhar as músicas que as crianças cantam na sua infância, aquelas músicas que todos nós aprendemos com nossos pais e avós e também nas escolas (e muito mais).
Nosso provávelmente fornece rico conteúdo multimídia, incluindo histórias interativas, mapas, jogos, cronogramas, áudio e muito mais.
Feb
10
2011
Hoje nas escolas , a maioria das pesquisas é preenchido online, eo Google é um ótimo recurso para vasculhar a web. Mas, ao mesmo tempo, não é sempre fácil encontrar exatamente o que você quiser, já que normalmente há milhões de resultados - com diferentes graus de precisão. Estes truques podem ajudar você a encontrar os melhores resultados, poupando tempo e tornando sua vida mais fácil.
Estratégias e técnicas são fornecidas a respeito dos benefícios do uso de ferramentas digitais para apoiar o ensino ea aprendizagem em qualquer área de conteúdo ou grau.
Em contraste com os professores usam a tecnologia em sala de aula para seu uso profissional, o que é a tecnologia de estudantes (digital) pegada uso em sala de aula?
Read more at Suite101: What is the Technology Footprint in Your Classroom? http://www.suite101.com/content/what-is-the-technology-footprint-in-your-classroom-a339675#ixzz1DbG2wc3n

Eu tenho sido confirmado como o orador principal do almoço na Conferência Oeste AAEEBL ePortfolios no Westminster College, em Salt Lake City, fevereiro 28 - março 1, 2011. O título da minha apresentação será: O Futuro da ePortfolios no seu bolso? mPortfolios para a aprendizagem . Minha descrição:
"Estamos implementando processos de portfólio, como toda a nossa vida, independentemente da tecnologia ou ferramentas:
* coleção
* selecção
* reflexão
* direção
* apresentação
* comentários
* avaliação
Olhe o jeito que a tecnologia suporta desses processos: digitalização / arquivamento, hyper-linking/embedding, contação de histórias, colaborando, publicação de agregação. Precisamos ajudar os alunos a desenvolver competências ao longo da vida que vai durar depois que se graduam. Se os alunos estão usando "ware mundo" (ferramentas em uso, o mundo) estão desenvolvendo habilidades em seguida, que podem ser aplicados no "mundo real" fora da educação formal. Devemos também observar como os alunos são, naturalmente, usando a tecnologia em suas vidas: redes sociais, comunicação móvel, captura e armazenamento de imagens, áudio e vídeo, etc Poderíamos construir sobre as ferramentas que os alunos já estão usando ... e olhar para os factores de motivação intrínseca que impulsionam o uso de redes sociais, e aplicar esses fatores para o ambiente ePortfolio:, o domínio da autonomia e da finalidade (graças ao livro de Dan Pink, Drive ). Nós estamos olhando para um futuro que está bem integrado com dispositivos móveis. Vou compartilhar minha pesquisa atual com foco na aplicação de dispositivos móveis (IOS e Android) para apoiar o desenvolvimento ePortfolio ao longo da vida. "
Teachers who want to put web 2.0 technologies to work for them can find many different free options online. There are tools for creating online classrooms, social networks, student podcasts, web-based flashcards, elearning modules, and much more. Here are 10 free web 2.0 tools for teachers to try in the classroom this year.
Professores que querem colocar as tecnologias Web 2.0 para trabalhar com eles poderá encontrar muitas opções diferentes de linha livre. Existem ferramentas para a criação de salas de aula on-line, redes sociais, podcasts estudante, flashcards baseado na web, e-learning módulos, e muito mais. Aqui estão 10 livre ferramentas web 2.0 para professores de experimentar em sala de aula este ano.