sábado, 4 de outubro de 2014

Cursos do IF Sudeste

O Edital para os cursos a distância será divulgado em outubro.

As inscrições serão gratuitas.


Além Paraíba

 
Transações Imobiliárias
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Alfenas

 
Agropecuária
Vagas: 50 / Duração: 2 anos
Finanças
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Gerência em Saúde
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Logística
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Secretariado
Vagas: 50 / Duração: 1 ano
Serviços Públicos
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Barbacena

 
Agropecuária
Vagas: 50 / Duração: 2 anos
Secretariado
Vagas: 50 / Duração: 1 ano
Leite e Derivados
Vagas: 50 / Duração: 2 anos
Informática para Internet
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Bicas

 
Finanças
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Informática para Internet
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Reciclagem
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Boa Esperança

 
Gerência em Saúde
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Reciclagem
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Segurança do Trabalho
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Carangola

 
Serviços Públicos
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Cataguases

 
Alimentos
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Eventos
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Informática para Internet
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Reciclagem
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Divino

 
Segurança do Trabalho
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Guaxupé

 
Administração
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Ilicínea

 
Eventos
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Transações Imobiliárias
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Juiz de Fora

 
Gerência em Saúde
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Logística
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Rede de Computadores
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio





Leopoldina

 
Agroecologia
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Administração
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Leite e Derivados
Vagas: 50 / Duração: 2 anos

Matias Barbosa

 
Secretariado
Vagas: 50 / Duração: 1 ano

Lima Duarte

 
Zootecnia
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Muriaé

 
Agroecologia
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Administração
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Zootecnia
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Ponte Nova

 
Alimentos
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Rede de Computadores
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Zootecnia
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Porteirinha

 
Finanças
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Leite e Derivados
Vagas: 50 / Duração: 2 anos
Meio Ambiente
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Segurança do Trabalho
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Rio Pomba

 
Rede de Computadores
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Transações Imobiliárias
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Santana do Garambéu

 
Agropecuária
Vagas: 50 / Duração: 2 anos

São João Nepomuceno

 
Alimentos
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Secretariado
Vagas: 50 / Duração: 1 ano

Timóteo

 
Administração
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Serviços Públicos
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Tombos

 
Administração
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Agroecologia
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Três Pontas

 
Administração
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Eventos
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Ubá

 
Finanças
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Logística
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio
Segurança do Trabalho
Vagas: 50 / Duração: 1 ano e meio

Para saber mais sobre os cursos do IF Sudeste MG clique aqui!


Fonte: http://www.ifsudestemg.edu.br/cursos

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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

IFET - avisos importantes

» Câmpus JF disponibiliza 57 vagas remanescentes nos cursos superiores



A Diretoria de Ensino do Câmpus Juiz de Fora publicou edital para preenchimento de 57 vagas remanescentes dos cursos de graduação. Os interessados devem se dirigir, até o dia 06 de outubro, das 14h às 19h, à Secretaria de Graduação (Bloco O), com os documentos exigidos no Edital.

Para o curso de Licenciatura em Física - noturno são oferecidas 25 vagas. Já para os cursos de Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação, ambos do turno diurno, a oferta é de 12 e 20 vagas respectivamente. 

Para mais informações acesse o edital.

As inscrições para o Processo Seletivo 2015 do IF Sudeste MG começam no próximo dia 15, visando o preenchimento de 2838 vagas em cursos técnicos presenciais, graduação, pós-graduação e especialização técnica, nos câmpus de Bom Sucesso, Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. 
Já os editais de seleção, contendo todas as informações sobre a seleção, serão divulgados a partir do próximo dia 10. Os candidatos poderão se inscrever online, mediante pagamento da taxa que varia de R$ 25 a R$ 60, de acordo com a modalidade escolhida. Candidatos contemplados com isenção de taxa também deverão efetivar a inscrição durante o período.
Novos cursos e forma de seleção
O IF Sudeste MG vai ofertar quatro novos cursos em 2015: Engenharia Metalúrgica, no Câmpus Juiz de Fora; Licenciatura em Educação Física, no Câmpus Rio Pomba; além dos técnicos integrados em Mecânica e Manutenção Metroferroviária, no Câmpus Santos Dumont. A modalidade integrada é inédita nesta unidade e consiste na oferta do curso profissionalizante e Ensino Médio juntos.
Outra novidade é que a seleção para os cursos técnicos a distância (EaD) será feita por meio de sorteio, ou seja, os interessados não precisarão fazer prova objetiva para se candidatar a uma vaga. A inscrição será gratuita e feita pela internet, no período de 3 de novembro a 11 de janeiro de 2015. O edital será lançado no mês de outubro, com 2900 vagas distribuídas em 24 cidades-polo. O sorteio será presencial e está marcado para 8 de fevereiro de 2015.  

Cursos Técnicos Integrados

O que é "integrado"? 

Integrado é a modalidade da educação profissional oferecida pelo IF Sudeste MG integrada ao ensino médio, ou seja, o aluno cursa o ensino médio e o curso profissionalizante na mesma Instituição.

Quem pode cursar?Somente quem já tenha concluído o ensino fundamental.

Cursos Técnicos Concomitantes e/ou Subsequentes 

O que é "concomitante"?

É a modalidade da educação profissional oferecida pelo IF Sudeste MG ao aluno que está cursando o 2° ano ou o 3° ano do Ensino Médio em outro estabelecimento de ensino.

E "subsequente"?

É a modalidade da educação profissional voltada para o aluno que já concluiu o Ensino Médio.

Cursos Técnicos a Distância

Os Cursos Técnicos a Distância ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais constituem uma modalidade da educação profissional que utiliza, como uma de suas ferramentas, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e conta com as escolas estaduais e/ou municipais para os encontros presenciais, sendo denominadas polos de apoio presencial.
Os cursos a Distância são ofertados na modalidade subsequente, ou seja, para os candidatos que já concluíram o Ensino Médio.

Campus Barbacena


Campus Juiz de Fora


Campus Muriaé


Campus Rio Pomba

Fonte: http://copese.ifsudestemg.edu.br/

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

EaD IFET!

Cursos Técnicos a Distância

Os Cursos Técnicos a Distância ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais constituem uma modalidade da educação profissional que utiliza, como uma de suas ferramentas, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e conta com as escolas estaduais e/ou municipais para os encontros presenciais, sendo denominadas polos de apoio presencial.
Os cursos a Distância são ofertados na modalidade subsequente, ou seja, para os candidatos que já concluíram o Ensino Médio.

Campus Barbacena


Campus Juiz de Fora


Campus Muriaé


Campus Rio Pomba


Fonte: http://www.ifsudestemg.edu.br/cursos#jf_publicos

Café Científico Virtual

Prezados amigos colaboradores,

Encaminho-lhes anexo a programação dos CAFÉS CIENTÍFICOS VIRTUAIS.

Os cafés Científicos ocorrerão sempre Terças e Quintas-feiras de 14hs às 16hs, por todo mês de outubro na UAITEC Juiz de Fora, por videoconferência.
Estão todos convidados, as palestras serão ministradas por doutores da UFMG.

Não deixem de divulgar entre os professores de escolas públicas e privadas, universidades, institutos federais, pesquisadores vinculados à Emater, Epamig, Sistema S, estudantes de vários níveis ( fundamental, médio, graduação e pós, etc...)

 Abraços a todos !!!

Coordenador: Douglas Nunes Abreu
Agente Educacional Tecnológico: Carmen Zavon
Polo UAITEC de Juiz de Fora
juizdefora@uaitec.mg.gov.br
(32) 3212-2330
Rua Halfeld, 1252 - Centro
Juiz de Fora - MG


 Gentilmente enviado por Vera Lúcia Pereira

Mais detalhes:


Contratação professor Ciências PJF

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora está realizando contratação temporária de professores de Ciências para a rede municipal de ensino - atuação em 2014. Segue, em anexo, as informações


O prazo de inscrições é curto: de 2 a 6 de outubro.

Muito obrigada e contamos com a sua colaboração!

Atenciosamente,

Rafael Rodrigues
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação
Prefeitura de Juiz de Fora
(32) 3690-8497

Gentilmente enviado pela Assessoria de Imprensa da SE PJF MG



Abaixo mais detalhes:


Prefeitura abre inscrições para contratação de professor de ciências

(JUIZ DE FORA, 17.09.14) A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através das secretarias de Administração e Recursos Humanos (SARH) e de Educação (SE), deu início nesta quinta-feira, 2, às inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professor de Ciências (PR-B) – Edital n° 244 -SARH, para atuar em 2014 na Rede Municipal de Ensino. As inscrições vão até a próxima segunda-feira, 6,  por meio do site oficial da PJF, no link (https://sisadm.pjf.mg.gov.br/processo_seletivo/inscricao_edital_244/logar.php).

Após realizar as inscrições, os candidatos deverão entregar os títulos para validação das informações prestadas nos dias 7 e 8, na SARH, localizado na Av. Brasil, n.º 2001 - 8º andar, das 8h30 às 11h ou das 14h30 às 16h30. O edital contendo todas as informações sobre o processo seletivo foi publicado nesta quinta no Diário Oficial Eletrônico do Município e pode ser conferido aqui (http://www.pjf.mg.gov.br/e_atos/e_atos_vis.php?id=34553)

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Prêmio Todos@Web


As inscrições para a terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - todos@web foram prorrogadas. Agora você tem até o dia 6 de outubropara inscrever seu projeto, ação, website ou tecnologia.
O Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.
As inscrições podem ser feitas pelo link http://premio.w3c.br/inscricoes/ .
Maiores informações como prêmiação, categorias e critérios podem ser obtidas no endereçohttp://premio.w3c.br/regulamento/

Brasil tem 22 universidades entre as melhores do mundo

No QS World University Ranking, divulgado ontem (15/9), a USP (Universidade de São Paulo) aparece na 132ª posição entre as melhores instituições de ensino superior do mundo. No total, 22 universidades brasileiras se classificaram entre as melhores: 14 federais, cinco estaduais e três particulares.
Seis universidades americanas e quatro britânicas ocuparam o ranking das dez melhores. O MIT (Instituto Tecnológico de Massachussets), nos Estados Unidos, ficou em primeiro lugar, seguido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Só tem vantagem! Educação a distância beneficia público excluído pelo sistema de ensino presencial

Pais de família, idosos e deficientes encontram na EAD a oportunidade de voltar a estudar

AnteriorA educação a distância vem, cada vez mais, comprovando sua eficácia, especialmente através do grande número de alunos que se inscrevem anualmente em cursos nas mais varias instituições. E os motivos para que a EAD seja a nova menina dos olhos do mercado de educação são vastos — da praticidade à qualidade, o R7 lista agora alguns dos maiores benefícios desta modalidade de ensino. Confira!Próxima
A educação a distância vem, cada vez mais, comprovando sua eficácia, especialmente através do grande número de alunos que se inscrevem anualmente em cursos nas mais varias instituições. E os motivos para que a EAD seja a nova menina dos olhos do mercado de educação são vastos — da praticidade à qualidade, o R7 lista agora alguns dos maiores benefícios desta modalidade de ensino. Confira!

Fonte: http://noticias.r7.com/educacao/fotos/so-tem-vantagem-educacao-a-distancia-beneficia-publico-excluido-pelo-sistema-de-ensino-presencial-28072014#!/foto/1

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Brasileiros colecionam diplomas em MOOCs

Seja por atualização ou por prazer, mais e mais pessoas buscam aprender por meio de aulas on-line de universidades famosas


É como passear por uma grande avenida com as lojas mais famosas do mundo. No lugar das roupas e das joias caras, aulas gratuitas. Grandes grifes como Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, a École Polytechnique, da França, e outros nomes da Europa colocam seus melhores elencos de professores em contato com uma classe virtual de milhares de alunos. Assim é o fenômeno dos MOOCs Glossário compartilhado de termos de inovação em educação (Cursos On-line Abertos Massivos, na sigla em inglês), que atraem cada vez mais brasileiros em busca de certificados para uma atualização profissional e de meios para satisfazer o simples gosto por aprender algo novo.
Esse novo rumo do ensino só foi possível graças ao avanço da tecnologia em um mundo que é cada vez mais conectado e colaborativo. “Em todos os mercados nos quais a tecnologia entra, ela muda o poder do produtor para o consumidor”, diz Carlos Souza, CEO do Veduca, site brasileiro que oferece MOOCs de universidades nacionais e internacionais. “Por exemplo, isso aconteceu na indústria da música, quando há 15 anos o poder estava nas mãos das gravadoras. A tecnologia entrou, revolucionou o mercado, e hoje o poder está com o consumidor final, que pode ter uma música só, sem ter que ir a uma loja comprar CD. Isso acontece também na indústria do entretenimento, basta olhar para o grande exemplo da Netflix (serviço de TV por internet)”, explica.
Crédito: pogonici/Fotolia.comBrasileiros colecionam diplomas em MOOCs

Para todos os gostos
A facilidade de acesso a aulas on-line e aos MOOCs foi um dos motivos que atraíram a analista de planejamento e controle de produção Amanda Caniatto, 27, desde a época em que cursava Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “Fiz Engenharia de Produção, que é bem abrangente, e passei a procurar cursos de empreendedorismo. Agora, estou empregada e faço cursos mais por curiosidade, mas sempre busco algo que tenha a acrescentar à minha profissão”, explica. Amanda, que já possui mais de uma dezena de cursos listados em seu perfil na rede social LinkedIn, conta ter começado a apender on-line com material do SENAI e hoje se divide entre cursos mais técnicos, como os sobre Gestão, no site da Fundação Bradesco, as conferências TED, no Veduca, e os MOOCs do Coursera, um dos principais nomes internacionais. “No começo, eu penei um pouco, apesar de ter curso de inglês. É um vocabulário um pouco mais específico e até se adaptar a esse tipo de plataforma é mais difícil. Mas fiz uns dois cursos e comecei a usar sem problema”, diz.
A engenheira não está sozinha. No Brasil, mesmo sem falar português, o Coursera está perto de atingir a marca dos 300 mil estudantes, o que coloca o país como quinto no ranking global, atrás de Estados Unidos, Índia, China e do Reino Unido. “Muitas pessoas não falam inglês e, para elas, estamos produzindo conteúdo local, que deve ser lançado no começo do próximo ano”, diz Stéphanie Durand, executiva do Coursera.
Ainda assim, o Brasil tem um índice de obtenção de certificados verificados considerado alto pelo próprio site, 61%, bem perto dos 65% da média mundial. De acordo com Durand, os conteúdos de negócios, finanças e empreendedorismo lideram os acessos, mas o que diferencia os brasileiros dos demais é o alto número de interessados em música e filosofia.
Tal comportamento também está presente no rival nacional do Coursera, o Veduca, nascido em 2012. No início, o site contava com o formato de curso iniciado pelo MIT nos EUA, que consistia na exibição de aulas gravadas, sem maior interação com o usuário. Mais recentemente, o site começou a estabelecer parcerias com universidades brasileiras, e já no formato MOOCs com questionários e vídeos mais curtos concentrados em um tema específico. Houve uma explosão de acessos, que já chegaram à marca de 6 milhões, com 445 mil usuários registrados (o Veduca abre conteúdo a todos, sem necessidade de login).
Muitos desses seguem o exemplo do analista de sistemas Marcelo Augusto de Carvalho, 45 anos, analista de sistemas. Após concluir ensino técnico regular e começar a trabalhar por vários anos em multinacionais, viu que estava sem plano de carreira, e diz procurar nos MOOCs um meio de “aliviar a frustração” de não ter conseguido terminar um curso de graduação.
“Eu fiz o curso de marketing do Google, um outro do professor Clóvis de Barros, da USP, e outro de biotecnologia, do MIT”, diz Carvalho, que diz adorar informática, mas se interessa em muitas outras coisas. “Ah, desculpa, eu também me inscrevi num curso de Física Básica e estou quase terminando, mas fiquei com dúvida em um conceito e preciso verificar um material que indicaram”, diz ele pouco antes de terminar a conversa com oPorvir. “Tem que saber aproveitar porque abrem um universo que as pessoas nem imaginavam e digo ao meu filho que hoje a tecnologia facilita muito o estudo”.
Maior interação
Atualmente, sites como Coursera e Veduca já testam o envolvimento do usuário no meio das aulas e abrem fóruns para que estudantes possam discutir os temas das aulas, um espaço equivalente a uma praça pública virtual. Mas a aproximação entre instrutor e aluno e a personalização dos cursos tende a avançar num futuro próximo.
O brasileiro Veduca trabalha para oferecer turmas customizadas, que podem ser organizadas, por exemplo, para um determinado grupo de funcionários de uma empresa. “Os alunos vão ver toda a teoria, responder ao quiz e terão de trabalhar de forma colaborativa para elaborar um projeto final”, explica o executivo Carlos Souza.
O Coursera planeja traduzir toda sua plataforma para o Português e, para isso, já desenvolve uma parceria com a Fundação Lemann e conta com um exército de três mil voluntários em sua comunidade que se debruçam sobre os conteúdos do site, o que facilitará também a avaliação aluno-aluno já disponível em outras línguas.
Veja abaixo o ranking de cursos mais procurados por brasileiros 
Veduca:
  1. Capacitação em AdWords – Google – Isabel Furtado e Vince Vader
  2. Ciência Política – USP – Clóvis de Barros Filho
  3. Ética – USP – Clóvis de Barros Filho
  4. Gestão de Projetos – USP – Marly Monteiro de Carvalho e Daniel Capaldo Amaral
  5. Probabilidade & Estatística – USP – Melvin Cymbalista e André Leme Fleury
  6. Física Básica – USP -  Vanderlei Salvador Bagnato
  7. Energias Renováveis – ONUDI – Vários
  8. Eletromagnetismo – USP – Vanderlei Salvador Bagnato
  9. Aprendizagem e Utilização de Plataformas Digitais – UniSEB – Luís Cláudio Dallier Saldanha
  10. Bioenergética – UnB – Fernando Fortes de Valencia
* Dados do primeiro semestre de 2014
Coursera :
  1. Introdução a Finanças – University of Michigan (EUA) – Gautam Kaul
  2. Os Fundamentos da Estratégia de Negócios – University of Virginia – Michael J. Lenox
  3. Pense Melhor: Como Raciocinar e Argumentar –  Duke University (EUA) –  Walter Sinnott-Armstrong e Ram Neta
  4. Modelos de Pensamento  –  University of Michigan (EUA) –  Scott E. Page
  5. Desenvolvimento de Ideias Inovadoras para Novas Empresas: O Primeiro Passo para o Empreendedorismo –  University of Maryland, College Park (EUA) –  James V. Green
  6. Introdução ao Pensamento Matemático –  Stanford University (EUA) - Keith Devlin
  7. Criptografia I –  Stanford University (EUA)  –  Dan Boneh
  8. Teoria de Jogos –  Stanford University e The University of British Columbia (EUA)  – Matthew O. Jackson, Kevin Leyton-Brown e Yoav Shoham
  9. Um guia sobre Comportamento Irracional para Iniciantes –  Duke University (EUA) –  Dan Ariely -
  10. Aprendizagem Automática –  Stanford University (EUA) –  Andrew Ng
Fonte: http://porvir.org/porfazer/brasileiros-colecionam-diplomas-em-moocs/20140815