sábado, 14 de dezembro de 2013

Estrangeiros buscam práticas inovadoras no Brasil

Como promover um ambiente de aprendizagem capaz de desenvolver todo o potencial dos estudantes? E mais: como fomentar métodos de ensino pautados em práticas que estimulem, acima de tudo, a criatividade, a curiosidade e a paixão dos alunos? Esses são dois dos questionamentos tidos como fundamentais por um grupo de jovens europeus atualmente de passagem pelo Brasil. Eles fazem parte de um coletivo que pretende catalogar práticas inovadoras e alternativas de educação oferecidas por escolas, instituições e projetos sociais no país. Com o projeto Edu On Tour, os jovens buscam questionar o sistema tradicional de educação – que segundo eles, não oferece um ambiente “saudável” de trocas de conhecimentos entre professor e aluno – , ao mesmo tempo que destacam ações que podem servir de inspiração para mudanças neste atual modelo formal de ensino.
Para tanto, eles propõem um verdadeiro tour por algumas cidades brasileiras. Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília foram algumas das escolhidas. O mapeamento das práticas, no entanto, não se limita a essas localidades. Uma vez estando no Brasil, a ideia é que com os contatos estabelecidos dentro e fora dessas cidades, outros projetos inovadores sejam mais facilmente catalogados. E o objetivo já vem sendo cumprindo. Desde do início da jornada, em setembro, até o presente momento, mais de 35 iniciativas já foram mapeadas. A previsão é que até o final de dezembro, quando se encerra a expedição, mais uma dezena de projetos seja identificada no mapa colaborativo que já pode ser consultado na página do Edu On Tour.
crédito twobee / Fotolia.com
 
Entre as iniciativas catalogadas está o Colégio Viver, localizado em um sítio em Cotia (SP), focado na construção da autonomia dos alunos desde os primeiros anos de estudo. Em São Paulo, também foi catalogada a escolaPoliteia, localizada na zona oeste paulistana, e adepta à educação democrática. Além dela, a escola municipal paulistana Amorim Lima e oProjeto Âncora, também em Cotia, foram outros projetos considerados exemplos de inovação em práticas educacionais. Juntam-se a eles iniciativas no Rio, Brasília, Curitiba, Salvador e Recife.
“Nos consideramos um projeto internacional focado na educação. Nosso principal objetivo é mapear maneiras alternativas de se criar uma cultura de aprendizagem. Queremos assim, tornar visíveis as boas iniciativas ainda pouco conhecidas pelos próprios brasileiros. Além disso, ainda buscamos conectar estas iniciativas do país com outros projetos dentro e fora do Brasil. E, por fim,  esperamos mostrar tais exemplos de uma educação inovadora para entidades governamentais. A ideia é estimular a aplicação de algumas dessas iniciativas nas redes formais de ensino”, afirma, em vídeo, o empreendedor social italiano, Matteo Tangi, de 26 anos, um dos integrantes do grupo.
E o italiano não está só. Ainda fazem parte do coletivo, a jovem alemã Carola von Szemerey, o austríaco Philippe Greier e o alemão Lennart Reymann. O grupo – que não é fechado, ou seja, está aberto  a participação de voluntários que compartilham da mesma posição –, busca não apenas “tornar visível para o público essas práticas alternativas”, como também colocar os “atores da transformação” em contato em si, conforme descrito no site da coletivo. “Nós percebemos que projetos próximos não se conhecem muito bem, não se conversam. Buscamos com EduOnTour construir uma comunidade de educadores. Além disso, esperamos também trocar nossas experiências em educação com as pessoas que estamos conhecendo nessa viagem fantástica que fazemos aqui no Brasil”, diz Philippe Greier.
Greier se refere a experiências que os integrantes tiveram em visitas a outros países do mundo, antes de embarcarem no Brasil. Parte da equipe já esteve visitando projetos inovadores em nações como Porto Rico, Dinamarca, Áustria, Suécia e Reino Unido antes de chegar ao país. No entanto, o Brasil é considerado o primeiro país em que o grupo sistematiza suas ações, compila suas experiências em um diário de bordo on-line e na página oficial do Facebook. Ou seja, se antes a ideia de catalogar boas práticas de educação alternativa era apenas um desejo, agora, os jovens encaram como um “caminho que não tem mais volta”. Segundo Lennart Reymann, a expectativa é que com o resultado final do Edu On Tour Brasil o grupo consiga apoio de organizações internacionais dispostas a financiar a jornada em outros países e até mesmo a continuidade de ações no Brasil. Por enquanto, todos os custos são bancados pelos próprios jovens entusiastas.
Mas para provar que a excursão pelo país é levada à sério, mesmo sendo bancada do próprio bolso, a equipe disponibiliza on-line uma lista de atividades agendadas. Recentemente, por exemplo, eles foram convidados a participar da I Conane (Conferência Nacional de Alternativas para uma nova Educação) em Brasília. O evento reuniu representantes de projetos brasileiros bem sucedidos de educação integral e inovadora. Os jovens também apoiaram a criação do manifesto público produzido por ocasião do encontro que defende novas práticas de ensino. O documento já foi entregue ao ministro da educação Aloisio Mercadante.
E para estimular ainda mais a disseminação de uma visão mais democrática da educação, os gringos do Edu On Tour veem realizando uma série de visitas junto a educadores respeitados no país, que desenvolvem ações de impacto social em suas instituições. Uma delas é a dona Eda, do Cieja Campo Limpo, especializada em educação inclusiva. Durante esses encontros, a equipe veem coletando imagens e realizando entrevistas com esses atores. A ideia é que após o final do tour pelo Brasil, todo o percurso se transforme em um documentário. O vídeo, contudo, ainda não tem previsão de lançamento. Amostras de tais encontros, no entanto, podem ser conferidas no tumblr criado pela trupe. Lá, também é possível conferir outros depoimentos e entrar em contato com os jovens desbravadores. A previsão é que eles finalizem o tour pelo Brasil no dia 27 de dezembro.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Google lança portal para estimular excursões virtuais pedagógicas

O gigante da tecnologia lançou uma plataforma que estimula a criação de atividades pedagógicas baseadas em excursões virtuais. Com o Connected Classrooms, estudantes poderão visitar aquários, zoológicos e museus sem sair da sala de aula. Para tanto, o professor deve ficar atento ao calendário de transmissões de Hangouts de parceiros do Google+, como o Aquário de Seattle, o Zoológico de Minnesota ou o Museu de Arte da Filadélfia, por exemplo.
No dia do evento, o grupo de alunos pode acompanhar à transmissão on-line e assim interagir com os especialistas e estudiosos dessas instituições que sempre montam uma programação especial voltada aos estudantes. Com o Connect Classrooms, o Google busca estimular a utilização da ferramenta de Hangout, uma espécie de conferência on-line interativa. Com ela, durante a transmissão, os alunos ainda podem tirar dúvidas e interagir com outros estudantes que também acompanham o evento ao vivo. Previamente, no entanto, é aconselhável que o professor planeje alguma atividade mais específica para que os resultados da experiências sejam mais eficazes.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

ONGs lançam plataforma para acompanhar metas do PNE

Para facilitar o acompanhamento das 20 metas previstas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) – que prevê, entre outros pontos, a erradicação do analfabetismo no país e a universalização do acesso à escola até 2023 –, um grupo de 19 organizações sociais lançaram nesta quarta-feira (4), em Brasília, o portal Observatório do PNE. A plataforma aberta e gratuita tem como principal objetivo, além do acompanhamento das metas, oferecer análises sobre o impacto das políticas educacionais atuais e futuras que serão implementadas durante a vigência do plano. Mesmo ainda em tramitação no congresso, a expectativa é que o PNE seja aprovado ainda neste ano e passe a vigorar, a partir de 2014, pelos 10 anos seguintes, segundo a Campanha Nacional pelo Direito a Educação, que acompanha a votação.
Com a coordenação da ONG Todos pela Educação, o Observatório do PNE vai oferecer para o usuário interessado no tema, informações sobre o estágio de alcance de cada meta, a atual situação do país por nível de ensino e um acervo de estudos acadêmicos e notícias sobre os temas correspondentes. Também será oferecido para pesquisadores e gestores da área de educação, informações sobre os programas governamentais de cada um dos níveis de ensino: da educação infantil à educação superior.
crédito Sergey Nivens/Fotolia.com
Em relação à meta 1 do PNE, por exemplo, o usuário vai conseguir checar a evolução no indicador que trata da universalização do acesso à pré-escola de crianças de 4 e 5 anos. Atualmente, só para se ter uma ideia, 82% das crianças dessa faixa etária estão na educação infantil, ou seja, mais de 15% ainda não frequentam a escola. Outra meta objetiva que também poderá ser acompanhada pelo portal é a de número 5, que prevê que até 2023, toda criança seja alfabetizada até os 8 anos de idade. Para o controle desse objetivo, o Observatório vai trazer os resultados da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), que passou a ser aplicada pelo (MEC) Ministério da Educação apenas este ano. A ideia é todos esses dados sejam apresentados de forma mais simplificada e didática.
No caso de algumas metas que não possuem estratégias com indicadores objetivos para o seu acompanhamento, o portal vai oferecer, de forma complementar, indicadores extraoficiais por meio de estudos produzidos por universidades e outras entidades sociais. É o caso de algumas estratégias sobre a meta 19, que trata da educação democrática. Uma delas, sugere o incentivo à participação da comunidade nas escolas, por exemplo.

Além de mostrar uma visão global do estágio atual e dos desafios futuros do país para a melhoria da educação, o Observatório do PNE ainda oferece a opção do usuário consultar informações a nível regional e estadual. Pesquisadores do tema também podem ter acesso às séries históricas de cada indicador e comparar o estágio de evoluções de cada meta por período determinado. Assim, será possível comparar o salário médio dos professores brasileiros por região do país desde a data base de 2002, por exemplo. Toda a consulta poderá ser baixada, por meio de um arquivo digital, diretamente para o computador do usuário. Não há necessidade de cadastro prévio para consultar o portal.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Universidades de elite oferecem cursos gratuitos pela internet; ritmo de estudo é intenso

Os Moocs (sigla em inglês para cursos massivos abertos online) são o assunto do momento em ensino a distância. Aulas de universidades americanas de elite como Yale, Harvard ou Princeton podem ser assistidas gratuitamente por qualquer pessoa que tenha acesso à internet em sites como edX e Coursera.
Estes são os maiores atrativos para quem procura educação de qualidade. No entanto, não basta se inscrever. O ritmo de aulas é puxado e exige dedicação e disciplina.
UOL se inscreveu na Coursera, um dos Moocs mais populares, para ver se é possível conciliar os estudos com a vida profissional e a pessoal de um jornalista.
O curso escolhido foi "Introdução à Sustentabilidade", da Universidade de Illinois, com duração de dois meses.
A cada semana, um novo tema era abordado: população, ecossistema, mudanças climáticas, energia, agricultura e recursos hídricos, política e economia ambiental e, finalmente, sustentabilidade, ética e cultura. 
Cada um dos módulos deveria ser completado em sete dias, totalizando de 10 a 12 horas de estudo por semana, sem contar a leitura de textos sugeridos e as tarefas. Como o curso foi formatado em sete dias, durante o final de semana e-mails eram enviados aos inscritos para que dessem seguimento aos estudos.
As atividades obrigatórias listavam a leitura de um livro de 643 páginas (disponível para download) e a participação em dois fóruns de discussão. Um geral, com colegas do mundo todo que se inscreveram no curso, e outro com perguntas e respostas de especialistas. Ao final, seriam criados dois projetos relacionados à sustentabilidade.
O idioma inglês não foi problema. No entanto, a jornalista não deu conta das tarefas, feitas depois do expediente de trabalho e que tomavam quase duas horas do seu dia.
A experiência ajuda a entender os altos números de evasão. O curso "Pense novamente: como raciocinar e argumentar", oferecido pela Universidade de Duke no Coursera, teve 180 mil inscritos, informa o jornal Charlotte News Observer. Na oitava semana de aulas, apenas 26 mil alunos eram considerados ativos, sendo que só metade deles tinha feito os exercícios esperados para aquela semana.

DICA PARA MOOCS

Planejamento e dedicação sistemática são duas coisas que farão diferença para quem pretende se juntar ao universo de usuários que já aderiram ao Moocs. Somente na Coursera, são cerca de 2 milhões de pessoas, com alunos dos EUA sendo a maioria (38,5%), seguido do Brasil (5,9%), Índia (5,2%) e China (4,1%).
Realizar todas as tarefas no dia em que são pedidas também evita o acúmulo no fim de semana e, apesar do volume de postagens, a participação em fóruns conta muito em cursos virtuais.
"A educação poderia ser mais acessível a todos se houvesse flexibilidade para que cada pessoa estudasse no seu próprio ritmo", diz Tanushree Kaushal, 18, aluna do ensino médio em Nova Déli (Índia) que teve dificuldades para terminar as tarefas dentro do prazo pedido pelos cursos online.
Mas isso não se tornou um empecilho.  Tanushree já completou seis cursos Moocs e atualmente faz mais dois. Um de microeconomia para cientistas e outro de cálculo.
Claro que as dificuldades vão depender do tipo de curso escolhido. No entanto, o inscrito deve estar consciente do tempo que terá de dedicar ao Mooc antes de se inscrever indiscriminadamente em todos os cursos que julgar atraentes.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Rede EAD-Senasp


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Ensino à distância

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O que é a Rede Nacional de Ensino a Distância – Rede EAD-Senasp

Criada em 2005 pela Senasp/MJ, em parceria com a Academia Nacional de Polícia, a Rede Nacional de Educação a Distância–Rede EAD-Senasp é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública em todo o Brasil. Tem como objetivo viabilizar o acesso à capacitação continuada, independentemente das limitações geográficas e temporais.

Com a implementação da Rede EAD, a Senasp/MJ busca promover a articulação entre as Academias, Escolas e Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Operadores de Segurança Pública, de todo o Brasil, a partir de uma postura de respeito às autonomias institucionais, bem como aos princípios federativos.

A Rede EAD-Senasp possibilita aos Policiais Civis, Militares, Federais, Rodoviários Federais, Bombeiros, Profissionais de Perícia Forense, Guardas Municipais e Agentes Penitenciários, acesso gratuito à educação continuada, integrada e qualificada.

? Rede Física:
A Rede está implementada nas 27 Unidades da Federação, por meio de 257 Telecentros instalados nas capitais e principais municípios do interior.Implementada nas 27 UF’s  por meio de 257 Telecentros.

? Rede de Pessoas:
- Alunos - 591.729 usuários cadastrados atualmente; 2.870.633 matrículas efetivadas. 
 - Suporte: 55 tutores master, 2.834 tutores, conteudistas, câmara técnica, empresas de suporte e equipe técnica, sendo mobilizados cerca de 3.000 profissionais de segurança pública.

? Organização:
Os cursos são disponibilizados através de ciclos. A cada ano realizam-se 3 ciclos de aulas dos quais participam, aproximadamente, 150 mil alunos. São mobilizados três mil tutores ativos para as mais de três mil turmas, que contam com até 50 alunos por sala virtual.

A Rede representa um salto qualitativo em termos de investimento no capital humano, na valorização do profissional de segurança pública, na busca da excelência nas ações de capacitação continuada e, conseqüentemente, na melhoria das ações voltadas à segurança pública.

Com o fortalecimento da Rede EAD-Senasp, o Governo Federal estabelece uma política na qual os processos de aprendizagem são contínuos, sistêmicos e capilarizados, garantindo assim a coerência com as demais políticas de melhoria da qualidade da educação em segurança pública.

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Os cursos da Rede EAD-Senasp são destinados aos servidores ativos da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpos de Bombeiros Militares, Profissionais de Perícia Forense, Guardas Municipais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agentes Penitenciários.  
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? Dotar as Unidades Federativas de um ambiente de ensino, mediado pela tecnologia de TV digital e Internet para comunicação e informação; 
? Disseminar/compartilhar conhecimentos e informações para todos os profissionais da área de segurança pública, estimulando doutrinas e práticas unificadas independentemente da distância; 
? Favorecer o diálogo social entre as diversas instituições que compõem o sistema de Segurança Pública; 
? Ampliar a rede de pessoas que pensam e fazem a segurança pública; 
? Contribuir com a integração dos profissionais da área de Segurança Pública; 
? Promover a consolidação das políticas públicas na área de Segurança Pública; 
? Implementar ações de capacitação permanente de forma sistematizada; 
? Registrar o capital intelectual das instituições/profissionais da área de Segurança Pública;
? Valorizar e contribuir para a melhoria do desempenho dos profissionais;
? Complementar as ações de formação e capacitação presencial.

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A utilização dos métodos tradicionais de acesso à capacitação, exclusivamente presenciais, dadas as restrições de custo, tempo, distância e disponibilidade, já não atendem aos desafios educacionais e de treinamento da área de segurança pública brasileira tendo em vista o número expressivo desses profissionais, as dimensões geográficas brasileiras e realidades distintas evidenciadas no país.

Os elevados custos, diretos e indiretos, associados aos deslocamentos e hospedagens, e as dificuldades relacionadas aos afastamentos dos locais de trabalho para participação em cursos presenciais restringem o acesso à educação, na área da segurança pública, a um grupo muito reduzido de pessoas.

No sentido oposto, a utilização de novas tecnologias aplicadas à educação,  proporcionam a disseminação do conhecimento para contingentes cada vez maiores. Além disso, há uma redução de custos, na medida em que cresce o número de participantes no aprendizado, justificando, plenamente, o investimento inicial com equipamentos, redes de comunicação e desenvolvimento de conteúdos.

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A estratégia adotada pela Rede EAD-Senasp foi a de integrar, por meio de uma rede nacional de telecomunicações, as ações do sistema educacional presencial e à distância. A execução é feita em conjunto com as unidades de ensino locais, respeitadas as peculiaridades e a autonomia das instituições de segurança pública nos vários níveis, já que o público-alvo, apresenta grande diversidade nos seus focos de atuação e considerável abrangência geopolítica.

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A atenção com o conteúdo pedagógico está presente em toda a arquitetura da Rede EAD-Senasp. Equipes especializadas de educadores, conteudistas e pedagogos, conhecedores dos temas e das questões afetas à segurança pública elaboram e acompanham o desenvolvimento e a implantação de todas as etapas do processo educacional.

A solução tecnológica elaborada consiste na montagem de infra-estrutura de Tecnologia de Informação baseada em rede, com telecentros instalados nas instituições de segurança pública de cada Unidade da Federação. Os telecentros integram os recursos do canal corporativo de televisão, a TV Senasp, e da Internet, reunindo avançadas tecnologias aplicadas à educação e podendo, na sua expansão, atender o acesso à educação continuada do contingente humano formado pelas mais de 500 mil pessoas dedicadas à segurança pública no Brasil.

A interatividade entre os alunos e professores é parte fundamental na montagem da sua estrutura.

Os cursos disponibilizados por meio da Internet capilarizam o acesso, permitindo que o profissional de segurança pública possa, em qualquer lugar e no tempo que lhe for disponível, conectar-se e estudar os conteúdos sem qualquer restrição.

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Cursos - Atualmente são disponibilizados na Rede EAD-Senasp 60 cursos, os quais abordam os mais diversos temas voltados à capacitação continuada dos profissionais de segurança pública. Dentre os diversos cursos ofertados alguns se destacam pela procura crescente, dentre esses podemos citar: Direitos Humanos, Inglês 1, Espanhol 1, Uso Diferenciado da Força, Gerenciamento de Crise e Crimes Ambientais.
 
Câmara Técnica - A partir de 2012 foram instituídas Câmaras Técnicas, objetivando garantir a qualidade dos cursos da Rede EAD-Senasp, a partir da análise da coerência e densidade dos conteúdos, como também por meio da propositura de atualizações pertinentes. Dessa forma, todos os novos cursos a serem disponibilizados pela Rede passam pela análise colegiada da Câmara Técnica. Os cursos já disponibilizados serão gradativamente analisados e submetidos a adequações técnicas e atualizações, quando necessárias.
 
Módulo Academia - Além dos 60 cursos, disponibilizados nos três ciclos anuais, as Instituições de Ensino de Segurança Pública-IESP poderão solicitar a criação de turmas fechadas na Rede EAD-Senasp, para atendimento a demandas específicas. 

Nessa modalidade, a instituição pode selecionar a temática de seu interesse e solicitar a inscrição de seu corpo discente, acompanhando o desempenho de cada aluno e adaptando os prazos de início e término para atender às necessidades dos cursos presenciais de formação e aperfeiçoamento. O módulo academia tem por objetivo complementar o ensino presencial das instituições representando ainda grande economia de tempo e recursos. 

Para participar, as instituições devem entrar em contato com o tutor master de sua localidade, o qual solicitará as inscrições por meio de ferramenta na plataforma da Rede EAD Senasp. 

TV Senasp - Trata-se de uma ferramenta que possibilitará a todos os membros assistirem aos vídeos dos cursos do perfil ao qual estão vinculados. A ferramenta está disponível na página inicial do ambiente de aluno. Os vídeos ficam disponíveis para visualização de acordo com a demanda do usuário. Espera-se que a ferramenta seja útil na difusão de conhecimentos específicos da segurança pública e que também possa servir de apoio em reuniões, aulas presenciais e treinamentos. 

 

 

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Fórum do curso
 – Em todos os cursos existem espaços de interação, denominados fóruns, por meio dos quais, a partir da mediação pedagógica do tutor, orientada por uma abordagem construtivista, são viabilizadas manifestações dos alunos acerca dos conteúdos disponibilizados o que, conseqüentemente, oportunizará maior reflexão e aprendizado dos temas.

Fórum dos tutores – Os tutores da Rede EAD-Senasp podem se comunicar por meio de fóruns específicos, objetivando compartilhamento de experiências, atualização de conhecimentos e acompanhamento da evolução das atividades da Rede.

Chat (tutor/aluno) – Para aprofundamento das reflexões e esclarecimentos sobre os temas, poderão ser disponibilizados chats pelos tutores, que figurarão como mediadores. Tal ferramenta tem por objetivo a discussão, em tempo real, das temáticas mais relevantes para os cursos, bem como de questões que suscitam controvérsias e carecem, portanto, de maior atenção.      

Chat de gestores da Senasp e alunos – Uma importante ação efetivada em 2012 foi a realização de um Chat que contou com a participação da Secretária Nacional de Segurança Pública, Diretores da Senasp e alunos da Rede EAD do Estado de Alagoas, objetivando oferecer esclarecimentos referentes ao Programa Brasil Mais Seguro, implementado naquele Estado.

Tendo em vista o êxito da experiência, em outras oportunidades poderão ser realizados novos chats com a participação de gestores da Senasp, a fim de proporcionar discussões relevantes no âmbito da Segurança Pública.

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Os profissionais de Segurança Pública inscrevem-se no próprio ambiente virtual de aprendizagem utilizando a Ficha de Inscrição. As fichas são avaliadas e homologadas pelos Gestores de EAD após verificação das informações cadastrais.

Profissional de Segurança Pública: para inscrever-se nos cursos de Educação a Distânciaclique aqui.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Projeto faz sauditas se apaixonarem por ciências

“Você está louco! Como pode acreditar que crianças vão querer ir a um intensivo de ciências no verão?”. Essa e outras declarações céticas foram ouvidas incontáveis vezes por Khalid S. Al-Yahya, idealizador do iThra Youth Initiative, um dos seis projetos vencedores do prêmio Wise 2013, que destaca ideias inovadoras em educação pelo mundo. O programa promove workshops para alunos e professores, cursos de férias, concursos e viagens com o objetivo de ensinar matemática, ciências, tecnologia e engenharia a adolescentes na Arábia Saudita.
Embora o conceito do iThra Youth Initiative tenha sido concebido há nove anos, só começou a chegar a estudantes em 2012, ainda em fase beta e contando com voluntários, para oferecer um treinamento prático em apenas uma escola. O objetivo da King Abdulaziz Center for World Culture,instituição financiada por doações de empresários e desenvolvedora do programa agora já experimentado por 15.000 alunos, é atingir 2 milhões de jovens até 2020.
crédito Sophie James/Fotolia.com

Segundo Khalid S. Al-Yahya, existe uma grande população jovem na Arábia Saudita, mas o sistema tradicional de ensino centrado no professor não os prepara para se tornarem cidadãos globais. “Há uma grande gap entre as gerações mais novas e as anteriores. Queríamos fazer algo que fosse de impacto na vida das crianças, que mude a vida delas”, disse o líder da iniciativa ao Porvir.
A primeira turma de teste inspirou o módulo inicial do programa, o iSpark, que é um workshop de 20 horas em uma semana oferecido dentro das escolas para alunos do 8o e 9o anos. Nesse treinamento, diferente do que ocorre nas aulas normais, os estudantes precisam desenvolver atividades práticas e que estimulam a criatividade para aprender ciências, engenharia, arte e mídia.
“No workshop tem sempre algo desafiador e divertido para eles (os alunos) desvendarem. No programa de genética, por exemplo, criamos um ambiente de investigação criminal e eles entram em contato com vários conceitos sobre DNA, impressões digitais, identificação pela íris do olho…É tudo prático, não tem aula expositiva, e eles adoram”, explica o cientista Al-Yahya.
Depois de aplicá-lo para grupos pequenos, já no primeiro ano em que o iSpark foi oferecido para valer, havia 1.000 vagas disponíveis e 10.000 se candidataram. Em 2013, 2.000 alunos (11 classes para meninos e 11 para meninas) serão atendidos ao todo. “Os diretores das escolas que recebem o iSpark nos ligam e perguntam: o que aconteceu com os nossos estudantes?”, conta Al-Yahya.
Esse sucesso fez com que várias empresas procurassem a instituição para financiar o projeto, que pode ser expandido para um segundo módulo, o iDiscover, uma imersão temática de ciências e matemática para alunos e professores durante as férias. O programa para educadores é de 5 dias, com atividades das 7h às 17h, e o dos alunos é de 10 dias, das 7h às 19h.
“Já participaram do iDiscover 4.000 alunos e 2.000 professores. Todos dizem o mesmo, que mudaram a maneira como olham a ciência”, diz  Al-Yahya. Isso ocorre, segundo ele, porque a maioria dos alunos – e até professores – nunca foi introduzida ao tema de forma relacionada à realidade. Nos programas do iThra Youth Initiative o aprendizado se dá pela experiência, através de trabalhos em grupo, desenvolvendo projetos e o pensamento estratégico. Os tutores da experiência que acontece em cinco cidades (Hail, Jeddah, Yanbu, Jazan and Alahsa) são treinados por especialistas da Lawrence Hall of Science, da Universidade da  California (EUA).
Formação completa
A partir desses módulos principais da iniciativa, surgiram outros: o iWander (viagens internacionais para visitar centros de tecnologia e museus com os melhores alunos), iBroadcast (site interativo com conteúdo engajador), iInspire (eventos públicos com personalidades inspiradoras) e iRead (festival de leitura), que completam o pacote de formação idealizada pelo iThra Youth.
Al-Yahya explica que embora o foco do programa sejam as ciências exatas, o objetivo é preparar jovens para os desafios da sociedade atual e nesse contexto a comunicação é importante. Por isso, está promovendo o concurso de leitura pela primeira vez em 2013. “É o American Idol da leitura”, compara.
Para participar do iRead, alunos de todo o país devem ler um livro, escrever uma análise e depois apresentá-la oralmente. Eles passam por avaliações e os finalistas  recebem treinamento para fazer essa leitura na cerimônia final, que será um grande show. “Para ser um cidadão global é necessário uma gama de habilidades e queremos oferecer todas elas aos nossos jovens”, completa Al-Yahya.

domingo, 8 de dezembro de 2013

EaD :)

Educação a Distância


A educação a distância vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e das Comunicações – TICs e por sua inserção em todos os processos produtivos, cada vez mais cidadãos e instituições veem nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida.
De forma simples, educação a distância significa educação independente de distâncias. Assim, considera-se que a diferença básica entre educação presencial e a distância está no fato de que, nesta, o aluno constrói conhecimento – ou seja, aprende e desenvolve competências, habilidades, atitudes e hábitos relativos ao estudo, à profissão e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são adequados, não com a ajuda em tempo integral da aula de um professor, mas com a mediação de professores (orientadores ou tutores), atuando ora a distância, ora em presença física ou virtual, e com o apoio de sistemas de gestão e operacionalização específicos, bem como de materiais didáticos intencionalmente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados através dos diversos meios de comunicação.
O compromisso ético daquele que educa a distância é o de desenvolver um projeto humanizador, capaz de livrar o cidadão da massificação, mesmo quando dirigido a grandes contingentes. Para isso, é preciso ter como foco a aprendizagem do aluno e superar a racionalidade tecnológica que valoriza meios em detrimento dos fins.
A superação da racionalidade tecnológica, todavia, exige domínio das linguagens e tecnologias e abertura para a mudança de modelos “presenciais”, no que diz respeito a aspectos culturais, pedagógicos, operacionais, jurídicos, financeiros, de gestão e de formação dos profissionais envolvidos com a preparação e implementação dos cursos a distância.
O desafio de educar e educar-se a distância é grande, por isso apresentamos, abaixo, referenciais que orientam alunos, professores, técnicos e gestores na busca por maior qualidade dessa forma de educação ainda pouco explorada no Brasil.
Espera-se que os referenciais sugeridos a seguir possam colaborar na construção de cursos e disciplinas a distância de qualidade.

Deleite seus olhos e sua alma. Pinterest

300 year old oak trees, Oak Alley Plantation, Louisiana
300 year old oak trees, Oak Alley Plantation, Louisiana

A path leading to a friend's house is never too long.
A path leading to a friend's house is never too long.
Fuji Volcano, Japan, Asia, Geography, Cherry Blossom,
a photograph of a star forming -- courtesy of Hubble
Natural Eternal Flame, Chimaera, Turkey
Dark Hedges in Ballypatrick Forest, Northern Ireland
A moonlit night in Mane Bhanjang, India
There’s a place in Ireland where every 2 years, the stars line up with this trail on June 10th-June 18th. It’s called the Heaven’s Trail. Amazing.
Yew Tunnel at Aberglasney Gardens, Wales
'The Prettiest Village in England' ... Castle Combe, Wiltshire England.
Lantern Stairs, Montmartre, Paris, France
Asperatus Clouds. Surreal!
Ball Pyramid is the world's tallest sea stack. It is the remains of a shield volcano formed about 7 million years ago. It is 562 meters high and is located southeast of Lord Howe Island in the Pacific Ocean.
A black hole: physicists hope to mimic this peculiar cosmic phenomenon in the lab.
Blue Seahorse. Incredible Creature.
Tornado near Parker, Colorado. By Zachary Caron.
Spectrolite--like being underwater
Abandoned Buildings by Matthias Haker
Polish forest by Jerzy Grzesiak.
Tree and forest, Germany - David Pinzer
“Passing Beauty” - Megan Duncanson

Green. Tulip Kiss
Green. Tulip Kiss